Chrome já passou o IE como o browser mais usado
Este dia era já esperado por muitos há algum tempo. A luta dos browsers pelo lugar cimeiro na preferência dos utilizadores e pelo browser mais usado na Internet estava ao rubro. O browser da Google, depois de ter ultrapassado o Firefox, no final do ano passado, traçou como meta o ultrapassar do seu concorrente Internet Explorer e todos os dias cimentava a sua posição ao aproximar-se deste.
Depois de ter dado uma amostra do que seria capaz, no dia 21 de Março, o Chrome passou de forma decisiva e sustentada o browser da Microsoft, segundo dados do site StatCounter.
Esta tomada do lugar cimeiro por parte do Chrome não pode ser vista com surpresa pois vários analistas previam que fosse ocorrer mais cedo ou mais tarde.
O trabalho que a Google tem feito no seu browser, por forma a torná-lo uma referência e a escolha por parte dos utilizadores há muito que tem sido um factor de peso para os números que este browser tem apresentado.
No final do ano passado conseguiu o feito de ultrapassar o browser da Mozilla e ocupar o segundo lugar na tabela de preferências e de utilização. Já nessa altura se falava nesta realidade e apenas havia a dúvida da brevidade que viria a ser uma certeza.
Os dados agora apresentados mostram que o Chrome é o browser mas usado a nível mundial, com 32,76% dos utilizadores a usarem-no.
Em segundo lugar, ainda muito perto, vem o browser da Microsoft, o Internet Explorer, com 31,94% das preferências.
Em terceiro lugar na lista de preferências, e com uma curva de crescimento muito pouco acentuada vem o Firefox, com 25,47% de utilização.
Ao contrário do que aconteceu no passado dia 21 de Março, a liderança do Chrome não foi um caso pontual e isolado e a sua posição manteve-se. Estes números podiam ser mais expressivos, mas graças a um ajuste da StatCounter, os números das páginas que são pré-renderizadas pelo Chrome, e que não são efectivamente vistas, deixaram de contabilizadas.
No nosso país os números são ligeiramente diferentes e mostram ainda o IE como o líder das preferências e o browser mais usado, com 37,44%. A tabela segue com o Chrome em segundo lugar, com 35,54% e o Firefox em terceiro com 20,98%.
Apesar dos números expressivos de acessos que o StatCounter tem no seu serviço, mais de 3 milhões de sítios web, depressa houve quem viesse defender que esta é apenas uma amostra e que os dados não podem ser considerados como válidos pois apenas representam uma parte da utilização efectiva da Internet e que outras empresas de estatísticas de acesso apresentam valores muitos díspares.
A verdade é que mesmo sendo uma amostra limitada dos utilizadores, este é um dos serviços independentes que mais fiabilidade dá e que tem sido usado em muitas ocasiões para tomar o pulso à realidade das preferências de utilização dos browsers.
O que estes números vêm provar é aquilo que todos já sabemos ou esperamos que seja a realidade em breve. O Google Chrome é, ou será, o browser mais usado na Internet.
Os números do Internet Explorer baseiam-se ainda no facto de ser o browser nativo do Windows e o Firefox esteve um pouco à deriva nos últimos tempos, tendo agora encontrado o seu rumo, mas ainda sem ter dado provas firmes de que pode voltar a ser a alternativa que era.
Espera-se que nos próximos tempos o Chrome cimente a sua posição e consiga descolar da concorrência mais directa.
Homepage: StatCounter
Este artigo tem mais de um ano
Ja era de esperar! Mas mesmo assim ainda nao mudo para o Chrome! A google esta a ficar cada vez mais controladora! Por isso é ficar o mais longe possivel da google! Isso nao quer dizer que nao seja um bom navegador!
+1
Eu acho Chrome um browser excelente, actualmente não consigo encontrar grandes falhas. A não ser o facto de consumir muita memoria, principalmente em sistemas mais antigos….
No entanto, não sei…até podes ter razão. Mas gostava de saber o que entendes por “A google esta a ficar cada vez mais controladora!”?
cumpz 😉
É so minha opiniao isto, mas ja conhexo mais pessoas que ja chegam a esta conclusao! O motivo é que eles comexaram so com o browser, depois quiseram e estao a fazer um “windows”diga.mos, dpx é o android depois é eles quererem dominar o mundo! eu proprio utilizo android,gmail bla bla essas tretas todas que nos utilizamos e esto satisfeito mas utlizo com quidado como muitos utilizam! Mas a google quer muito mais que isso e nao vai ficar quieta ate nao segurar o mundo! e dpx eles mudarem sempre de politicas de privacidade! isso é um grande erro a meu ver! claro que tem que se mudar as vezes, mas eles quando querem mudam! viu.se a politica de privacidade que eles meteram no google drive! nao digo que vai acontecer isso, mas esta tudo a apontar para isto! nao sei secalhar sou eu que estou a pensar mal, mas o mundo é pequeno!
