PplWare Mobile

Carro do Street View bloqueado no Reino Unido

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Frigo says:

    juntando isto com a aplicação para encontrar os amigos, que está-se a ver vai ser hackeada por quem sabe para seguir quem quiser, estamos a entrar num big brother mundial…qq dia deixo de usar telemóvel.

  2. clinis says:

    Se o carro captar o que uma pessoa consegue ver enquanto vai a andar na rua, acho que não é invasão de privacidade… mas é a minha opinião.

    Eu até acho o serviço interessante. Mas como tudo tem contras, um deles é que pode ser usado para crimes…

  3. Frigo says:

    pois, mas pela imagem, ou basearam-se no homem mais alto do mundo (e mesmo assim) ou estou como os habitantes, aquilo consegue espreitar muita coisa. Se bem que dentro de um camião não deve ser mais baixo.

  4. A google que venha a Portugal, que nós não nos importamos de ter o “street view” disponível!, pelo menos eu não me importo!!!
    Até organizava já uma petição junto da google !!!

    http://www.bitaytes.com

  5. marinho says:

    desculpem o off-topic mas preciso mesmo de ajuda. Alguém sabe como se faz uma rede domestica entre um mac com o leopard e um pc com windows vista???? se alguem souber que me de umas luzes por favor…

  6. mmick says:

    A partir do momento em que o carro está a tirar fotos na via pública é 100% legal já que é o mesmo que qualquer pessoa ir na via pública ou até tirarem fotos. Gostem ou nao, nao podem fazer nada (legalmente).

    E além disso é uma estupidez referirem que têm problemas de privacidade se qualquer pessoa passa por casa deles e olha, qual a diferença? Gente com cabeça pequenina…

    • telveri says:

      concordo…. ate fotos se tiram por ai, e quem não tem fotos em casa com pessoas de fundo, ou locais, que não conhecemos nem nos dizem respeito? Agora está na consciência de cada um o que fazem ou o que vão procurar e com que finalidade…

  7. AntónioPT says:

    @António Batista

    Criei uma petição no PetitionOnline sobre o tema do Street View em Portugal.

    Assinem e publiquem este link, para que talvez um dia o nosso desejo se realize:

    http://www.petitiononline.com/stviewpt/

  8. Vítor M. says:

    Ao nível da legalidade, acredito que que o Google se precaveu com a lei do seu lado, parece-me no entanto que esta tecnologia é bastante intrusiva se entrar na esfera da vida pessoal das pessoas fotografadas.

    Cada pessoa tem direito à sua imagem.

  9. edumicro says:

    @ mmick, não te esqueças que assim qualquer assaltante pode planear o crime mais facilmente, ver melhor os pontos estratégicos em volta de uma casa, sem ter de andar a rodear a casa horas a fio. Mas claro, a câmara capta o que qualquer pessoa vê. 😉

  10. Marcelo Ribeiro says:

    Sinceramente não vejo qual é o problema destas pessoas…
    Pelas imagens que vi, a privacidade deles até está bem protegida: as caras e matriculas tão tapadas… não sei o que mais querem!
    Para um povo que “parecia” tão avançado, estão na idade da pedra nesta matéria… vê-se o mesmo que se vê a passar de carro na estrada… daqui a pouco estão a pedir que cortem a estrada porque está a invadir a privacidade. Querem proteger a privacidade? Ponham gradeamentos e muros altos e fechem as persianas, que é o que os outros fazem!

    Subscrevendo o link da petição: http://www.petitiononline.com/stviewpt/

  11. bertolo says:

    ridiculo.

  12. J.C says:

    Estamos a chegar a um ponto em que qq dia os assaltantes nem têm de sair de casa para planearem um assalto no terreno. QQ dia acedem ao google, vao ver como é a zona ao promenor.

    Para alem disso a altura a que a camera esta é bem possivel que consiga ver por cima de muros e cercas que os moradores das suas casas erguem para ter alguma privacidade.

    Pessoalmente acho que é ridiculo ao ponto em que se esta a chegar. Mas para que raio quero eu imagens reais da minha rua num mapa? Com a tecnologia 3d que existe hoje em dia era muito simples, ocupava menos espaço e nao invadia a privadidade das pessoas.

