BPI e BCP cobram por transferências via app MBWAY e dizem estar satisfeitos
Como é do conhecimento público, o BPI foi o primeiro banco a anunciar que iria começar a cobrar taxas relativamente ao MBWAY. Seguiu-se o BCP, cujos preços não são nada simpáticos, e o Banco Totta também já informou que vai começar a cobrar.
Depois de várias críticas por parte dos clientes, tanto o BPI como o BCP dizem estar satisfeitos e até melhoraram a relação com os clientes.
Os bancos estão a substituir a aplicação MB WAY por soluções próprias que “amarram” os clientes, com o propósito de cobrar comissões diferenciadas nas transferências através do telemóvel. Desta forma, volta a destacar-se o modelo tradicional de negócio bancário, que leva os clientes a terem relações comerciais de exclusividade com o banco, “usufruindo” de serviços.
BPI e BCP dizem estar satisfeitos
Segundo revela o Expresso, no balanço do primeiro semestre, tanto Pablo Forero (presidente executivo do BPI) como Miguel Maya (presidente do Banco Comercial Português - BCP) têm uma coisa em comum: estão satisfeitos com a decisão.
As coisas correram muito bem, praticamente todos os clientes mudaram para a aplicação do banco. O número de clientes a utilizar o MB Way dentro da aplicação do banco aumentou 40% face ao final de ano.
(Os clientes) “estão a utilizar a aplicação e a utilizar o MB WAY de maneira mais recorrente. Acho que correu lindamente”
Pablo Forero - Presidente executivo do BPI
De relembrar que todas as transferências realizadas via app do BPI são gratuitas. No entanto, através da app MB WAY, os clientes pagam uma taxa de 1,20 euros.
No caso do Millenium, a partir de 17 de junho, os clientes BCP começaram a pagar uma taxa de 0,52 euros pela transferência se a operação for realizada via app do banco ou então 1,248 euros se utilizar a app oficial do MB WAY. O banco já tinha revelado os clientes que irão ficar isentos, em concreto os que têm conta “cliente frequente” – ver aqui.
Segundo Miguel Maya do BCP...
A grande maioria dos clientes não está a pagar comissões no MBWAY. O presidente executivo do BCP revela que “Aumentaram mais de 450% as transferências MBWAY na app” e salientou o “relacionamento com os clientes” .
Tanto conseguido levar muitos clientes a usar a funcionalidade dentro das apps dos bancos que lideram, os dois presidentes executivos dizem estar satisfeitos com a decisão uma vez que melhoraram o “relacionamento com os clientes”. No que diz respeito a números, as duas entidades consideram que pouco impacto teve a cobrança no MB WAY.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Expresso
Eu também ficava satisfeito se pudesse cobrar os bancos por eles terem lá o meu pouco dinheiro. Ah, isso era o que se chamava antigamente de taxas de juro de depósitos.
E ainda existem esses juros, a questão é que são taxas tão baixas que é preciso ter lá uma fortuna para receber algum dinheiro que se veja…
As taxas de juro agora são 0.015%, pelo menos onde tenho o dinheiro é assim
Consegue-se ainda mais do que isso, dependendo do montante. Banco Invest novos depósitos a 1,1%
wow, loucura. vou já transferir todo o meu dinheiro para lá.
Em vez de se focarem em evoluir, suportarem o Apple Pay por exemplo, andam a focar-se em alternativas a uma aplicação que já funcionava. Portugal a ser Portugal
+1
É isso… Vamos ajudar outra empresa gananciosa a ficar ainda mais rica.
Ou, que tal abrir a conta num banco estrangeiro e pagar apenas um valor à volta de 5€ por ano???
É uma situação win win para o cliente, e um pesadelo para os Bancos em Portugal.
E que tal abrir uma conta cá e nem pagar os 5€ por ano? Não é pesadelo nenhum, e é bem possível.
E quando o banco estrangeiro der o estouro vais-te agarrar aos tomates…
Na verdade quem faz a regulamentação bancária na Europa, é o BCE. E nesse prisma europeu os primeiros bancos a dar o estouro foram os portugueses, tendo sido os contribuintes todos a pagar. Já se esqueceu? Nisso somos pioneiros. Não fossem as regras do BCE e a sua ajuda e andavamos todos a pão e água. Eu abdico da banca portuguesa, prefiro banca europeia. Pelo menos tenho a certeza que há certos povos (maioritários por sinal) como os alemães e os franceses que não se deixam roubar…
Podes dar o teu exemplo? Quais os procedimentos que são obrigatórios, e como é o dia a dia em termos de pagamentos com multibanco? E se quiser comprar algo mais caro, por exemplo, um carro, como faço?
