Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
O Pplware, dada a sua natureza de fonte de informação e de repositório de conhecimento, é muitas vezes contactado pelos seus leitores para que se os possamos ajudar a esclarecer situações e questões que surgem naturalmente associadas à utilização de todos os equipamentos e tecnologias.
Porque sabemos que as dúvidas não são exclusivas de um único leitor resolvemos alargar um pouco a disponibilização e criámos esta rubrica semanal onde iremos escolher as questões mais pertinentes e partilhar as respostas com os restantes leitores, conseguindo assim levar a informação a muitos mais leitores e esclarecer o máximo de utilizadores do Pplware.
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais quatro questões que nos forma colocadas no Facebook do Pplware e por email.
Um portátil com um comportamento, no mínimo, estranho...
Hoje começamos com uma questão colocada pelo leitor Francisco Rocha. Este leitor é dono de um portátil que, pelo que descreve, não gosta de andar de carro.
Sempre que o faz acaba por ficar "doente" e necessita de tirar umas horas de descanso. É uma situação estranha e que requer que o portátil seja visto por um técnico especializado e que consiga reproduzir e corrigir o problema.
Boas Pplware,
tenho um problema com este pc (especificações no final) e não encontro ninguém que o resolva, por isso desesperado lanço-vos o desafio e espero que aceitem.
É o seguinte, cada vez que faço uma viagem de carro com o pc:
- quando o ligo tenho a hora e data incorrectos (sempre 00h00 de 1 de Outubro 2010);
- os ícones da área de notificação ficam invisíveis e não respondem ao rato;
- e o pior é que o pc eventualmente desliga-se sem razão e padrão aparente, como se alguém lhe tirasse a ficha; esteja em idle, esteja a navegar na web, esteja a jogar, ligado à corrente ou não, com ou sem bateria; e depois de se desligar não volta a ligar até que lhe apeteça (e não é sobreaquecimento de certeza). Da última vez que isto me aconteceu o pc só voltou a ligar quando troquei as memórias de posição, uma com a outra.
Isto só acontece depois de fazer uma viagem, seja por nacional ou autoestrada (lol)! Eu posso estar em casa 2 semanas e mesmo que o mude de sítio isto não acontece, só depois de uma viagemzita.
Já formatei o pc 2 vezes desde que isto começou a acontecer e já aconteceu mesmo depois do windows acabar de instalar, instalação mais fresca era impossível por isso não é graças a vírus nem nada do género, tem de ser hardware.
Quando lhe passa a crise da viagem o pc funciona normalmente como se nada se passasse.
Já foi uma vez à loja, segundo eles actualizaram a bios e fizeram testes de 'esforço' e limparam-no, mas continuou na mesma com o problema.
Só fazendo uma viagem é que o problema se reproduz.
- Clevo P170HM 6970M
- Windows 7 Home Premium SP1 64bit
- i7-2820QM 2.3GHz
- Ram: 16Gb
- Gráfica: AMD Radeon HD 6970M
- Disco 1: INTEL SSD SA2CW120G3 120gb
- Disco 2: WDC WD5000BPKT-75PK4T0 500gb
- Unidade Blu-Ray: Optiarc BD RW BD-5740H
- Rede: JMicron PCI Express Gigabit Ethernet Adapter / Realtek RTL8188CE Wireless Lan 802.11n Combo PCI-E NIC
Resposta:
Olá Francisco,
Provavelmente trata-se de um mau contacto no circuito de alimentação da placa-mãe, que também englobará a pilha para a memória do CMOS. Por se tratar de um mau contacto, essa situação pode ser desencadeada pela trepidação que ocorre durante a viagem do carro.
O PC/placa-mãe está ainda na garantia? Se sim, devolva-o/a e peça a substituição, para ver se o problema desaparece. Se tudo estiver fora da garantia, tente trocar a placa-mãe por outra compatível, fazer a viagem de carro e verificar se o problema se mantém. Caso desapareça, o problema é de facto da placa-mãe. Contacte o fabricante para obter um orçamento de reparação ou substituição.
Ligar webcam à pen Android
A ligação de dispositivos externos aos telefones e tablets nunca foi um assunto simples e pacifico. O leitor Assis Sousa tem uma pen com Android e pretende ligar uma câmara USB.
Como o fazer? Não é um processo simples, mas nós damos uma ajuda e apontamos os caminhos a serem seguidos.
