Apple troca iPods nano de primeira geração
Os últimos dias têm sido muito difíceis para a Apple, com vários problemas relacionados com baterias dos equipamentos que comercializam. Começou por ser o problema de consumo elevado que ainda afecta o iPhone, e que deveria ter sido resolvido com a disponibilização do iOS 5.0.1.
O problema agora alastrou-se ao iPod Nano de primeira geração, que segundo a Apple, em casos muito excepcionais, pode sobreaquecer e constituir um risco para a segurança. A Apple pretende que os donos destes equipamentos os devolvam e a empresa de Cupertino irá trocar por um novo.
Segundo a Apple, os utilizadores que tenham na sua posse iPod Nano que os tenham comprado entre os meses de Setembro de 2005 e Dezembro de 2006 devem enviá-los para substituição por novos equipamentos.
As investigações da Apple determinaram que a origem do problema está no facto de um dos fornecedores ter fabricado baterias que apresentam agora defeito. Ainda que a possibilidade de incidente seja rara, a probabilidade aumenta com o envelhecimento da bateria.
Caso sejam donos de um iPod nano de primeira geração devem parar de o usar este equipamento e seguir as instruções que a Apple colocou no seu site de suporte.
Em primeiro lugar devem verificar se o vosso iPod é efectivamente de primeira geração. A identificação deste modelo é simples. O iPod nano de primeira geração possuem uma parte anterior plástica de cor preta ou branca e uma parte posterior em metal prateado, os modelos de iPod nano posteriores possuem a parte anterior e posterior em metal.
O processo de substituição passa por encomendar uma unidade de substituição através de um Centro de Assistência Autorizado Apple (CAAA). Devem ter convosco o iPod nano para validar o número de série.
O número de série do iPod nano será verificado para confirmar a elegibilidade para troca ao abrigo deste programa. A unidade de substituição será enviada cerca de 6 semanas depois.
O iPod de substituição tem garantia contra defeitos durante 90 dias a partir da data da assistência.
A Apple não especificou qual o modelo que será enviado à troca com o iPod Nano de primeira geração, mas especula-se que é o novo iPod nano.
Press Release Apple
Dear iPod nano owner,
Apple has determined that, in very rare cases, the battery in the iPod nano (1st generation) may overheat and pose a safety risk. Affected iPod nanos were sold between September 2005 and December 2006.
This issue has been traced to a single battery supplier that produced batteries with a manufacturing defect. While the possibility of an incident is rare, the likelihood increases as the battery ages.
Apple recommends that you stop using your iPod nano (1st gen) and follow the process noted below to order a replacement unit, free of charge.
Note: This battery issue is specific to the iPod nano (1st gen) and does not affect any other iPod.
Replacement Process
You may order a replacement unit via the web. Click here to begin.
Your iPod nano serial number will be checked to verify that it is eligible for this program. You will receive a replacement unit approximately 6 weeks after we receive your current iPod nano (1st gen).
If you have a personalized iPod nano, you will receive a non-personalized replacement. Make sure to use iTunes to back up any data on your current iPod nano before sending it in for a replacement unit.
Additional Information
Identifying an iPod nano (1st gen):
- It has a black or white plastic front and a silver metal back - later iPod nano models have a metal front and back.
If you need assistance with placing an order, please visit an Apple Retail Store or an Apple Authorized Service Provider (AASP) and bring your iPod nano with you for serial number validation.
Your replacement iPod product is warranted to be free from defects for 90 days from the date of service.
Thank you for participating in this program.
Sincerely,
Apple
Related URL: http://www.apple.com/pt/support/ipodnano_replacement/
Homepage: Programa de substituição do iPod nano (1ª geração)
Este artigo tem mais de um ano
de louvar este tipo de ações. Trocar um equipamento 5 ou 6 anos após a compra, não acontece em todas as marcas
Só estão mais do que a obrigação deles!!
Se mandam para o mercado produtos com defeito!!
Ultimamente a Apple tem vindo, cada vez mais, a falhar. Daqui a algum tempo volta para a posição onde devia estar…
Acho engraçada essa tua resposta. Diz-me uma empresa que passado 6 anos faça algo deste género, ou até mesmo dê algum tipo de suporte.
Por norma, dão no prazo da garantia se tiveres sorte!
Eu tenho um, e vou aproveitar!
E achas que se eles tivessem testado primeiro iam lançar a actualização para este ipod?
Se eles não chegaram a uma solução em tempo útil têm que se responsabilizar pelos erros.
