ATi Catalyst 6.12
Como em todos os lançamentos do Catalyst este também aumenta as performances das placas ATi.
Além de vários acertos para um desempenho melhorado em vários jogos disponíveis no mercado actual, a ATi procurou nesta nova versão resolver vários problemas de compatibilidade com o Crossfire 965 da Intel. Outros acertos foram feitos para uma melhor funcionalidade dos gráficos 3D.
No entanto para saberem mais sobre esta nova “release” vejam aqui. Para usar o Catalyst 6.12 deve ter instalado o Microsoft .Net Framework.
Licença: Freeware Download: Catalyst 6.12 x32 | x64 Download: Catalyst Beta Display 8.31.100 x32 | x64 Homepage: ATi
Este artigo tem mais de um ano
Será que posso actualizar? Sei que dá para a ATI Radeon X1600. A minha é uma ATI Mobility Radeon X1600. Tenho um Portátil LG S1 Pro Express Dual. Tenho esta duvida!
Eu atualizo meu driver de video periodicamente, acho show tenho uma ATi Radeon 9600 PRO GexCube 256mb.
Vlw as dicas
Eu também tenho uma ATI Radeon Pro 256Mb. Mas não costumo actualizar, funciona bem e como quase nunca jogo não vale a pena.
Isto porque para instalar cada vez que sai as novas drivers (mensalmente) é preciso desinstalar as anteriores e limpar o registry, no próprio site da ATI aconselha isso, tem até por lá uma ferramenta para a remoção completa de drivers ATI, mesmo assim aconselham a limpar todas as chaves no registry referentes a ATI.
Não tenho paciencia e actualizo a cada formatação, a cada 8/9 meses.
Alguém mais aqui usa a linha “ATI Radeon 9xxx”? Eu sempre ouvi dizer que não é aconselhável usar os Catalysts mais novos (6.7 para cima) para as Radeons. Isso é verdade?
Usava o 6.11 e, agora, utilizo a versão 6.6 e nem sei se vou instalar essa 6.12! Antigamente sempre atualizava rapidamente, assim que eram lançadas versões novas. Só que ouvi dizer que os mais recentes prejudicam a o desempenho das Radeons.
Alguém aqui sabe se isso é verdade?! Até agora não notei nada aqui…
@Vinícius
Nunca ouvi falar de tal coisa nem li em lado nenhum. Eu estou a usar a 6.7 porque a ultima instalação que fiz foi em finais de Agosto.
Sempre que formato e instalo de novo instalo as ultimas drivers da ATI.
A minha placa gráfica é uma ATI Radeon 9600 Pro 256Mb, até tinha uma 9250, como nunca jogo não me ralo muito com a gráfica, mas para instalar o Vista e apreciar o Aero Glass lá tive que comprar gráfica compatível.
Nem a gráfica nem as drivers me deram problemas
@Carlos Nascimento
Eu uso uma ATI Radeon 9800 Pro 128 MB / 256 Bits. Antes eu tinha uma 9500 Pro modificada para se tornar uma 9700 Pro. Quando a comprei, já veio assim. Bom, o fato foi que ela deu problema e eu usei o magnifíco serviço de RMA da ATI e eles me mandaram essa 9800 no lugar, já que a outra nem é mais fabricada, ao que parece.
Quanto às atualizações dos drivers, nunca me importei em ficar removendo e limpando todos os dados dos registros e pastas da ATI no sistema. Até gosto de fazer isso, porque assim tenho certeza que os drivers e opções estão todas certinhas e sem nenhum conflito a cada instalação, pois uso muito jogos e, mais ainda, a opção de enviar a imagem para a televisão.
Inclusive, vou instalar essa versão mais nova. Aproveito e vejo se resolve algums problemas que estou tendo com os programas da Samsung para o LCD que comprei. Acho que se usar um driver mais recente, isso ficará normal.
Quanto a formatar, você formata a cada 8/9 meses?! Eu não consigo isso! Acho que 3 meses já é muito! Acho que a minha mania por organização e perfeccionismo não me deixa ficar com o sistema por mais de 3 meses sem formatar, pois acumula muito “lixo”, probleminhas chatos, conflitos, coisas que não funcionam direito e por aí vai. Então já pego uns DVDs, gravo tudo (já tenho até lista… hahaha) e formato!
Será que não dá problema no disco rígido (HD) formatar tanto assim?!
Abraços!
@Vinícius
Tens toda a razão para estranhar. Acontece que eu uso o Norton Ghost, tenho 2 HDs instalados e um deles serve apenas para backups da instalação que está no outro. O Ghost faz-te uma imagem exacta de todo o disco, caso algo corra mal é só arrancar pelo CD do Ghost e repor o backup. Há quem use o Acronis True Image que também é bom.
Basicamente é esse o “truque” de eu formatar tão poucas vezes.
Para além disso também há cuidados a ter – limpadores de registry, e mesmo assim sempre que desinstalo alguma coisa costumo limpar manualmente, desfragmentações regulares e outras coisitas mais. Com algum cuidado é possível manter-se uma instalação por algum tempo.
Alem disso também vou sempre gravando tudo em CD/DVD para nunca haver a hipótese de perder dados.
O “segredo” está na redundância – 1 HD a servir de backup ao outro e dados sempre gravados em suporte CD/DVD
Não tem problema nenhum e até é saudável, eu é que gosto de fazer como falei acima, mas não só não tem problema como é uma forma de teres o PC sempre em bom funcionamento.
Abraços