Comparativo de Pilhas: Energizer, Duracell e Panasonic
Motivado pela falta de indicações acerca da quantidade de energia fornecida pelas pilhas comuns, Denis Hennessy decidiu utilizar o Arduino para montar um circuito que medisse o desempenho de um conjunto de pilhas. Os resultados são curiosos.
Plus, Ultra, Super, são tudo designações atribuídas às pilhas que compramos no supermercado, e que supostamente "duram" mais tempo. Mas nem sempre esta designação corresponde à realidade.
Denis Hennessy, confrontado com a necessidade de desvendar os mito das pilhas, decidiu comprar e testar diversas marcas e modelos utilizando um circuito montado com o Arduino.
Segundo Denis, a ideia é simples: um circuito que descarregasse completamente cada uma das pilhas enquanto a energia produzida é medida, segundo a segundo. Adicionou ainda um pequeno ecrã LCD e um sensor de temperatura para medir a temperatura ambiente. E claro, uma ligação USB para recolher as medições.
Aqui fica o gráfico da tensão eléctrica ao longo do tempo, para cada uma das marcas de pilhas.
Resumiu ainda numa pequena tabela a capacidade (Wh) medida de cada pilha e o seu custo, permitindo calcular a relação custo-capacidade.
O que se resume ao seguinte gráfico, em que o desejável são as pilhas com barras menores, isto é, um custo mais baixo para a capacidade das mesmas.
Repare-se na posição de marcas conhecidas como a Duracell e Panasonic, supostamente "Power", "Plus", "Evolta", e na surpreendente posição da marca menos conhecida, "RS".
O autor deste teste disponibilizou o código-fonte e o esquema do circuito que serviu como base deste comparativo.[via]
Este artigo tem mais de um ano
Energixer? no titulo
Vê-se que nunca entraste numa mega loja da china, senão saberias que essa marca existe mesmo. Estranho é ela estar no título e não estar no teste…
O máximo achei a Durabell. rsrs
É “poder” a mais, eu bem disse à Ana para não escrever no avião… mas ela recusou-se a levar a renda!!!
Obrigado pelo reparo 😀
Engraçado que também estou a ler o artigo num avião : )
ou com um avião 😉 lol eheheh!!!!! do catano …
São chinesices…
Agora a sério: foi lapso, mas um dos meus colegas já corrigiu 🙂
Aos anos que esperei ver um comparativo de pilhas xD
Bom trabalho!
BTW, “Energizer” 😉
Teste interessante, no entanto não foi incluído a melhor bateria AA NiMH no mercado: a eneloop.
Acho que estas pilhas não são recarregáveis.. Porque dentro das recarregáveis, sem dúvida nenhuma a Eneloop..
Posso dizer que comprei umas à uns tempos e tenho-as usada na máquina fotográfica de vez em quando e até agora recarreguei-as.. zero vezes!
Com umas recarregáveis normais, mesmo que as usasse pouco, a descarga mesmo sem serem usadas era notável.
O problema de supostamente ter umas pilhas recarregadas e afinal não terem carga quando as ia para usar, acabou-se
Roberto,
Você tem razão quanto à qualidade das pilhas Eneloop. Na empresa onde trabalho, só utilizamos a pilha GP RecyKo+ que consegue manter a carga durante 1 ano no estoque, além de manter a corrente durante a utilização, baixa resistência, etc..
Como houve um aumento considerável na venda dessas pilhas no mercado internacional, testamos a pilha Eneloop e, para a nossa surpresa, tem as *mesmas* características da RecyKo+.
Como a RecykKo+ existe há muito mais tempo, tudo nos leva a crer que a Eneloop é também fabricada pela GP, ou seja, é uma RecyKo+ com outro nome (OEM).
a eneloop é uma marca da sanyo
As eneloop são brutais. Tenho umas há mais de 1 ano numa velhinha Megadrive onde os meus filhos jogam de vez em quando (1 hora por mês, talvez). Ainda não as tive de carregar. Uso igualmente na minha máquina fotográfica as RecykKo+. A comprar, só destas marcas.
as baterias eneloop são do melhor para dispositivos de baixo consumo.
Estas baterias têm uma taxa de auto-descarga muito baixa, tornando-as óptimas para comandos tv, ratos wireless, etc.
Para dispositivos de baixo consumo é preferível usar pilhas alcalinas.
