PplWare Mobile

Apple patenteia design do MacBook Air

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Fampa says:

    Boas Preciso de ajuda!
    OFF – TOPIC:
    Alguém sabe algum programa para me copiar os nomes dos ficheiros que tenho numa pasta? por exemplo eu selecciono uns ficheiros e gostava de copiar o nome de todos eles! Ajuda por favor ! obrigado !

  2. Mário Cardoso says:

    Acho esta patente uma parvoíce. Quero dizer, a Apple não é estúpida de todo… conseguiu patentear uma forma que quase obrigatoriamente todos os mini portáteis têm. No entanto acho um absurdo se os fabricantes deixarem de poder construir portáteis com esta forma.
    Qualquer dia começamos a ver portáteis em formato circular para poder fugir a estas patentes absurdas!

    • Rui says:

      Nos automóveis passa-se exactamente a mesma coisa, as marcas patenteiam os seus produtos, seja a tecnologia ou o design.

      Aliás, este tipo de patentes tem o seu lado extremamente positivo, coloca a concorrencia a inovar e não a copiar.

      • Vítor M. says:

        Exactamente. Muito bem observado.

      • Diogo Ramalho says:

        Permite-me discordar. Acho que todos sabemos qual é o caminho a seguir quando se fala de ultrabooks. Querem inovar onde?

        Isto é o mesmo que a Ford patentear o uso de 4 Rodas!
        Não faz sentido e não é benéfico para o utilizador porque as marcas vão ter de usar designs que provavelmente não são tão apropriados para conseguirem contornar este tipo de patentes.

        Patentear sim, acho bem é preciso dar crédito a quem inovou, mas tudo tem limites na minha opinião.

        Daqui a pouco a Apple faz uma patente sobre comer de faca e garfo e todos vimos aqui aplaudir e passamos todos a comer de colher porque é melhor para o utilizador.

        • Rui says:

          Sabias que a Porsche patenteou o formato do 911? Nao tem a ver com o facto de ter 4 ou 5 rodas, mas sim um design.

          Aquilo que dizes nao faz sentido… A Apple nao patenteou o facto de um portátil ter teclado e ecrã, patenteou um design.

          Curioso, o Air foi o 1º a sair com esse design, e ainda perguntas, inovar onde? Porque é que a asus nao se lembrou disso mais cedo???

          • K-Kun says:

            O que a Apple está a fazer com isto é patentear o uso de 4 rodas, não de um design.

            Num carro o espaço para a “criatividade artística” é muita pois há sempre espaço para comprometer as mecânicas que têm de ser alojadas no chassi, o design que permite a aerodinâmica adequada, e um toque de estilo se assim é a intenção do modelo do carro.
            Patentear um design aqui faz todo o sentido porque há muito para expandir no ultimo ponto, e se outra marca tem de usar exactamente o mesmo design para tentar angariar clientes, é plagio.

            Agora, uma coisa tão rudimentar como o mero formato geral, onde não é qualquer toque de artista (Porque isso seria se houvessem linhas que realmente adicionariam um apelo visual pelo produto), e trata-se apenas de um desenho genérico que é eficiente em termos de ter o espaço adequado para alojar os componentes no interior da maquina sem tomar um aspeto estranho que dificulta o uso por parte do utilizador; completo absurdo.

          • Diogo Ramalho says:

            Existem mil e uma maneiras de desenhar um carro. Não há mil e uma maneiras de desenhar um portátil ou um ultrabook.

            Vou ali e já venho patentear um rectângulo que caiba bem numa mão e todas as empresas de telemóveis do mundo que inovem. Quem diz isso diz monitores e televisões de sala.

            As patentes devem ser usadas para avanços tecnológicos não para essas coisas.

          • Rui says:

            Algum de vós já se deu ao trabalho de ler o documento relativo à patente????

            Claro que não 🙂

            Se o tivessem feito não escreviam essas palavras 😀

          • Diogo Ramalho says:

            Já que tu leste esclarece-me se faz favor…

            Estou aqui para aprender.

