Os acidentes rodoviários são uma constante nas estradas em qualquer parte do mundo e que com o crescimento dos carros autónomos esta é uma preocupação. Há cerca de 2 anos que este tipo de veículos passaram a ter autorização para circular nas estradas da Califórnia e, desde então, que já se têm vindo a registar alguns acidentes, quase sempre por culpa de carros comuns, mas sem grande gravidade.
Agora, um Lexus da Google sofreu mais um acidente, o mais grave de sempre na história dos carros autónomos, tendo ficado bastante danificado mas, uma vez mais,… a culpa parece ter sido do Homem.
Foi na passada sexta-feira que um Lexus RX 450h de condução autónoma da Google esteve envolvido num acidente com uma carrinha, em Mountain View, na Califórinia. Segundo a polícia local, o condutor da carrinha passou um sinal vermelho e bateu no carro da Google, que estaria com o sistema de condução autónoma activado no momento do acidente.
Ainda assim, no momento do acidente, o controlo do carro foi assumido pela pessoa da Google, que travou o carro quando se apercebeu que a carrinha não teria respeitado o sinal vermelho. Muito provavelmente, se o carro estivesse a ser conduzido por uma pessoa desde o início, não teria havido forma de evitar o acidente.
Do acidente, não resultaram quaisquer feridos, mas os danos no carro da Google, e na própria carrinha, foram consideráveis, tal como se pode ver pela primeira imagem.
A Google prontificou-se desde logo a esclarecer a situação através de um comunicado onde refere que o carro da Google avançou pelo menos 6 segundos depois do semáforo ficar com luz verde, sendo que a carrinha é que não respeitou a sinalização.
A Google vehicle was traveling northbound on Phyllis Ave. in Mountain View when a car heading westbound on El Camino Real ran a red light and collided with the right side of our vehicle. Our light was green for at least six seconds before our car entered the intersection. Thousands of crashes happen everyday on U.S. roads, and red-light running is the leading cause of urban crashes in the U.S. Human error plays a role in 94% of these crashes, which is why we’re developing fully self-driving technology to make our roads safer.