Cisco vai ajudar Portugal nos processos de digitização
O Governo de Portugal e a Cisco assinaram um memorando de entendimento (MdE) para acelerar a digitização no país.
A assinatura deste acordo foi realizada esta quinta-feira após uma reunião entre o Primeiro-ministro, António Costa, o Chairman e CEO da Cisco, Chuck Robbins e a Diretora Geral da Cisco Portugal, Sofia Tenreiro.
Será durante os próximos dois anos que a Cisco, em colaboração com o Governo Português, irão cooperar no sentido de usufruir das oportunidades apresentadas por uma economia digital, impactando positivamente o crescimento do PIB, a educação, a inovação e a competitividade, assim como a inclusão social e a qualidade de vida.
De acordo com a informação enviada ao Pplware, o MdE irá incidir nos aspetos centrais do Programa Nacional de Reforma. Isto traduz-se num maior apoio ao empreendedorismo e inovação nos negócios, com um foco especial em startups; expandindo e melhorando as competências digitais; a aplicação de tecnologias digitais inovadoras nos vários setores de serviço público, educação, Indústria 4.0, mobilidade; e cibersegurança.
Principais Destaques
- Empreendedorismo e Inovação Digital
- Apoiar startups tecnológicas é um dos principais pilares da estratégia digital do governo.
- A Cisco tenciona avaliar o apoio a outros programas de startups e garantir a startups locais o acesso à sua iniciativa European Venture Capital e ao seu programa de incubação
- Competências Digitais e educação inteligente
- A Cisco pretende utilizar o seu programa Cisco® Networking Academy® (NetAcad) para oferecer formação em competências digitais, com cursos especializados de redes e cibersegurança de próxima geração.>
- A Cisco tenciona apoiar o Ministério no desenvolvimento de campus inteligentes e da escola inteligente do futuro, de modo a otimizar os ambientes de estudo
- Governo conectado e serviços público
- Colaboração com diferentes ministérios, com especial atenção na modernização da administração pública, saúde, justiça e defesa. O propósito é a criação de plataformas seguras que vão potenciar a colaboração do Governo e os serviços digitais, melhorando a eficiência e a flexibilidade, e reduzindo custos.
- Indústria 4.0 e mobilidade
- A transformação digital do setor Público é uma prioridade para o Governo de Portugal.
- O Governo Português lançou um plano de quatro anos no âmbito da Indústria 4.0, para atrair os benefícios da digitização em setores estratégicos.
- O objetivo deste pilar é a melhoria dos serviços para cidadãos, visitantes e para os negócios, assim como alavancar a competitividade operacional e eficiência. A Cisco pretende, também, trabalhar com o Turismo de Portugal para tirar partido do Wi-Fi e, através da análise destes dados, melhorar a experiência e serviços atraindo mais visitantes aos centros históricos de Portugal.
- Está também planeado, a cooperação em programas específicos da UE, tais como o WiFi4EU, para melhorar o acesso público a serviços wireless.
- Cibersegurança e infraestruturas digitais
- Proteger infraestruturas vitais, sistemas de informação e serviços online contra ciberameaças é uma prioridade do Governo
De acordo com António Costa, Primeiro Ministro de Portugal...
Ao acelerar a agenda da digitização nacional, Portugal pode aumentar o seu PIB, criar mais empregos e melhorar a inclusão digital da nossa população e dos nossos negócios. Recebemos com muito agrado a contribuição da Cisco na criação de um ecossistema inovador sustentável que permitirá ao nosso país melhor competir nesta economia digital global
Este artigo tem mais de um ano
digi.. quê?
Digitização.
Há quem diga digitalização…há quem diga digitização (palavra recente). Digitalização é digitalizar algo…digitização é um conceito mais amplo, onde constam mais elementos: software, redes de comunicação, acesso ubíquo, mobilidade…e muito mais.
tamos sempre a aprender
Concordo, eu aqui a pensar que tinha visto um erro ^^
Isto quer dizer o que ?
Quanto paga o estado ?
O que fornece a Cisco ?
A mim até me doi ver telefones IP da cisco em departamentos publicos.
Não conseguiram nada mais barato ?
Que tal apostar em empresas Portuguesas ? IPBX …
Gostava de ver os contractos.