O sucesso da Xiaomi tem deixado muita gente admirada e as acusações de aproveitamento de estéticas de outras marcas e de cópias declaradas são uma constante. Mas a Xiaomi tem conseguido estabelecer a sua posição no mercado de forma firme, sendo hoje um dos gigantes na indústria dos smartphones.
Uma das causas para este sucesso é o preço de venda dos dispositivos, tendo sido agora apresentadas as verdadeiras razões para a Xiaomi conseguir manter estes números de vendas.
A receita para o sucesso da Xiaomi e para os mais de 60 milhões de dispositivos vendidos durante o ano de 2014 foi agora apresentada por Hugo Barra, o brasileiro que abandonou a Google para se dedicar à Xiaomi.
Numa entrevista dada ao site TechCrunch, Barra apresentou as principais razões para que a Xiaomi consiga manter os seus preços em valores tão baixos, ao mesmo tempo que consegue disponibilizar equipamentos topo de gama.
Segundo Hugo Barra, as razões do sucesso são apenas três e seguem a linha de outras empresas concorrentes, que apresentam os mesmos níveis de sucesso.
Como primeira razão para os preços se manterem no nível que a Xiaomi habituou os consumidores, e que tanto sucesso provocam, está a reduzida oferta em termos de equipamentos. O concentrar os seus esforços numa carteira de dispositivos mais reduzida, a Xiaomi consegue canalizar os seus esforços de forma mais efectiva e precisa, em vez de se perder a ter de desenvolver actualizações e correcção de problemas num leque muito mais alargado.
The more focused the portfolio, the more efficient we can be at managing those costs too
Este ponto pode ser mais uma das comparações que mostram a sua proximidade à Apple, mas a verdade é que conseguiram já passar outros grandes fabricantes que têm um leque de equipamentos muito alargado, como por exemplo a Samsung.
Em segundo lugar está um factor que por norma não agrada aos consumidores, mas que no caso da Xiaomi se tem mostrado como uma mais valia não apenas para os consumidores, mas também para a própria empresa: a longevidade da oferta dos seus equipamentos.
A maioria dos equipamentos disponíveis pela Xiaomi está no mercado há já largos meses, sendo as novas versões muitas vezes melhorias dos modelos anteriores e que têm já provas dadas.
A product that stays on the shelf for 18-24 months — which is most of our products — goes through three or four price cuts. The Mi2 and Mi2s are essentially the same device, for example
The Mi2/Mi2s were on sale for 26 months. The Redmi 1 was first launched in September 2013, and we just announced the Redmi 2 this month, that’s 16 months later.
Mesmo com versões novas no mercado, a Xiaomi continua a vender os seus equipamentos anteriores, conseguindo aqui mais uma redução no custo e mais uma vez cativando a sua clientela.
Este prolongar da vida comercial dos equipamentos garante a possibilidade de concentração das suas equipas em novos desenvolvimentos e na melhoria dos equipamentos actuais.
Por fim existe uma relação de compromisso e de confiança com os fabricantes dos diferentes componentes que equipam os smartphones Xiaomi. Com uma vida de mercado elevada, a Xiaomi consegue negociar preços mais baixos para esses componentes, dando a garantia de que a produção será feita durante largos meses.
The reason we do these price cuts is because we’ve managed to negotiate component cost decreases [with our suppliers] over time, which ends up leaving us with a bigger margin than we’d like to have, so we do a price cut
Mas também conseguem aumentar o volume das encomendas ao ter uma base muito similar entre os diversos equipamentos e usando muitas vezes os mesmos componentes entre eles.
Todos estes factores conseguem ser usados nas negociações com os produtores e assim obter um preço mais baixo dos próprios equipamentos.
É claro que estes três factores apresentados por Hugo Barra apenas funcionam se usados de forma integrada. É uma filosofia que várias outras empresas já praticam, com taxas de sucesso bem elevadas e que se têm provado as mais acertadas.