PplWare Mobile

O Chrome OS já tem parceiros

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. Anónimo says:

    É inegável que isto é especulação.

    Se o Google OS for assim tão rápido e não precisar de maquinas mais potentes duvido que hps, intels, acers e afins apoiem o OS uma vez que vão ter grandes quebras nas vendas.

    • Rui Oliveira says:

      Caro não é especulação, se reparares está no blog do google Chrome que eu até liguei a este artigo! 😉

      • Anónimo says:

        Eu é que estou a meditar sobre o assunto. 🙂

      • Ricardo Ferreira says:

        Rui Oliveira só um reparo:

        Acho bem que promovas os produtos open source e tudo que seja contra a Microsoft só acho que também devias fazer post’s quando saem noticias que não são muito boas para os teus interesses, bug’s graves dos sistemas open source, cassos de fracasso. Ajudava a credibilizar o teu trabalho. 😉

        • Se os bugs e os “fracassos” são corrigidos instantaneamente, o que seria notícia nesse artigo? não compreendo. O trabalho dele é perfeitamente credível e não percebo porque é que pões isso em causa. Ele até é das pessoas que menos confia no Google…

    • Ricardo Costa says:

      Quebras nas vendas porque? Com os Eee PC e família e plena expansão é tudo o que os fabricantes quer, um SO lhes fique mais barato, leve pro hardware e ainda por cima com a marca Google que toda a gente gosta. Para eles sempre é melhor que meter um linux que as pessoas nem se dão ao trabalho que experimentar “porque é só para informáticos”.

      O que tá na moda é PCs menos potentes e software mais leve, tanto a Asus como a Acer já entraram nesse mundo por isso não vejo desvantagem nenhuma para eles.
      Digo eu.

      Cumprimentos []

      • Gota says:

        O que ESTÁ na moda SÃO PC’s…

        • CarlosMC says:

          O que (‘)tá na moda…

          O que ’tá na moda é [ter]… = singular
          (ter = subentendido)

          O que ’tá na moda são [_OS_]… = plural

          PCs, não PC’s – “‘s” é uma contracção, o plural não tem apóstrofe.

          Melhor ainda, PCês.

          Ainda melhor, CPês (Computadores Pessoais).

          😉

        • Ricardo Costa says:

          Lol (Ou melhor, RISOS).

          Obrigado pela explicação mas sei perfeitamente o que escrevi, foi de propósito.

          Aliás vi o “ta” e decidi deixar ficar, achei que dava um bocado de humanidade a uma conversa entre “amigos”. Aparentemente “tava” enganado.
          Digo eu.

          Cumprimentos 😉

    • Henrique Morais says:

      Sabes que iria existir quebra de vendas não sabes? Se realmente for assim tão rapido, poderão começar a aparecer os computadores mega portateis, e isso sim seria um grande sucesso de vendas.

    • a potência dos pcs não é so para o OS mas sim para os programas!

      http://www.tagravado.com

      • Paulo Martins says:

        Eu diria mais, a potência dos PCs é para ser aproveitado pelos programas, sejam eles quais forem, edição de imagem, browsers, jogos, etc… E não pelo SO, o SO numa máquina pode-se dizer que é melhor que outro se para além de garantir o mesmo nível de segurança e serviços seja mais leve…

        É por isso que em Linux existem distribuições exactamente com este prepósito serem o mais leve possível para aumentar a performance e não me refiro a distros para netbook, ArchLinux e Slackware assentam neste principio…

    • David Campos says:

      É o google a dominar o mundooo!!!

      Teorias da conspiração, etc etc…

      Escolher S.O.’s é como escolher um carro. Um dia destes vamos fazer test-drives antes de comprar.

      http://4freetimes.blogspot.com/2009/07/e-se-os-programadores-fizessem-um-aviao.html

      • Um dia destes?

        Para que servem as versões live cd das distribuições Linux?

        Até no seven já podes usar o RC a ver se gostas do sitema.

        E sempre podes-te usar sistemas operativos M$ durante 30 dias sem activação.

