PplWare Mobile

Arch Anywhere – É hoje que vai instalar o ArchLinux?


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

61 Respostas

  1. O Movimento Livre says:

    Desconhecia, muito bom.
    Gostava de ter esta opção com persistence, mas é coisa que não consigo com nenhuma variante de Arch (nem mesmo com a base). Parece que só funciona bem em distros Debian based.
    Alguém tem uma solução para este “enigma”?

  2. Miguel says:

    O PPLWARE não faz mais nada do que andar a testar distros de Linux?
    Saiu hoje a build 107 para o Windows 10 Mobile… podiam falar disso 😛

  3. EDP says:

    Arch é KISS! Quem usa sabe o que é! Arch é bonito porque somos nós que o construímos todos os dias. Uns pacotes AUR aqui outros ali e pronto temos uma boa distro linux!

    Uso Arch com o WM i3 e não tenho saudades do Debian nem Fedora!

    Long Live ARCH!

  4. Luís Nabais says:

    O que tem esse Arch Anywhere de melhor, comparado com o fantástico Architect Linux (continuação do infelizmente extinto EvoLution)?

    • Alexandre C. says:

      OFFTOPIC:
      Assim que vi este artigo, pensei logo em ti … já estava a contar com um comment teu ou não fosses tu um Arch fun 😀

      Abraço
      Alex

    • EDP says:

      Depois de instalar pelos dois o Arch-anywhere é mais intuitivo e fácil para instalar do que o Architect Linux.

      O Architect Linux é um “torna-se um pouco difícil” para quem está instalar, se usares um WM em vez de um DE, fica te sempre abrir as janelas de teste. Enquanto que no Anywhere já não te acontece isso! E avisa-te que se não escolheres direito as opções!

      Eu cá prefiro a instalação a la mão! Tu controlas tudo e sabes o que estás a fazer!

      Mas é de louvar o post com o Anywhere.

      Obrigado @Pedro Pinto e ao Pplware

      • Luís Nabais says:

        @Alex, andas por aqui? hahaha 😉

        @EDP obrigado pela info, tenho que comparar por mim. Já fiz muitas instalações de Arch à mão, agora devo estar velho, estou a ficar sem pachorra para perder tempo com a instalação do SO, quero é produzir.

    • kuati says:

      Pelo que pude ver em ambas, o Arch Anywhere ainda apresenta problemas como o particionamento manual dos discos, onde todas as vezes que tentei por este caminho me deparei com erros, algo que nao tive problema algum no Architect Linux.. Mas fora isso achei o Arch Anywhere tão bom quanto o Architect Linux! Isto na minha opinião é claro..

  5. Lino Lisboa says:

    É que não passa de hoje 🙂 dual boot com win10

  6. Christophe Silva says:

    Só tenho pena do rendimento dos drivers da geforce gt740m não ser igual pois nem pensava duas vezes em ter somente arch ou mesmo derivados arch como principal S.O. Mas de resto é simplesmente brutal e o A.U.R é qualquer coisa de brutal.

    P.S. Um aparte para o pessoal das bocas “preso por ter cão e preso por não ter” , just saying …. deixem o pplware fazer o que faz de melhor que é basicamente ser um poço de informação interessante.

    Abraço pessoal pplware!

  7. Insider says:

    São mesmo masoquistas!!!

  8. Paulo says:

    Ainda não,vou esperar mais vinte anos.

  9. jAugusto says:

    Não seria mais facil instalar archbang e depois instalar o xfce4 em cima. KISS Arch a bombar!!

  10. Rocha says:

    Vou já instalar isto.
    Pensava eu que o Windows era difícil de instalar.
    Isto com dois cliques e boa apresentação gráfica tá no ponto.
    Nunca mais quero o Windows
    São muitos poucos cliques para instalação.

    • tprata says:

      Vou ja comprar um telemovel as peças, isto de comprar ja tudo feito da muito trabalho…
      Quando não se sabe e normal falar e dizer asneira…
      Sim, este tem muitos passos na instalaçao, pelo simples facto de que é uma distro feita para ser PERSONALIZADA. Por definiçao nao tem rigorosamente nada alem do basico, isto e so uma forma de facilitar a quem nao quer seguir tudo a mao.
      Queres algo facil de mastigar como o windows? Tens Ubuntu, Fedora, e muitas mais, em que a instalaçao grafica e muito parecida ou melhor que a do windows.
      Basta dizer que esta distro depois de instalada consegue utilizar algo como 3gb de espaço (se bem escolhida), e algo como 300mb de ram ao arrancar. Podes dizer o mesmo do windows? 😉

    • Paulo says:

      Sim,que nos dias de hoje dar mais de quatro cliques podem fazer mal à saúde.

