Pplware

Três asteroides gigantes vão passar “perto” da Terra este sábado

A NASA alertou para a visita de três asteroides gigantes que passarão pelo planeta Terra neste fim de semana.

Assim, no próximo sábado, 10 de novembro, três grandes asteroides, o maior dos quais mede cerca de 30 metros de largura, passará próximo na Terra, segundo informações veiculadas pela lista de Near Earth Objects da NASA.


A Agências Espacial norte-americana alertou para um Close Earth Approach, são 3 asteroides irão passar pela Terra neste próximo sábado.

De acordo com os dados disponibilizados na lista de Near Earth Objects da NASA, o primeiro asteroide, com o nome 2018 VS1, vai passar por volta das 14h03.

Voo do asteroide 2018 VS1

Segundo os dados disponibilizados pelos astrónomos da NASA, este asteroide mede entre 13 a 28 metros, o que comparativamente é 2,5 vezes maior que o tamanho de um típico autocarro londrino de dois andares, ou 5 vezes mais alto que uma girafa.

Em termos de aproximação, a agências espacial norte-americana estima que asteroide se aproxime da Terra a 0,00927 unidades astronómicas, o que se traduz em 1,38 milhões de quilómetros da Terra. Em termos comparativos, esta distância é algo como 3,6 vezes a distância da Terra à Lua.

A passagem do asteroide marcará a primeira passagem pela Terra da rocha espacial em cinco anos. O impacto de um destes corpos rochosos, tendo em conta o tamanho, poderia ferir milhares de pessoas.

Após a passagem do VS1, aparecerá o VR1 pelas 14h19. A esta hora, este segundo asteroide atingirá o ponto mais próximo da Terra.

Voo do asteroide 2018 VR1

O VR1 terá a mesma velocidade e um tamanho muito idêntico ao VS1, embora passará a uma distância maior, cerca de 5,03 milhões de quilómetros.

Assim, o tamanho deste segundo asteroide está estimado entre os 14 e os 30 metros. Com base nos cálculos da NASA, esta é a primeira e última vez que a rocha espacial fará uma aproximação à Terra.

Pelo final da tarde, às 18h21, será a vez da passagem do VX1 pela vizinhança da Terra.

Voo do asteroide 2018 VX1

A NASA refere que este é o menor dos três asteroides, com cerca de 7,6 a 17 metros (em termos de comparação está à altura de um prédio de 4 andares), contudo, é o que passará mais perto do nosso planeta.

Segundo a rota, irá passar a apenas 381.474 quilómetros, mais ou menos a distância da Terra à Lua. Em termos astronómicos, esta é uma pincelada incrivelmente próxima e merece o interesse dos vigilantes de asteroides da NASA.

Muitos desses objetos em alta velocidade são classificados como Objetos Potencialmente Perigosos (PHAs) que aproximam da Terra a uma distância menor que 0,05 ha – 7,47 milhões de quilómetros.

Exit mobile version