        Os “test-drives” como dizes já andam por aí a muito tempo xD

  2. Mirandas says:

    First 😛

    O Sucesso está apenas dependente do trabalho da google. Se for bom, está criado o serio concorrente da microsoft, se for mau, grande parte dos produtos google vão pelo cano a baixo dada a descredebilização que vai sofrer… Enfim, a google tem tudo nas mãos dela. Ao contrario das distros de linux, já tem a 2º ou 3º marca mais conhecida no mundo, ja tem pareceiros de peso ao que parece, tem os melhores canais de divulgação do mundo (estima-se que o google seja a home page de 35% dos computadores de todo o mundo e tem milhares de clientes das suas aplicações registados…)

    Enfim os dados estão lançados… depois do sucesso do android, que vai certamente retirar o windows mobile da liderança de mercado (meto dinheiro), a microsoft q se prepare, a google veio, e certamente vai ficar…

    so resta saber se vao habituar-nos ao rigor e qualidade de sempre (5 anos de beta do gmail… um pouco demais, mas justificado).

    Enfim, preparem-se que isto vai dar que falar, e a microsoft vai tremer…

    PS uso windows, nao sou geek fan anti-microsoft, mas sou estudante de gestão e percebo muito bem o desenvolvimento que a google está a ter… se eu fosse gestor dela, a minha estrategia para a empresa não iria fugir em muito á actual, que é excelente e tem uma faquia muito alta…

    • Rui Oliveira says:

      Boa tentativa, mas não foste o primeiro 😀

    • Emannxx says:

      Sim, não convem haver anos a fio de uma beta num sistema operativo… fica mal lool

    • André Torga says:

      O conceito de “beta” na chamada Web 2.0 é diferente daquele a que estamos habituados. O termo “beta” nos serviços da Google e assimilares refere-se à constante evolução que os serviços vão sofrendo com o tempo e não ao facto de estarem ainda em desenvolvimento, com uma data prevista para o lançamento da versão final. As empresas é que são muito lerdas e não percebem isso (é o preço da preocupação exagerada do cuidado da imagem – não se tenta conhecer os projectos e elementos associados e depois afirmam-se disparates). 😉

  3. Vinicius de Abreu says:

    Rapaz, mas ja?

    Google com OS?

    E concerteza vai ser mais um sistema a ser adotado por muitos 😛

    Ai vêm as dúvidas, o que será do futuro tecnologico com a Google liderando tudo?

    • Rui Oliveira says:

      Se eles liderarem tudo, vai-lhes valer processo da União Europeia ! hehehehe

      • Nuno José says:

        Ai o medo do monopólio da google.

        1º nunca mais veremos uma empresa a ter 90% do mercado

        2º a google nunca obrigou fabricantes a usar os seus produtos devido à sua posição dominante. O incrível é a M$ não ter mais processos assim como teve a INTEL

        3ª a google nunca comprou empresas só para as fechar, desenvolve-as

        4º a google nunca copia produtos de concorrentes só para os tornar diferentes de maneira que com a sua posição dominante não haja interoperabilidade, pelo contrário

        ajudem-me lá acabei de acordar e agora não me lembro de mais coisas de todo o mal que esta empresa fez principalmente aos consumidores.

        • Hugo says:

          Nunca trabalhaste com a google pois não? é que se trabalhaste com adsense.. ou outro produto da goolge verias que não sabes mesmo do que falas

  4. Nuno José says:

    Só tenho uma coisa a dizer.

    Vão ás bancas de jornais hoje e vejam a força da marca. Eu sou e serei anti M$ e fico contente com o finalmente da Google que apoiou (a par da SUN) todas as causas que hoje ainda sobrevivem. Só não é anti M$ quem não conhece bem a história de todas as trafulhices contra os consumidores e contra os concorrentes que esta empresa praticou. O google Os mais o moblin vão ser o principio do fim da M$ que se vai dedicar aquilo que soube fazer bem OFFICE mais nada (e mesmo assim muito pouca coisa nova quase tudo copiado)

    • Paulo says:

      E eu até proponho um outro nome: a MicrosOffice! OU mesmo a MicrOffice!

    • Olly says:

      Só para fazer uma pequena correcção, se me permites claro.
      O Office não era produto da M$, foi mais uma empresa comprada. O melhor produto que a M$ alguma vez fez foi o Excel e mesmo este foi comprado, lembram-se do antigo Lotus123?

