Código da Estrada: Afinal é proibido ou não conduzir com chinelos de praia?
Quando se fala em condução segura e contraordenações há várias questões que se colocam. O Código da Estrada é extenso e nesse sentido é comum acreditarmos no que se vai ouvindo por aí.
Relativamente à condução usando chinelos de praia afinal é proibido ou não? Quais as contraordenações?
Conduzir com chinelos... O que diz o Código da Estrada?
Certamente que já ouviu falar que conduzir com chinelos de praia, em tronco nu e até descalço dá direito a multa. É verdade que, no caso dos chinelos, este tipo de calçado não é propriamente o mais aconselhado para conduzir, mas o Código da Estrada não tem qualquer referência ao tipo de roupa ou calçado que pode usar enquanto conduz.
Relativamente a este assunto, aquilo que é referido no Código da Estrada, no nº2 do artigo 11º é que...
- Todo o veículo ou animal que circule na via pública deve ter um condutor, salvo as exceções previstas neste Código.
- Os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer atos que sejam suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança.
- O condutor de um veículo não pode pôr em perigo os utilizadores vulneráveis.
- Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.
Pode conduzir de chinelos mas...
No seguimento do que é referido no Código de Estrada, pode-se conduzir com chinelos, mas deve existir bom senso! Os condutores não devem conduzir com calçado que não garanta a segurança no pedal... como, por exemplo, um chinelo mal calçado ou então já danificado.
Como referido no artigo 11, ponto 4, quem infringir os pontos anteriores "é sancionado com coima de 60 euros a 300 euros".
Caso o condutor tenha dúvidas relativamente ao Código da Estrada, pode sempre consultar o mesmo online aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Fiquei na mesma…. bom artigo…
A lei assim o diz! 🙂
Joao, de uma forma mais simples.
se tiveres um acidente e fores o culpado e tiveres de chinelos, levas multa!
Se tiveres um acidente e nao fores o culpado e tiveres de chinelos, levas multa!!
Se suares muitos dos pes! e conduzires de chinelos esta a por em risco os demais e podes levar multa tambem!
Eu no verao quase sempre conduzo de chinelos ( bons chinelos ) e ja tive que parar para controlo, sai do carro, e apenas veio implicar comigo que me ia passar multa, e eu apenas questionei onde estava no codigo que nao podia conduzir de chinelos! Calou-se!
Tanta asneira junta!!!
Como é referido no artigo 11º “Os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer atos que sejam suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança.”
Ora o único ato que será praticado, por quem conduz de chinelos ou descalço, é conduzir. Esse ato é obrigatório para quem conduz!!!!!!!!!
Não há nenhum ato extra além de conduzir.
Esta redação é para aqueles condutores que vão a ler o jornal, a pintar os olhos/unhas, etc, etc.
Ora nem mais, aí esta a verdadeira interpretação.
Neste caso seria por exemplo, “meter ou retirar os chinelos enquanto conduzimos” 😀
os velhos mitos…até podem ir a fazer o pino desde que não ponham em causa a condução em segurança!
Acho que a questão se prende mais com calçado de salto alto, pela base irregular, do que propriamente havaianas e, curiosamente, ninguém fala disso.
Posso conduzir descalço..
Sim, desde que em segurança
Descalço não pode por um simples motivo, experimenta travar estando descalço.
Já vi multas a pessoal descalço ou sem t-shirt, de chinelos nunca vi multas mas varia de pessoa para pessoa saber conduzir de chinelos, pessoalmente faço 400km de chinelos sem problemas.
O meu sogro teve os seus primeiros sapatos aos vinte anos. de certo que não teria problema algum em travar a fundo. (se existissem carros na altura) 🙂
os carros têm servo-freio… eu por exemplo conduzo um Skoda Octavia, dos novos. basta-me meter o pé em cima do travão e já estou a travar…
descalço certamente continuarei a poder travar a fundo.
Eu conduzo de verão com regularidade descalço, simplesmente porque com chinelos atrapalha-me mais. (ao mudar de pedais já me aconteceu ficar preso entre os pedais)
Não percebo a questão de “experimenta travar estando descalço”,
eu experimento regularmente e o que noto é que quando o faço…. o carro.. trava.
Como é esse mesmo o comportamento que estou a espera que aconteça, não estou a perceber a questão.
+1 também conduzo descalço e o carro nunca travou pior por isso
apanha-se mais rapido uma multa por conduzir com chinelos que descalço…
Como, se não é proibido conduzir de chinelos?
Típico.
Fica ao critério do agente. Se apanhares um que está a ter um dia “daqueles” tás feito ao bife.
O que não falta são leis “abertas a interpretações” até parece que quem as fez deixou o texto assim (vago e sem objectividade)de propósito.
A maioria das leis são feitas para serem vagas em prol do estado…
Típico.
Fica ao critério do agente. Se apanhares um que está a ter um dia “daqueles” tás feito ao bife.