As eneloop são boas para lanternas, máquinas fotográficas, etc. Coisas que gastam moderadamente mas que podem passar algum tempo sem ser usadas.
O que muito de nos já sabíamos que o nome e a muita publicidade muitos engana. Eu compro sempre as mais baratas possivel embora ja use pouco mas duram sempre o mesmo que as supostamente melhores.
Fantástico este teste , cada vez mais a publicidade a enganar-nos , que é que não se lembra do anuncio do coelhinho usado pela Duracell ” e dura e dura ” , os meus parabéns por este fantástico artigo .
Cumprimentos
Serva
No caso da panasonic, existe toda uma tecnologia de segurança contra vazamento e um preenchimento ultra denso para ânodos e cátodos,sem falar no uso de novos materiais que extraem total potencial dos cátodos. Eu estou falando da evolta que inclusive entrou no guinees book em 2008 como a pilha alcalina de maior durabilidade do mundo. Quem tiver dúvidas entre no you tube (panasonic evolta grand canyon). Está dado o recado, não importa o aparelho evolta será sempre a melhor pilha.
Errata deveria ter escrito ” quem ” as mingas desculpas
Serva
Olá Serva! Hoje não está acertando…
Errata: minhas e não “mingas”
EHEEHHEHEHE
Oh Serva tens de aprender a responder aos comentários em vez de fazer um novo comentário! Não leves a mal 😉
Mundial este comparativo. Boa aposta Ana 😉
Sim senhor, um comparativo muito útil 🙂
Não estão aqui as melhores pilhas que são as do lidl.
X2 😀
X3 Sem a menor duvida!
Pilhas do lidl só compro recarregadas. Elas tem 2 anos de garantia caso perca o poder de recarregar.
É verdade, para o preço a que são vendidas são muito boas. Comprei também umas recarregáveis da marca do lidl e comparando com umas duracell caríssimas não se ficam nada atrás! As piores pilhas recarregáveis que comprei foram umas enrgizer. Ao fim de prái 10 cargas morreram.
E as do IKEA? lol são baratinhas…
Dica sugestiva: Dava geito que a(s) tabela(s) fosse(m) dinâmica(s) e permitirem o utilizador ordenar por coluna…:P
*jeito
E que tal sobre pilhas recarregáveis? 😛
Para encomendar as vencedoras: http://pt.rs-online.com/web/p/pilas-aa/0591225/ ou http://pt.rs-online.com/web/p/products/4812087/ (dependendo da quantidade)
Qual a diferença? pois as especificações são iguais mas os preços mudam.
Pelo que percebi, as quantidades.
Mas posso estar errado… 😐
Quant. Preço unitário
100 0,559 €
100 0,412 €
dai a pergunta :s
Exacto, também fiquei com a mesma dúvida. Não sei se é preguiça deles ou se há mesmo diferenças.
Podes sempre contactá-los a perguntar a diferença 😀 Só coloquei o site porque ainda ninguém tinha deixado nenhum URL para comprar.
Essas são as RS Alcalinas e não as RS Power Ultra, certo? Ou seja, não são as “vencedoras”…
Acho que são as Power Ultra mesmo, as alcalinas estão também no site, em packs de 4.
http://pt.rs-online.com/web/p/pilas-aa/6656198/ estas são a Power Ultra GP15AUP, na imagem consegue ler-se na pilha “Power Ultra”.
As que puseste são as alcalinas GP15AU (sem o P).
Tens toda a razão.
Porcaria das pressas, enquanto se fazem outras 5 coisas ao mesmo tempo 😀
Obrigado pela correcção 😉
Há que séculos que aqui por casa só se usa recarregáveis. Senão era uma renda para pilhas. Para máquinas fotográficas, daquelas em que as pilhas não duram nada, vale a pena comprar as Sanyo Eneloop ou Sony Cycle Energy.
e onde podemos comprar a esses preços?
No sítio onde o Denis (autor do teste) as comprou. No entanto os preços podem ser mais ou menos equivalentes em Portugal, ou então, nada como procurar no Ebay ou outra loja online.
Onde se compram essas pilhas RS?!