E que tal num banco portugues que nao pagas nada? Será o melhor nao?
Só assim para o caso:
https://www.bportugal.pt/page/o-que-sao-os-servicos-minimos-bancarios-smb
Pode ser que ajude muita boa gente.
E depois a banca portuguesa vai á falência obrigando o estado a injectar milhões que saem dos bolsos de todos nós em vez de os aplicar a melhorar o sistema de saúde/educação/infraestruturas rodoviárias…
Em Portugal sê português…
Não são alternativas.
Os bancos estão a usar as API do MBWay.
Só usa (e paga)quem quer !!!
Não percebeste o cerne da questão. Não se trata de pagar quem quer. Trata-se que apenas inovaram porque houve “alguém” que apareceu primeiro a roubar-lhes território. E os senhores começaram a perder algum controlo e terreno e então começaram a taxar preços absurdos por transferências e afins e meteram as suas apps a fazerem o mesmo. Faz-me lembrar os espertalhões que apenas se safam nos exames à custa do vizinho do lado. Triste realidade portuguesa, a verdadeira “bota a baixo” para se “aprumarem” em primeira fila.
ou seja, estão a bloquear a inovação! como é possível nos dias de hoje uma transferência bancaria demorar 1.2.3 dias? com tanta inovação temos um sistema bancário da prestoria !
eles não querem é evoluir e continuar do jeito deles!
+1
Ninguém apareceu a roubar território, a APP é pertença da SIBS, que é a união de todos os bancos.
O que fizeram foi arranjar uma maneira de tirar dividendos, sendo o Millennium aquele que o fez de maneira mais descarada!!!
Era isso que diziam quando os ordenados deixaram de ser pagos em numerário.
Veremos
Sou cliente BCP há mais de 30 anos, tendo começado no BPSM.
Cada vez que acedo ao banco online, recebo a publicidade para instalar a dita app millennium BCP:
1º O meu TM possui SO não suportado pela app. Por aqui, é esquecer, pelo menos por enquanto
2º Quando acontecer a substituição do TM por outro com SO suportado, nomeadamente Android, ainda que possa instalar a app, não irei utilizar a funcionalidade, apesar de ser Clienfe Frequente BCP quase à 20 anos, práticamente desde que lançaram o programa. Simplesmente pela atitude que o banco tem. Ganância. Tudo serve para juntar mais umas migalhitas.
Essa do cliente frequente sempre achei muita piada. Paga-se para não pagar lol
Pois, de facto é verdade. Pago comissão de cliente frequente, para não pagar 3x comissões de manutenção de conta, pois utilizo 3 contas, no mesmo banco. Como a minha esposa recebe o vencimento na conta principal (convertida em conta-ordenado), temos desconto de 50% no valor da comissão. O sobrante que pagamos é dividido pelas 3 contas. O que não sendo custo “0”, é pelo menos um custo relativamente reduzido. Ah, e como a conta “mãe” é a que tem o crédito à habitação, tem mesmo que ser mantida. E não vale a pena a sugestão de mudança do crédito para outra instituição pois as condições que tenho possivelmente nunca mais serão oferecidas, nem no presente nem no futuro. Portanto, tudo somado, acaba por ser económico, face à concorrência. Quando o crédito for liquidado, aí sim poderei analisar as ofertas de mercado.
Não desespere. Cada vez mais a concorrência virá e virá em força. Só é preciso que venham pela porta da Europa e não pela porta de Portugal. Essas condições podem sempre ser melhoradas. Nunca deixe de estar atento.
Duvido mesmo muito que o SPREAD volte a valores na ordem dos 0,4%.
Eu também sou cliente Millennium e acabei por instalar a APP do banco.
Resultado, não ligava muito às contas agora passei a ligar e a fazer uma gestão superior da mesma, mais dinheiro ao fim do mês no bolso, menos dinheiro a entrar nas contas do banco!!!
