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Avião totalmente elétrico pode voar 965 km com uma única carga

Não pensem que estamos na era só dos automóveis elétricos, nem pensar, este conceito está a propagar-se a tudo que é veículo, desde as motos, passando pelos veículos pesados até mesmo aos aviões.

A empresa Eviation apresentou o seu primeiro protótipo de uma aeronave totalmente elétrica que terá uma autonomia para voar cerca de 965 quilómetros. Este pequeno avião tem a capacidade para transportar seis passageiros e dois membros da tripulação.


O modelo de negócio que a empresa tem em mente é uma espécie de Uber da aviação. Pequenas aeronaves que tenham custos baixos no que toca à sua manutenção e operação.

A esta altura, em que estamos mais ligados do que nunca, as nossas opções de mobilidade devem adaptar-se para refletir este novo e eficiente futuro. A nossa aeronave totalmente elétrica representa uma chance para que as pessoas se movam com a velocidade e o impacto que a nossa economia global agora exige.

Referiu o CEO da empresa Omer Bar-Yohay.

Embora o protótipo da EviationAircraft tenha sido apenas revelado, a empresa afirma que já realizou missões de prova de conceito. A Electrek informa que a Eviation pretende avançar para os estágios de certificação e comercialização até 2018, embora o primeiro modelo de produção possa não chegar até 2020.

 

O potencial do avião elétrico

De acordo com a Comissão Global Europeia para as Alterações Climáticas, o setor aéreo representa mais de dois por cento das emissões totais do mundo. “Se a aviação global fosse um país, seria classificada nos 10 principais emissores”, afirma a Comissão. Claramente, deslocar o setor aéreo para longe dos combustíveis produtores de gases com efeito de estufa é um aspeto fundamental para mudança ambiental global.

A aeronave da Eviation poderia ser um elemento-chave para instigar essa mudança, pois o objetivo da empresa é fornecer serviços “que em custo bata o combustível fóssil mas que tenha zero emissões”. Ao tornar as suas aeronaves atraentes no campo económico como no campo ambiental, a empresa forneceria um serviço que as pessoas precisam, enquanto também ajuda a salvar o meio ambiente.

 

NASA grande impulsionadora do conceito

O setor elétrico de transporte aéreo está a observar um crescimento significativo, o que é graças à NASA, que atualmente está envolvida em vários projetos.

O Eviation Aircraft é, na verdade, parte do programa On-Demand Mobility da agência, e a NASA também é responsável pelo GL-10, um conceito elétrico que funciona como uma mistura de um helicóptero e um avião.

Outra pioneira é a empresa Wright Electric, que planeia fazer uma aeronave muito maior que a apresentada agora pela Eviation. O Wright terá uma capacidade para transportar 150 pessoas, o que significa que poderá substituir aeronaves tradicionais nos voos de médio curso, como de Nova Iorque a Boston, por exemplo.

Se algum desses projetos se concretizar, seriam um grande passo em frente no esforço global para acabar com nossa dependência de combustíveis fosseis e desfazer alguns dos danos que já fizemos ao meio ambiente.

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