  11. NaRoça says:

    Perdi as contas das distros que já usei,sendo a maioria derivadas do Debian.Experimentei o Arch e me encantei com a leveza e o poder do Pacman. Manjaro é o Arch que já vem pronto,é só ajustar a seu gosto. Difícilmente volto para o Debian & cia.

    • Luís Nabais says:

      Manjaro tem uma diferença que é importante notar: utiliza repositórios próprios, que geralmente aprovam os packages lançados por Arch apenas passado alguns dias ou semanas. Isso até é bom, pois garante uma estabilidade extra, no entanto, eles também o fazem para os packages relativos a patches de segurança, que deveriam passar a stable mais rapidamente.

      Se queres um Arch puro e mais fácil, experimenta Antergos.

  12. carlitos says:

    fiz download da ISO para a pen e agora como inicio a instalação? grato.

  13. Rafael says:

    Engraçado… Ainda ontem andei a pesquisar sobre alternativas ao Evo Lution e não encontrei o Anywhere, mas deparei-me com o Architect Linux com GUI, o pacbang.
    Architect Linux: https://sourceforge.net/projects/architect-linux/files/
    Pacbang: https://sourceforge.net/projects/architect-linux/files/pacbang/
    G+: https://plus.google.com/communities/109428906975670306458/stream/b0c7b890-6d6a-49db-b020-ce0ae47d22d0

  14. Alexsandro says:

    Gostei da dica, desconhecia esse projeto, o arch foi o melhor SO que já utilizei, só não voltei a instala-lo pelo trabalho que dá, pode ser que assim volte ao arch puro xD

  15. SK says:

    Arch Anywhere made Arch Linux installation much easier. It’s worth a try.

    http://www.ostechnix.com

  16. Rafael says:

    Pedro, dicas e algumas imagens para instalar uma GUI para o Pacman.
    Ficar estilo Synaptic.

  17. heiko says:

    as a hint. if english not your prerefered language, especially as keyboard-map, you can change this. as the step 0, before you type in “arch-anywhere” (without quotes), you can load your keyboardmap. loadkeys + your map. example (for german, old german map): loadkeys de-latin1-nodeadkeys. it should work too with your language map for the keyboard.

  18. Rafael says:

    Estranho… A mim arranca para a linha de comandos. Autentico e depois tenho de fazer “startx” para arrancar com o modo gráfico (KDE)…
    Dicas?

  19. António says:

    Boas . Tenho Portátil toshiba Satelite M40- 298 com windows XP e acompanho diariamente ppware bem como o respectivo forum. De tanto PPinto falar de distrito Linux gostaria de me iniciar nesse distrito
    . Como iniciante gostaria que me aconselhassem um distrito cuja configuração vinha toda completo e em português com ambiente gráfico semelhante ao windows e que possa jogar (Não só viciado, apenas tenho um unico jogo onlime que jogo a 3anos)

  20. sakura says:

    “startx” para arrancar com o modo gráfico (KDE)…
    tem de “ligar o servico” Display manager
    o sddm é 1 Display manager para o kde.

    #pacman -S sddm
    #systemctl disable lightdm ;lightdm is not secure!!
    #systemctl enable sddm

    no vmplayer vmware (win10)
    pacman -S xf86-video-vmware

  21. kuati says:

    Só eu que tive problemas? Optei por instalar o i3wm, mas no fim das contas nem o lightdm nem o startx funcionaram, não sei afirmar o motivo, talvez facto de estar instalando em vm…

  22. Denis says:

    Sempre quis instalar um arch mas não sei instalar driver proprietário da nvidia. Alguém conhece algum tutorial?

  23. Lorenzo says:

    Tentei duas vezes instalar o Arch numa VM e nunca deu certo.

    Uma coisa que me deixou em dúvida. Esse sistema é um arch linux com uma instalação gráfica? Ou tem mais alguma diferença?

  24. Just my 2cents says:

    Alguem que usa estas tretas para usar arch mais valia continuar nos Ubuntu’s e Window$.
    Arch não é feito para o utilizador do ubuntu. Arch é para quem quer ter um sistema costumizavel e estável. Arch requer leitura. Requer que o utilizador tente perceber o que está a acontecer, porquê ativar determinado modulo. Porquê fazer determinada configuração. Existe uma WIKI para isso. Se não têm paciência para aprender, usem ubuntu. Agora não usem estas coisinhas so para dizerem que usam arch.

  25. Cogito says:

    Olá a todos.
    Alguém aki sabe como configurar o terminal no Arch, GUI XFCE4, para que eu o possa abrir pelo CTRL+ALT+T, como se faz no Ubuntu?
    Cptos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.