Bosch: Conheça os novos sistemas para segurança das motas
Andar de mota está a tornar-se mais seguro graças à tecnologia Bosch, presente em modelos da KTM e Ducati. De acordo com as informações da empresa, um em cada sete acidentes de mota pode ser evitado ao utilizar sistemas de assistência de radar, tornando-se este um órgão sensorial do veículo.
A Bosch está a elevar a segurança das motas a um nível totalmente novo e há algumas inovações para os motociclos do futuro.
Os fabricantes de motas KTM e Ducati vão incluir os novos sistemas de assistência Bosch na produção de novos modelos, já em 2020. Para a Bosch, este é o próximo passo no caminho da condução sem acidentes – sem comprometer o prazer de condução e sem retirar a responsabilidade aos motociclistas por uma condução segura.
A Bosch tem já em andamento vários projetos de investigação dos quais se destacam:
Projeto de investigação para a diminuição do risco de derrapagem
Devido a folhas molhadas, um derrame de óleo ou gravilha na superfície da estrada, o risco de as rodas começarem a deslizar para os lados, ao descrever uma curva, é eminente. Em situações como estas, os motociclistas quase não têm a possibilidade de corrigir a trajetória da mota, exigindo para tal uma força lateral externa adicional.
Esta é a ideia por detrás da mitigação de derrapagem que a Bosch está a desenvolver no âmbito de um projeto de investigação. Este sistema mantém a mota na trajetória correta e reduz consideravelmente o risco de queda. Um sensor deteta a derrapagem lateral das rodas e se um determinado valor for ultrapassado, gás é libertado de um acumulador semelhante àquele que é utilizado nos airbags dos carros de passageiros. O gás move-se para o adaptador do tanque e é ventilado numa determinada direção através de um pulverizador. Este impulso invertido mantém a mota equilibrada.
Sistemas de assistência por radar: mais segurança, mais diversão
De acordo com os resultados da pesquisa sobre acidentes da Bosch, os sistemas de assistência por radar podem prevenir um em cada sete acidentes de mota. Estes assistentes eletrónicos estão constantemente vigilantes e, em situações de emergência, respondem mais rapidamente do que as pessoas. A tecnologia que sustenta estes sistemas é uma combinação de sensor e radar, sistema de travagem, gestão do motor e HMI (Human Machine Interface).
Dar às motas um radar como um órgão sensorial permite novas funções de assistência e segurança do veículo, ao mesmo tempo que fornece uma imagem precisa do ambiente em redor. Como resultado, não apenas a segurança mas também a diversão e a conveniência são aumentadas, facilitando a vida dos condutores.
Cruise-Control ACC adaptativo
Conduzir num ambiente de tráfego intenso e manter a distância correta em relação ao veículo da frente requer muita concentração, difícil de manter durante longos períodos de tempo. O ACC ajusta a velocidade do veículo ao fluxo do tráfego e mantém a distância de segurança necessária. Este sistema pode efetivamente impedir colisões traseiras causadas pela distância insuficiente, proporcionando maior conveniência e concentração aos condutores, principalmente em situações de trânsito intenso.
Sistema de aviso de colisão traseira
No trânsito rodoviário, mesmo a mais breve distração pode ter sérias consequências. A Bosch desenvolveu um sistema de aviso para motas, reduzindo o risco de colisão traseira. O sistema é ativado assim que o veículo arranca e suporta o condutor em todos os tipos de condução. Se o sistema detetar que outro veículo se está a aproximar de forma perigosa e o motociclista não reage a esta situação, um aviso é emitido através de sinal acústico ou visual.
Detetor de ângulos-mortos
Este sistema mantém a vigilância em todas as direções para ajudar os motociclistas a mudar de faixa com segurança. Um sensor de radar serve como um olho eletrónico do sistema de reconhecimento de ângulos mortos, registando objetos em áreas difíceis de ver. Sempre que existe um veículo no ângulo morto do condutor, o sistema avisa-o através de um sinal visual – por exemplo, no espelho retrovisor.
