Contactos do Gmail – Alterações importantes
A Google está constantemente a fazer evoluir os seus serviços. A adição de novas funcionalidades, quer seja via Labs ou directamente no serviço, faz com que estes sejam cada vez mais funcionais e capazes.
Mas nem todas as novidades que colocam nos serviços são evoluções naturais. Por vezes têm de atender aos pedidos dos utilizadores e limar certas características ou comportamentos que desagradam à maioria destes. O caso da adição automática de endereço à lista de contactos foi uma dessas alterações e foi introduzidas no final da semana passada.
A adição de contactos para onde enviamos ou de onde recebemos mensagens está activa de forma automática em todas as contas do Gmail ou Google Apps. Numa utilização mais intensiva ou com o passar do tempo, acabamos por atingir o máximo de registos, que são 10 mil. Esta situação acaba por ser incómoda pois obriga-nos a ter de apagar milhares de registos que foram introduzidos sem a nossa autorização.
Para resolver este problema foi disponibilizada uma nova opção nas configurações do Gmail que indica que apenas os utilizadores podem adicionar os contactos. Desta forma deixam de ser colocados de forma automática todos os endereços que nos chegam à caixa de correio e que não pretendemos guardar.
Para acederem a essa opção basta que naveguem para a página de configurações do Gmail e a procurem. Vai estar no final, com a indicação: "Eu próprio adicionarei os contactos". Activem, gravem e deixam de ter este problema.
Mas esta alteração não foi introduzida de forma isolada. Foram ainda adicionadas algumas outras e que apresentamos abaixo:
- Melhores alertas nos erros dos endereços de email: Em vez apenas indicar que existe um erro num endereço de email dos destinatários, passa a ser indicado qual e apontado o erro.
- Menos alertas em pop-ups: As mensagens que indicam erros, que muitas vezes são óbvios, passarão a ser menos obstrutivos e com maiores funções.
- Melhores transições entre acções: Sempre que estiverem a realização uma acção e tiverem de alterar qualquer parâmetro, ao voltarem à acção inicial, todas as opções seleccionadas vão estar ainda no mesmo estado.
- Melhores atalhos de teclado: Sempre que pretenderem fazer uma acção com um atalho de teclado e não souberem qual a tecla a usar, basta que carreguem em Shift+? e será apresentada a lista de atalhos disponíveis.
- Botão de Actualizar: Segundo a Google não fazia sentido todas as acções estarem num botão e apenas a função de Actualizar estar num simples link. Passa agora a existir um botão para essa função
Todas estas melhorias foram fruto de opiniões e dicas que os muitos utilizadores deste serviço foram transmitindo à Google. Existe inclusive uma página onde podem escolher as sugestões a serem desenvolvidas. Podem aceder-lhe através deste endereço. Se quiserem podem aí dar indicação à Google que deve desenvolver os tantas vezes pedidos recibos de leitura.
Com todas estas melhorias a Google continua a ter um dos melhores serviços de email de toda a Internet. O seu constante desenvolvimento ajuda-o a adaptar-se às necessidades de todos os utilizadores e a deixarem-nos ainda mais satisfeitos com a sua evolução.
Homepage: Gmail Homepage: Google Contacts
Este artigo tem mais de um ano
Sem palavras!Na verdade, volta e meia lá tinha de fazer uma limpeza nos “contactos”. Bastava enviar um e-mail a pedir uma informação, e o endereço ficava gravado nos contactos. Depois, como tenho o Gmail sincronizado com o Outlook, este último aparecia-me com endereços sem que eu soubesse a quem pertenciam.
Este Gmail está cada vez melhor!
Já arrumei aqui. =D
Vlw!
Mais uma boa alteração mas, fosga-se, custa muito colocar a opção de pedido de recibo? Já se pedi isto desde que apareceu o Gmail.
O problema é que não há garantia desses recibos funcionarem.
Pedes para ser avisado se a outra pessoa ler o email. Mas a outra pessoa só confirma a leitura se quiser. Ora para ter uma coisa que funciona mal, mais vale não ter.
Além disso, tb era necessário existir compatibilidade entre os vários sistemas de correio electrónico. O “recibo” só existe no outlook e a fiabilidade da informação é nula…
Em tempos com o Outlook usava bastante as notificações mas com o tempo perdeu-se o interesse.
Além do mais muitas vezes ao termos o recibo de recepção e de leitura acaba por violar a nossa privacidade.
Posso não querer que o emissor saiba se recebi ou li o email…
Os programas que têm recibo (eu uso o Incredimail) têm a opção de “devolver recibo sim/não” ou perguntar se o receptor quer enviar recibo.
Nesse aspecto, parece que a nossa privacidade está resguardada.
Só falta o comprovativo de entrega/leitura dos email’s.
Peço desculpa, não vi que o “clixturbo” já tinha mencionado isto.
Já fui ao meu email fazer isso 😉
Esqueceram-se foi do ‘c’ no novo botão “Actualizar”!!
Aquilo assim soa mesmo muito mal e muito abrasileirado!
Acordo Ortográfico, meu caro.
As consoantes mudas desaparecem: direção, atualizar, espetáculo, etc.
Esqueceram-se foi do H. Ainda ninguém conseguiu explicar-me o que está a fazer o H em Homem, Humidade,Hoje, etc.
Veja o que aconteceu com o H em “ontem”: Ontem, ontem tinha H, e hoje não tem; hoje, ontem tinha H e hoje, como ontem, ainda tem H.
Não concordo com isso do Acordo Ortográfico.
Mas se é por isso que não colocaram o ‘c’ em “Actualizar” então não está nada coerente com os restantes termos! Por exemplo, logo ao lado está o botão “Mais acções” e está bem escrito 🙂
🙂