      Nota: Eu não sou anti-M$ mas tenho olhos na cara.

    • Dinar says:

      Eu não concordo que seja só o office. Uso o Visual studio e é uma ferramenta muito boa. Os SO’s deles é que são uma fraude. Lá isso são.

    • Romeu Rosa says:

      Ah sim, porque os outros são todos uns santos e só a MS é que fez trafulhices. Claro, aliás nem sei como não estão todos presos de tanto que já roubaram ao povo… ah pera isso afinal foram os bancos e as corretoras… mas pronto a MS também deve ter obrigado as pessoas a usar o windows, ainda me lembro de vir o Bill Gaitas a minha casa apontar-me uma arma à cabeça para usar o Windows ME pq era o melhor do mundo, e eu como acéfalo que sou não tive capacidade para perceber que aquilo era mau e optar por uma alternativa (isto foi tudo sarcasmo obviamente). Só usa windows quem quer, sim… QUEM QUER! E se as centenas de pessoas que compõe as equipas de desenvolvimento da MS são assim tão más então porque não te candidatas a programador da MS? De certeza que pagam bem e assim poderias finalmente fazer com que a Microsoft lançasse software “de jeito”. Até aposto que pagaste pelos windows que já tiveste instalados… cof cof…

      • Ricardo Ferreira says:

        Ha pessoal que já foi violado pela janelinha do windows só pode!

      • Manuel Jose says:

        A Microsoft nunca obrigou ninguém a usar os seus produtos de forma directa, mas sim de forma indirecta. Lembras-te daquela “caça ao tesouro” onde só se podia usar o IE? E da campanha suja com o silverlight? E o facto de os PC que compramos já virem com o Windows? As pessoas experimentam o Windows porque já vêm com os PC, no trabalho e nas escolas também é só Windows (embora as coisas já estejam a mudar um pouco em todo o mundo, incluindo Portugal graças ao trabalho da Caixa Mágica), as pessoas experimentam e depois não querem usar outra coisa porque dá trabalho. Só mesmo os curiosos e que experimentam o Linux e na maior parte dos casos acabam por gostar. Lembras-te daquele vídeo em que a maior parte das pessoas nem sabia o que era um browser? Muitos até disseram que o browser era o google. A mesma coisa passa-se com o SO. Muitos pensam que só existe Windows. Uma vez recomendei um colega meu a usar Linux e ele perguntou o que era. Eu disse-lhe que era um SO e ele perguntou-em o que era um SO! Tive de fazer um esforço para não me rir…

        • Manuel Jose says:

          Onde diz: Só mesmo os curiosos e que experimentam o Linux e na maior parte dos casos acabam por gostar; devia dizer: Só mesmo os curiosos é que experimentam o Linux e na maior parte dos casos acabam por gostar

        • Alexandre Pinto says:

          Mas desculpa lá… As campanhas da coca-cola só podem ser participadas se provares ser consumidor da coca-cola! Ou queres beber pepsi e participar nas promoções da coca-cola?? Foi a mesma situação com a Caça ao tesouro!

          Em relação ao que dizes de as pessoas não quererem experimentar outros SO’s aí concordo contigo. Mas avanço com a explicação a que eu próprio cheguei por experiência própria! Eu andei umas semanas só a Ubuntu, mas detestei. Não achei nada intuitivo, cada vez que queria instalar qq coisa era sudo sudo sudo… Alterar a resolução do ecrã?? Foi andar a marrar pela net toda…
          Tens toda a razão que as pessoas não se querem chatear e é nisso que a Microsoft é melhor! É tudo muito mais simples, clique, clique, next, já tá! E digam-me o que disserem eu falo por experiência própria. As pessoas nunca vão mudar para um sistema operativo onde terão de aprender comandos na consola. Eu lá imagino a minha irmã a usar linux? Nunca! E os meus pais? LOL Pior ainda!

          No entanto salvaguardo que como arquitectura o linux é mais seguro e rápido. Nisso não tenho duvidas.

          Na minha humilde opinião o linux não é um SO de massas. É sim de interessados, geeks e funções especificas.

          E a meu ver o SO do Google irá ser inovador nesse sentido. Trará o linux simples e eficaz ás pessoas. A mudança não será penosa mesmo para um utilizador comum de hi5+MSN.