Caros Amigos,
Gostava de saber se é possivel ligar uma webcam a um mini computador ALLWinmer A10 MK802.Se for possivel gostava que me respondessem nas dicas de fim de semana.
Um leitor assíduo das vossas dicas
Assis Sousa
Resposta:
Caro Assis,
Pelas pesquisas que fiz, o kernel disponibilizado para esse dispositivo não inclui os drivers para câmaras USB.
Parece que a única solução, para utilizadores experientes, é encontrar o código-fonte do driver da câmara (ou de modelo compatível, desde que tenha o mesmo chip), compilá-lo e adicioná-lo.
É algo trabalhoso e não trivial.
Veja nos links abaixo alguma informação útil e que o poderá ajudar:
- http://www.rikomagic.co.uk/forum/viewtopic.php?f=2&t=52
- https://www.miniand.com/forums/forums/2/topics/37
Onde está o meu cabo?
Sempre que perdemos um cavo a situação complica-se pois ficamos privados de usar os nossos equipamentos. Foi isso que aconteceu ao leitor Fernando Pinto.
Não sabe cabo de alimentação do seu disco externo e pede ajuda para adquirir um novo!
Olá muito boa tarde
O meu nome é Fernando Pinto, gostava de saber se me podem ajudar. Fiz recentemente uma mudança, durante a qual perdi o cabo de energia de um disco externo Iomega de 1T – 7200 RPM (33748); penso serem estas são as referências.
Não estou a conseguir encontrar em lado nenhum. Moro em Carcavelos (Cascais).
Por acaso sabem o que posso fazer para resolver a situação?
Obrigado pela atenção
Os melhores cumprimentos
Resposta:
Boa tarde,
O melhor é contactar directamente a marca e pedir que lhe enviem um cabo.
Consulte os números de telefone aqui:
http://www.iomega.com/europe/support/espanol/manuals/zip2p/help_eu.html
Tem este: Portugal - +353-1-4105-142
E este (gratuito): Portugal - 05055-3003
Alternativamente, pode contactar algum retalhista ou distribuidor em Portugal:
http://go.iomega.com/en/info/where-to-buy-es/?partner=4735# (clique em Portugal)
De qualquer forma, eu tentaria primeiro os números de assistência técnica pois eles devem ter uma noção mais central da disponibilidade do tal cabo.
Não se esqueça de ter à mão o Serial Number do disco, pois vão perguntar por ele.
Esperamos ter ajudado.
Android 2.3 no Samsung P1000
O leitor João Carlos Dias está com problemas na actualização da versão do Android do seu tablet Samsung.
Este é um problema que infelizmente é comum e ele pede ajuda para o contornar e ter a versão 2.3 do Android no seu Galaxy!
Caros,
Preciso de uma ajuda da parte dos "Gurus" da Samsung. Tenho um Samsung P1000 que tem o 2.2 como sistema operativo.
Acontece que não consigo obter o firmware do 2.3 pelo Kies, como muita gente se queixa.
Gostaria de saber se me podem ajudar em emcontrar uma ROM compativel com o meu equipamento do 2.3.
Visto que falo com a Samsung e a solução dos Sr.s é a reinstalação do 2.2 que já foi feita por duas vezes.
Dados Equipamento:
- PDA: P1000XWJMI
- PHONE: P1000XXJMA
- CSC P1000XXJM6
Atentamente,
João C. Dias
Resposta:
Eu mesmo tenho um Galaxy Tab P1000 onde uso actualmente uma versão muito boa (não-oficial) do Android ICS 4.0.4. É também bastante simples instalar a versão oficial 2.3.
Já agora, deixe-me que lhe diga que já utilizei a "assistência da Samsung" (são agentes autorizados que tratam da assistência) para o meu tablet - por problemas de captação GPS - , via TMN, e após ter sido levado 3 vezes à reparação, sempre com o mesmo problema, fui obrigado a participar por escrito e, num espaço de 2 dias, tinha um tablet novo. O relatório da reparação só descrevia "actualização do software". Portanto, digamos que o trabalho que fazem é de pouco ou nenhum profissionalismo. Não generalizo, mas a minha experiência assim o demonstra.
Devido a essa mesma actualização da assistência, por sair da linha do oficial (incompreensivelmente), o Kies não a reconhece e não lhe aplica a actualização oficial para 2.3.