Eu também sou cliente Millennium e acabei por instalar a APP do banco.
Resultado, não ligava muito às contas agora passei a ligar e a fazer uma gestão superior da mesma, mais dinheiro ao fim do mês no bolso, menos dinheiro a entrar nas contas do banco!!!
Até agora a aplicação REVOLUT não cobra nada. Inclusive mandam cartão físico para pagamentos . Experimentem!
Se isso dá para o torto, tipo a Dona Branca lá vai tudo à vida
é um banco como o teu. não é dona branca nenhuma. se der para o torno ate 100mil euros ta coberta pela UE. A vantagem do revolut é que é um banco moderno, com solucoes inteligentes e praticas e com uma app 100x melhor que qualquer outra em tugolandia. Cada vez mais, utilizado e faço as compras com o revolut. Como o meu outro banco tambem é 100% online (activebank) tenho mantido os dois. A caixa geral ja abandonei há muito desde que comecaram a tentar cobrar taxas. nos ultimos 10 anos ja poupei mais de 500 euros…nao é muito, mas grao a grao….
Depende de que tipo de conta tenhas no revolut.
Por outro lado cobram por levantamentos acima de certas quantias.
https://www.revolut.com/legal/fees/
Ou seja… e falso que o Revolut nao cobre nada… continua a compensar em algumas circunstancias mas e falso que nao cobra nada !
existem alternativas ao revolut que nao cobram nada. E ninguem te impede de ter mais que uma conta nestes tipos de bancos. para pagamentos nao precisas de levantar dinheiro nenhum. podes ter varios bancos e usar o bom de cada um deles.
Uso o activobank para receber o salario, transfiro X para o revolut para fazer as compras do dia a dia, porque curto mais a app da revolut para gerir o dinheiro e as compras.
Se precisar de levantar dinheiro uso o mbway. no estrangeiro fora UE uso o revolut.
custos anuais em bancos, transferencias, depositos, levantamentos: 0.
Revolut?
O carregamento não é efetuado por transferência bancária internacional?
Pelo menos no Millennium BCP para quem não é o chamado cliente frequente é cobrado uma taxa “amiga” do banco, o que vai dar no mesmo.
Acho que devia começar pensar em mudar de banco…
Parecem as operadoras telefónicas de antigamente.
Os bancos querem ter o controlo. Ainda à dias, sem querer, carreguei no crédito à habitação e passado umas horas ligam a perguntar se tinha interesse pois tinham “recebido um alerta” que andava à procura de crédito…
O MBWay vinha roubar esse controlo… Alvo a abater sem dúvida!
Podem ter o controlo que quiserem, mas combrar por usar mbway é roubo.
Que grande banha da cobra… Clientes satisfeitos por aumento de 450%? Treta. São obrigados porque lhes impuseram um roubo. Se não fossem estas chico-espertices e comissões gostaria de ver os reais lucros dos bancos.
As pessoas é que não se informam ou preferem pagar altas comissões do que mudar para bancos onde não se pagam comissões se não queria ver. Se houver liberdade para escolher ter o dinheiro em bancos europeus, e com uma geração mais informada, quero ver com os BPI e BCP da vida se vão safar sem as suas comissõezinhas…
É normal, pelo menos no millennium bcp ha alternativas, não é tao rapido como inserir o numero de telemóvel de alguém, mas demora apenas mais 30 seg.
Em todos os 4 bancos que tenho conta os senhores decidiram por um botão a dizer “transferir via mbway”. Por todos fazerem não quer dizer que esteja certo.
cambada de xupistas estes bancos. Muito também por culpa dos Portugueses, que reclamam e são os maiores na internet e depois não são capazes de fazer uma real reclamação…
Então eu é que fico contente, por não ter conta nesses bancos. E fico ainda mais contente quando me lembro que hoje em dia até posso usar o Revolut como alternativa ao MB Way.
Bom em Portugal o povo adora ser roubado não é por acaso que já anda há mais de 43 anos sempre a votar nos mesmos bandos de ladrões que estão sentados na Assembleia da República. O que eu digo aos meus amigos é que basta entrar num banco e já está a pagar, pois os bancos não dão nada a ninguém só dão aos colegas de profissão os grandes ladrões .
Olá, alguém sabe se o activebank é afectado por estas cobranças?