          É isso que eu acho que vai ser o grande trunfo do google… A ver vamos.

          • Manuel Jose says:

            No que diz respeito às campanhas tens razão 😉 No que diz respeito ao ubuntu, tens a tua opinião, que eu em parte concordo. Existe outra maneira de instalar os pacotes sem ser com o sudo, no gestor de pacotes synaptic marcas os pacotes, ele saca da net e já está. É verdade que se precisares de algo que não esteja nos repositórios e que nem exista pacotes pré-compilados, para instalar pode ser uma dor de cabeça. Quanto à resolução, é problema de drivers, nesse aspecto o Windows dá 10-0. Como já disse várias vezes, não sou anti-windows, até defendi o windows vista. Vamos ver como se sai o windows 7 e o SO da Google. Já experimentei (e continuo a experimentar) o windows 7 e gostei do que vi, embora continue a usar mais o caixa mágica 14.

  5. andré says:

    olá,

    eu uso o google praticamente em tudo (mail, blog, apps, docs, calendar, analitcs) uso já no tlm o maps para o gps e tudo sincronizado (os sites deles a abrir no tlm sáo de uma fluidez e rapidez consistente!) a qualidade do serviço é francamente boa.

    agora não sei se é só comigo, mas anexar uma pasta no GMAIL anda a dar-me erros e tenho de fazer retry imensas vezes (chateia)!

    eu não comento o novo OS, por uma única razão…ainda não vi rigorosamente nada!!! Eu já testei imensos OS, e ate novas ordens a único que me satisfaz apesar das tramoias e conspirações e o MS Windows (o 7 convence-me como a muito o XP me convenceu!!!)

    eu não vaticino o fim da hegemonia do MS Windows nem do IE nem do Office sequer…acredito que vai perder quota de mercado…mas isso é bom para o próprio mercado independentemente das idiossincrasias!

    deixo o meu comentário certo que vou ser corrigido no que toca ao léxico e muitos não partilharam da minha opinião, mas acrescento um reparo…temos memoria curta…o que a MS fez pelo mundo não vale a pena ser esquecido por politicas comerciais desliais e preços altos…eles mudaram o meu mundo!!!

    abraço

    p.s.:o balmer é doido =P

  6. andré says:

    nota: o chrome (browser) é bom…mas o IE e o Firefox ou opera são melhores…contudo…também eu padeço da googlemania…google is god…eu uso o google como homepage por ser muito limpinho e é “pipoca”

    achei por bem acrescentar mais estas considerações!!

    abraço

  7. Mirandas says:

    Esta noticia já e capa de varios jornais hoje em portugal.

    Lá está o que me referi antes. A Marca google tem um peso gigante, e até pode ser feito por alguém que ja tem 1000 versões de linux feitas, mas esta, porque tem “google” atrás do nome, vai ter uma expansão do outro mundo. Saiem algumas dezenas de distros de linux novas ao ano, nunca as vi na capa de um jornal… este SO ainda não saiu e já la está. Nem o windows seven la vi…

    A Microsft vai tremer!! Finalmente alguém com poder para lhe fazer frente e à sua altura!!

    Go Google Go

  8. Aptenodytes Tuxus says:

    Um novo SO open source é sempre bem-vindo seja de quem for, e se tiver bons apoios ainda melhor. Com mais concorrência nós consumidores é que ganhamos.

  9. aver says:

    Uma terceira opinião:

    “Humildemente sugiro que esperemos até termos visto o OS antes de tirar conclusões se vai matar a Microsoft e invadir as nossas vidas. Afinal, a única coisa que aconteceu hoje foi que o Google disse que a coisa existia” (crunchgear.com/2009/07/08)

    Uma coisa é certa. O Google percebeu que só as aplicações web não chegam. Também perecebeu que a força do iPhone/iPod Touch (e outros que estão a lançr tipo App Store) está nas inúmeras aplicações criadas por devellopers. Isso precisa de um SO e de um SDK. Penso que está aí a lógica de atacar nos netbooks – como iPhones um pouco maiores. Que a coisa estará virada para online também deve ser certo. Para criar o Chrome, o Google papou tudo o que era código open source, incluindo da Micrososft. Para este OS vai fazer o mesmo, com base essencialmente no Linux.

