Autoridades poderão investigar utilizadores do BTuga
A ASAE não põe de parte investigar os utilizadores dos sites portugueses de partilha de ficheiros encerrados no mês passado, como o BTuga e o ZeMula; mas não é sequer claro se, na lei europeia, os sites de peer-to-peer são ilegais.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) poderá investigar utilizadores dos três sites de partilha de ficheiros encerrados há uma semana e meia (BTuga, ZeTuga e ZeMula). Estes sites, que funcionavam como agregadores de "torrents" (pequenos ficheiros que servem para partilhar conteúdos em redes ponto-a-ponto, ou peer-to-peer), foram bloqueados a 24 de Julho numa operação da Polícia Judiciária e da ASAE.
Os dois gestores destes sites foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência. A PJ divulgou em comunicado que os três sites tinham "200 mil utilizadores"", que "procediam à troca de material protegido por direitos de autor sem a devida autorização".
Em declarações ao PÚBLICO, Pedro Picciochi, vice-presidente para a área operacional da ASAE, disse que a intervenção de dia 24 foi "a primeira e mais visível" face desta operação. Questionado sobre a possibilidade de a ASAE investigar utilizadores do BTuga ou dos outros sites, Picciochi respondeu: "Várias hipóteses podem colocar-se a esse nível neste momento. Temos um manancial bastante alargado de informação [recolhida no material apreendido aos gestores dos sites]."
"Não lhe posso dizer quando é que o processo estará concluído", acrescentou o vice-presidente da ASAE. "Temos aqui um trabalho muito grande pela frente."
Na semana passada, Rosa Mota, inspectora da PJ, deixou também em aberto em declarações às televisões a possibilidade de a investigação aos três sites bloqueados incluir os utilizadores das redes peer-to-peer.
Manuel Lage, porta-voz da ASAE, notou que a actividade da sua agência "não se resume" à pirataria na Internet. E acrescentou: "A nossa acção vira-se mais para quem tenta tirar partido disso, obter lucros [da partilha ou reprodução não autorizada de conteúdos]."
Segundo o comunicado da PJ, esse seria o caso dos sites bloqueados, cujos "serviços" incluíam algumas opções "mediante pagamento". Pedro Picciochi confirmou que "alguns serviços nesses sites eram pagos"; não precisou montantes, visto que "ainda estão diligências a decorrer", mas acrescentou: "Acho que os rendimentos não seriam desprezáveis."
Uma "primeira acção"
Picciochi assegurou igualmente que a operação foi "uma primeira acção", e que "haverá outras": "Claro que há outros sites a ser investigados. Esta foi apenas a primeira [operação] a ficar concluída." No ano passado, associações das indústrias de conteúdos portuguesas apresentaram 38 queixas-crimes por partilha ilegal de ficheiros na Net.
Mas e se os sites que oferecem torrents não estiverem a fazer nada de ilegal? Essa é a argumentação de muitos defensores das redes peer-to-peer. Protocolos de partilha de ficheiros como o BitTorrent ou o eMule são totalmente legais; ilegal é a partilha não autorizada de conteúdos com direitos de autor.
Ora, agregadores de "torrents" como o célebre Pirate Bay não disponibilizam conteúdos ilegais - apenas oferecem "torrents". "Somos apenas uma ferramenta, que diz às pessoas onde encontrar conteúdos, quer estes tenham direitos de autor ou não", disse ao PÚBLICO em Junho Peter Sunde, um dos fundadores do Pirate Bay. "É semelhante aos correios: estes não podem ser responsabilizados se as pessoas enviarem coisas ilegais numa carta."
"Em todos os casos que têm sido julgados no mundo inteiro, seja nos EUA ou na Europa, a questão é simples: quem oferece apenas um sistema de partilha de ficheiros não está a praticar crimes", disse ao PÚBLICO um jurista português, que pediu para não ser identificado. "O intermediário na Net não tem de vigiar conteúdos. O que tem é de reagir quando é notificado para isso. Isto é o que diz a lei em abstrato. Só se a entidade que permite a partilha além disso insere [na Internet] conteúdos, aí é que pode haver [ilegalidade]."
Nulla poena sine lege
O mesmo jurista recorda o caso Grokster - que chegou ao Supremo Tribunal dos Estados Unidos. O Grokster - uma rede de partilha de ficheiros - foi condenado por infringir direitos de autor. Mas a decisão do Supremo centrava-se em duas questões específicas: a associação do nome "Grokster" ao célebre Napster, e a obtenção de receitas (com publicidade); o tribunal americano acrescentou contudo que empresas de tecnologia não podem ser processadas apenas por os seus produtos serem usados com fins ilegais.
"O Grokster em Portugal não seria punido criminalmente", acrescenta o jurista contactado pelo PÚBLICO. Mais: na jurisprudência americana há a figura de "contributory infringement" (quando um agente não só tem conhecimento de uma actividade ilegal como faz um “contributo material” para essa actividade). Ainda segundo o mesmo jurista, "na Europa não há essa figura": "Nulla poena sine lege ('sem lei não pode haver castigo')."
À luz da legislação que rege esta área em Portugal (a directiva comunitária do comércio electrónico), ainda não houve casos de sites de torrents expressamente condenados. Aliás, no ano passado, um tribunal francês determinou que o uso de redes peer-to-peer é legal, num caso que opunha uma associação fonográfica de França e um utilizador denominado Anthony G. Este utilizador transferia filmes e música através de tecnologia Kazaa; o tribunal decidiu que isso era legal, desde que fosse para uso "pessoal e não comercial".
Links relacionados: Policia Judiciária fecha Btuga!!! BTuga… antes e depois da televisão!!!
Fonte: Público
Este artigo tem mais de um ano
Sem comentários….
Ah pois, a ASAE agora deve julgar que vai por tb os utilizadores em tribunal, e se realmente forem os 200.000 que se fala ( não acredito em tantos, mas enfim ), os tribunais vão mesmo julgar este numero de utilizadores..
Enfim mais uma manobra para por medo , nada mais.. Além de que aqui a Tribunal da UE serve para alguma coisa e não vejo o Tribunal da UE a atirar-se a cidadãos europeus..Até pk causa de toda a polemica europeia à volta deste assunto..
Preocupem-se é com quem ganha rios de dinheiro à conta da pirataria e deixem-se de parvoices..
sem comentarios
Esqueci-me so de referir no meu post, que se os utilizadores forem a tribunal, vai ser bonito ver, juizes, psp’s, gnr’s, advogados, politicos, secretarios de estado, e quem sabe até o presidente da republica e primeiro ministro em tribunal..
Ou a ASAE julga que são só putos e criminosos que tiram material ilegal da internet??..
Gostava de ver ^_^
Concordo plenamente com o Digitalfox! -.-‘
Uma obra pa meter medo!
Hugggzz…!
–Xydie–
Sim, estou mesmo a ver 200k processos pendentes em tribunal….
