As tecnologias inovadoras da 7.ª edição do Rock in Rio-Lisboa
As Smart Cities representam hoje um novo paradigma urbano e são já muitas as cidades que têm vindo a apostar em tecnologias inovadoras com vista a melhorar e facilitar a vida dos cidadãos.
De acordo com informações da Vodafone, a 7.ª edição do Rock in Rio-Lisboa vai também acolher a primeira “Smart Rock City” do mundo onde serão implementadas soluções de cariz tecnológico e inovador, nunca antes aplicadas num evento de música e entretenimento.
No total foram desenvolvidas cinco soluções que permitem monitorizar, em tempo real, as áreas mais críticas para o pleno funcionamento do festival.
- Smart Energy: Medir os consumos de energia no Palco Mundo, Palco Vodafone, Tenda VIP e Tenda Electrónica de forma a gerir o desempenho energético destes espaços e garantir poupanças significativas no futuro.
- Smart Water: Supervisionar a rede de água que abastece os 4 hectares do Parque da Bela Vista. Esta solução assegura o controlo do abastecimento, prevenindo interrupções ou irregularidades na distribuição da água.
- Smart Toilets: Monitorizar e informar o público sobre a disponibilidade de WC´s livres no recinto.
- Smart Waste: Controlar o processo de recolha dos resíduos sólidos (lixo), otimizando os processos de limpeza durante o evento.
- Smart Air: Medir os níveis ambientais (gases, qualidade do ar, concentração de CO2, fumos e moléculas). Ao mesmo tempo, alguns desses parâmetros serão divulgados em tempo real.
Pode consultar aqui em detalhe as cinco soluções que estarão na 7.ª edição do Rock in Rio-Lisboa.
As várias soluções têm como denominador comum um sistema de Gestão Técnica Centralizada (GTC) da Vodafone, desenvolvido em parceria com a empresa portuguesa SSA Dynamics, que estará instalado no Centro de Controlo Operacional do Rock in Rio-Lisboa, o espaço a partir do qual são geridas todas as operações do festival.
O GTC agrega e disponibiliza toda a informação recolhida pelos sensores, em tempo real, emitindo sinais de alerta para prevenir eventuais incidentes.
Este artigo tem mais de um ano
Só falta o Smart Alcohol ás vezes é cada artista….