ABS
Desde 1984, a Bosch tem aperfeiçoado continuamente o sistema ABS do motociclo, para que esta tecnologia seja adaptável a todos os veículos, em todos os mercados. De acordo com a pesquisa sobre acidentes, promovida pela Bosch, cerca de um em cada quatro acidentes de mota que envolvem mortes ou lesões poderiam ser evitados se todos os veículos de duas rodas fossem equipados com o sistema de ABS.
Em todo o mundo, cada vez mais países e regiões, incluindo UE, Japão, Taiwan e Brasil, estão a exigir que o sistema de ABS seja obrigatório nas motas. Desde abril de 2018, o ABS para motas é obrigatório na Índia para todos os novos tipos de veículos de duas rodas com um motor acima de 125 cc. O ABS 10 foi projetado especificamente para atender aos requisitos para veículos motorizados de duas rodas em mercados emergentes.
MSC
O controlo de estabilidade MSC para motociclos é o primeiro sistema de segurança do mundo pensado integralmente para as duas rodas. Ao monitorizar os parâmetros destes veículos, como o ângulo de inclinação, o sistema pode ajustar instantaneamente as intervenções de travagem e aceleração eletrónica, adequando-se ao atual estado de condução.
Desta forma, o sistema da Bosch pode impedir que a mota faça mudanças de ângulo bruscas ou que se perca o controlo ao travar nas curvas, que é onde a maioria dos acidentes de mota ocorrem. O novo sensor 6D, que integra o sistema de MSC, é o menor e mais leve do mercado. Esta melhora significativamente a flexibilidade de montagem e é menos propenso a vibrações.
Comunicação entre motociclo e carro
Ao permitir que as motas e os carros comuniquem entre si, a Bosch está a criar um escudo digital para os motociclistas. Os veículos num raio de várias centenas de metros trocam informações sobre o tipo de veículo, velocidade, posição e direção da viagem, a uma velocidade de até dez vezes por segundo. Muito antes de a mota surgir, a tecnologia avisa os condutores e os sensores do veículo que se está a aproximar uma mota. Isto permite que estes conduzam melhor e de uma maneira mais defensiva.
O padrão de WLAN público (ITS G5) é utilizado como base para a troca de dados entre motas e carros. Os tempos de transmissão de apenas alguns milissegundos entre o transmissor e o recetor significam que os utilizadores desta tecnologia na estrada podem gerar e transmitir informação importante relativamente às situações de tráfego.
Chamada de emergência, chamada de avaria e chamada de informação
Com base nos algoritmos inteligentes de colisão, o eCall deteta quando um condutor de mota está envolvido numa colisão, transmite automaticamente uma chamada de emergência e informa os serviços de emergência sobre o tipo de veículo e a sua localização. No caso de o veículo de duas rodas ficar destruído, o eCall contacta de forma autónoma a oficina e envia os dados necessários. O eCall é um assistente eficaz em qualquer estrada do mundo. Este faz com que o acesso a informação útil – como a localização do posto de combustível mais próximo – seja simples e rápida.
Para a Bosch, os sistemas de assistência da mota são outro ponto de partida para tornar a visão da mobilidade livre de emissões, livre de acidentes e livre de stress uma realidade.
Este artigo tem mais de um ano
Artigo bom.
Mas, estes tipos tem problemas nos auto rádios dos Nissan Qashqai que capta mal o sinal FM e passa a vida a crashar e não conseguem resolver!!!
Não me parece que algum dia vá confiar em algum tipo de sistema de segurança desta empresa. enfim
Mas o que é que auto-rádios têm a ver com sistemas de segurança?