Whatever…mas acham que vai acontecer alguma coisa meus amigos!? Fogo de vista… Não se esquecam q estamos em portugal…. Se nem o caso da Casa Pia vai para a frente quanto mais este…
Ainda para mais… n existe lei na europa… e desde que nós n estejamos a lucrar com os downloads isso n é crime… é pessoal e não comercial. E a lei portuguesa previne isso… e os sites apenas dão-nos um meio de comunicação… e a comunicação q eu saiba em portugal ainda n é calads, sai mto lixo nas noticias das quais metades não sabe o q fala… mas isso é outro assunto!
Abraços PEERrianos a todos!
tenho impressao k ate o ze castelo branco vai ser arguido n caso lololol
Isso nem tem lógica… é só para assustar as pessoas.
Porque fogem dos ciganos e dos pretos racistas? -.-
(sim.. eu sou racista, mas sou branco!)
Mas essas duas raças é que andam a fazer cobardias e ninguém lhes pega.
Ok.. não disse nada de jeito!
@ Digitalfox
Exacto, no entanto os mais poderosos de Portugal iam ser eliminados das investigações… alem do mais penso que essas pessoas têm imunidade politica.
Basta desinstalar o BTuga… alguém que faça um programa que limpe também os vestigios que ele deixa (excepto os ficheiros transferidos através dele) e pronto. Ninguém pode descobrir que “eu” sou utilizador do BTuga.
(aliás… eu tinha o BTuga instalado mas nunca o utilizei… foi recente)
@ Nuno Peralta
E isso que disseste.. tem alguma logica? Enfim…
O modo de filtragem será a quantidade de tráfego descarregado. Muita gente terá de justificar ao pai o que fez com todo aquele material… 😉
@ Nuno Peralta
Deves pensar que não existem logs nos ISPs….
Uma coisa e promover o P2P outra coisa é ganhar dinheiro com material alheio, mas só os otários poderiam estar a pagar por algo que é gratuito em qualquer site P2P de top mundial que pelos vistos não era o que se passava com o BTuga, continuo sem perceber o porquê das pessoas continuarem limitadas aos serviços que restringem o tráfego internacional quando têm opções mais válidas e sem restrições do que é tráfego internacional ou nacional.
@ nrocha
Não é bem assim amigo, pk os ip’s teriam de ser tornados publicos de toda a gente ou seria o fim da picada.. O IP e seu cliente não se muda e o ISP não pode alterar os dados..
E ao serem publicos vem-lá o nome de todos..
Não à como fugir e se alguem fugisse o resto tinha desculpa 😉
A imunidade não sei, mas cometendo um crime pode-se alegar imunidade?? Acho que não é bem assim, mas não tou dentro da lei 🙂
Mas como já disse isto não passa de propaganda para assustar, nada mais …
Tranquem-se todos em casa!
a ASAE vem ai! uhhhhhhh muito cuidadoooo xO!
oh por amor de deus –‘ LOL , a pirataria não tem, nem nunca tera fim, ganhou tal proporção que é quase impossivel ser parado, é rara a pessoa que nao faça downloads ilegais.
Eu vi e ri-me com a noticia do telejornal “Os pais devem controlar o que as suas crianças tiram da internet” ahhhhhh e quem controla o que os pais tiram? Todo o mundo saca da internet e se não fosse assim quem precisava de trafegos ilimitados e velocidades vertiginosas de download? os ISPs não tinham clientes…
Depois vem o musico dos Xutos dizer que está contra a pirataria mas que em 99 centimos apenas recebe 2 pelas musicas vendidas no itunes (2 centimos !!!!!)
Afinal quem é que a ASAE está a tentar proteger? os artistas ou as editoras mafiosas que se teem enchido???
Essas editoras ainda não meteram na cabeça que não vão ganhar esta guerra, que quando fecham um site abrem logo 10 ou 20.
A informação não se pode fechar mais, é livre, tem de fluir !
Só há uma maneira de acabar com os dowloads… é controlar 100% a internet… e isso significa o fim da liberdade para todos, e Deus nos ajude se isso acontecer, porque essas editoras são poderosissimas e estão a tentar por todos os meios alterar as leis a favor deles!
Eu saco CDs pirateados todos os dias!
Equanto um bilhete de cinema custar 5 euros e um CD na fnac custar 15 euros
eu nunca vou parar!
Os ISPs salvo erro sempre alegaram ñ terem suporte para guardar o historico alem de 6 meses ou só são obrigados por lei a salvaguardar o historico por 6meses não sei bem.
Mesmo k notifiquem os supostos 200mil utilizadores (ñ acredito que sejam tantos) equivale a um processo colectivo em tribunal pk as razões são as mesmas.
Ñ podem ou não devem ser individuais.
Para ser colectivo não há tribunal que os valha hehehehe
Já estou a ver que a procissão só vai ainda na praça!!!
Óh pessoal, deve haver algures, fora da UE, quem disponibilize servidores para reabrir estes sites.
Eu, até estou disposto, se for necessário, a contribuir com algum – digamos, o valor de um DVD (filme) – para reabrir esses sites. E mais, não sou utilizador desse tipo de download, uso o Pirate Bay e o Utorrent.
Palhaçada e nada mais! Se a policia se preocupasse mais em apanhar esses gajos que andam aí a matar, a roubar e a violar isso sim era trabalho! Toda esta malta fala “ahh e tal a pirataria é ilegal e vais de cana se és pirata” mas nunca vi nenhum palhaço a baixar o preço de um unico disco de musica, um jogo ou algum software, as pessoas não descarregam conteudos ilegais porque gostam, toda a gente tem consciencia que a pirataria é errada, mas ninguem se dá ao luxo de investir 10% do ordenado minimo num jogo, ou até mesmo pedir um emprestimo para comprar o Windows Vista do senhor Bill que tem mais dinheiro que o governo de Portugal! O problema não são os piratas mas sim os preços exorbitantes dos conteudos de entretenimento e trabalho! Porque as empresas e cantores dizem “ahh e tal se não fosse a pirataria tinha lucrado “1 milhão de euros” e apenas lucrei “400mil euros”” mas não pensam que invés de vender um cd, com duas musicas que se ouvem e 7 que se saltam, por 20€ (que incita á pirataria) se o vendessem por 10 tinham lucrado “750 mil euros” que ficava acima do prejuizo causado pela pirataria! As pessoas não pensam querem lucro facil e depois queram subjugar o consumidor com medo! continuem e fechar estes sites e ja estou a ver o toy e a emanuel a pedir esmola frente a igreja, porque ninguem mais vai dar-se ao trabalho de comprar o original ao preço que é exigido muitas vezes por um trabalho que é uma porcaria!
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!
ASAE a estrear-se na stand up comedy em grande!!!
O utilizador do btuga num pc pode não ser o “dono” do ip e os utilizadores do btuga só estão registados a partir de um endereço de e-mail.Além disso pode ser acedido a partir de vários pc com o mesmo registo de utilizador.
