Pplware

Um milhão de portugueses contorna limitações e dorme a 100 km de casa

Como sabemos, até dia 5 de abril estão proibidas as circulações para fora do concelho de residência. A limitação começou às zero horas desta sexta-feira, mas um milhão de portugueses arranjou maneira de contornar a situação.

De acordo com o Painel de Mobilidade PSE 2021, um em cada 10 portugueses dormiu a mais de 100 quilómetros de casa esta quinta-feira.


Índice de mobilidade dos portugueses está fixado em 87%

Segundo os dados da consultora PSE, que analisa a mobilidade nacional, um milhão de portugueses deslocou-se para mais de 100 quilómetros da sua residência para passar a noite e assim “contornar” as restrições.

Houve 10,7% da população portuguesa que foi dormir a mais de 100 quilómetros da sua residência

A consultora refere que “Certamente como resposta às medidas restritivas impostas pelas autoridades para o período da Páscoa, e válidas a partir das 0h00 desta sexta-feira. Habitualmente este valor ronda os 6% a 7%, nos dias úteis mais recentes, e 7,6% a 7,9% no último fim de semana.

A PSE refere que atualmente o índice de mobilidade está fixado em 87%, mas chegou aos 99% no dia 19 de março. «O Índice de Mobilidade da PSE é um indicador em que a base 100 correspondente à mobilidade na situação pré-covid. Ou seja, 100 é a mobilidade “normal” antes da pandemia»

O estudo refere ainda que 62% dos portugueses circulam na rua em dias de semana, enquanto um terço da população em trânsito faz mais de 20 quilómetros diariamente. O confinamento médio em Portugal durante os dias úteis fixou-se, assim nos 38% nas duas últimas semanas.

A proibição de circulação dos portugueses entre concelhos está diariamente em vigor, mas há algumas exceções. Saiba quais são aqui.  A proibição de circulação entre concelhos em Portugal foi antecipada para as 00h00 desta sexta-feira, segundo uma declaração de retificação publicada em Diário da República.

A limitação de deslocação entre concelhos para a grande maioria da população continua nos dois próximos fins de semana e na semana da Páscoa (ou seja, entre 26 de março e 5 de abril). O dever de recolhimento domiciliário mantém-se também até à Páscoa.

Exit mobile version