O Bruno Bernardino fez a sugestão: https://pplware.sapo.pt/pessoal/curiosidades/comparativo-de-pilhas-energizer-duracell-e-panasonic/comment-page-1/#comment-522939
Muito interessante este comaparativo, confesso que já tinha procurado há uns tempos, a titulo de curiossidade algo deste genero… mas ainda nao tinha encontrado uma analise tão completa a uma tão grande variedade de pilhas. Parabéns pelo execente artigo…
Seja como for lá em casa uso pilhas recarregaveis em quase todos os aparelhos que necessitam de pilhas, ” relógios de parede, comandos de TVs, Balança electronica …
Óptimo comparativo. E muito útil!
A pilha ideal vai depender do tipo de equipamento a alimentar. Em muitos casos a RS PLUS POWER (linha azul escura) pode ser o melhor por durar mais tempo, mas vários equipamentos poderão funcionar melhor e tirar mais proveito das ENERGIZER (linha verde escura) ou das ENERGIZER INDUSTRIAL (azul clara) por precisarem de um nível de tensão mínimo durante mais tempo de se manterem em funcionamento, como é o caso da minha máquina fotográfica, que a partir dos 2V sensivelmente já não liga.
correcção:
“de modo a se manterem em funcionamento”
Concordo que podem durar mais tempo, mas o preço por Wh, é a unidade de comparação aqui. E as RS nesse campo são as melhores.
Pessoalmente, não me importo que as pilhas durem menos uma ou duas horas e sejam 5x mais baratas.
Pois, aqui está a fazer-se a comparação ao Wh referente à capacidade total da pilha, mas a pilha muitas vezes apenas é útil enquanto tem um valor X de tensão. Se avaliarmos o consumo de energia para cada caso, o custo por Wh também varia, visto não se usufruir da capacidade no seu total.
Bom trabalho mas prefiro as recarregáveis … 😉 e uso GP power bank 2700 mas depende da necessidade … do aparelho … etc,etc,…
Não querendo abusar fica a ideia para uma analise futura … sempre sem esquecer os cuidados a ter com este tipo de materiais … Saúde !
Dava jeito
a) ter o tempo em baixo. por exemplo, a panasonic evolta pifa antes de todas as outras, mas quanto tempo antes?
b) ignorar a parte inicial do gráfico, em que todas as pilhas são praticamente iguais.
Era porreiro alguém se disponibilizar a fazer um comparativo com pilhas do mercado português tipo Lidl, Ikea, etc…
Já agora as Ikea AA são a 20 centimos cada pilha, ou seja preço/Wh deve andar nos 10ct ou menos.
Sim, teria mais interesse para nós.
Alias, eu não sou nenhum perito nisto mas as pilhas perdem potencia com o tempo?
De facto há aqui vários factores que não são mencionados, como o tempo em armazém ou na loja até serem vendidas e utilizadas e como isto afecta a sua performance.
Se não tiver influencia parece-me um bom teste, se tiver, a data de produção deveria ter sido levada em conta.
Dessa forma eu sabia se uma pilha de marca branca mais recente é melhor que uma pilha de marca normal mais antiga
Isto era bom era no tempo do gameboy ahahahahah 😛
no tempo do gameboy… e agora nos comandos das consolas: wii e xbbox 360 (xbox 360 o comando sem fio e sem bateria recarregavel.) e no comando do jogo “Buzz” para a playstation 3.
pilhas for live!
solução: eneloop
Mas que belo teste!
Isto sim são testes úteis!
Hum…Aquele gráfico do tempo gostava de o ver mais em pormenor.
Há ali pilhas que não interessa nada que se mantenham mais tempo com voltagem. É que a voltagem que mantêm por norma já não serve para nada…e portanto até podem ficar mais umas horas que as outras que a partir de certo ponto caíram, mas na prática, vai dar ao mesmo.
Resumindo e de forma simplista pode dizer-se que as pilhas mais caras são as que duram menos e, como tal, a publicidade enganosa que infelizmente não é característica só das marcas de pilhas há muito que devia ser punida e banida!
É inaceitável que uma empresa, visando o lucro recorra a publicidade menos séria.
Afinal a lei civil no que respeita aos contratos e que preconiza a boa fé, a ética, o cumprimentos pontual (leia-se em todos os seus pontos) é apenas para inglês ver. Temos muito boas leis, o mal está na falta de fiscalização e no poder dos lobbies.
Já está na altura de os países e os seus responsáveis porem fim a isto!
Bem hajam!
Muito bom! Há tanto tempo que esperava um comparativo deste género!