A resposta que lhe vou dar é num formato curto, adequado para esta rubrica, embora fizesse mais sentido um guia completo passo-a-passo... mas dada a aparente baixa quantidade de utilizadores (levada a cabo numa votação via Facebook), deixo apenas umas dicas.
Como proceder para a actualização oficial 2.3 Gingerbread? Existe um guia muito completo (embora demonstre agora problemas com imagens e links) da TeamOvercome. Esse guia contempla vários métodos a seguir dependendo de diferentes situações. Pode encontrá-lo aqui. Para o caso que pretende, tome atenção no passo “Preppin’ The System…” pois é o passo inicial para a instalação da ROM modificada Overcome (o que não tem necessariamente que instalar, portanto poderá ignorar tufo o que for relacionado com “Overcome”). Logo de seguida salte para “Re-“Stocking” Yer System…” até ao ponto 7.
Em resumo, deve:
- Fazer backup de tudo o que quiser preservar - conteúdos associados à conta Google ficarão, obviamente, salvaguardados.
- Ter acesso root. Pode recorrer ao SuperOneClick. Mais informação aqui.
- Descarregar o conteúdo completo original 2.3 Gingerbread. Poderá fazer o download a partir daqui.
- Recorrendo ao ODIN, seguir os passos no guia de instalação.
- Feito
Adicionalmente, recomendo-lhe a ROM 4.0.4 ICS que está bastante boa. Tem todos os detalhes a partir desta página, extensível a esta thread.
Devo apenas alertá-lo para fazer o procedimento numa altura em que tenha disponibilidade temporal pois todos os passos devem ser seguidos à risca.
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.
Este artigo tem mais de um ano
Bom Dia,
Tenho uma impressora Lexmark x6150 e apesar de ela ter o tinteiro preto completamente cheio não imprime nada nem uma pinta de tinta se vê na folha sabem o que poderá ser?
Já tentaste uma limpeza das cabeças dos tinteiros? Isso é feito no software da impressora.
Tens os driveres instalados correctamente? Ela já alguma vez imprimiu bem?
normalmente os tinteiros tem um adesivo na parte de cima que retirando permite a entrada ar, se não retirar o adesivo a tinta não sai e não imprime, espero ter ajudado.
Nota:
sei que é uma coisa básica, mas acontece a muita gente tiram o tinteiro da caixa metem na impressora e nada nem xeta de tinta no papel… fazemos limpeza de cabeças actualizamos software e o adesivo por tirar e quando reparamos chamamos nomes a nos próprio. espectacular!!!:-)
Obrigado pelo reparo mas não é o caso. Acho que o problema e mesmo do tinteiro em si.
Peço desculpa já vi que fiz asneira não é aqui que deveria ter postado o meu problema.
Porque?
Pode ser que algum dos outros leitores te ajude.
A ideia é este ser um espaço de entre ajuda!
Vamos todos tentar ajudar o Mauro.
desculpas mas ler o teu comentário faz-me lembrar o noddy…………. 😀
Ahahah, o que eu me ri… e não é que é mesmo!
Obrigado.
Ela já imprimiu bem alias imprimia muito bem mas teve parada algum tempo e o tinteiro de cores esta vazio. Mas reparei agora que o tinteiro que la esta(preto) não e de origem é de uma marca branca será isso problemas de compatibilidade?
Fazer a limpeza de cabeças é essencial, como acima foi dito! O facto do tinteiro não ser original pode muito bem ser o motivo para que a impressora não imprima.
O tinteiro não ser original não é sinónimo de não imprimir, mas já uma vez tive (no meu serviço) uma HP que sempre levou tinteiros originais e sempre imprimiu e a primeira vez que lhe compraram um tinteiro compatível deixou de imprimir.
Pois eu acho que vai ser mesmo esse o problema =\ e que já tentei de tudo ate limpeza das cabeças.
Bem eu já tive uma impressora que não imprimia a preto por causa do tinteiro de cores estar vazio, mesmo com o preto cheio!
é tirar o tinteiro e mergulhar a zona de saída de tinta num copo com água morna. Passo a vida a fazer isso, como tenho duas impressoras e raramente as uso a tinta seca à saída do tinteiro.