Pois, não é que seja de todo errado pensar assim. Mas se formos a ver a Microsoft faz isso há muito mais tempo com muitos mais produtos. vejamos, tem sitesmas operativos para pc’s, telemoveis, e no futuro tablets, tem consolas, tem diversas aplicaçoes para diferentes utilizações, e com muita facilidade eles conseguem saber que tu fazes no teu pc (e digo que o conseguem tendo em conta um video de demonstação do controlo parental (ou Family Safety) no windows 8, https://www.youtube.com/watch?v=p89hDfAkZWM).
Se formos “a ver”, todas as grandes impresas querem dominar o “mundo” (mercado), ou seja querem que as pessoas utilizem só os seus produtos e soluções…
Nem sei porque é que tens medo da Google, quando o Facebook ou a DGES faz coisas, e pode fazer coisas, bastante piores do que utilizar as tuas pesquisas para pura publicidade.
Também tens MSN e instalas todo o tipo de programas no teu pc, quem te diz a ti que os programas ou o MSN não vêm os teus dados?
foi o que comentei agora mais assima! sim eu sei que o facebook esta pior! mas o facebook é so uma rede social que queres utilizas, nao queres nao, mas agora o google é indespensavel, claro que tens bing ou yahoo ou outros, mas google é google, dpx o android que agora passaram muitos a utilizar! pah msn nao tenho instalado e os programas espero que nao, tenho cuidado com o que instalo, mas sim nunca se sabe quem esta a escuta! mas a google esta decerteza! xD
*acima
*indispensável
*de certeza
loool, sim bela ortografia que fiz! é o que da estar fora do país!
Paranóias.
Devias passar a ir ao curandeiro da aldeia porque o SNS guarda toda a tua informação.
A Google não vende os teus dados, vende os teus olhos, isto é, aluga às empresas a possibilidade de te deixar ver a sua publicidade. Se a Google vendesse os teus dados, estava a perder dinheiro.
e tu devias estar a informar.te mais! a google por enquanto nao vende nada teu! mas se for preciso vende.te a ti tambem! enfim se tu dizes paranoias isso es tu! mas cada um tem a sua opiniao e que eu saiba ja ha mais pessoas que pensam isso!
são paranóias sim porque a google não te obriga a ter registo nem no chrome, nem no youtube, nem no google.. apenas no gmail e mesmo assim podes criar um mail meio “anónimo” e dalí não tiram nada de útil.. o google só tem informação tua se o quiseres e deixares.. já o facebook não é bem assim, se queres usufruir do serviço estás, basicamente, a oferecer tudo aos tipos e nem hipóteses tens de voltar atrás.. mesmo que apagues, fica lá tudo..
e desde quando a obrigaxao de nao registrar nao tem informaxao tua? o google tem toda sua informaxao so pelo navegador tudo o que fazes”das pesquisas”claro! nao digo que a google va entrar em seu computador e va ver a sua informaxao documentos bla bla, é saber o que voce faz na internet!
Podem sempre experimentar usar um clone do chrome:
SWRIron
dizem eles que retiraram toda a “falta” de privacidade no chrome.
Certamente existem outros, mas tenho usado este sem problemas.
Digam o que disserem, a Google, como outras empresas por aí (Facebook, entre outras), estão cada vez mais perto de cada passo que o utilizador dá, nós, ao aceitarmos os termos de privacidade (e quem os lê sabe disso), sabe que têm acesso a diversas informações como o nosso histórico de navegação por exemplo. Acontece que muita gente se esquece, como foi dito aqui acima por um utilizador, que também temos de ter em conta os programas que instalamos no nosso computador que ainda nos tornam mais em risco do que as próprias aplicações web pois essas até podem aceder a outros dados importantes do sistema e até mesmo documentos pessoais. Um exemplo claro da Google estar cada vez mais “perto” dos utilizadores é a quantidade excessiva de produtos/serviços, uma vez como empresa dominante na internet, pode-se aproveitar um pouco disso, mas isso já o Facebook faz e outras mais. Concluindo, a verdade é que, hoje em dia, nenhum serviço é seguro no que toca à proteção da nossa privacidade. Ou acostumamo-nos a lidar com isso ou então limitamo-nos apenas em privar-nos desses mesmo serviços.
