Em Junho deste ano noticiámos que o fim do Roaming estaria para breve, havendo sido agendado para 15 de Junho de 2017.
Mas a decisão ainda dependia de votações e hoje, finalmente, foi aprovado o fim das tarifas de comunicação na União Europeia, permitindo desta forma que as pessoas passem a comunicar telefonicamente pagando o mesmo em todos os países membros.
Finalmente, a partir do dia 15 de Junho de 2017, o Roaming vai terminar. A decisão foi conhecida hoje, tendo a votação sido feita pelos deputados do Parlamento Europeu.
Esta era uma decisão há muito esperada e que, decerto, deixará contentes muitos utilizadores, sobretudo os que têm por hábito viajar, permitindo-lhes, assim, falar ao telefone na Europa, pagando o mesmo em todos os países da UE.
Estas tarifas de comunicação nunca foram vistas com bons olhos pelos utilizadores que, muitas vezes, se depararam com contas consideravelmente altas para pagar, correspondentes às comunicações efectuadas noutros países da UE.
Com o fim do Roaming, os cidadãos da União Europeia, vão poder fazer chamadas, enviar mensagens e ainda utilizar o plano de dados, pagando sempre o mesmo, desde que esta comunicação seja efectuada num dos países da UE.
Mas esta aprovação também exige alguns limites no sentido de controlar a utilização dos utilizadores pois se um português passa muito tempo na França, e continua a pagar somente as tarifas portuguesas, esta situação é classificada de ‘roaming permanente’.
No comunicado oficial divulgado em Junho, podia ler-se:
“É por isso que vai haver uma salvaguarda para uma utilização responsável. Assim que é atingido o limite enquanto está no estrangeiro, uma pequena taxa básica pode ser cobrada. Isto vai ser muito mais baixo do que os atuais limites (os preços máximos que os operadores podem cobrar pelas taxas de roaming na União Europeia) e é muito provável que venha a descer ainda mais. A Comissão recebeu instruções para definir os detalhes do limite de utilização responsável”.