Só o que ainda não entendo é como todas as boas marcas e as chinas tbém ainda não criaram um envólucro hermético que não permita o vazamento do hidróxido de sódio(alcalinas) ou o cloreto de amônio(comuns) para dentro dos aparelhos de uso. Isso acontece ainda antes das pilhas se esgotarem. Não acredito que não haja uma solução, talvez não interesse…
Lagunna ,
Boa noite completamente de acordo contigo , a publicidade de alguma forma tem uma responsabilidade civil que não é aplicada , estas empresas (todas elas) que praticassem este tipo de publicidade enganosa deveriam ser punidos com multas altíssimas e teriam de se retratar junto dos consumidores .
Uma boa noite a todos , sem dúvida um excelente artigo e muito participativo
Cumprimentos
Serva
x2
Seria interessante ter incluido pilhas da Varta:
http://www.pt.varta-consumer.com/content.php?path=/1085487979.html&domain=www.pt.varta-consumer.com
pessoalmente sou um cliente muito satisfeito das pilhas normais e recarregáveis deles.
Todo o projecto de teste neste link:
http://denishennessy.com/2012/04/08/measuring-battery-capacity-with-an-arduino/
Que está no artigo.
Excelente teste
Já que estamos a falar de pilhas… tenho por habito andar de bicicleta com o meu telemóvel Samsung Galaxy a fazer de GPS com o Everytrail.
Só que tenho um problema ao fim de 3 horas já se foi a bataria. Alguém tem conhecimento de pilhas ou bateria ou mesmo carregadores (eficientes) para colocar na bicicleta e dar auxilio a carga do telemóvel ? já testei os carregadores solares mas isso não vale nada.
Obrigado
experimenta aqueles carregadores solares vendidos no AKI
não digo que te permitam andar permanentemente, mas pelo menos devem dar mais algum espaço de manobra
Estou neste a testar, nas mesmas condições, duas pilhas: Continente e Uso. A ver que tal.
Já tenho resultados para a Continente:
Joules: 7030
Capacidade (Wh): 1,95
Custo/Wh: 0,38€
Não está mal… Vamos ver agora a marca USO.
Uso
Joules: 6944
Capacidade (Wh): 1,93
Custo/Wh: 0,19€
é preciso ver que rebentar com a pilha duma vez só não é uma utilização normal…produzia os mesmos resultados se a energia fosse gasta com intervalos grandes pelo meio como normalmente as pilhas são usadas?
Ora aqui está um artigo que uso muito. As piores que já comprei foram duas embalagens de Energizer. As do Lidl aguentam muito bem a carga mas não chegam às 100 recargas, depois vão-se. A melhor compra que já fiz em pilhas recarregáveis são umas Sony CycleEnergy HIBRIDAS. Mantive duas carregadas 10 meses guardadas e quando fui usar, ainda tinham 80% da carga. Tenho varias e algumas já devem ir nas 500 recargas.
Tambem tenho umas CycleEnergy de 2100 mh e curiosamente a maquina fotografica aguanta-se mais tempo com elas do que com umas energizer de 2500 mh.
Interessante é que as melhores pilhas do teste foram omitidas nos gráficos e tabelas. Apenas constam na foto. Energizer Lithium:
https://github.com/dhennessy/BatteryCapacityTester/blob/master/Results/energizer-lithium-mins.csv
https://raw.github.com/dhennessy/BatteryCapacityTester/master/Results/energizer-lithium.csv
Tenho algumas e são sem dúvida espectaculares, com uma performance imbatível mesmo a -20/-30ºC.
Comprar recarregáveis híbridas (mantém a carga quando paradas) compensa mais do que estas alcalinas deste estudo.
Pode-se fazer este estudo também para as recarregáveis se se multiplicar a capacidade (Wh) calculada em cada carga de 1 bateria pelo número de recarregamentos possíveis indicado.
O preço de cada pilha recarregável é maior, mas a sua capacidade multiplicada é muito maior! Assim, o custo €/Wh vai ser muito inferior aos calculados neste estudo.
Melhores recarregáveis que conheço:
. Sanyo Eneloop 3ª geração (HR-3UTGB) 2000 mAh; 90% após 1 ano; 1800 ciclo de carga
. Panasonic Evolta (HHR-3XXE) 2450 mAh; 80% após 1 ano
sabia que a RS vendia Raspberrys, não sabia que vendia pilhas e pelos vistos das boas! Obrigado pela informação