O Surface, nos seus vários modelos, é a aposta da Microsoft para um mercado que insiste em não se revelar atractivo como seria esperado.
As vendas deste tablet não se têm revelado tão elevadas como seria desejado pela Microsoft e agora o seu CEO admitiu que foram fabricados demasiados Surfaces RT e que não estão a ser capazes de os fazer escoar para o mercado.
Estas palavras de Steve Ballmer foram proferidas esta semana num evento da interno na Microsoft onde esta temática foi abordada.
Segundo diversas fontes Steve Ballmer admitiu que a produção do Surface RT foi mal calculada e que foram fabricados demasiados equipamentos.
As palavras de Steve Ballmer foram bem claras quando a conversa se virou para os números de vendas do Surface RT e o seu ritmo de comercialização.
Foi esta a razão apresentada para a necessidade que a Microsoft teve em baixar os preços a nível global para conseguirem fazer escoar os stocks.
We built a few more devices than we could sell
Esta necessidade de vendas estão relacionadas com as novas versões do Surface que a Microsoft está a preparar.
Estes novos equipamentos, equipados com o novo processador Qualcomm Snapdragon 800, estão já em testes e preparam-se para incorporar as melhorias que a Microsoft pretende criar para o Surface.
Durante essa reunião Steve Ballmer não citou ou apresentou as novidades que se esperam para o novo Surface.
Houve sim uma referência clara aos números de vendas do Windows e dos equipamentos associados. Segundo Steve Ballmer estes números estão abaixo do que seria esperado, culpa em parte da falta de dispositivos para venda.
A Microsoft pretende agora apostar no regresso às aulas e no final do ano para fazer esses números subir novamente, impulsionados pela novidade que vai ser o Windows 8.1.