Tendo em conta o nível de contágio, era apenas uma questão de tempo até que a nova variante do SARS-COV-2 chegasse a Portugal Continental. A nova variante da doença COVID-19, que já circula na Madeira, oriunda do Reino Unido, tem agora 16 casos registados em Portugal Continental.
A informação consta de uma carta do Instituto Ricardo Jorge que já foi enviada ao Governo.
Nova variante do vírus da COVID-19 já circular em Portugal Continental…
A informação foi avançada pela RTP e confirmada pela TVI24. Segundo revelações dos especialistas, a nova estirpe da COVID-19 é 70% mais contagiosa. De acordo com um comunicado a que a TVI teve acesso na altura em que foi detetada no Reino Unido, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge afirmava que a nova variante tinha sido detetada em viajantes que chegaram à Madeira provenientes do Reino Unido.
Esta identificação só foi possível graças ao trabalho desenvolvido pelo Centro de Rastreio do Aeroporto Internacional da Madeira o qual permite rastrear, identificar e encaminhar para isolamento casos positivos, quando detetados
O comunicado referia ainda que a região iria continuar a vigiar a chegada dos passageiros, cumprindo as orientações da Direção-Geral da Saúde, “diminuindo assim o risco de contágio pelo novo coronavírus na região”.
Relativamente aos 16 casos em Portugal Continental da nova variante do vírus pouco mais se sabe.