A Bosch é uma empresa gigante multinacional, essas coisas nem são desenvolvidas e produzidas no mesmo sítio ou pelas mesmas pessoas…
Por acaso até são…
Negativo. Auto rádios são feitos em Braga pela Car multimédia e os sistemas de segurança são feitos em França pelos Car Chassis.
Parabéns, muito bom artigo!
PPLWARE vão estar presentes neste evento?
https://greensavers.sapo.pt/expobiotec-o-centro-da-biotecnologia-nacional-nos-proximos-dias/
Abraço
So merdinhas para tirar o prazer de andar de mota!
Derrapou é so por o Kit de Unhas a funcionar! quem nao tem que nao ande de mota!!!
Por isso que os acidentes aumentam, qual um a andar de mota sem formação ou experiência!
Pensamentos estúpidos dos políticos.
No entanto, muito bom sim por parte da Bosh! grandes ideias!
Não diexa de ser engraçado a tua resposta,pois eu tb opensava que assim era.
Dia 04 deste mês ,fui a uma formação aperfeiçoamento de condução de veiculos de 2 rodas naGNR de Queluz…https://www.youtube.com/watch?v=n-avxNEPLns..e infelizmente ,o maior numero de mortos é na faixa etária dos 40 aos 50 anos..as 125 só tiveram 1 ou 2 casos….
Por isso ,essa questão das unhas…
Caro Lopes!
Esses dados nao sao reais! Os dados pela zona geografica mudam.
Primeira causa e principal para acidentes com motociclos. falta de respeito dos condutores em carros pelas Motas.
Toda a formação nunca é de mais, e dou o meu louvou a GNR por esse feito. No entanto tenho que dizer que foi para Ingles Ver.
Kit de unhas ( experiencia adquirida ), é a melhor coisinha que existe, nem formaçoes ou teorias podem superar isto, porque aqueles meninos da gnr das motas ( que sao bons para caralh..) ja posso dizer de experiencia , 🙂 tambem tiveram que aprender no dia a dia.
Quando as 4 rodas começarem a ter respeito pelas duas rodas, os numeros mudam!
O meu pai sempre me disse desde puto, faz a tua segurança e para os outros!!! ate hoje, seja na mota ou no carro, é o meu lema!
Até se ter o kit unhas são precisos algumas dezenas de milhares de kms a andar de mota sob todas as condições. Ao longo desse percurso apanham-se alguns sustos e vai-se aprendendo com eles. Isso não invalida que estes sistemas sejam muito importantes. Alguns podem conduzir melhor do que outros, mas o acidente pode acontecer a qualquer um (podes ser o melhor condutor do mundo, mas não te livras de poder ter um acidente grave). Tudo o que melhore a segurança é sempre bem vindo.
Já agora, onde como se pode frequentar esse curso de condução defensiva?
Boas Pedro, essas ações são apresentadas pela GNR no site deles,que eu saiba este ano já é a segunda.
é gratiuto ,e no que me diz respeito,se puder ,volto lá outra vez….
Bom, quero ver os teus kits de unhas no dia em que apanhares óleo em curva como eu apanhei… não há nada que ultrapasse um ABS ou um controle de travagem nas 2 rodas. Uns vão dizer que é mariquisses mas no dia que precisarem desses recursos… Vais ver a tua vida a passar a tua frente…
Nem por isso! Digo melhor!!
Saiu me o parafuso do botão e entra oleo quentinho para a roda de trás !! Dos 140 até aos zero foram uns segundos interessantes !!
Ninguém está isento!! Ninguém mesmo por melhor que seja , eu tb já passei por situações difíceis e já fui ao tapete por minha estupidez !!
Mas continuo a focar, não se pode passar uma mota para quem não sabe . Especialmente de alta cilindrada
Gostaria de deixar um link de um video de uma campanha rodoviária australiano…
Na minha opinião ,todas as ajudas são bem vindas ,para evitar que acidentes e principalmente mortes passam acontecer…….
https://www.youtube.com/watch?v=5Eu_M-5o5so