Pplware

Baterias que não explodem poderão ser uma realidade em breve

A evolução das baterias tem sido uma preocupação para os investigadores e para os fabricantes de equipamentos. Além da questão da autonomia associada a um espaço físico, existe ainda a preocupação com a segurança destas baterias. Recorrentemente, ouvimos falar em baterias que explodem e que ferem os utilizadores e a Samsung já sofreu bastante com este problema com os seus Galaxy Note7 que foram todos retirados do mercado.

Por motivos como estes, a urgência é encontrar soluções seguras e estas poderão estar prestes a chegar.


Todos nós transportamos connosco baterias, seja nos nossos smartphones, tablets, PC, relógios… e são transportadas muito perto do nosso corpo pelo que a questão da segurança é essencial.

Os casos de baterias que explodem são recorrentes e, por muitos esforços que tenham sido feitos, ainda não existem soluções viáveis para substituir as atuais baterias.

A Samsung, o ano passado, afirmou que estaria já a trabalhar na investigação destas soluções, depois dos problemas associados ao Galaxy Note7, mas, até ao momento, ainda não se conhecem avanços desse trabalho.

 

A solução para as baterias

Apesar de ainda se encontrar apenas em fase de desenvolvimento, uma equipa de investigação garante que já conseguiu desenvolver uma bateria que competisse com as de iões de lítio, considerando a densidade energética, mas sem os riscos de explosão.

Esta nova bateria está a ser desenvolvida por três entidades, a Universidade de Maryland, o Laboratório de Pesquisa do Exército dos EUA e o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia.

Estas baterias são compostas por um eletrólito à base de àgua, que contém sal e zinco metálico na sua composição. Na verdade, já se ouviu falar deste método anteriormente, no entanto, nunca se conseguiu atingir uma densidade energética semelhante à das baterias de iões de lítio.

Esta bateria, além da sua maior capacidade energética, não tem associada a rápida degradação das baterias de zinco. Pelo contrário, são mais resistentes e seguras.

O passo seguinte desta investigação é criar uma solução vendável e viável para os fabricantes de dispositivos eletrónicos.

| Via


Leia ainda:

Exit mobile version