Nota que há impressoras que têm uma cabeça de impressão, nessas não vale a pena fazer isto que disse.
boas
eu sou cliente da MEO fibra total 30mb e o que acontece é que eu vou medir a velocidade da internet e da-me 30mb sempre em vários sites, mas só que por exemplo quando estou a sacar alguma coisa demora tempo, já formatei o pc e coloquei o win xp, seven e nada continua na mesma, por exº a sacar um filme de 2 gb demora a noite toda, 150 mb demora uma hora por ai fora.
a MEO já me fez testes a linha e dizem que esta tudo ok, ja me trocaram o router e continua na mesma isto só com a tv ligada e a net.
existe algum programa que eu possa instalar para me optimizar a velocidade do download ou terei que fazer alguma coisa diferente?
o meu pc é o seguinte:
Intel Pentium 4 2.80 GHz e com 2 gb memoria RAM e uma gráfica 256mb agp.
no portátil acontece a mesma coisa.
obrigado
Isso também depende de onde tas a sacar se estiveres a fazer isso através de um programa p2p depende das sementes(utilizadores com mesmo ficheiro) se tiveres mais leechers do que seeders isso prejudica a velocidade do download. E se tiveres no router as portas que esse programa utiliza fechadas também te prejudica.
obrigado desde ja pelo esclarecimento
como poderei para fazer para abrir as portas do router?
Existe um sítio especializado nisso: PortForward.com.
De qualquer forma, de certeza que uma pesquisa com marca+modelo do router+portforward/open ports levará a vários resultados úteis.
Tenta sacar um ficheiro directamente do servidor. Experimenta por exemplo sacar o ISO do Ubunto do site oficial e mede a velocidade. Eles não bloqueiam as velocidades nos servidores deles.
Mas apesar de aconselhar também o port forwarding, acho que estás a confundir uma coisa, porque não explicas bem as velocidades que atinges…com 30mb de serviço deves conseguir sacar até cerca de 3-4mb por segundo no máximo e depende de onde tás a sacar, e não a 30mb que acho que é isso que estás a pensar, e erradamente (digo eu que estás a pensar que devias sacar a 30mb/s). Portanto confere as velocidades e vê se estão de acordo com o que disse…eu na maior parte do tempo saco a 2mb por segundo, dependendo das seeds…só no steam é que atingo os 3-4mb como referi anteriormente.
Ora nem mais. Ao ler a tua dúvida pensei exactamente o mesmo que o Corporium disse. As pessoas pensam, erradamente, que vão fazer downloads à mesma velocidade que, supostamente, contrataram. Errado. O que as ISP’s nos dizem, é a largura de banda, medida em Mbps (Megabits por segundo). Quando fazemos um download / upload, a unidade de medida apresentada é o byte (e não o bit). Daí teres velocidades muito inferiores ao que as pessoas julgam ter. No entanto, não é suposto tu conseguires sacar a 30 mb/s, pois a tua largura de banda não o permite. Deves, sim, poder fazer downloads até 3 ou 4 mb/s.
Boa tarde caros amigos,
Antes demais agradecer pela vossa disponibilidad na ajuda a todos os que precisam, é de louvar!
Queria só dizer que me parece que na passagem “Adicionalmente, recomendo-lhe a ROM 4.0.4 ICS que está bastante boa. Tem todos os detalhes a partir desta página, extensível a esta thread.”, os links parecem-me não estar a funcionar.
Obrigado 🙂
Aqui estão os links…
http://cafe-ti.blog.br/1524~sgt7-p1000-android-ics-cm9-mtd.html%E2%80%9D
http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1473166
Corrigido. Obrigado pelo reparo.
Tenho um disco externo 2.5 da iomega que agora quando ligo ao PC pede-me para formatar :S
No entanto eu tenho lá ficheiros que não quero perder… alguém me pode ajudar a recuperar os ficheiros?
Obrigado 🙂
Já várias vezes tive aqui em casa, um disco dessa mesma marca que pedia para formatar após estar algum tempo sem uso.
Passava-lhe com o programa HDD Regenerator e ao fim de algum tempo de análise e reparação de sectores, o disco estava acessível e todos os dados incluídos.
Expeerimente, pode ser que resolva!