E o que não faltam são marcas que fizeram isso ao longo dos tempos, não digas que a apple também inventou isso 😀
André, se há mais empresas que fizeram isto num equipamento com esta idade, por favor diz-me uma situação 🙂
Porque eu trabalho em pós venda, há mais de 10 anos e sinceramente nunca vi tal coisa e muito menos a nível mundial.
Bem…Caro Eduardo, sugiro mais estudo para que a sua pós-venda venha a ser melhor.
Mundialmente famosos: Recall da Toyota; Recall da BMW na china; Recall SUVs da GM; Recall de Baterias da Sony, HP, etc; Recall motas Yamaha; Recall motas Harley-Davidson; Recall da Pirelli…entre muitos outros…
Olhe, até aquelas latinhas de fermento em pó da Royal que se vê nos shoppings…tiveram um recall …
a TOYOTA faz isso
HP
Seagate
….
Boa publicidade e barata.
A Apple sempre a agira com boa fé, bem mesmo a calhar numa altura que existem problemas com os iPhones, dando assim segurança ao consumidor.
Casualidade.
Bom dia.
Tenho um ipod nano desta geração, mas fiquei com uma dúvida que talvez alguém tenha ou já tenha tido. Quando diz “O processo de substituição passa por encomendar uma unidade de substituição através de um Centro de Assistência Autorizado Apple (CAAA). Devem ter convosco o iPod nano para validar o número de série.” ou seja tenho que ir a uma dessas lojas, levar o meu ipod, e deixar lá o ipod para troca ?
Basta chegar a uma loja PC Clinic, entregar o equipamento e após 6 semanas recebes um novo.
Informação prestada pelo Apple Care – é o que vou fazer com o meu iPod Nano.
Eu estava a pensar ir a uma fnac, já que na pagina dizia que também dava.
Eu possuo um ipod nano 1º geração, so que ja não faço ideia onde esta a factura…..isso é um problema? é q passados 5 anos é difícil encontrar a factura de um ipod nano, de resto tenho tudo, embalagem e plásticos originais cabos livro de instruções e ate o autocolante que tras =P.
Ja agora em que lojas se pode fazer essa troca?
Segundo a Apple Care apenas referiram que é necessário entregar o equipamento.
Lojas: PC Clinic (por exemplo)
Não é preciso factura.
Para além do equipamento ter numero de serie, tens o próprio equipamento como prova. Caixa e tudo o resto não é necessário. 🙂
Bom, tenho um nano 1ª geração que ainda funciona bastante bem. No entanto, não me importava de o trocar por um novo:) Mas parece que as trocas não abrangem Portugal, pelo menos pelo que encontro nesta página: https://supportform.apple.com/201110/
Coitados em tudo…
Vê os meus comentários acima.
Se tivesses ido para a pagina de suporte portuguesa já tinhas visto como se faz cá.
http://www.apple.com/pt/support/ipodnano_replacement/
Tens razão!
Já agora, pelo que vi pela net, o ipod de substituição é de 1ª geração…
Como a Apple não dá assistência directa, é através de centros de assistência autorizados a pagina mãe(wwww.apple.com) não é a mais indicada para ver como se processa a assistência cá visto estar formatada para os eua!
@ o post anterior era para o Pedro.
Pelo que li no site da Apple é só levar a um CAAA e validar o nº de série:
Processo de substituição
Poderá encomendar uma unidade de substituição através de um Centro de Assistência Autorizado Apple (CAAA). Tenha o iPod nano consigo para validar o número de série.
O número de série do iPod nano será verificado para confirmar a elegibilidade para este programa. Após recebermos o seu iPod nano (1ª geração), irá receber a unidade de substituição, aproximadamente, 6 semanas depois.
Será que este problema está alastrado ao ipod nano da 2a Geração? é porque eu tenho um desses…No entanto bom artigo 😉
Tenho um iPod Touch de primeira geração arrumado, nunca me deu problemas mas se querem-me dar um novo, então que venha 😀
Já foi comprado há 5 anos.. a bateria provavelmente já estava a morrer de morte natural.. lol
Também tenho um iPod Touch que a bateria ja era. Já muito mal aguenta meia hora de música. Façam lá uma coisa igual.
Eu queria dizer “nano” .. falha minha. Mas olha nisso trocas bem a bateria, por meia duzia de euros compras uma no ebay e trocas bem.
Nada como ter uma ventosa sempre à mão.
A troca é por um iPod Nano 1ª geração novo, não por um iPod novo de última geração
Também acho que darem os novos modelos era entrar um bocado na “dreamland”.
Até porque poderia eventualmente dar asas a reclamações, há gente para tudo.
