Assistente pessoal Cortana vai mesmo ser incluída no Windows 9
A "moda" dos assistentes virtuais tem estado a invadir em força os sistemas operativos. Tendo já quase todos o seu assistente dedicado, é agora hora de estes começarem a surgir também nos sistemas operativos de desktop.
Depois de termos visto ontem o pedido de patente da Apple para trazer para o desktop o Siri, chega agora a notícia que a Microsoft vai colocar a Cortana dentro do Windows 9.
Lentamente o Windows 9, também conhecido por "Treshold", está a ser revelado. São já várias as novidades que podem ser consideradas como certezas e que vão fazer a sua estreia neste novo sistema operativo.
Falamos do novo Menu Iniciar, que era dado como certo na próxima actualização do Windows 8.1, e até dos ecrãs virtuais. O fim da Charm Bar pode também ser uma realidade e outras novidades que vão de certeza surgir.
Mas uma probabilidade que era apresentada dava como possível a integração da Cortana no Windows 9. Os primeiro rumores deram conta de a Microsoft estar a trabalhar nessa possibilidade, mas sempre numa perspectiva de esforço possível e apenas caso estivesse maduro o suficiente seria incorporada.
A verdade é que as notícias agora apresentadas pelo site Neowin dão como certa a presença da Cortana no Windows 9, não como uma integração plena, mas como uma aplicação auxiliar do próprio Windows.
O que foi adiantado descreve a Cortana com as mesmas funções que podem ser encontradas no Windows Phone 8, podendo o utilizador interagir com o sistema de forma verbal ou por teclado, colocando questões e obtendo respostas para as mesmas.
A própria interface que está aplicada é similar à do Windows Phone, ocupando cerca de um quarto do ecrã e mantendo toda a parte gráfica que lhe é conhecida, mantendo a forma circular e todas as animações.
Para as versões finais espera-se que a Cortana seja completamente incorporada com o Windows, perdendo a sua forma de aplicação e tornando-se um componente.
Com as primeiras versões do Windows 9 a serem esperadas para o final do ano ou para o início do próximo existe ainda muito tempo para a Microsoft consolidar esta integração e para fazer crescer as capacidades da Cortana.
Dado o ritmo a que esta integração está a ser feita é provável que a Microsoft seja a primeira a conseguir trazer para o seu sistema operativo um assistente pessoal.
Depois de ter sido a última a apresentar a versão para sistemas móveis, consegue agora dar um passo rumo à liderança e ao pioneirismo com a incorporação deste seu assistente no Windows.
Este artigo tem mais de um ano
Eu queria o Google Now no Chrome, seria excelente.
E pesquisa por voz no Youtube como existe no Google, não consigo perceber a ausência.
Boa noticia, a Microsoft tem vindo apresentar grande novidades. A gigante Microsoft continua a mostrar que esta ai para continuar a ser gigante.
Agora, não percebo é como a Apple vai pedir patente para este tipo de assistente, enfim.
a patente é sobre formas de interacção num desktop, não é a patente sobre todo e qualquer assistente
A patente refere-se ao “tom de voz” da/o assistente…a Apple patenteou a voz do Mickey e da Minnie.A google “respondeu” com as vozes do Donald e da Margarida…a Microsoft vai ficar só com a “Cortana”!!É a voz mais sexy…kkkkk.
Certo… mas não deixo de achar parvo esse tipo de patente… Mas no EUA todo serve para ser patenteado.
mas sabes sequer o que a patente tem para dizer isso? Achas que é tudo óbvio antes de investigar como montar um interface capaz de aumentar a produtividade.