Pode baixar esse programa em versão trial ou entao incluido no Hirens Boot 10.4(se não me engano, é essa a ultima versão que tem esse programa)
parece que não está a resultar esse programa :/
Experimenta tirar o disco da caixa e liga o internamente.
boa noite
tenho uma impressora hp photosmart 2610 e ha uns dias avariou com a trovoada porque houve uma descarga pela linha telefonica. ja detectei a avaria e e da placa de circuitos principal que queimou na zona do chip do fax.
alguem me pode dizer onde posso arranjar uma placa de circuito principal desta impressora ou da 2710, ou mesmo a impressora completa, para trocar a peça?? e que eu ainda tenho dois conjuntos de tinteiros que queria aproveitar…
Quero deixar aqui o meu agradecimento à equipa do Pplware e em especial ao Hugo Cura pela ajuda prestada. O P1000 já trabalha com o 2.3 e nem parece o mesmo.
Mais uma vez, obrigado.
Um grande abraço.
E agora é continuar. O meu P1000 tem agora a CM10 Jelly Bean 4.1.1 ainda Preview mas já dá para o dia a dia, embora o DEV diga que não. O Tab ganhou outra vida, melhor que a CM9.
Boas tenho um iphone 4 que nao é portugues ja o tentei desbloquear e nap ha maneira de o conseguir pois a baseband nao muda a versao do ios e a 5.1.1 e a baseband e a 04.11.08 e esta com jailbreak
Relativamente à questão do cabo de power do disco há sempre a possibilidade de comprar um transformador universal, onde apenas tem que ter atenção a 3 pormenores:
– Ver nas caracteristicas do disco (etiqueta por baixo ou atras) qual a voltagem (ex 19V)
– Ver nas mesmas caracteristicas a amperagem (ex 1.4A)
– E é claro ver qual a entrada do cabo no disco
Com estas três coisas numa loja de produtos electricos (ex. Alfervolt, Rexel, etç) de certeza que vai encontrar um transformador que transforma os 230V na voltagem e amperagem que o disco necessita e depois é só escolher a ficha de ligação
boas pessoal, tenho um sgs i9000 acabei de fazer root e flashei a rom cyanogenmod 4.0.4 estável. Correu quase tudo bem, nunca tinha feito nada do género estou adorar o meu novo sgs, no entanto digo quase porque falhei alguma coisa no backup e fiquei sem as aplicações inclusive google play. eu usei o appbrain. O que devo fazer?
Precisas instalar o gapps, conjunto de aplicações/serviços Google. De certeza que consta do tutorial:
http://goo.im/gapps/gapps-ics-20120429-signed.zip
e tenho que flashear da mesma forma que fiz com a rom? obrigado hugo cura
Sim, a partir da recovery.
não posso no recovery fazer antes backup and restore? ou isso é para voltar a rom oficial?
hugo dá-me umas luzes pois nao estou a conseguir flashear o ficheiro gapps pois n aparece install
Já estás a misturar os conceitos. Suponho que agora já seja tarde para fazer um backup. Deixo umas dicas:
– na recovery pode ser feito um backup integral do sistema (que inclui ROM, aplicações e respectivos dados, definições, etc), como uma imagem do sistema
– ao restaurar a partir da recovery, é restaurado todo esse conteúdo
– se for utilizado o restauro avançado (entre /system/, /data/, /ext/), é preciso conhecer a ROM original (do backup) e a actual, pois se o sistema de ficheiros for diferente já não funcionará devidamente
– existe a aplicação titanium backup que consegue restaurar aplicações + dados de forma mais eficiente e funcional
– ao iniciar com o sistema novo/limpo, se a conta Google for logo configurada e houver acesso à rede, as aplicações já adquiridas nessa conta Google serão instaladas novamente
– caso não o sejam, estão disponíveis em Play Store > As minhas aplicações > Todas
Para instalar o gapps é só iniciar a recovery e instalar o .zip a partir do sdcard. É tal e qual a instalação da ROM e, como disse, de certeza que esse passo estava descrito no guia que seguiste. É só ver todos os passos à risca.
sim já consegui recuperar as apps google. Obviamente agora vou ter que ver se tenho de instalar ou nao tudo novamente, sei que passei um passo ao flashear a rom porque interpretei mal o turial. Relativamente ao backup, de facto tentei usar o appbrain. vou ver o que consigo fazer. de qualquer forma muito obrigado pela ajuda.
penso que poderia ter feito a recovery system mas não fiz e penso que seja por isso que não vejo as minha aplicações em lado nenhum. Pelo menos queria recuperar o google play para poder instalar novamente as minhas app.