Pplware

Brasil assina acordos de parceria com a China na área da Ciência e da Tecnologia

A China está a ser fortemente afetada pelas restrições dos EUA, especialmente no setor tecnológico e, portanto, está interessada em encontrar alternativas e firmar diferentes aliados. Nesse sentido, a proximidade entre o Brasil e a China é cada vez maior e recentemente os dois países assinaram vários acordos de parceria na área da Ciência e da Tecnologia.


Brasil e China assinam vários acordos na Ciência e Tecnologia

Foi durante esta sexta-feira (14) que o presidente do Brasil, Lula da Silva, e o presidente da China. Xi Jinping, assinaram um total de 15 acordos comerciais e de parceria entre os dois países na área da Ciência e da Tecnologia. O momento aconteceu durante a visita oficial do presidente brasileiro ao país asiático e alguns dos acordos assinados são direcionados para o desenvolvimento de tecnologias e para a partilha de conteúdos de comunicações entre os dois países.

Um dos acordos assinados tem como objetivo a criação de um plano de cooperação espacial entre o Brasil e a China até 2032 e ainda o lançamento do sétimo satélite: o CBERS-6. Há ainda a intenção de que as duas nações cooperem na criação de tecnologias para o espaço exterior. Um outro acordo debruça-se na cooperação entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) do Brasil e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China e a parceria ainda prevê a coprodução televisiva entre os dois países.

A lista seguinte descreve alguns dos acordos assinados entre a China e o Brasil no âmbito da Ciência, Tecnologia e Comunicações:

Também houve acordos no setor privado, como a parceria entre a empresa brasileira Unifique e a chinesa ZTE de forma de melhorar a cobertura da rede 5G na zona sul do Brasil.

Leia também:

Exit mobile version