O anúncio foi feito pela NASA e está a criar algum alarmismo devido à sua trajectória altamente incerta. O asteróide 2016 QL44 irá passar perto da Terra já no próximo dia 17 de Setembro e está a ser observado com cuidado pelas várias agências espaciais.
Mas será que há perigo de colisão com o nosso planeta?
A velocidade a que este asteróide vai passar perto da Terra estima-se que será qualquer coisa como 50.000 km/h, ou seja, 14 km por segundo, e deverá demorar cerca de 16 minutos no seu percurso pelo planeta.
O asteróide, descoberto este ano, tem apenas 61 metros de comprimento e, a embater com a Terra, poderia provocar danos equivalentes a várias bombas nucleares, mas nada que acabasse com a existência de vida, ainda assim, seria catastrófico, caso atingisse uma região povoada.
Por este motivo e pelo facto da sua órbita ser altamente incerta, a passagem deste asteróide pelo nosso planeta tem sido alvo de preocupação por parte de alguns especialistas, contudo, parece não haver grande perigo. A NASA estima que, durante os próximos 100 anos, não haverá nenhum asteróide de grandes dimensões a atingir a Terra.
A NASA não conhece nenhum asteróide ou cometa em rota de colisão com a Terra, actualmente. Então, a probabilidade de um grande impacto é muito pequena. Na verdade, o melhor que podemos dizer é que nenhum grande objecto deverá atingir a Terra nos próximos cem anos
Via: The Sun