Quando eu era jovem o spot publicitário para o filme ” A Mosca ” dizia – Tenham medo muito medo. Dedico este cometário aos varios argumentos dignos de um verdadeiro thriller que li em comentarios acima
Hehehe
Bem Haja
Carlos
sabeis eles vao andar com os burros na agua, quero so ver a asae a bater as portas de 200.000 utilizadores que grande anedota ahahahahahahahakakakakakakaka
AHAHAHAH isto faz-me lembrar aquela altura em que andavam a mandar cartas para o pessoal que utilizava o emule para pagar uma coima ou habilitar-se a ir a tribunal. Por amor da virgem santíssima realmente anda tudo atrás do mesmo… isto parece que voltamos a idade média parecem lords, senhores feudais que roubam aos pobres para encher o cu dos ricos. Ora num país de pobres com tanta corrupção na politica e no futebol e a criminalidade violenta a subir em flecha é bom saber que a prioridade é quem tira umas musiquitas ou uns joguitos ao fim de semana, ficheiros esses que não prejudicam em nada as empresas estrangeiras que detem os direitos de autor pois ganham milhões de $$$…
se lerem bem so vao investigar so os casos ke ganham dinheiro com isso! eu n tenho nenhum problema…podem investigar a vontade! nunca vendi nada!!
@ Nuno Peralta – Deixa de escrever asneira. “Ciganos”, “pretos”, são todos seres humanos, igual a ti. Cada um com a sua cultura, a sua forma de viver. Não existe lei, só para “pretos”, nem só para “brancos”, mas sim para todo ser humano, que vive numa sociedade. Escrevendo assim , nem pareces ser um “SER HUMANO”.
Ah…ah…ah, aqui no meu computador é que esses senhores da ASAE não metem as patas… Aliás, registei-me no Btuga uma semana antes de isto acontecer, quase não saquei nada, só fazia uploads para ter um bom racio. Querem ver que vou a tribunal por ter feito 2gbs de share do Harry Potter? 🙁
Aliás não acredito que nós (sim, estou a generalizar porque embora muita gente diga que não usa, usa de facto…), vá tirar proveito do que sacou. Eu saco geralmente música e filmes, é para eu ver não e para gravar, porque aliás não sei gravar CD’s e filmes, e pôr a venda na feira.
Se eles se preocupassem em apanhar os violadores, os assassinos, e ladrões que por aí andam é que eles faziam bem. Realmente esta Polícia portuguesa inventa cada uma pra ter mediatismo… Pá, encerraram o Btuga e derivados, mas não faziam alarido do assunto…
Quanto ao comentário de: Nuno Peralta em 31 de Julho de 2007 às 6:01 pm, só digo isto: lol.
Uma coisa é certa todos dizem k se baixassem os preços dos cds e dvds paravam de fazer o download, mas na verdade mesmo que os cds e dvds baixasem de preço iam continuar a fazer o download porque era mais confortavel tirar da net e nao tinham k perder tempo Etc… desculpas (embora se baixassem os preços, as vendas iam aumentar). Mas a Asae anda entretida com estas coisinhas porque teem k justificar o “tachinho” k lhes arranjaram, a PJ tem k justificar os 100 000 euros ( e esses foram os que se deram conta) desaparecidos na apreensão de drogas. Enfim eles desviam e o Zé Povinho é que vai dando contas. Pagamos tudo e mais uma coisa se pagarmos as asneiras do governo e das suas “associações” não é nada demais… somos portugueses fazer o quê.
Depois de ler o que aqui vai e de reler as trés notícias sobre o BTugaGate (direitos reservados) começo a pensar que isto realmente é uma conspiração contra certos ISP’s portugueses que estupidamente fazem distinção entre tráfego nacional e internacional.
Senão vejam bem, hipoteticamente existe um ISP chamado batráquio que tem um plano que não tem limites para downloads nacionais e limita os downloads internacionais a 10 Gb, enquanto existisse Btuga, não haveriam clientes insatisfeitos com o tráfego “oferecido” por este ISP, mas agora, como o tráfego terá de ser todo internacional, sim porque acabaram com o Btuga mas não com os torrents, os clientes desse ISP poderão começar a ver vantagens em aderir a um outro ISP que não faça distinção de tráfego nacional ou internacional.
ISTO É UMA CABALA CONTRA O BATRÁQUIO!
lol
É apenas uma tentativa de teoria da conspiração.
Bem hajam.
(A propósito dos “downloads dos pais”)
A questão do Microsoft Office é o melhor exemplo (quiça mais evidente que o XP), de que a pirataria diz respeito a todos.
Toda a gente sempre teve uma versão do Office instalada no seu computador e a percentagem de originais (a nivel domestico) não deve ser superior a 5%…
Não eram os miudos que se viam aflitos para arranjar o Office… 95!!!
A ASAE quer controlar tudo, e não olha a meios, parece uma especie de PIDE mas com fins lucrativos, que tira aos pobres pra dar aos ricos. E que ajuda a afundar ainda mais a nossa tugalandia.
Ainda tou para ver as noticias de abertura de um telejornal num dia destes:
“elementos da ASAE presos preventivamente por pirataria”eheh
Ao preço k esta a net aki em Portugal temos é k por a render os downloads pra termos alguns lucros, e não nos custar muito pagar tipo 35 euros por 8Mb…
Alguém aqui sabe se juridicamente isto é possível e…. viavel? e já agora, será que já aconteceu algum caso do género em algum outro pais, ou Portugal está a tentar ser pioneiro em alguma coisa?
Ta porreiro, ora bem nao sou nem era um utilizador do BTuga prefiro sacar por links directos, mas ora bem, tenho ip dinamico atravez de uma operadora de internet, o ip muda de X em X horas, ou seja se eu por dia fizesse o download de um filme ou de uma musica ou de qualquer coisa iria ter associados a mim mais de quantas centenas de Ips? Resumindo, so para mim iriam ter de procurar, datas, horas e tamanho dos downloads que eu teria feito..:S no minimo estupido…
Mas cuidado daqui por uns 10 ou 20 anitos poderao ter cerca de meia duzia de utilizadores decifrados pelos codigos de incriptaçao de IP uzados pelo BTuga por exemplo…
Ja agora alguem viu alguem desligar o RapidShare por exemplo? Nao? Ah pois nao e um servidor portugues…
Ja agora o senhor do servidor que foi acusado da partilha de ficheiros, teria ele algo a mais que nos? Ora bem ele tinha algumas centenas de cds, bem eu tambem os tenho, algumas de dvs, bem quem nao tem em casa alguns dvds com os seus filmesitos de fim de semana? E tinha discos, reparem bem no que eles disseram “COM MILHARES DE GIGABYTES”, o senhor nem a 1Tera chegou e eu so em casa tenho cerca de 2Terabytes…ca para mim vou apanhar 25 anos:S
So para acabar o site BTuga sendo um site de partilha em modo P2P so encaminhava/redirecionava os utilizadores que tinham os ficheiros…ou seja o servidor do BTuga nao teria la nada a nao ser “Links” para nos orientarem…mas sera que alguem neste mundo (Portugal esta fora deste mundo) NAO TEM LIBERDADE DE EXPRESSAO??? Dizer onde encontrar as coisas é a mesma coisa do que ter todas elas?
