BMW e Baidu terminam parceria para criar carro autónomo
Os carros autónomos é uma área em plena expansão e com cada vez mais empresas envolvidas. Os vários projectos que estão em curso mostram que em breve vão existir ofertas já plenamente funcionais e que dispensam os condutores.
A Baidu também tinha o seu projecto nesta área, sendo a BMW a parceira. Agora, a união terminou e as empresas anunciaram a separação.
A Google é a empresa que tem o seu projecto de carros autónomos mais avançado. Criou os seus próprios veículos e tem trabalhado de forma isolada, com os seus carros a estarem já em testes públicos há já vários anos nas estradas da Califórnia.
Mas não é a única que tem trabalhos nesta área. A gigante Chinesa Baidu tinha já o seu projecto a decorrer, também já com carros a circularem de forma autónoma, numa parceria com a BMW, onde ambas as empresas contribuíam de forma igual.
Mas divergências de visão para o projecto levou a que esta parceria terminasse e os desenvolvimentos parassem. A Baidu vai continuar o seu projecto, estando para já a usar veículos da Ford para os seus testes nos Estados Unidos. Os planos da Baidu prevêem a comercialização destes carros numa escala reduzida já em 2018, iniciando a comercialização em larga escala em 2021.
As divergências e os ritmos de desenvolvimentos aplicados a este projecto foram as razões apresentadas por ambas as partes, que para já se recusam a dar mais informações. A Baidu vai manter os seus desenvolvimentos, mas do lado da BMW não existe ainda qualquer informação.
Para dar continuidade ao seu projecto, a Baidu está aberta a novas parcerias com fabricantes automóveis, estando inclusive já em conversações com vários, sem que se saibam para já quais serão.
Este não será um revés que vá fazer parar a vontade da Baidu de ter nas estradas chinesas o seu carro autónomo, competindo com as muitas empresas americanas que estão também envolvidas na criação destes veículos.
via: Reuters
Este artigo tem mais de um ano