    Cheers

  13. Cândido says:

    Não percebo porque as pessoas reagem mal nestas situações! Têm a certeza de que não estamos a ser vigiados? com ou sem cameras!
    Obrigado por terem um site tão porreiro!
    É top nos meus favoritos! =)

  14. Cândido says:

    PS. já assinei a petição!!

  15. Blizard says:

    A tecnologia usada é intrusiva na minha opinião… mas não me parece ter nada de ilegal…

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  16. AntónioPT says:

    @Cândido

    Obrigado a ti e a todos os 15 que já assinaram. Vou publicar a petição em vários fóruns e blogs para tentar obter o máximo de assinaturas. Talvez alguns de vocês o poderiam fazer também 😉

  17. spulva says:

    EU axo intrusivo, no entanto legal ne? SE fosse eu um desses que bloquearam o carro, eu pega fogo ao condutar tambem, ao menos tinha mais visao a nivel mundial 🙂 funcionario da google incendiado em plena via publica, SHOW XD, a realidade e que este tipo de tecnologias tem o seu ponto positivo, mas o ponto negativo e bastante grande, ha que dizer…

  18. bismarques says:

    @Para o pessoal que está preocupado com a invasão de privacidade:

    Então e nos países em que há câmaras de vigilância nas ruas a trabalharem 24 horas por dia? (exemplo:Inglaterra,Estados Unidos da América etc…)

    Faz-me lembrar as “tias” que não gostam de ser fotografadas mas depois nas festas do chamado “get7” se “atiram” para a frente dos fotógrafos para aparecerem nas revistas cor de rosa! Enfim, se fosse este o mal do Mundo estáva-mos bem!

    Abraço

    BisMarques

  19. HB says:

    Primeiro não me parece que os assaltantes escolham as propriedades a assaltar baseando-se em mapas. Talvez seja mais cómodo analisar os mapas mas não me parece que isso fosse dispensar uma obervação directa.. na qual podem sempre tirar fotos. Logo, acho que não seja uma violação de privacidade senão tirar fotos na rua com uma qualquer máquina também seria. Segundo, ja existe o live maps da Microsoft com a função “birds eye” em que támbem é possivel ter uma boa visualização das propriedades. Nalguns casos, talvez melhor que o street view da Google e não me lembro de alguem se opor a isso..

  20. Artur says:

    O carro capta imagens de onde qualquer pessoa pode estar, a diferença é que podemos estar em casa a ver em vez de ter de lá ir, qual o mal nisso?
    Sinceramente não percebo qual a revolta de certas pessoas (não me refiro as pessoas aqui dos comentarios).
    Pior que o Street View é o Goggle Earth, esse sim percebo o “medo”, porque dá acesso dum ponto de vista não possivel.

  21. keops says:

    Quanto mais tempo isto demorar a chegar a Portugal, melhor! Aliás, espero que nunca se interessem por fazer isto aqui.

    As pessoas não são malucas para se organizarem e bloquearem o carro por razão nenhuma, e à altura desta câmara vê-se perfeitamente que consegue tirar fotos de locais que não se consegue ver ao nível da rua (por cima de cercas, dentro de janelas, etc) e o problema é que metem essas fotos na net ao dispôr de toda a gente. Até pode não ter nada de ilegal, mas se passasse aqui eu ajudava a bloquear aquela porcaria e mandá-la rebocada pá America.

  22. BaronRojo says:

    Mais uma vez a maioria fala sem conhecimento de causa,
    são cabeças pequeninas e afinal não são assim tão avançados….tipico comportamento tuga.

    Eu como a maior parte da malta de Broughton tenho uma casa de 8 ass. com piscina, corte de tenis, 3 carros, etc, etc
    e também não quero aparecer no google earth, perceberam?

  23. Marcelo Ribeiro says:

    @BaronRojo

    Afinal quem parece falar sem conhecimento de causa és tu.