O que não falta são leis “abertas a interpretações” até parece que quem as fez deixou o texto assim (vago e sem objectividade)de propósito.
A proibição em si é um boato amplamente divulgado pelas redes sociais e muito antes delas existirem. Toda a gente pode conduzir de chinelos. A questão é segurança e …bom senso.
Joao é muito simples.
Segundo um policia: se for mandado parar numa operação stop e estiver de chinelos nada lhe acontece mas, se tiver um acidente e estiver de chinelos, irá pagar a coima referida no artigo pois conduzir de chinelos (calçado sem apoio na parte de trás do calcanhar) é considerado má prática e pode ter influência nas causas do acidente!
Ou seja, mais vale não conduzir de chinelos, não custa nada fazer como eu, que vou de sapatilhas e quando saiu do carro calço os chinelos.
Eu conduzo descalço, e meto os chinelos debaixo ou atrás do banco
ahahahahah
Ironicamente falando, todas as nossas leis e tal como ministro dos negócios estrangeiros afirma, não se pode levar a lei à letra!
Exacto! A lei é para ser subjectiva e sujeita à interpretação de cada um, conforme lhe convém!
acho que é tudo claro , pode desde que os chinelos não ponham em perigo a segurança do veiculo ou seja se for do tipo havianas ou similares que impeçam com segurança comandar devidamente o veiculo com os 2 pés, não por ser havianas mas por não comandar comandar o veiculo como se estivesse calçado! se demostarr que pode comandar o veiculo tal como se estivesse calçado seja o que for então não há problema… há chinelos que são muito usados que cumpreem essa função… tens os velcros que se unem aos pés logo nesse é como se fosse calçado…. mas e quanto a estar em tronco nú?
Os chinelos é assim:
1) saio da praia de chinelos da praia, conduzo na zona da praia – e não acontece nenhuma acidente não sou multado. Acho bem.
2) ser alguém conduzir de Lisboa ao Algarve de chinelos – se a polícia o apanhar multa-o. Acho bem.
O 1) já aconteceu comigo, não estou a inventar. Ficar com uma chinela encravada debaixo dum pedal, também.
O bom senso fica ao critério do polícia? O bom senso é aquela regra que diz “Nem sempre … nem nunca”, tem que ficar ao critério de alguém. Já me cruzei com polícias com bom senso e outros sem.
Agora, o bom senso diz-me que não vale a pena discutir com o polícia. É a forma mais rápida de levar com uma multa. Argumentar cordatamente, sem insistir muito com o “Senhor agente”, dá mais resultado. Pode ser que tenha bom senso.
Isso não me parece ter qualquer sentido. É como poder conduzir com os copos só na zona de bares.
😀
É conforme a vontade dos policias ranhosos! Um polícia que seja normal ou razoável, nem fala nisso, que era o que o Pedro Pinto devia fazer! Assim está-se a “levantar um lebre” para dar desculpas a alguns polícias ranhosos!
Para mim é mais dificil conduzir com sapatos de fato daqueles de sola rija (e por sua vez mais perigoso) do que conduzir de chinelos…mas enfim.
Aleluia, alguém com bom senso. Concordo totalmente. Conduzo muito melhor de chinelos do que com outro calçado, como sapato de fato ou ténis de sola mais grossa.
como diz o outro – a lei não é para ser lida literalmente.
O meu pai já foi parado por conduzir com o braço apoiado na janela (não estava com a mão no volante). Não foi autuado mas foi avisado.
E acho muito bem, e teve sorte de não ter sido autuado. Os braços não são para andar pousados ou pendurados fora da janela. Já assisti a um acidente mesmo à minha frente por falta de capacidade de reacção a tempo pelo braço pendurado. 100% escusado e evitável.
Não disse que está mal ele ter sido parado; no entanto não vejo paragens quanto a malta que vai a fumar e a conduzir, por exemplo. Pode-se alegar que o cigarro vai na boca ou que se pode segurar o cigarro na mão enquanto se conduz mas se aquilo cai e queima..a reacção não é de “calma”.. e o tempo de reacção também é reduzido – para não falar do telemovel mas nisto a policia já anda mais em cima.
Tretas…
O que mais tens nas cidades é pessoal a tomar pequeno almoço, a responder a emails, a maquilhar-se e até já vi a ler o jornal, isto enquanto conduzem.
Sim… e então? Isso invalida o que o José disse? A lei obriga a ter sempre as duas mãos no volante, exceto quando for para engatar mudanças. Logo, acho muito bem as multas.
Bom senso e postura,acima de tudo.Ninguém quer passar por rústico ao conduzir de chinelos.Isso é feio.
Conduzir descalso, não põe em causa o “o exercício da condução com segurança”.
Quando se conduz com calçado de salto alto (alguns de vários centímetros) ja colocam em causa esse principio e não se viu até agora algum que tivesse problema com isso.