Há pessoas que por exemplo preferem os iPod Nano’s antigos que os novos touch sem a roda. Posso estar errado mas tenho séria dúvidas que aconteça. Falando por mim, não me importava mesmo nada darem-me o novo modelo, lol.
Mas é certo isso que dizes?
Fui lá fazer a entrega, ainda não recebi o novo para comprovar, mas foi o que me disseram quando o deixei lá.
Também li o seguinte:
«The unit that replaces your current nano will be a 1st gen model as well, according to statements made by an Apple spokesperson to Mashable.»
http://gigaom.com/apple/how-to-get-apple-to-replace-your-first-generation-ipod-nano/
simpatico, simpatico, era podermos inserir o nº de serie no site da apple e ficavamos logo a saber se estava coberto pela substituicao. assim, temos q nos deslocar a uma loja, para verificar. 🙁
Uma dica. Simulem que estão em espanha por exemplo. Eu vi que o meu estava serial number válido assim. Depois, obviamente não preenchi nada e cancelei o processo. 😉
Tentei mas abriu-me um mapa para me dizer onde eram as lojas. O que estou a fazer mal?
https://supportform.apple.com/201110/
Obrigado. Parece que o meu não dá embora seja da 1ª geração…
o modelo do meu é A1199 não sei se é de primeira ou segunda geração não deve dar para trocar pois não?
Recebi um mail ainda agora “Programa de substituição do iPod nano (1ª geração)” que cheira-me a já alguém a aproveitar-se desta situação, era só para deixar a info.
Tem um link que aponta para xttp://insideapple.apple.com/redir/cbx-cgi.do?v=2&la=pt&lc=pt&a=5HPFLkQOkJHV3HM9iMXOIE1wdAfUdNJpSjPTNc0YVqYyN%2BR2yaCXbNB890S5z3GhHkIGpz19LvK68rzvY%2Fw6MQVOryjvbWTLXMD4UVVoGiDg07sOvKrvrHIKIQIkEzpwmKhZL9bayc%2BUvIHI7cPXusGXECMzHgfGApbki6KQ6xQ%3D
em que pedem o número de série do ipod
Podem depois remover o comentário, o link ficou fora da página pensei que os comentários eram primeiro submetidos a “censura” 🙂
boas a todos,
Eu tenho um ipod nano 1ª geração mas com 4gb com data de fabrico em 2005, mas ao inserir o serial neste site https://supportform.apple.com/201110/ dá-me o seguinte resultado : The Apple product serial number you entered is not part of this program.
Alguém sabe de mais detalhe acerca desta troca? Será apenas os com ipod nano com 1gb?
tenho o mesmo problema, começo a duvidar que o meu seja de 1ª geração ( tb tenho o de 4GB)
É só a primeira geração. O que acontece é que nem todas as unidades foram afectadas.
Eles através do numero de serie sabem qual deles levou as baterias do fabricante “X” onde a falha foi encontrada. E só essa unidades de risco é que serão trocadas.
O meu é de 1Gb e não deu…
Boas,
também tenho um ipod nano da primeira geração.
Pergunto-me se será mesmo necessário ir a um CAAA ou se a suposta verificação que eles fazem é a mesma que podemos fazer no https://supportform.apple.com/201110/ .
Alguém já passou por um destes CAAA com um ipod nano??
No meu caso dá a tal mensagem “The Apple product serial number you entered is not part of this program.”
Caros,
sabem se a Rádio Popular, Worten prestam esse serviço?
Pergunto isto porque escolhi na página no tipo de serviço, “Comprar um ipod” e apareçeram essas lojas também..
É porque moro em Coimbra e a Fnac e a PC-Clinic ficam um bocadinho longe do onde moro…
Já agora… não faz sentido a apple trocar pelos ipod’s novos, visto que esse produto só possui 2 modelos de 8 e 16 GB.
Boas
Fui agora à sede da PC Clinic depois de ir a uma das lojas. Nessa loja disseram-me que teria de pagar 29 euros só apra verem se estava inserido no programa. Obviamente fui à sede e tentaram cobrar novamente 29 euros. Só saí de lá depois de me dizerem que não pagava nada.
Agora já ficou lá e até quinta-feira ficaram de me dizer alguma coisa.
Acho ridículo tentarem levar 29 euros por um serviço que podem fazer imediatamente on-line. Mas recusaram-me e só com o pedido para chamar o responsável é que resolveram que afinal não tinha que pagar.
Abraço e boa sorte com os vossos equipamentos
Desaconselho vivamente a Pc Clinic.