    Para que isso não apareça no Google Earth tens três opções (qual delas a melhor):
    Primeira: Fazes uma parede de três metros de altura à volta da casa;
    Segunda: Compras um terreno bem grande, com espaço suficiente para fazeres uma estrada de 1 km até à casa, e já só precisas de fazer muros de 2 metros de altura;
    Terceira: Vais às fotos da tua casa no Google Maps e clicas no link que diz “Report a Problem” e escolhes a opção que diz para tirar a tua casa de lá.

    —- end of @ —-

    Sinceramente não sei qual é o problema das pessoas que não percebem o significado da palavra privacidade:

    “Privacidade é a habilidade de uma pessoa em controlar a exposição disponibilidade de informações e acerca de si. Relaciona-se com a capacidade de existir na sociedade de forma anônima (inclusive pelo disfarce de um pseudônimo ou por um identidade falsa).” (Fonte Wikipédia);

    A partir do momento em que as pessoas têm a cara tapada, matricula do carro tapada, bem como informação que as permita identificar obliterada, não está a ser violada a privacidade do cidadão.

    Aos que pensam que a privacidade é “o direito de ocultar tudo aquilo que se faça, tenha, crie” dos outros está redondamente enganado. E o StreetView do Google apenas vem provar isso.

    Aquilo não passa de casas, ruas e peões. Eu não sou ladrão, mas se fosse, não me sentia mais tentado a roubar uma casa por ter as fotografias num “mapa”. Como ouvi uma cliente a dizer numa loja onde vendiam fechaduras: “Quando eles quiserem entrar, entram”.

    Basicamente: Privacidade é o “privilégio” de não podermos ser identificados. Só isso. Não fala que as casas não possam ser postas aos olhos de todos.

  24. Nandozs says:

    @Marcelo Ribeiro

    Subscrevo tudo o que escreves-te.

    E quanto a ti, oh BaronRojo, tiveste uma boa oportunidade para teres ficado com os dedos quietos! Vens praqui exibir a tua casa… Toma juizo!

  25. João Alves says:

    Estes já estão como os Índios: As fotos tiram as almas..

    Eu sou um pouco mais fundamentalista. Acho que devia de haver uma lei para que todos os trolhas de mentes menos desenvolvidas, que se opõem a tudo o que é tecnologia, investigação e desenvolvimento, só porque sim e porque é giro falar sobre privacidade quando nem se sabe o que a palavra realmente significa; fossem metidos a viver em grutas como os os nossos antepassados.

    Com gente tapada o mundo não anda para a frente. Quem não deve, não teme.

  26. BaronRojo says:

    humm, vocês é que são os entendidos
    mas pelo que sei a minha casa é propriedade privada e tenho o direito de decidir se aparece ou não.

    @Nandozs, ok não percebeste, paciência

  27. keops says:

    João, claro que insultar as pessoas com ideias diferentes demonstra uma mente muito mais desenvolvida e avançada.

    Se calhar se metessem pessoas com tu em grutas não tinhamos que ler posts desses sem conteúdo e apenas provocatórios.

  28. Nelson N says:

    Pois é… já não basta o Google ter todo o tipo de informação sobre os cibernautas, sim porque é tudo deles. faço uma pesquiesa, fica arquivada como sendo deles; utilizo o chrome, os sites visitados ficam lá arquivados; Gmail mesmo que os apague, ficam lá arquivados; provavelmente muitos não sabem a quantidade de chaves que ficam no registo do sistema que a simples instalação do toolbar lá mete! vindo de quem vem é duvidoso!

  29. YuY says:

    É proibido tirar fotos hoje em dia a tudo e todos… menos a vocês mesmos na vossa propriedade. É a lei em Portugal, talvez não seja assim na Inglaterra mas em Portugal é. Mas basta visitar sites de fotos e de redes sociais para veres aos milhares de exemplos de ilegalidades cometidas dia após dia por cá… a lei existem, mas apenas não foi feita é para ser cumprida, como tantas outras, claro.

