Pplware

Última hora: Bruxelas deixa cair proposta de fim de roaming na UE

Os custos de roaming tem sido um assunto muito debatido nos últimos meses. A vontade da Comissão Europeia é acabar com este custo.

Se tudo encaminhava para que esta fosse uma realidade a existir em breve, a Comissão Europeia acaba de deixar cair a proposta apresentada há dias.

Um dos pontos que estava em discussão sobre este tema era a política de utilização responsável a aplicar aos utilizadores que se encontravam em roaming. Após ter apresentado a sua proposta há poucos dias, a Comissão Europeia retirou-a hoje, após ter ouvido as várias opniões das entidades ligadas ao processo.

Esta posição da Comissão Europeia não invalida o processo que está a decorrer, devendo em breve ser apresentada uma nova proposta de utilizaçao aceitável a aplicar aos utilizadores. O fim do roaming será uma realidade e nas datas previstas, reforçou a Comissão Europeia.

A alteração ao texto que vai ser produzido pretende ser mais justa para ambas as partes e é fruto da avaliação de Jean-Claude Juncker, que a proposta apresentada não era suficiente boa e que teria de ser melhorada.

Em Portugal a Apritel, associação que reúne os diversos operadores de telecomunicações nacionais, reagiu de forma negativa à proposta inicial, que previa não haver pagamento de roaming num total de 90 dias por ano ou 30 dias consecutivos. Após estes períodos seria possível às operadoras cobrar taxas, mas segundo valores definidos pela Comissão Europeia.

Exit mobile version