O fim do Windows XP trouxe verdadeiras dores de cabeça não apenas para os utilizadores mais atentos mas também para muitas outras organizações. O fim do suporte deste sistema operativo deixou de mãos atadas muitas empresas que não se prepararam para este fim e que têm sistemas e aplicações dependentes desde SO.
Mas o fim do XP pode ter levado a muito mais do que este problema e com impacto no futuro. De acordo com fontes oficiais, o governo Chinês baniu de todos os novos computadores governamentais o Windows 8, por problemas de segurança associados ao futuro suporte e manutenção deste sistema operativo.
De acordo com uma nota governamental, emitida pelo governo Chinês, todos os novos computadores que forem adquiridos pelos organismos centrais do estado não vão poder ter instalado o Windows 8.
Esta decisão é sustentada com o problema recente que atingiu grande parte do Governo Chinês com o final de vida do Windows XP.
Desta forma conseguem garantir que em situações futuras não se vão ver confrontados com o fim do suporte e o surgimento de potenciais problemas de segurança associados.
Mesmo com a decisão da Microsoft em manter as actualizações dos produtos de segurança criados para o Windows XP até Julho de 2015, o Governo Chinês resolveu optar por banir o Windows 8 dos novos equipamentos, garantindo desta forma que fica imune a problemas que surjam no futuro.
A alternativa que vai ser usada será produzida dentro da própria China. A ideia é o governo Chinês investir na criação de uma versão de Linux que possa ser usada em todas estas máquinas, garantindo assim que fica nas suas mãos o controlo sobre as actualizações de segurança e a resolução de problemas, deixando esta de estar nas mãos de empresas estrangeiras e que podem a qualquer momento terminar a vida de um sistema operativo.
A ideia da criação de uma distribuição Linux Chinesa não é nova e existem até algumas versões já tornadas públicas. Esta ideia ganhou recentemente forma com o fim do Windows XP e com a vontade de se tornarem independentes das empresas Norte Americanas.
O Windows XP é ainda o sistema operativo mais usado na China, com mais de 70%, tendo sido dos países onde o impacto da medida da Microsoft mais se sentiu.
Apesar deste medida agora anunciada não se espera que os números de utilização do XP venham de decair para já.
Esta medida está para já contida nas compras que o estado Chinês irá fazer, mas poderá a médio prazo ter impacto nas opções que os utilizadores venham a tomar.
Poderá o estado Chinês conseguir conseguir implementar esta medida e viver sem o Windows 8?