    Quem quer privacidade não pode ter amigos, não pode usar qualquer tipo de meio electrónico [(incluindo telefones, telemóveis, internet, multibanco, cartão de crédito, via verde (e matricula do seu carro com chip na matricula… que em breve vai se obrigatório, e como cá em Portugal já se sabe como é, qualquer um sabe através do amigo da policia ou da entidade que gere o serviço por onde andaram e andam…)], não podem usar cartões de fidelização das lojas, não podem ir a lojas que tenham câmaras de filmar… e olhem que muitas nem sequer anunciam cá fora que as tem! etc.)… e claro tem de rezar para que ninguém se lembre de se meter atrás de vós, porque se andarem atrás de vós mesmo que tomem muitos cuidados, descobrem rapidamente para onde vão, com quem estão, o que compram nas lojas (que através de irem atrás de vós… que através do lixo), enfim privacidade é um mito.

  30. aospapéis says:

    Vamos proibir o Google Earth porque pode fotografar alguém nu no jardim de casa…

    http://aospapeis.blogspot.com

  31. Nandozs says:

    @BaronRojo

    Mais uma vez devias ter ficado quieto…

    Se isso é privado escusavas de ter vindo com essa conversa toda a queixares-te..
    Se é propriedade privada, não te queixes e mexe-te pra nao veres a tua casinha GRANDE num monitor.

    Ou vai viver para um contentor e vive despreocupado da vida com a insegurança!

    Ou melhor ainda, vira mendigo, e arranja papelao pra fazeres a casa, porque tenho a certeza que ninguem te iria fotografar!

    Bem haja

  32. Jonithu says:

    Os terroristas têm o trabalho facilitado c/ estas novas tecnologias. É verdade que elas são criadas p/ darem melhores condições aos utilizadores, mas infelizmente há quem se aproveite p/ outros fins.
    Ainda um dia destes um maluco qualquer vai dar-se ao trabalho de disponibilizar os nomes das pessoas que vivem numa determinada rua.
    Enfim, tudo tem os seus limites!

  33. dajosova says:

    @mmick
    É tudo muito interessante mas qualquer dia queres dar um peido e o tipo ao lado tem um “Peidómetro”… e toda a gente vai olhar para ti. Que fixe que vai ser 😉

  34. Nandozs says:

    @Jonithu

    Pois os “terroristas” agora ficam a saber que na rua nao sei que, que mora o manel o jaquim o antónio e o figueiredo…

    E depois?? Nada que uma lista telefonica nao tenha!!

  35. Carlos says:

    WTF? Petição com 3 linhas de texto?

    É que é já… A google já está sensibilizada! LOL

  36. BaronRojo says:

    Caro Nandozs, quem é você para me mandar estar quieto?

    Como diria um amigo meu irlandês : as opiniões são como os buracos do cú, toda a gente tem um.

    Passe bem.

  37. Nandozs says:

    Nem mais..

    Mas eu por acaso nao mandei nada..mas sim efectuei um conselho.cabe a sí, analisar eu nao a situação, e ver onde existe o problema.

  38. Por mim os carros espiões da Google podiam ser todos artilhados pela ETA e rebentarem como bombas de Carnaval 🙂

    Que coisa parva que se lembraram de inventar. A estupidez do ser humano no seu melhor. Qualquer dia já nem nu em casa podemos andar.

  39. Jaime Almeida says:

    Não é invasão de privacidade porque toda a gente que passa na rua pode ver o mesmo que o carro, agora dá a possibilidade a desconhecidos de conhecer o local e efectuar crimes mais facilmente

    Acho que os habitantes estão no seu direito de querer ou não a sua vizinhança gravada…e devia ter uma aceitação de pelo menos 90% para poder ser feito

  40. antxnix says:

    Minha opnião de alguns anos atrás….

    “O google quer dominar o mundo”

    hehehehe.

    ps* assistam o filme http://www.imdb.com/title/tt0120660/ de 1998 e vejam que a vida imita a arte.

  41. SPY says:

    a petição está muito fraquinha … a virgula serve para alguma coisa…não é com 2 frases que vão convencer a Google a vir para Portugal tirar umas fotografias ….

  42. HB says:

    @BaronRojo

    É muito simples a tua casa não aparecer..
    Já vi que espaço não te falta por isso que tal pores uma cerca alta e plantares umas árvores.. Foi o que fiz na minha muito antes do street view.. Aliás muito antes da Google!