Eu tambem acho o mesmo,e fico com a sensação que eles controlam todo o que tu fazes nesse navegador, mas isso é so minha opinião.
Eu cotinou a usar o IE porque satisfaz as minhas nessecidades e ate o acho bem melhor que os anteriores esta mais rapido e mais simples.
Estou corioso para saber como vai ser o IE10.
O Internet Explorer tem vindo a perder mercado mês após mês, espero que assim continue.
Esse browser, para quem trabalha em web design/development é uma autêntica dor de cabeça… Espero que o dizem acerca do Internet Explorer no Windows 8 RT (de não fornecerem a API aos outros desenvolvedores de browsers (como Chrome e Firefox), dando privilégios ao IE) seja mudado quanto possível, sendo que é uma jogada muito baixa por parte da Microsoft.
Eu espero que não……
Não entendo essa alegria por ver o IE ser passado para tráz, por acaso tens ações da concorrencia? eu sou um simples utilizador do PC e no meu tenho os dois e só coloquei o Crome porque me disseram que consumia menos recursos da máquina tendo uma máquina rasoavel não senti nada mas uma coisa eu reparei não gostei nada do Crome e como não vou em modas continuo a utilizar o IE, mas quando vir um browser que me agrade no desempenho que espero dele e seja de facto intuitivo mudo sem qualquer duvida mas para já o IE é o que mais gosto.
Os simples utilizadores não fazem idéia do empecilho que esse navegador se transformou. Do atraso que vem causando na web.
É verdade que a Microsoft vem se esforçando para mudar essa situação. Foi preciso perder uma boa fatia do mercado para tomar vergonha na cara.
O IE9 melhorou bastante mas a distância em relação aos seus concorrentes ainda é significativa.
É só ver a classificação do IE9 no The Giant Browser’s Benchmark publicado aqui na pplware no mês passado. 24º em 25 browsers!
nõa sei se já usaste o opera? senão tenta,muito bom a meu ver.
Os dados no site Net Market Share são bem diferentes:
http://marketshare.hitslink.com/browser-market-share.aspx?qprid=0&qpcustomd=0
O Net Market recolhe dados de 40.000 sites, o stat Counter de 3.000.000. Não é bem a mesma coisa!
Pois, realmente é um universo muito maior. Mas sempre li que o net Market Share era o site mais fidedigno.
Não se acreditem nestas estatisticas, sem duvida nenhuma o IE ainda e o browser mais usado, tipo é logico, acham que as pessoas que não conhecem o Chrome vão usar o Chrome?
A minha questão é, quem não conhece o chrome? O mundo mudou muito desde os anos 2000, as pessoas tem as alternativas muito mais visíveis, tanto quando instalas pela primeira vez o windows ele pergunta qual é o browser que queres até numa simplesmente pequisa no Google o motor de busca envia uma sugestão para experimentar o navegador. Quem diz o chrome dizer os outros browsers claro, obviamente ainda existem leigos nesta matéria…mas a realidade é que as pessoas actualmente estão muito mais informadas das escolhas disponíveis.
Respondendo a tua pergunta.
Quem não conhece o chrome são as pessoas cuja a utilidade do pc e apenas redes sociais e msn que ainda deve ser entre uns 60% a 70% e não querem nem saber se o Pc tem antivírus quanto mais o browser que usam.
Se der ir a net já e óptimo.
Mesmo isso está a mudar. A minha mãe só lê o diário e às vezes faz pesquisas no google tanto quanto sei prefere a raposa à internet.
Sinceramente pela experiencia que tenho já não é bem assim como pintas. Claro está, as pessoas que retratas ainda são uma grande maioria, agora essa maioria esta-se a dissipar cada vez mais. Pelo menos é o que vejo no dia a dia
Esse tipo de pessoas normalmente têm alguém que lhes ajuda na informática, e que lhes ensinou a utilizar no inicio. Normalmente essa pessoa, entendida, ensina a trabalhar no chrome.
Estou a dar o meu exemplo. Os meus tios mais velhos e assim, quando começaram a utilizar internet recentemente, fui eu quem lhes deu umas luzes, e a primeira cena que fiz foi instalar o chrome nos pcs deles.
Para dar-te um exemplo:
Eu já meti muitos Firefox e o pessoal habituou-se… muitos quando vêem o chrome pedem-me para o tirar pois fica como broswer principal.
O chrome é um “vírus”. Os utilizadores instalam sem querer não é por ele ser bom ou deixar de ser.
