A integração de novas tecnologias e plataformas no Turismo
O turismo é sem qualquer dúvida um dos maiores produtos que Portugal tem para oferecer. Com uma oferta diversificada e com qualidade excelente, é hora deste sector se adaptar às novas tecnologias e às novas plataformas, como elementos potencionadores para o seu negócio.
O Pine Cliffs, enquanto Resort de 5 estrelas, viu-se na obrigação de também se adaptar e passar a dar aos seus clientes novas ferramentas para que estes possam usufruir de forma ainda mais.
Para dar aos leitores do Pplware uma visão mais alargada das soluções implementadas, Bruno Silvério, E-Commerce & Digital Marketing Manager deste Resort algarvio partilha qual a sua visão e o caminho seguido.
“Marketing digital, eu também quero!” Acho que esta deve ser a frase mais ouvida entre microempresas e PMEs, e mesmo em algumas empresas maiores que perderam o barco do investimento em marketing como parte integrante da estratégia de uma empresa.
De facto, o marketing digital ou online marketing, como prefiram chamar, teve o seu boom nacional nos últimos três anos. Mas tenho parado para pensar qual será, na maioria dos casos, a melhor forma de utilizar mais esta ferramenta de trabalho.
Sempre acreditei, e cada vez mais reforço a ideia, de que o marketing e comunicação integrados conseguem gerar melhores resultados.
Quem acredita que o marketing digital é uma stand alone solution, está com visão curta. Também a TV já foi solução para as marcas e produtos!
As soluções encontradas
Falando no caso concreto do Pine Cliffs Resort, foi fácil perceber que as ferramentas digitais iriam potenciar o bom trabalho já feito pela marca e preencher eventuais lacunas na interação com a audiência. O importante foi encontrar um parceiro que nos ajudasse a implementar as melhores soluções para potenciar a história, ou se preferem, o Storytelling.
Neste caso, a Dengun provou que eu estava errado e que o talento vai além dos arreadores de Lisboa ou Porto. E que história? Não a do Resort em si só, mas a experiência de estar no Hotel ou Residência 5 estrelas, jogar Golfe ou Ténis junto ao mar com um clima perfeito – adoro viver no Algarve!
Ao invés de avançarmos primeiro para uma App, tivemos de redefinir o nosso posicionamento online com um site responsive, que nos permitisse também aumentar as vendas de acomodação. Objectivo alcançado: aumento de 74% face ao ano anterior – a nível nacional houve um aumento de 9,4%.
O passo seguinte foi desenvolver novas soluções que projetassem o serviço 5 estrelas do Resort, seguindo a tendência do mercado em responder à necessidade dos clientes e turistas que, cada vez mais, procuram prolongar a sua experiência e valorizam o rápido acesso a serviços, informação e promoções. Surgiram duas novas apps: Pine Cliffs Resort App e Green Check-in. Ambas servem o utilizador do Resort promovendo o up-selling de serviços e, no caso do Green Check-in, a importância crescente de tratar a informação.
Nada continua mais relevante e precioso do que a Big Data e o CRM. Cada vez mais, o fator diferenciador no mercado está e estará em quem reage mais rapidamente ao tratamento dos dados e nas consequentes estratégias de marketing que são implementadas neste âmbito.
Ser inovador e... não parar de partilhar histórias
Não satisfeitos, quisemos prolongar a experiência e fazer algo inovador nos Resorts em Portugal: uma app 3D do Pine Cliffs Resort, que ajuda diretamente nas vendas, bem como na promoção do Resort além fronteiras. O fator tecnológico, mais uma vez, foi a exigência em trabalhar com os melhores – Wondering 3D - para não defraudar o nosso cliente e potencial investidor.
Os resultados estão cá, em números, mas o que me delicia é saber que continuo a ter de melhorar a minha história. Precisamos de contar mais e melhor. O mercado da hotelaria é um dos mais avançados mundialmente ao nível de plataformas de venda online e, por vezes, a rapidez elimina a qualidade dos conteúdos. É aqui que é importante marcar a diferença: fazer tudo ao mesmo tempo não funciona. Os canais digitais são cada vez mais complexos e exigem especialização dos profissionais de marketing.
Este artigo tem mais de um ano
Parabéns ao autor pela forma prática e sucinta que utilizou para expôr a sua experiência.
Só tenho uma coisa a dizer, Resorts são o cancro do turismo, e não é com isso que se evolui um pais…
venha quem vier, quem tiver estudado turismo sabe do que estou a falar, alias um resort nem deveria ser considerado produto de turismo da mesma maneira que a porcaria do McDonalds não devia ser considerado alimentação.
Aqui tens um técnico de turismo a concordar contigo!!!!
Pois eu não estudei turismo, e não faço pta ideia dos que estás a falar. Se quiseres te explicar melhor acho que o resto dos leitores que tb não estudaram turismo agradeçe …
novas tecnologias e plataformas no Turismo.
quero ser uma beta testes…..
Já trabalhei e desenvolvi muita coisa nessa área, um conselho nao queiras….
e o cliente pagou o projecto?
É que parece no Algarve esses clientes não pagam….
Boa sorte
Normalmente não pagam mas como a maioria destes projectos são feitos á borla por causa da troca de favores….
Vamos lá a ver qual será a troca!
É que esses resorts estão todos falidos