  10. t@ndre says:

    hummm uma pergunta para a comunidade…

    será que este OS deitará abaixo tudo o que é Linux? Isto é, será que a onda de vontade por parte dos M$ users em migrar para linux, não serão desviados para este novo projecto?

  11. Dinar says:

    Faltou nessa lista a toshiba, que tb lá está no blog deles.

  12. Ferdi66 says:

    No momento em que o cibercrime entra na sua fase industrial, a Google aposta no «cloud computing», o método que convida a pôr todas as ferramentas e informação fora de casa. Ainda não me esqueci do que me aconteceu aos documentos de grande dimensão que guardei no Gmail, que foram renomeados automaticamente sem intervenção da minha parte. Isto numa altura em que, nos EUA, milhares de pessoas ficaram sem nada na caixa. Guarde a sua chave debaixo do tapete da entrada. É tão prático!

  13. Inluxc says:

    Acho que o pessoal esta a fazer umas comparações muito radicais, tipo a comparar linux e windows com o google os.

    Pelo o que percebo do novo GOS, vai ser apenas um browser a correr na maquina nada mais, de qual as apps serão aplicações web.
    Já existem bastante aplicações avançadas, mas ainda com algumas limitações, para este GOS ter sucesso vamos ter de ver uma evolução bastante grande a nivel dessas aplicações.

    Bem isso sou eu a dizer, mas como a informação ainda é escassa, vamos indo vamos vendo.

  14. Afrsa says:

    O Google SO será gratuito!!! Claro que isto atacará a Microsoft mas também o Linux… e não será pouco! 😉

    Cito:

    In a blog posting today, Sundar Pichai, VP Product Management at Google, confirmed that Chrome OS “will be available to use at no cost”.

  15. Ricardo Ferreira says:

    Sinceramente acho que este sistema operativo vai ser um fiasco e quem ainda não entendeu o sucesso da microsoft é que fica maravilhado com o lançamento do sistema operativo da google.

    Tenho muitas duvidas que o google tenha capacidade para suportar um sistema para utilizadores domesticos, empresas e outro tipo de organizações mas veremos….

    • andré says:

      olá,

      concordo, há muito brilho mas depois é preciso rebustez e experiência! a MS possui uma vasta rede de apoio (inclusive a MS Portugal)e é uma empresa vocacionada para empresas, com apoios e call centers! um sistema OS gratuito não dará a priori segurança a quem quer que seja…seja como for já trabalhei numa empresq que usaba o google talk e o gmail internamente e com recurso a tudo que era open sourcer (thunderbird e firefox)gimp e afins…mas não me iludo, o que é bom paga-se e bem!ninguém da nada a ninguém com qualidade excepcional! resta-nos especular!

      abraço

      • Gil says:

        portanto, se for pago é seguro, é isso? hmmm… então por essa lógica, se o pessoal cobrasse uns cobres pelo Linux era mais seguro, mais “fácil” entrar no mercado? hmmm… e por falar em segurança, deixa-me colocar uma questão aos utilizadores de windows e de linux:
        users de Windows: Usam Antivirus?
        users de Linux: Usam Antivirus?

        agora vem a questão: ‘pera… mas virus na máquina são “quebras de segurança”?

        é por se de borla que as coisas não são seguras?? Olha, em aveiro há aquelas coisas, as BUGAS, que são grátis, e até são bem seguras, e andam bem e tudo….

  16. lflcorreia says:

    Tal como já foi referido aqui num comentário o Chrome OS da Google é apenas um sistema Linux muito básico com apenas o suficiente para executar o browser Chrome a partir do qual funcionarão as aplicações Web:

    “Rather than rattle off the entire contents of their announcement, let’s hit the high points. Google’s Chrome OS is an OS designed to do one thing and one thing only: run Google Chrome. It will be open source, it will run on ARM and x86, it’s Linux based, and it’s not going to launch until the second half of 2010. Taking a page out of Apple’s book, Google is announcing it now as a way to avoid another party spill the beans before Google is ready.”