Um amigo meu, tem um Mac Book branco que um dia avariou o disco e bateria. Embora estivesse na garantia (já tinha comprado há um ano e meio), disseram-lhe que o disco é considerado um consumível e como tal não estava abrangido pela garantia, e a bateria só tinha garantia de um ano. Deram-lhe um orçamento de 300€ para arranjar o computador.
Eu aconselhei-o a levar à Oficina dos Neurónios na Maia e olha o que lhe disseram:
O disco tinha garantia e a bateria como tinha menos de 300 ciclos também estava abrangida pela garantia! Resultado: não pagou nada!
Acho uma vergonha o serviço da PC Clinic!!!
Como é que posso ver se o meu ipod está no programa?
O meu de 4gb deu para chegar ao sitio onde se mete a morada =)
Mas como escolhi UK como país cancelei, e vou levar antes a uma loja =P
É de louvar isto por parte da apple mas com os cortes nos componentes samsung que a apple vai fazer é provável que estas situações se venham a tornar cada mais frequentes.
Queria eu ter um destes para trocar por um novo 😛
Boas!
O ipod precisa de estar a funcionar? Tenho 1 ipod nano 1g mas não liga, só conecta ao itunes. Será que dá?
Cumprimentos
Eu fui hoje levar o meu ipod nano à Check.My (Av. do Bessa, 250) no Porto que é um centro de assistência autorizado da apple, e não tive qualquer problema e não pediram para pagar nada. Disseram que depois me contactavam e fiquei com um documento para levantar o ipod.
Obrigado pela dica, também lá deixei o meu. 🙂
Viva, por acaso já recebeste o ipod de substituição?
Eu passei na worten e eles disseram que ainda não tinham informações “oficiais” para aceitar os ipods mas que assim que se soubesse de algo me contactavam.
Boas,
Fui à PC Clinic e lá informaram-me que poderia enviar o ipod para substituicão, mas que caso o ipod não tivesse o problema referido, a apple iria cobrar 29€ de assistência.
Apenas no caso de ter o problema é que trocam por outro sem custos.Acabei por não deixar o ipod,uma vez que até a data não tenho tido problemas.
Eu já tive um, e curiosamente o problema dele era a bateria, que ou estava no máximo e passado 1 minuto o iPod desligava, ou ligava e bloqueava. Fiz sempre os ciclos das recargas como deve de ser. Não tem problema, enviado 3 vezes e aconselharam-me(o serviço de assistência da Apple) a pedir o dinheiro. Assim foi, deram-me o dinheiro do Nano da primeira geração e comprei o da 3 geração. Durante 1/2 meses ligavam-me para casa a saber se estava satisfeito com o equipamento novo, que apesar de não me terem dado, tiveram a informação que tinha adquirido outro. No meu caso só tenho bem a dizer bem do serviço pós-venda deles. Esta atitude é de louvar, passados tantos anos de lançarem um equipamento(que já esta fora da garantia) fazerem uma acção destas.
Bela piada. Na PC Clinic disseram q tinha q pagar pra lá deixar o ipod. Q palhaçada, admitem o erro, dizem q o trocam, mas depois pedem dinheiro. Agora no comentário do Bruno percebi q paga-se no caso de não ter o problema, mas se é assim, o que deviam fazer era verificar pelo nº de série se tem o problema ou não, como diz no mail! Era o q faltava, n sei se tenho ou não defeito, mas tenho q pagar pra descobrir!
Liguem para a Colossus na Maia. Pelo telefone eles dizem se o numero de série é elegível ou não.
Boa noite, fui hoje a uma loja PC Clinic e não me cobraram nada, verificaram que o ipod tinha sido adquirido na data abrangente especificada pela Apple e disseram que poderia lá deixar o mesmo e que dentro de 6 semanas no máximo iria receber outro. Espero que depois não me venham cobrar nada também! Não me perguntaram se tinha ou não problemas, apenas disseram que como se encontrava dentro do prazo iriam manda-lo para a Apple. Cumprimentos
Existe aqui gente mesmo ignorante, estamos a falar de um IPOD, que não apresenta problema para a nossa segurança, ainda dizem que a Apple só manda produtos com defeito. Então e o que acham da Volvo, Nissan, etc etc etc, mandarem recolher milhares de carros, por problemas nos travões, motor, etc???? Não será mais grave? Será que a Apple afinal é a única empresa com defeito? Comprem Apple amigos!!!
