PplWare Mobile

Atenção às apps financeiras móveis maliciosas

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Nelson says:

    Isso só acontece no Android, passa tudo…

    (não vale a pena dizer que não, uma loja que deixa entrar app’s que até podem não ser maliciosas, mas que estão ligadas á ilegalidade, como o wareztuga… deixa também passar tudo, está aí o resultado)

  2. Mr. Antunes says:

    Pois é, realmente vivemos num mundo muito perigoso!
    Eu próprio conheço 99 amigos que ficaram sem saldo no telemóvel e desses 99, 69 perderam acesso às suas contas bancárias e ainda foram induzidos a tirar uma fotografia ao cartão dos “códigos” o que permitiu aos infratores retirarem-lhes 69€ das suas contas bancárias! (33 até tinham iphone!!)

    Acho que para o bem de todos nós devíamos partilhar os casos que sabemos terem acontecido, de forma a ficarmos mais cientes da dimensão desta catástrofe!

    Um dia destes vou comprar uma kapreski para o meu Android 😉

  3. irlm says:

    estas noticias servem para fazer publicidade ao produtos de segurança, mas também para alertar o utilizador.

    • NT says:

      Também serve para publicidade, mas ultimamente a Kaspersky tem apanhado muitos ‘esquemas’ que andam por aí. Embora não seja grande fã dos produtos deles acho que têm feito um ENORME trabalho neste últimos anos.

      Quando a estes ‘esquemas’ android, windows, linux, macos ou iPhone (sim Sr. Dr. Eng. Nelson, macos e iPhone) são afetados.

      Acho que o pior, independentemente do sistema, passa tudo pelo utilizador, quantas vezes é que o pessoal quer ver a SportTV (isto falando da realidade portuguesa) através do computador sem ter que pagar pela sporttv? Quantos é que têm o Office pirateado? E quantos é que quando estão a instalar qualquer coisa ‘free’ carregam sempre ‘Seguinte’ a ver se instalam o programa?

      Por exemplo todos dão na cabeça do Windows com Internet Explorer, mas recentemente saiu um estudo (um bocadinho suspeito por ser microsoft mas enfim) que bastava ter uma conta de utilizador limitada que 100% dos exploits para o Internet Explorer (não são os dos plugins java ou flash) não iriam afetar o sistema, mas quem é que tem a paciência de criar uma segunda conta e ter que estar sempre a meter a password quando tentam executar algum programa que exige permissões de administrador? Só o UAC do windows vista levou muita gente a arrebentar com os computador só porque não gostavam daquelas janelas para confirmarem tudo…

      • Nuno Vieira says:

        O problema é que a Microsoft não incentiva as pessoas a utilizarem uma conta de acesso limitado visto que a primeira conta que criamos no computador é sempre uma conta de administrador. Quando criamos as seguintes temos que especificar que é uma conta de acesso limitado, porque se não, é criado uma conta com privilégios de administrador.

        Se o UAC obrigasse a colocar a senha sempre que há alguma alteração que necessite de privilégios de administrador em vez de clicar simplesmente num botão OK (como é em Linux, Mac OS, entre outros), as pessoas pensariam duas vezes antes de clicar no botão. Para não falar que serve para confirmar se a pessoa que está a usar o computador é a dona da conta.

        As pessoas passaram-se com o Windows Vista por causa dos constantes avisos que mostrava em sucessão em uma única operação.

        • NT says:

          “(…)as pessoas pensariam duas vezes antes de clicar no botão.” Só se fosse no botão do telefone, para fazer a chamada para o serviço técnico(ou para o experto da informática lá do sitio) e perguntar de como é que isso se tira. Ou o que é que se faz para aquilo não aparecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.