-Anúncios adsence aos montes e bem feitos.
-Programas aos montes que te “obrigam” a instalar o chrome.
-O motor de pesquisa do google, de vez em quando a cookie expirra e lá mostra o anuncio de novo.
-E muito mais…
É difícil para o utilizador comum, não instalar o chrome, acredita. O que vale é que muitos não lhe acham graça, senão…
“Não se acreditem…”
“tipo…”
Faltou o tuguíssimo “é assim”.
O Nuno Gonçalves faz estatísticas a olhómetro.
Realmente estes números me parecem mais próximos da realidade em termos globais.
É por isso que Windows 8 vem com restrições aos concorrentes do IE.
Quais restrições? Sou utilizadr do windows 8 e não encontro restrições nenhumas em relação a browsers, encontro são bastantes bugs nas interfaces gráficas deles e doutro software.
Se não estou em erro, as restrições que muitos falam, e na versão para tablets (ou processadores ARM).
Este pessoal devia de se informar de forma mais conveninte, em vez de vir para aqui “mandar postas de pescada”.
Aí já acredito que aja limitações (devido ao facto de a documentação para programadores não estar completa) mas não afecta só os brosers.
Aleluia irmãos 🙂
Algo Aqui não está a bater certo… Então acabei de ver 5 estatísticas sobre o mesmo tema, e durante o mesmo período e apenas este dá vitória ao Chrome… Nos outros 4 sites o IE ainda ganha por uma grande margem…
Os números desta estatística são completamente diferentes das outras…
Os cinco sites dão informação estatística diferentes para as quotas de mercado dos browsers ?
Então agora é preciso informação estatística sobre a credibilidade desses cinco sites e usar a do mais credível.
Como esta segunda informação provavelmente não existe o melhor será usar a média dos cinco sites – ou seja, o IE continua à frente.
Também considero estes numeros um perfeito disparate. E tomo por amostra todas as pessoas que conheço e que utilização fazem do pc.
O Chrome é de facto muito muito bom e mais rápido, principalmente com o javascript, mas o IE9 também não é mau e se pensarmos nas pessoas que não sabem sequer o que é um browser (para eles o browser chama-se internet), nas empresas, cujos sistemas são fechados e normalmente usam o IE por padrão, temos realmente e ainda uma larga vantagem para a Microsoft.
Eu próprio, utilizador da internet desde os primórdios, programador de websites, não utilizo o chrome “por defeito” apesar de o considerar o melhor. São velhos hábitos, e algum comodismo em relação ao IE.
nao posso estar mais de acordo contigo! o chrome é bom, mas quem nao sabe mexer nele, por exemplo tios bla bla, ao longo do tempo fica desactualizado e muitoooo lento! pois sai versoes todo dia, quase todo dias xDD, e depois se nao for apagar o historico ja foi a rapidez! digo isso pois ja vi muito casos disso, tinham a versao 6 por exemplo enquanto a ultima era a 14, e tava muitoo mas mesmo muito lento, voi so apagar tudo, e ja estava melhor! enfim o IE tem muito que aprender mas eu ainda utilizo, satisfaz.me no que faxo, quando tenho que fazer outras coisas, la tenho que mudar pro firefox ou opera ou chrome!mas é raro isso, o IE faz quase tudo que eu preciso de um navegador! “quase”
Finalmente! Já chega de atrasar o desenvolvimento da web. Espero que a “queda” do Internet Explorer seja cada vez mais acentuada. Que dia feliz para um desenvolvedor Front-end.
Experimentei o Chrome, tenho instalado o Opera e voltei ao Firefox. Apenas com o Firefox consegui substituir completamente o IE e todos os outros, apenas o Opera tem algumas caracteristicas únicas que gosto, mas tem alguns problemas na substituição do IE.
O melhor browser é aquele que preenche as necessidades de cada utilizador, por isso é que varia. Entendo o porque do Firefox, Opera ou mesmo do IE.
No meu caso, porque estou sempre a saltar de computador, seja no pc, seja no mac, seja no portatil ou mesmo no smartphone … o chrome sem 3rd parties preenche as minhas necessidades porque faz parte da minha Google Account, ou seja, Chrome Sync (ex: histórico, favoritos e senhas) + Gmail (com contas externas) + Drive/Docs + Agenda … etc.
exacatamente mike! cada um utiliza consoante suas necessidades e tambem preferencias! mas muitos utilizam um browser ou outro, porque o outro disse que este é melhor e aquele é pior!