Eu sei que é tarde para responder, mas hoje chegou-me o ipod da troca, e o ipod é de 6 ª geração novo, sem phones sem cabo de dados. Que qualidade de troca.
boas!! entreguei meu ipod na pc clinic dia 26 novembro! enviaram-me hoje uma sms para ir buscar o novo ipod! é um modelo de 6ª Geracao cinza! bom negocio eheh 🙂
Que grande confusão que par aqui vai. Então é assim: tinha um Ipod 1ª geração, que já nem funcionava. Fiquei a saber deste programa e nem hesitei: fui à PC CLINIC do Colombo onde o funcionario me disse que podia trocar, tinha era de esperar cerca de um mês. Entreguei no dia 12 de Março e no dia 20 estava a receber SMS para ir levantar. É um IPOD cinza, 6ª geração, 8G completamente novo, mas sem acessórios (auriculares e fio de carga). O que é normal, pois também entreguei o o meu que era 4G, sem acessorios. Melhor seria impossível. Ah e não é preciso papeis nenhuns, tipo facturas. É so chegar, eles preenchem um o papel, ficamos com uma copia e esperar. Ainda há tipos que desconfiam… e dizem mal…
Aconteceu-me precisamente o mesmo que ao Mário, mas com um iPad 2. Apareceu-me recentemente uma marca no ecrã e dirigi-me à PC CLINIC (com bastante receio pelo que tenho lido na net). Qd lá cheguei, detectaram o problema e disseram-me apenas q dentro de 3 dias úteis aproximadamente irei receber um novo iPAD, ou seja, o meu será trocado por um novo, uma vez que se encontra ainda dentro da garantia. Quanto a papelada necessária ZERO, disse até se ele queria ver a factura mas n foi preciso, só precisou no número de série do iPad, mais alguns dados do equipamento e meus (tlm, nome e residência).
Estou a contar que o vou receber, espero que sem cobras e lagartos lá dentro…lolol.
Para quem pensava que se iam descartar (como eu), mostraram-se bastante correctos…ah, e perguntei dos custos…não vou ter, uma vez que está ainda dentro da garantia
Pois é, por um milagre não ia sendo mais uma vitima da PC CLINIC…loja q não aconselho nem para limpar o ecrã com um pano. Levei lá o meu iPad como vos tinha falado e, passados 4dias, liguei a fim de ter novidades. Disseram-me que ainda n tinham “pegado” no aparelho e aberto o mesmo para ver o problema!!!ABERTO!?!? Mas o funcionário tinha-me dito inicialmente q n ia haver nenhuma intervenção, n iam tocar no aparelho, e q, naquele preciso momento, ia dar entrada um pedido para a apple enviar um iPad novo em substituição do meu (poismó problema era visivel no monitor, aspecto referido por 2 funcionrios da loja). Enfim, resumindo, dp de me ter deslocado à loja (antes que se lembrassem de lhe por as mãos em cima) disseram q, qd cheguei, era MESMO NAQUELE PRECISO MOMENTO QUE IAM PEGAR NO APARELHO (há cada coincidência mais engraçada). Dp de pedir o livro de reclamações, o rapaz prontificou-se logo a enviar o pedido na hora para a Apple e disse q, na próxima 2a (isto aconteceu numa 6a), já estaria o equipamento na loja(só se enganou foi que antes de ter dito isto: indicou q a Apple n trabalhava ao fim-de-semana e que, aproximadamente, demorava 3 dias úteis a chegar o aparelho)…nunca tive mta dificuldade a matemática mas expliquem-me pois n entendo: se a Apple n trabalha ao fim-de-semana, o pedido ia dar entrada às 20h de 6a feira e são necessários, aproximadamente 3 dias úteis para chegar, como é q o funcionário ( que não tratou de porra nenhuma durante os 4 dias que lá teve o iPad) me diz q na próxima 2a feira esta lá o iPad????? Se têm amor aos vossos equipamentos electrónicos (da Apple ou qq outra marca) deixo um simples conselho: FUJAM DA PC CLINIC!!!
Esta troca é uma jogada comercial da apple, para descartar produtos que já não têm venda.
Os produtos que foram trocados têm dado problemas e fora do prazo de garantia.
É nestas coisas que se vê a qualidade desta empresa.
Primeiro trocam por uma versão já descontinuada e agora descobri que dá problemas.
Tinha o meu ipod a funcionar bem, efectuei a troca, agora são quase 100 euros para reparar uma tecla que prendeu.
Se fazem produtos assim tão bons porquê não deram garantia de 2 anos no novo produto. Além de estarem a ir contra a lei, porque houve uma troca por um produto novo, estão claramente a dar lixo as pessoas.