Meus senhores se me tirarem a liberdade de expressao, para que precisamos nos de falar?
Ai portugal portugal…e mesmo so para estrangeiro ver isto…o proximo passo sera obrigar os ISPs a proibirem o download atravez destes progaminhos….bem nao vale a pena continuar ja todos sabem que isto e uma palhaçada…
Ta porreiro, ora bem nao sou nem era um utilizador do BTuga prefiro sacar por links directos, mas ora bem, tenho ip dinamico atravez de uma operadora de internet, o ip muda de X em X horas, ou seja se eu por dia fizesse o download de um filme ou de uma musica ou de qualquer coisa iria ter associados a mim mais de quantas centenas de Ips? Resumindo, so para mim iriam ter de procurar, datas, horas e tamanho dos downloads que eu teria feito..:S no minimo estupido…
Mas cuidado daqui por uns 10 ou 20 anitos poderao ter cerca de meia duzia de utilizadores decifrados pelos codigos de incriptaçao de IP uzados pelo BTuga por exemplo…
Ja agora alguem viu alguem desligar o RapidShare por exemplo? Nao? Ah pois nao e um servidor portugues…
Ja agora o senhor do servidor que foi acusado da partilha de ficheiros, teria ele algo a mais que nos? Ora bem ele tinha algumas centenas de cds, bem eu tambem os tenho, algumas de dvs, bem quem nao tem em casa alguns dvds com os seus filmesitos de fim de semana? E tinha discos, reparem bem no que eles disseram “COM MILHARES DE GIGABYTES”, o senhor nem a 1Tera chegou e eu so em casa tenho cerca de 2Terabytes…ca para mim vou apanhar 25 anos:S
So para acabar o site BTuga sendo um site de partilha em modo P2P so encaminhava/redirecionava os utilizadores que tinham os ficheiros…ou seja o servidor do BTuga nao teria la nada a nao ser “Links” para nos orientarem…mas sera que alguem neste mundo (Portugal esta fora deste mundo) NAO TEM LIBERDADE DE EXPRESSAO??? Dizer onde encontrar as coisas é a mesma coisa do que ter todas elas?
Meus senhores se me tirarem a liberdade de expressao, para que precisamos nos de falar?
Ai portugal…e mesmo so para estrangeiro ver isto…o proximo passo sera obrigar os ISPs a proibirem o download atravez destes progaminhos….bem nao vale a pena continuar ja todos sabem que isto e uma palhaçada…
A asae está na moda. Contudo o que queria ver era os pedófilos da casa pia a serem condenados. Como é a justiça portuguesa tenho a certeza que o caso vai preescrever e os criminosos continuarão à solta. Ainda falam de 200 mil utilizadores. Nem sequer conseguem julgar 200 … enffim o que não falta por ai é sites de torrents
O meu modem está a piscar muito.. acho que fui apanhado, devem ser eles 🙂
Se utilizamos os downloads apenas para “consumo” próprio não há qualquer problema, actualmente. A legislação não pune essa situação, ainda.
o que me da graça sao os users que comentam aqui sem ler a noticia e depois so dizem bacorada.
nao vao ser 200 000 utilizadoes chamados a tribunal, vao ser aqueles que ganhavam dinheiro com os downloads, que deve ser 1% dos 200 000.
@Digitalfox, sim era 200 000, se não fossem mais, no forum do btuga estavam registados 150 000 utilizadores e muitos que usavam o btuga não estava registado no forum, e isto fora os outros 2 sites, que nao posso dizer nada em relação a isso porque não os conhecia.
@titan7, estas-te a referir a fechar sites do género? se sim, Portugal não é pioneiro não, já fecharam vários sites la fora.
Os mais Parvos da ASAE…
Ontem fui a festa tavam la os ciganos com centenas de dvd´s piratas… mas irem la ta quieto, devem ter medo..os meninos!
Nem vo comentar isto!
Pah desculpem lá, isto não é Spam pq eu li o artigo e qase todos os comments, e cmo axo q este assunto já ta mais q discutido, perante certas afirmacoes da ASAE só me apetece dizer isto:
LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
Sejam muito felizes com os vossos 200 mil processos crime, e assim se vê q realmente no nosso país nao se trabalha, entao há que inventar alguma coisa pa fazer!
Força nisso
Têm todo o meu apoio! Fico a espera, e caso chegue alguma carta a minha casa, receberão a devida resposta, subtilmente a mandar-vos à merda! ;D
O argumento lá do gajo do pirate bay, Peter Sunde, é uma bela falácia lol. Os correios não podem ser responsabilizados porque existe algo que se chama “violação da correspondência”, ou seja, os correios jamais podem saber o que se envia e como tal não podem ser culpados.
Se por qualquer razão soubessem que estava a ser enviada, por exemplo, droga, teriam a obrigação de o comunicar às autoridades.
Os sites de torrents sabem o que passa por lá; não são inocentes. Quanto ao P2P em si é legal, não é mais que um método (excelente por sinal) de partilha de ficheiros. A forma como se usa é que pode ser legal, ou não.
E não acho que investiguem toda a gente, é impensável. Mas acho também que eles não nos vão dar a certeza que não 😉
Cumps a todos
É ABSOLUTAMENTE VEGONHOSO que as autoridades se comportem como a MAFIA a ameaçar as pessoas e a tentar provocar pânico. Mesmo sabendo que não têm possibilidade em tribunal recorrem a este métodos qual esquema de “protecção” dos MAFIOSOS. Pensar que somos nós que paga os ordenados destes TIPOS e TIPAS… mas claramente AS LUVAS SÃO PAGAS POR OUTROS… duzentos mil processos em tribunal por downloads, só pode ser piada DE MAU GOSTO!!!
Filipe diz:
31 de Julho de 2007 às 8:55 pm
Ta porreiro, ora bem nao sou nem era um utilizador do BTuga prefiro sacar por links directos, mas ora bem, tenho ip dinamico atravez de uma operadora de internet, o ip muda de X em X horas, ou seja se eu por dia fizesse o download de um filme ou de uma musica ou de qualquer coisa iria ter associados a mim mais de quantas centenas de Ips?
Tu percebes alguma coisa de informatica???
nem digo mais nada, podiam me vir buscar a casa, iam ter uma sorte…..
loooooooooool
Cumpz
Uma pergunta: dos 200 mil utilizadores, como é que eles sabem quem é que ganhava dinheiro com isso? Perguntam à Maya?