Mas agora o pplware bem que podia meter o “statcounter”dos browsers aqui do site! para ver.mos com o que é o que o site é acessado! Va isto ate que era engraxado de ver.mos!
com o que é o site acessado* lol xD tenho de parar escrever rapido!
Por curiosidade, fui consultar as estatísticas de um dos sites pelos qual sou responsável e, num universo de 42000 utilizadores, com cerca de 200000 visitas e 2000000 page views neste último mês, é apresentada a seguinte distribuição relativamente aos browsers utilizados:
– 38.78% Chrome
– 33.54% Internet Explorer
– 21.18% Firefox
– 4.36% Safari
– 1.08% Opera
– 0.67% Android browser
– 0.14% IE With Chrome Frame
– 0.10 Opera mini
– 0.09 Mozilla compatible agent
– 0.02 RockMeIt
Para contextualizar, e contrariamente ao que seria expectável, o universo de utilizadores do site não tem perfil técnico, sendo que muitos utilizadores apenas têm conhecimentos de informática ao nível do utilizador.
Por isso, talvez a estatística apresentada neste artigo não esteja assim tão longe da realidade, pelo menos quando comparada com a realidade que posso comprovar.
Sem dúvida alguma que o futuro dos browsers da actualidade passa pelo Chrome.
Rápido + Simples + Eficaz
Abandonei o IE desde que o Firefox apareceu. Mais ttarde quando surgiu o chrome, continuei ainda por mais um ou dois meses com o firefox. Assim que me apercebi do potencial deste novo browser nunca mais olhei para traz. Chrome é na minha opinião o melhor browser que anda aí.
Para mim o IE será sempre o melhor, mas cada um tem os seus gostos e utiliza o browser que lhe der mais jeito.
No mercado existe muitos para todos os gostos e feitios.
IE o melhor?
Ok… Naturalmente, cada um com os seus gostos, especialmente com um browser cuja empresa, custa-lhe a acompanhar as ultimas tecnologias web e é a que atrasa mais a sua adopção por parte dos web developers… Mas pronto… Talvez um dia, quando o IE ser mais rápido do que todos os outros acima e deixar de vir embutido no Windows, talvez eu mude de opinião :). Se calhar enquanto todos os outros browsers usarem em pleno um futuro HTML6 ou CSS4, o IE, sendo o grande browser que alguns pensam que é, ainda só suporta 10% dessas funcionalidades :D, ou melhor ainda, só correm no IE formatos de vídeo e audio proprietários da Microsoft ou então aqueles ActiveX que nós todos “adoramos” e que nos colocam o nosso computador em risco. Mas pronto…
Já no Windoze 8, a MS, diz que não vai disponibilizar certas e determinadas funcionalidades a outros browsers e só para o IE… Eu vou parar de escrever…
xD
com tanta opinião certa que tens então começa a usar o IE e vais ver! ou sera que nen te deste ao trabalho de ver realmente as mudanças que a MS realizou no seu browser?
Na minha opinião se queres realmente um bom e melhor IE começa a usar e tenta dar o teu parecer á MS para que esta te oiça e que va ao encontro dos seus utilizadores e das suas nessecidades.
Espera para veres como vai ser o IE10 e vais ver que vais mudar de opinião…..
Os meus agradecimentos aos Utilizadores do Mundo, por fazerem da Internet um mundo melhor, sem o IE no topo xD
+1
Melhor browser:
https://www.youtube.com/watch?v=kkNxbyp6thM&feature=related
😀
Esta notícia é tendenciosa, até porque a Net Applications diz algo completamente diferente, e é uma fonte muito mais fiável.
http://marketshare.hitslink.com/browser-market-share.aspx?qprid=1&qpcustomb=0
Desconfio que brevemente não vai ser só o browser da Microsoft, já vi o preview do Windows 8 e meu Deus que andam aqueles profissionais muito bem pagos a fazer? aquele sistema operativo até é capaz de ser excelente num telemóvel ou num tablet mas por favor não misturem tudo, ainda por cima nem as cores do lay-out escapam, uso o Windows 7 e não penso mudar.
Mais um engano que outra coisa, ainda bem!!!!!
Em fim e tudo a favorecer o Chrome
Estes dados não estavam sertos.
O IE ainda está á frente!!!!
http://tek.sapo.pt/noticias/internet/internet_explorer_ainda_e_o_browser_mais_usad_1245955.html
Ambos estão corretos! A diferença está na forma como é contabilizado os acessos. Um contabiliza as visitas pelo IP único, o outro não. Ou seja, o Chrome é o navegador que mais navega na internet, enquanto o Internet Explorer o mais usado.