Por amor de Deus, mais grave do que conduzir chinelos é fazerem dos policias um deus, ou seja a ultima decisão é dele, errado Meus senhores, policia é um cidadão como todos nós, que representa a Lei, ele não é a Lei. Quando são justos e honestos eu facilito, quando começam a armar-se em carapau de corrida vamos para esquadra a meu pedido. Já por varias vezes me tentaram dar volta e nunca conseguiram, e das vezes que fui a tribunal, levam sempre uma talhada ou repreensão do Juiz a minha frente.
Não se rebaixem nem baixem a cabeça. Conselho, sejam sempre cordiais e serenos alguns tentam por-nos em ponto de rebuçado, e ai a razão fica do lado deles.
Sejam bons cidadãos, cumpram com os vossos deveres, para usufruírem dos vosso direitos.
“Fica ao critério do agente.”
“O bom senso fica ao critério do polícia?”
“É conforme a vontade dos policias ranhosos! ”
Por amor de Deus, mais grave do que conduzir de chinelos é fazerem dos policias um deus, ou seja a ultima decisão é deles”What?”, errado Meus senhores, policia é um cidadão como todos nós, que representa a Lei, ele não é a Lei. Quando são justos e honestos eu facilito, quando começam a armar-se em carapau de corrida vamos para esquadra a meu pedido(Advogado presente). Já por varias vezes me tentaram dar volta e nunca conseguiram, e das vezes que fui a tribunal, levam sempre uma talhada ou repreensão do Juiz a minha frente. Não se rebaixem nem baixem a cabeça.
Conselho, sejam sempre cordiais e serenos alguns tentam por-nos em ponto de rebuçado, e ai a razão fica do lado deles.
Sejam bons cidadãos, cumpram com os vossos deveres, para usufruírem dos vosso direitos.
@pplware, o link para a legislaçao n ta a funcionar.
ERRO: Pedimos desculpa mas o servi�o n�o se encontra dispon�vel.
++++++++++++++++++++++++++
##Os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer atos que sejam suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança.##
tipo, posso tb conduzir com calçado fechado e tb ser considerado prejudicial. ou seja, o que o chinelo pode prejudicar na conduçao?
O chinelo pode prender por baixo do pedal, e não cosneguires tirar a tempo de travar, etc. Depende do calçado, obviamente, mas o calçado fechado com sola alta tipo plataforma ou espigões à volta tipo deathmetal, também é prejudicial. Já os sapatos de palhaço, tenho a certeza que são proibidos! XD
Isto é um pouco polémico, então e as senhorras que conduzem com milhões de tipos de calçado diferente? Conduzir de salto alto não deve ser propriamente o top em termos de segurança…..
e conduzir em tronco nu ?
Em que afecta a segurança? As tuas capacidades são as mesmas.
O cinto queima a pele e com isso podes provocar um acidente.
O cinto queima a pele se houver uma fricção extrema, ou seja, em caso de acidente. Não te queima a pele se não houver nenhuma situação anormal.
e um carro que conduza por nós? sem chinelos claro! teslalubegroup#
Posso conduzir sem tshirts ?
até podem conduzir de chinelos, mas:
1- são multados em caso de acidente pelo uso de chinelos;
2- se o acidente for sozinho, a vossa seguradora pode argumentar que não paga devido ao uso de chinelos/salto alto/descalços
3- se o acidente envolver terceiros, vão ver a seguradora do terceiro a puxar o lume para voces, a argumentar que voce teve culpa no acidente e que não poderia sair impune. a vossa seguradora não vai fazer nada quanto ao assunto e a menos que voces arranjem um advogado, são voces os culpados…
por isso, mais vale conduzirem descalços ou fazerem o esforço por usarem umas sapatilhas que andar de chinelos… mesmo descalso vai acontecer o mesmo, o lume vai ser sempre puxado para a pessoa que não tem calçado apropriado, nesta situação.
só não são multados e a seguradora do outro não vos queima se o calçado em uso for o vosso de trabalho e estiverem a trabalhar/no deslocamento para o trabalho, mas aqui já é acidente em trabalho, é uma matéria diferente.
Mas agora o Pplware é um site generalista? Daqui a pouco também tem notícias sobre o Big brother ou a telenovela das 7.
Conduzi uma vez de chinelos e prometi que nunca mais. Uma fração seguinte pode ser suficiente para parar a tempo ou não.
companheiros, fiz milhares de km por essa Europa fóra, durante cerca de 38 anos, com autocarros de turismo, e li todos os comentários aqui escritos, só posso dizer que se todo o condutor respeitar o outro, e respeitar o código de estrada, vai tudo bem, o maior problema é muita malta ter a mania que são Fitipaldes?, e outro problema em Portugal tanta gente infelizmente que nem a quarta classe tirou, e como é que têm carta de condução, e outro problema actual as cartas de moto, recebi sempre prémio de bom motorista…
se fizerem sempre a condução defensiva vivem muitos anos, se fizerem uma condução agressiva são herois para os hospitais,