Isto da liberdade de expressão tem muito que se lhe diga. Aqui em Portugal, em alguns casos parece que ainda vivemos numa ditadura, e já percebi o que quer dizer ASAE.ora vejam se não é…
ASAE – Associação Salazarista Anarquista Estalinista
Nem o tio Herman diria melhor ….
Para quem quiser mais informação legal:
http://www.europarl.europa.eu/news/expert/infopress_page/057-5723-113-04-17-909-20070420IPR05539-23-04-2007-2007-false/default_pt.htm
Ainda vou preso…
HA HA HA!! Será que também vao por em tribunal os elementos de grande parte das juntas de freguesia deste país? Das escolas(será que aqui se incluem todos os professores ou apenas os elementos dos conselhos directivos?) Os bombeiros(será que vão por os bombeiros em tribunal??! é desta que o país arde…). E quem prende a policia?? E os filhos dos ministros? E os sobrinhos dos ministros? O governo vai ter que esqueçer a OTA e o TGV para fazer prisões!! Mas esperem, quem vai construir as prisões???
Vou mas é começar a roubar e a vender droga, afinal com tanta gente em tribunal sou vou ser julgado quando ja tiver 100 anos!!!
E quem é que vai inspeccionar os computadores dos funcionários/inspectores da ASAE e afins?
Hã, hã, hã????
@rui
O teu comentario diz tudo. muito fixe!
cálculos “à lá finanças”:
se a multa for 50€ x 200 mil = 1 Milhão de €
Iva 21% –> 1,21 Milhões de €
já dá para o aeroporto….
mms://195.245.176.20/rtpfiles/videos/auto/telejornal/telej_2_27072007.wmv
se tomarem conta estes gajos nas noticias tb esfectuam um downlaod de do btuga.. será que eles tb vão presos ?… e isto foi antes do fecharem o serviço…
e foi lost que sacaram…
Isso era muito bonito, era. Eu assinei um contrato de confidencialidade com um ISP nacional. Se os meus dados forem divulgados sem ordem judicial, processo-os. É assim que funciona.
Boas…
A pirataria é um assunto k dá pano pra mangas…infelizmente!
Não vale a pena encerrar 1site…pois dps crecem 4 ou 5…Inda por cima num país tao pekeno…alguma empresa portuguesa ou europeia s keixou k os seus direitos d autor ñ tavam a ser respeitados…s sim desconheço…pois só ouço empresas americanas…cm a Microsoft a refilar…
Não percebo kem, hj em dia, faz downloads d software d Tio Bill…pois cd x existem mais programas gratuitos, k substituem os programas d Tio Bill
É vergonhoso cm num país ond casos cm o d Casa Pia i o Apito Dourado inda ñ tao resolvidos…até parecem k kerem por poeira nos olhos d povo. É trist….
A pirataria ñ acabam axim…inda bem 😉
Cumprimentos
sou agente da ASAE tenho vos a dizer sabemos o quem sao os que vendem e os que sacam para uso privado!
Apenas quero saber se me podem vender alguns cam ou ts mais baratos que nas feiras! obrigado
isto tudo bluf como user disse isto até nem e mau porque agora talves apareça mais trafego internacional visto andar tudo depois em cima do limite..
eu nao vendo por isso nao tenho problema nenhum,alias até meu advogado saca ..
@aspirina
Nao mas apeteceu me inventar aquilo…
O que vão fazer aos utilizadores do BTUGA com menos de 16 anos??
Ahahahahahahhhhhhhh!!!!!!!
Deve ser giro deve 2% da populaçao portuguesa na prisao LOL ai ate os comiamos vivos XD
com sorte vamos todos ter PC com net na prisao LOL
opah, ainda pouco tempo antes de o btuga fechar arranjei um convite para la a um PJ…
Isto tudo deve ser para tentar esconder que estamos num país onde a própria autoridade é condenada a 25 anos de cadeia e que somos roubados todos os dias pelo proprio governo. Somos o unico país da europa que pagamos impostos em cima de outro imposto. Vejam os casos do IVA em cima do IA.
Quando é que nos devolvem o dinheiro de volta?
PS: É preciso pagar a OTA
O que a ASAE e a PJ querem de momento, é meter alguém em tribunal nem que para isso recorram ao menos pecador. No entanto, não podem existir condenações porque a lei actual não o permite.
My two cents… eles (ASAE) sabem que os ficheiros .torrent alojados pelos sites em questão não têm (por enquanto e esperemos q continue assim) qualquer fundamento como prova num tribunal (não existe nenhum material ilegal alojado no site) e o mais certo é estes sites voltarem a abrir… agora os utilizadores nao sei… desde que o BTuga começou a cobrar para se participar no site deve ter acumulado bastante informaçao pessoal de muita gente… não acredito que sejam 200.000 mas há-de haver gente que vai ficar lesada com esta história
LOLADA
Até me podem chatear… se calhar posso-me gabar de ser o único utilizador desde que o sistema de Racio entrou em funcionamento que nunca sacou nada! Á mais de 2 anos que só ponho lá as patinhas no Fórum e é para ler… nem faço posts nem nada, quando entro na pagina do login tenho lá Racio = 0.00 😛
Tambem não tenho muito medo, mas que a ASAE ás vezes não bate bem da carola… olha… porque é que não vêem inspeccionar a mercearia á frente de minha casa, aquilo parece-me que a pequena charcutaria não tem lá grande higiene.
Baahhhh
Quanto aos Logs, Não chega limpar o vosso PC, teriam de limpar também os Logs da ISP e dos Servidores do Btuga, por isso esqueçam lá isso…
Querem sacar com segurança e rapidez sem estar dependente de “sementes”, então alinhem no WareZ ou NewsGroups.
http://www.wareztuga.org
CUMPS
Os jornalistas deveriam esclarecer-se sobre como funciona o peer-to-peer antes de divulgar as noticias e assustar as pessoas. Talvez se lessem esta entrada e falassem com algum utilizador desses serviços ficavam mais esclarecidos. Para além dos 200mil utilizadores registados, deve haver um milhão que utilizava estes serviços sem registo, sim porque no emule “tradicional” não é necessário fazer nenhum registo especial e existe no próprio programa um motor de busca. Provavelmente muitos artistas tem sucesso porque os seus trabalhos circularam nessas redes. Se eu gosto do trabalho do artista vou ao seu espectáculo, e aí ele é mais compensado. Já agora partilhem este manifesto que circula por aí há muito: http://clientes.netvisao.pt/pintosaa/Manifesto.htm
Por falar em Btuga… Alguém tem a teleculinária nº2 do Chefe Silva em Pdf? Já deve ser para aí de 1745 mas sempre actual. Acho que aquilo tem lá uma receita de bacalhau com natas…
LOOOL eu knd tiver um filho a 1ª coisa k lhe vou ensinar apos ele saber bater meia duzia de teclas e ensina lo a sakar cenas da net do emule e de trackers LOL opah kual kuidado com os filhos kual k… os jornalistas sao uns batanetes k falam falam mas so dizem tretas… e depois nos e k fikamos xateados pk passamos por criminosos a pala deles…eles dizem ali no telejornal k e crime mas knd xegarem a casa vao ver se ja têm o harry potter sakado do emule pos filhos verem….
tretas
lol
viva ao btuga!!
viva a partilha de ficheiros!! lollol
Tanta coisa com a pirataria…..
vendo bem as coisas os utilizadores da internet são convidados a fazer downlods.