  43. NarG says:

    A nossa vida sempre foi e sempre será controlada por satelites, que caso nos queiram espionar não terão qualquer problema, não vai ser o google que nos vai invadir a privacidade desta forma…

  44. BaronRojo says:

    @HB

    qd referi que tinha uma grande casa estava a brincar
    pq fui ler o artigo no guardian e esse parecia ser o principal
    motivo da acçao visto ser uma zona “bem”.
    Estava apenas a tentar perceber a atitude dos bifes e irritou-me tar a ler comentarios a dizer que eram atrasados e cabeças pequeninas, etc

    Como td as novidades tecn. podem ser usadas para o bem ou para o mal

  45. Sharp Random says:

    Aqui no Brasil os caminhões de entrega de botijões de gás assassinaram a música Pour Elise de Beethoven há anos.

    Basta algo semelhante quando o carro da Google estiver chegando com sua câmera invasora. Uma exceção a benefício da tecnologia realmente útil.

    Jeitinho brasileiro, com certeza. 😉

  46. Nandozs says:

    Street View da Google não viola privacidade

    Só pra alguns moralistas que falam muito…

    “Espreitar o mundo a partir do Google Maps é bom, mas não muito perto nem com vistas de 360 graus das ruas, defende a Privacy International, uma organização de defesa da privacidade que entregou uma queixa ao gabinete britânico da Informação, mas que não teve uma resposta favorável.

    A introdução do serviço Street View da Google no Reino Unido tem sido acompanhada de polémica com o pedido para retirar imagens de casas e de ruas, entre as quais se conta a de um homem que saia de uma sex shop, o que fundamentou a queixa da organização de privacidade.
    A resposta do ICO (Information Commissioner’s Office) afasta qualquer reclamação de ilegalidade em relação ao serviço e adianta que não vai desenvolver nenhuma acção contra a Google. O organismo garante porém que está a acompanhar o tema mas que não encontra nenhuma ligação clara de que a comunidade considere o Street View particularmente danoso.

    O pedido da Privacy International de que a Google deveria obter a autorização das pessoas para a recolha de imagens foi também recusado, com o argumento de que não é necessário ter o consentimento para este tipo de serviços.

    O serviço Street View foi lançado em 2007, inicialmente com apenas algumas cidades norte-americanas, mas tem vindo a ser alargado. No lançamento do Google Maps para Portugal a empresa não revelou os planos para disponibilizar este serviço a nível nacional.

    Fonte: Tek (sapo)

  47. telveri says:

    Ai que essa carro já passou por mim, nas ruas frente ao Norteshopping (Matosinhos). Ai que eu ainda vou aparecer no Street View…. lol

  48. JResende says:

    O serviço de vista de rua do google maps/googleearth já está disponivel para a cidade do Porto e para Lisboa. E em breve estará disponivel para outras cidades. Ainda há pouco vi o famigerado carro numa rua de Ovar.

    Quanto à invasão de privacidade, acho um abuso exporem imagens de dentro de casas em que se conseguem ver pessoas lá dentro…
    Existe sempre a possibilidade de retirar a imagem, mas nem toda a gente irá ter conhecimento que a sua foto aparece no google earth. Ainda há muita gente que não tem acesso à internet.

  49. Fabio says:

    Pode sim ser usado pra crimes, mas se todos ficarem com essa filosofia de crimes que tudo tem seus risco, ou pensam”acho melhor não é arriscado”, Parem, parem, vamos usar todo nosso conhecimento para o bem, deixem as pessoas de má indole acreditarem em suan convicções, temos que cuidar do bem. Viva o Google!!!

  50. Michael says:

    Alguém me pode explicar como posso apagar a foto da minha casa
    no street view. Não quero nenhuma foto da minha casa na net.
    Na minha opinião acho o que a google esta fazer é ilegal, eu
    também não vou a casa de alguém e tiro fotos na casa de banho de alguém a fazer o serviço.
    para mim o que a google esta a fazer é mesma coisa está a violar os meus direitos de privaçidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.