    “The single most important thing to take from this announcement right now is just what Chrome OS will do. It won’t run an email client, it won’t run an office suite, and it won’t run games – it will only run Google Chrome. It’s Linux stripped to the bone, left with just enough to run Chrome, and nothing more.”

    http://anandtech.com/weblog/showpost.aspx?i=613

    É preciso não esquecer também que já existe o Android que embora seja direccionado para os telemóveis também poderá correr em netbooks.
    Por exemplo a Acer já anunciou que vai comercializar o Aspire One com o Android pré-instalado:

    http://blogs.zdnet.com/gadgetreviews/?p=4735

  17. Jose says:

    Já andam para aqui todos a dizer que o Chrome OS, é baseado no Linux e que vai dominar a Microsoft.

    Pois eu não acredito, por este mesmo motivo, ainda não existe nenhuma informação do OS, apenas disseram que era Open Source.

    Para fazer um SO, open source, não é preciso o Linux, eu acredito que a Google sozinha, pode criar um SO de raiz.

    E enquanto o Chrome SO, não vier para os PC’s de casa normais, a Google não vai a lado nenhum.

  18. ajbadboy says:

    Alguém usa o Picasa um programa da google? Serve principalmente para ver imagens? É espectacular pela fluidez do programa, acho que o software da google dá grande importância à fluidez e isso é óptimo. Já o gmail também é muito rápido e fluído, tal como o android. Por mim um SO da google é bem vindo.

  19. MB says:

    Quando a Google tiver como parceiros a Intel e a NVIDIA, MS aí sim, vai temer. Até lá, vamos ver.

    É preciso mais parceiros.

    • Ricardo Ferreira says:

      É vai tudo meter – se no Google OS mas alguém acredita nesta barretada? Sinceramente isto é mais um flop do Google, isto é só marketing pois no fundo o sistema operativo do google será apenas um pequeno toy de um browser bootable.

  20. Ramiro says:

    A Google subiu ao palco e disse:

    – Vamos lançar uma SO para netbooks, cujos objectivos são rapidez e simplicidade.

    Imediatamente os media ajoelharam, levaram as mãos aos céus e gritaram numa só voz:

    – DEUS, manda cá baixo o Cristo que isto é o fim do mundo!!!

    Para aqueles que leram o anuncio da Google, e têm noção daquilo que eles pretendem realmente criar, vou começar por dizer que admiro os seus produtos tanto quanto o vizinho do lado, talvez mais, pois tenho noção do quão difícil será criar aplicações tão complexas para correr em ambientes web.

    Mas os problemas começam aqui mesmo:

    os produtos da Google encontram-se no limite daquilo que se consegue reproduzir na Internet. Existem demasiadas limitações, limitações essas que impedem a criação de aplicações mais complexas.

    As velocidades de acesso, a capacidade de se estar constantemente ligado à rede e as próprias tecnologias envolvidas limitam a imaginação e capacidade criativa dos programadores.

    A Google deseja que os utilizadores passem a utilizar a Internet como sistema operativo; tudo bem, nada contra isso, mas de todos os leitores do pplware quantos trocariam o Office pelas ferramentas da Google?

    Quando muita gente jura, a pés juntos, que nem o OpenOffice consegue fazer frente ao Office da Microsoft, acham mesmo que serão as ferramentas online a destroná-lo?

    Quantos de vocês estariam em condições de fazer a mudança? A grande parte das pessoas que conheço ainda têm de esperar que os vídeos do Youtube carreguem para os poderem visualizar!

    Gostaria que pensassem nisto antes de começarem a profetizar o fim da Microsoft; a Google tem muito poder, mas ainda não tem poder suficiente para mudar as infraestruturas mundiais nem tão pouco o poder económico das nações.

    Para aqueles que queiram ter uma noção daquilo que o SO da Google irá ser (pelo menos a discrição encaixa perfeitamente; mesmos objectivos, mesmo mercado…) deixo aqui o link para um projecto tão interessante quanto promissor.

  21. Eu só quero a Suite Adobe a rodar nativamente no Linux.

    Espero que o Google consiga dar um paço nessa direcção.

  22. J. P. Fernandes says:

    Google OS só dominará mercado se abarcar a industria dos videojogos. É por isso que o windows rula: maior parte dos games só agora é que começa a sair com versões para mac e linux, por isso é que as quotas mac e linux têm crescido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.