Querem acabar com a pirataria….ponham limites de trafego ai de uns 5 GB..para internacional e nacional…a não dá pois não, ninguem ia pagar a merda de 35€ para ter 5GB de trafego, ou seja negócio.
Controlem quem compra cd e dvd, ou será que nós compramos caixas de 25 dvd para gravar fotografias do cão, do canário do piriquito, da festa de anos da mariquinhas etc…, mais uma vez negócio para quem vende os dvd, sem pirataria vendia-se?? não me parece
Tudo isto é um negócio em que muita gente lucra, desde logo quem vende o material para armazenar, quem nos fornece a internet e as editoras…deixem-se de hipocrisias, falem a verdade…
ai os cantores não vendem cd por causa da pirataria…quantos utilizadores do btuga sacaram um cd da Agata….looool, se bem me pareceu estava no top dos downloads, tretas…
estamos numa época de fundamentalismo. é facil para (ASAE) dizer que só fazem cumprir a lei. Já não há bom senso. Parece que só o zé povinho é que tem de cumprir a lei . O estado esse é imune. Ponham se a pau meus amigos o que estamos a viver aproxima se da pide. Quando um dia virem essese senhores como eu vi entrarem dentro de um estabelecimento comercial com gnrs de cara tapada com armas na mão logo me dizem se não vivemos numa epoca de fundamentalistas.. è muito facil meter medo ao cidadão honesto. estranho porem que nada acontece a quem anda a gamar á descarada.
Se calhar teem medo. LOLOL
De cerca de 70 comentários que li, nenhum se aproveita… cada um larga barbaridades para seu lado. Mesmo tendo razão, há muitos de vocês que a perdem com teorias que por ai arranjam!!! Ora tenham juízo, olhem para a realidade não se prendam no mundo da fantasia. A ASAE faz o que tem a fazer, vocês fazem o que têm a fazer, os jornalistas não têm culpa nem das acções de uns, nem das acções de outros mas vocês gostam muito de os culpar, pronto… afinal vocês é que são os génios de toda a net não é verdade!!!
“Sem a pirataria e sem os downloads os ISP’s não tinham clientes! Assim para que serviam níveis de tráfego tão grandes?”, vão ver que é por meia duzia de borra botas que eles se importam. E os níveis de tráfego?? Há quem os use para trabalhar, há empresas que usam esse tráfego para tranferir informações. Mas se vocês não querem tanto tráfego é na boa… baixamos amanhã isso e depois quero ver se mesmo sem sacar nada não aingem o limite!! Ou a vossa mente, o vosso conhecimento e o vosso PC são tão limitados que só servem para pensar em downloads???
Acho que seria sinceramente pratico lerem o link que vou deixar aqui,
http://www.europarl.europa.eu/news/expert/infopress_page/057-5723-113-04-17-909-20070420IPR05539-23-04-2007-2007-false/default_pt.htm
Segundo a directiva que fala nesta pagina diz o seguinte:
O Parlamento Europeu quer que fique claro no texto da directiva que os actos praticados pelos utilizadores privados para fins pessoais e não lucrativos não constituem uma infracção.
Sou seja, deste que não seja usado para fins lucrativos, mas sim por utilizadores privatos para fins pessoais não têm problema algum, mas agora aquele pessoal, incluindo o admin’s ou admin do Btuga e restantes sites que foram fechados que tenham tido lucros com o mesmo, esses sim não têm escapatória, deste que seja provado o mesmo.
Acho que por vezes o mal, incluindo das autoridades que temos no nosso país é não estarem bem informadas das coisas, que este assunto é 1 assunto muito complexo e deste que seja tratado com cuidado, quem leva 1 processo em cima ainda é as próprias autoridades
vai tudo de saco
Bom em relação ao btuga só me pergunto o seguinte:
Que impostos pagam os seus administradores pelos seus lucros? são os mesmos declarados? o preço das ditas contas “Premium” é 10 euros com IVA ou s\ IVA?
Algum dos defensores desses senhores que me responda a essa pergunta…
E chega de ingenuidade, quem acredita que os administradores não tinham conhecimento do que lá era partilhado ponha o dedo no ar… e depois procure acordar para a vida…
Avraços carago!
Como se diz aki, a oeste da Península Ibérica … PELAMORDIDEUS!
Lendo a notícia e os comentários, em virtude do idioma, até cheguei a pensar que estava lendo alguma coisa referente à “América Portuguesa”, tamanha a igualdade de comportamento de Órgãos Governamentais (portuguesa e brasileira).
Bom, mas o caso é que, por essas paradas “além-mar”, as coisas são bem parecidas. Apegam-se às coisas que causam maior impacto à opinião pública, mas coisas que afetam a RAIZ do problema, apesar de serem manchetes, acabam caindo no esquecimento.
A propósito, é cabível lembrar que, em 18 de outubro de 2005, o Exmo. Sr. Presidente dessa República Federativa, assistiu a um DVD pirata (de um filme BRASILERIO!!! [Os Dois Filhos de Francisco]) no Airbus Presidencial (Aerolula), numa viagem entre Moscou e Brasília!!!
É certo que, se eu sobrevivesse às custas do erário, numa tentativa de salvaguardar a origem do meu salário, diria: “resta-nos saber se tal DVD embarcou em Brasília ou em Moscou”… rofl
Como, certa vez, me disse um amigo do extremo norte da América: “essas coisas existem no mundo inteiro, a diferença é que em alguns países elas são mais descaradas”.
Pra finalizar… alguém aqui já leu 1984 (ISBN 8504006115)? Pergunto porque, quando leio notícias como a apresentada pelo post-alvo dessa minha resposta, acho que George Orwell só errou na cronologia.
Eu nunca usei o btuga porque não concordava com a sua filosofia… eles queriam ganhar dinheiro com o p2p (seja lá como for) e isso lixou-os! A minha filosofia estava mais virada para sites como o Mula da Cooperativa que com esta situação acabou por fechar também. Resta deixar a poeira acentar e ir usando os torrents sem medo porque ninguém vem a minha casa fazer o que quer que seja, enquanto me portar bem. 🙂
Também vejo sempre maneiras de minimizar estas situações de medo! Discos externos, encriptação e ir apagando o que já não quero ver ou usar. Se necessitar de algo que já apaguei, volto a gravar novamente… não há por onde pegar! Imaginem a situação, se por mero acaso, há um fogo no prédio, vem um polícia maluco que resolve vasculhar e encontra aqueles packs de dezenas de dvds com as capinhas pirateadas dos filmes mais recentes, é capaz de optar por nos dificultar a vida…
Agora o que acho é que deveria haver era uma manifestação….
Era excelente existir uma manifestação, com milhares de pessoas à porta do tribunal, quando os membros acusados com esta palhaçada toda estivessem a entrar ou sair 🙂 Uma grande manifestação, civilizada, de apoio.
SÓ MESMO NA MERDA DESTE PAÍS!!!!
OS PEDÓFILOS… ESSES SIM É QUE FAZEM MAL À NOSSA SOCIEDADE E ÀS NOSSAS CRIANÇAS, ANDAM AÍ EM JULGAMENTOS MEDIÁTICOS… CHEIOS DE POUPA E CIRCUNSTÂNCIA… NESSES NÃO PÕE ELES A MÃO!!! SÓ É PENA NÃO SER OS FILHOS DESSES FILHOS DE UMA GRANDESSISSIMA P#”$%%%%!%$!A!!!
JUSTIÇA / POLICIA DE MERDA!!
OH POVO DE PORTUGAL!!! REVOLTAI-VOS!!!! ERGUEI A VOSSA VOZ UNISSUNA E MOSTRAI A ESTES CABRÕES QUE O POVO NÃO ESTÁ A DORMIR!!!!!!!!!!!
Eh eh eh!!!
Os gajos da ASAE vão para a cadeia, eh eh eh!!!!!!
Se eles quiseres processar alguem.. acredito bem qu eo facam (tive um problema paracido a’ uns anitos) e nao deu em nada… so que o problema e’ q tive de pagar o advogado.. e isso ja foi uma quantia consideravel.
Em relacao aos ISP’s e LOG.. basicamente.. tinham o IP com que me liguei.. a hora.. o que visitei.. quanto tempo demorei.. quanto saquei.. bem.. e’ preciso dizer mais?
cumps
Se a asneira pagasse IVA (mesmo à taxa mais reduzida de 5%) já tinham sido aqui arrecadadas umas massas… 🙂
É bom saber que o ppl da ase ganha bem ( afinal sao funcionarios do Estado) o que nao gastam no medico compram um cdzinho, em vez de terem medo de perder o emprego, gastam dinheiro no cinema, pois sao funcionarios do Estado… é peq q a cara da asae seja uma velha ignorante… q numca exprimentou o btuga.net santa estupidez mais uma com uma GRANDA CUNHA OU SERA QUE PENSA QUE SOMOS PARVOS?
mata-te o gorda.
@bogas
mata.te o gorda LOLOLOL
É só fumo para tapar os olhos …
Se eles por acaso começassem com processos seria em primeiro lugar ao ppl que pagava para acessos premium … depois vinham os outros.
E à velocidade que os processos correm em tribunal (a menos que sejam figuras públicas, e “primos” do 1º ) prescreviam quase todos 😉
Estes gajos, devem pensar que são o Salazar, para virem agora dizer que eles é que mandam em tudo e se fizerem pirataria, corre tudo para o tribunal (era lindo era)
Aquela cena de os pais controlarem os filhos xD é totalmente uma chachada, o meu pai saca mais que eu e mesmo assim não tenho nada haver com aquilo que ele saca xD só num mes pagámos 50 e tal contos de net (tinha passado o tráfego) xD, e é por causa disso que vou parar? xD Os filmes e musicas e imagens, programas, é tudo para próprio consumo, nunca para venda, gostava, mas.. já sei a resposta! xD
Isto trata-se de uma estupides de todo o tamanho, primeiro fecham os sites, e agora já querem que a Internet seja “livre”, não é óbvio que irá haver um maior numero de Downloads ilegais? Mas se ela é livre se não se paga nada não nos preocupamos se sacamos a mais ou não, não é verdade? É tipo presidente Buche!
“Eu vou combater o terrorismo!!”- Afirma 😀
“Agora vejam esta tacada!”
Este governo e esta policia, só estão a tentar meter medo, anda muita coisa a enrolar-se nas nossas costas! E ainda querem fazer disto uma ditadura, como quem pensa que irá mandar os tais 200.000 utilizares do Btuga para um tribunal, é de maneira que á porrada xD ou então uma grande manifestação!
Os policias devem ter filhos, tambem devem ter internet, certamente que os filmes que lá tem em casa são do amigo emprestados não?
Para que serve o sherink? E o Nero de copiar e poder gravar conteudos bloqueados por diereitos de autor? E o alcohol? E o WinAvi? (São tantos que “dão mais razão” que hája pirataria!! xD Cada vez mais serão os downloads ilegais!
Uma fraze com um grande centido!
“Na Internet Nada se perde, tudo se encontra”
Fikem 😉
Ppl tenham la calma e usem serviços internacionais. isohunt entre outros, se houver espiga, é um problema noutro pais e nao no vosso e na maioria dos casos os servidores dos torrents tao em “paraisos” como suiça, canarias, ilhas caiman etc
Só por causa destes f’dp vou triplicar os meus downloads e sacar 24 h por dia. Estou com mt medo!!!!!!!
Que palhaçada!!!!!!!!!!!!!!! Dá vontade de rir. Venham mais notícias como esta.
Torrents 4ever. Sempre a dar-lhe.
Ora bem….
Caganda filme que estes maneis fazem….
Qualquer dia é o Sr. Guarda com o Sr. da ASAEZZZZZ a entrar num quador de pistola em punho e dizer…
” ESTAMOS DETIDOS POR PARTILHA DE MATERIAL PROTEGIDO POR DIREITOS DE AUTOR…. ”
O complicado vai ser quem mete as algemas a que e quem leva o carro à esquadra…. mas sendo à tuga deve pedir boleia com as mão atadas atrás das costas….
Uma coisa que esqueci….
Depois de estar a ler um link que está mais acima… Vi a lista de “reclamadores” de usurpação de direitos de autor… Ora grande parte é musica pimba.
Bem se bem me recordo os grandes artistas “a gata” e afins vendem cds durante os “concertos de musica (ou tlvz não o sejam)” porém será que pagam os impostos desses cds? nunca vi uma máquina registadora nesses locais (atrás do palco), nem nunca vi o ppl a pedir factura… Humm acho é que o Ministério das Finanças deveria inspecionar essa lista de “falidos”… Há pois é por causa da pirataria… para ver se eles pagam tudo como deve ser…
Ou será que eles a preencherem a papelada são tão maus como a fazer “musica”? E esquecem de um zero, tipo redimentos 100 e esqueceram dois zeritos mas isso não faz diferença… qual é a diferença entre 100 e 10000 bhaa só se for para cãocorrerem ao disco de ouro porque de resto são zeros…
Façam mas é um favor a quem não sabe. Digam onde sacam os filmes e como o fazem. Isso sim é que era bom,. Porque se Btuga já era (provalvelmente qualquer dia volta a ser) deve haver por aí muitos sites que prestam o mesmo serviço ou semelhante. Ajudem lá quem não sabe please.
@mjmft
Deves pensar que te vamos dar um site desses, não?
Se procurares por torrent no google ou por P2P na net e está feito amigo (não sabe procurar –‘)
a netrabo.pt já anda com o medo de aumento de tráfego.. topem só este mail:
Estimado(a) Cliente,
No âmbito do Serviço Netcabo, a TV Cabo reformulou as medidas de utilização razoável do mesmo.
Assim,recomendamos a leitura da Política de Utilização Aceitável (PUA),disponível para consulta
em http://www.tvcabo.pt,e que estabelece as regras de utilização do Serviço.
Com os melhores cumprimentos,
Francisco Cal
Director Produto Internet
eu proprio sou um utilizador do btuga desde 2006 e acho ke apesar de ser um site mto conhecido pelos downloads nao era permitido a qualquer pessoa ver e fazer os ditos cujos.
e tb era uma boa fonte de imformação no qual se podia sacar um filmezico ou outro de vez em quando.
Filhos da mãe também já fecharam o http://www.sotorrents.com 🙁
Afinal parece que foi só uma brincadeira (de mau gosto digo eu)
epa usam os sites nacionais so para coisas q nao existam la fora tipo cds de musica tuga ( so mm pa q gosta ai nao me apanham….) filmes…( ai tb nai)
de resto internacional e mai nada
private trackers é o melhor acreditem sao mais seguros, mto mais,…
engraçado, 80% dos comentários k vejo, dizem todos k ñ eram clientes do btuga, ta tudo com medo é ? lol…
´@bogas
talvez se pensasses um bocadinho nos outros, em vez de seres tao egoista…..
sabes que nem toda a gente tem trafego internacional,e quem tem, algumas pessoas tem no limitado….
e penso que se sacar nacional, do btuga por exemplo, so ha problemas se eu vender….
Cumpz
p.s. com que entao voces nao usam btuga?? por acaso gostava de saber o vosso nick…
usam enquanto precisam, quando nao precisam dizem que nunca ouviram falar e que nunca usaram….
claro que 90% dos comentadores usa o btuga
sempre temos a opcção de criar uma rede segura com o hamachi…
Com downloads ilimitados, porque é que continuaram a usar um tracker nacional, com rácio e que beneficiava monetariamente os seus fundadores?
Devem estar a espera que “o nome do p2p em Portugal” seja razão suficiente para que o Martini-Man e amigos não borrem as calças e entreguem logo logs de ip’s e outros ficheiros incriminatórios, tais como os users com maior rácio.
Não se iludam e acreditem que eles seriam logo os primeiros a apontar o dedo a voces se soubessem a vossa morada, só para se safarem! Afinal, quem andou a trocar ficheiros não foram eles, mas sim os utilizadores, logo, eles querem é safar-se e os restantes que se f*dam. (peço desculpa pela minha expressão tão poética)
Por outro lado, temos a ASAE e a PJ a praticar o chamado “FUD” (fear, uncertainty, and doubt, ou literalmente medo, incerteza e duvida) que em traços largos não passa de uma prática politica e de marketing levada avante por empresas tão conhecidas pelos seus actos de “bom samaritanismo” como a Microsoft.
Ainda ontem estive a falar com um amigo e eu disse que o facto da Netcabo estar a “oferecer” downloads ilimitados durante um ano, trazia agua no bico… a PT alguma vez dá seja o que for de graça?
Bem, já que estamos numa de paranoia, que tal sacarem a série “O Polvo”? É sobre máfia entre o governo, empresas, organizações e supostas entidades reguladoras e independentes.
É parecido com a nossa realidade onde, por artes mágicas, directores adjuntos do concelho administrativo da PT acabam como ministros e a decretar leis que para além de os beneficiarem e lixarem o “zé”, só temos conhecimento delas após a sua aprovação.
Acompanho com interesse as notícias do P2P, que não é simples nem a preto e branco.
Do que conheci do Btuga tenho mais pena que o forum tenha acabado ou esteja suspenso. Não digo que em Portugal não haja bons sites e blogs. Nos foruns já não me parece tão bem e penso que o do Btuga faz falta, mesmo que se possa dizer que era para newbies. A mim faz.
Sobre a “pirataria” também há muito para dizer, mas fiquei a pensar quando soube, por um artista que falou na televisão há poucos dias, que recebia 3 cêntimos dos 99 cêntimos que a Apple cobra por cada canção dele comprada através do iTunes. Que raio de trabalho e custos teve a Apple para ficar com praticamente todo o dinheiro ? Se vendesse a música a 10 cêntimos, 5 para cada um, não acabava a pirataria ?
Para mostrar que a suspensão ou fecho dos Trackers nacionais não tem nenhum peso no P2P a nível internacional, nem se fala disso, fica aqui um link para 299 sites de torrents http://www.zeropaid.com/links/bittorrent/
Pelos vistos foi criado um novo forum http://www.freetuga.info/showthread.php?t=1 o Freetuga, com o Martini Man como administrador.
Já agora deixo aqui o meu email, alistair666crowley@sapo.pt, por o caso dos palhaços da ASAE querem os meus dados…SOU UTILIZADOR DO BTUGA, E COM MUITO ORGULHO…cambada de corruptos…palhaços…
Isto só serve é para amenizar os prejuizos, não dos artistas, mas sim das editoras…que “açambarcam” os lucros todos para elas…
E claro, como já sabemos, onde os “chupistas” da ASAE poderem meter a colher…eles aproveitam…
Se eles tiverem coragem para me pedirem os meus dados, também terei coragem para os dar…mas não vejo “tomates” da parte deles…até poruqe não há lei nenhuma em concreto que possa penalizar os utilizadores de P2P em Portugal…
“A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) poderá investigar utilizadores dos três sites de partilha de ficheiros”
Loooooooollllllll….Estes senhores da ASAE são tao comicos…ahahahhahah
1º ESTAMOS EM PORTUGAL
2º É ilegal divulgar a morada do “dono” deste ou daquele IP, pelas operadoras.
3º Colocar 2% da população portuguesa em tribunal?? não me parece
4º Uso privado do P2P sem fins lucrativos é legal
5º A ASAE que vá mas é atras dos ciganos que andam a vender CD’s e DVD’s nas feiras a 2.50€, e que nem gastaram 50centimos para fazer aquilo.
6º Volto a afirmar, ESTAMOS EM PORTUGAL
Ah, e esquecime de uma coisa….
Porque é que quando vou comprar DVD’s para gravar os meus filmes CASEIROS, que faço com a minha familia, tenho de pagar 0,16€ de taxa de “DIREITOS DE AUTOR”?? Eu sou o autorm daqueles filmes e tenho de pagar os direitos…
Mais uma vez: ESTAMOS EM PORTUGAL….