          • Rui says:

            Diogo, não sei porquê mas o teu pedido parece-me identico ao de algumas marcas que produzem artigos… alguem tem de fazer o trabalho 1º

          • Rui Palmeira says:

            não se podem patentear ideias nem conceitos.
            podes fazer uma cópia 1:1 do macbook air e comercializá-la, desde que tenhas por exemplo a disposição do I/O diferente, porque já não é o “mesmo” design :\

      • Paulo Soares says:

        Tudo muito bem, mas que eu saiba nunca vi um carro na rua sem rodas, nao foi a apple que inventou a forma do um portatil de abrir e fechar a tampa,o facto de ele ser em gota de agua e pelo simples facto de nao precisar de mais espaco naquele sitio e nao uma inovacao, acredita se eles conseguissem ele era um rectangulo perfeito com a mesma expessuara da frente, mas nao conseguem ….., resumindo e concluindo nao sei o que e mais estupido ?? se a patente..se que a aprovou

      • Mário Cardoso says:

        Não digo que não é positivo, mas há limites naquilo que se deve patentear! É como digo, vamos começar a usar portáteis circulares? É que ainda não vi nenhum por acaso!

        Uma coisa é patentear o logótipo da maça, o alumínio a cobrir toda a carcaça, o formato/disposição das teclas… outra coisa é patentear a forma actual de qualquer portátil, seja ele grande ou pequeno!

  3. cc says:

    uma patente redundante e que trava o avanço da tecnologia em termos do tamanho dos portáteis hoje em dia, sendo um formato praticamente “obrigatório” a partir de um certo nível de espessura. traduzido para linguagem normal: mais uma patente ridícula da apple e mais uma patente erradamente aceite pelos Estados Unidos. mas não vale sequer a pena refutar devido ao facto que mesmo que a apple patenteie a coisa mais ridícula do mundo os fanboys nunca verão que é um empecilho ao avanço da ergonomia e da tecnologia em geral, mas sim estarão sempre a fazer jus ao que erróneamente foi feito. ter mente fechada é lixado, mas só perde quem a possui, mais ninguém. cumprimentos a todos.

    • cc says:

      PS: é uma pena que quem perde com isto é o consumidor, como sempre.

      • Rui says:

        Discordo de ti, o consumidor não perde, ganha, porque vai haver mais inovação e não simples cópias, que é o que actualmente acontece em muitos casos.

        Nos automóveis passa-se exactamente a mesma coisa, as marcas patenteiam os seus produtos, seja a tecnologia ou o design.

        • João says:

          Peço desculpa mas não se pode comparar nunca os dois em termos de patentes…

          Tem noção do investimento que é despendido numa análise computacional de aerodinâmica? Para não falar noutras áreas. Eu sei que as formas do computador também são estudadas mas é como comparar o tempo de descascar uma batata com o tempo de a mandar à lua.

          Se quer defender a sua ideia (que não digo ser errada ou correcta) talvez seria mais forte utilizar outro tipo de argumentos…mas comparar coisas totalmente opostas…

          • RaCcOn says:

            Por essa ordem de ideias queres dizer que desenhar um portátil será algo do género…puff já está…

            E o trabalho, estudos acerca de como acondicionar os componentes?O trabalho de arquitectura de todo o hardware?
            Como colocar o hardware de forma a que este possa ter uma melhor refrigeração e que seja mais confortável de utilizar sem comprometer a estabilidade e durabilidade do hardware?

            Existem pormenores que a alguns passam completamente ao lado…parece a a Apple e a algumas marcas não…

            Quem ganha com isto somos todos nós, obriga os fabricantes a inovar e produzir coisas diferentes…não cópias descaradas de outros produtos com sucesso e bem construídos.

          • Rui says:

            João, eu simplesmente acho normal registarem-se patentes sobre o trabalho desenvolvido. Não estou a defender a Apple nem nada que se pareça. Patentes existem para defender o trabalho de cada um.

            Até pode ser a coisa mais estupida à face da terra e que não se gaste um centimo na sua descoberta, mas se valer milhões, porque é que quem descobre, inova, especifica, não deve ficar com os lucros???

          • João says:

            Raccon, não disse que era fácil, disse que era diferente!

            Rui, exactamente. Há mais do que um modelo de outras marcas nas nossas fnacs com esta forma (pelo menos penso eu), quem nos diz que não foi outra marca qualquer a dispender milhões na forma?

            Penso que o Pedro Coelho conseguiu explicar a ideia melhor do que eu

        • Pedro Coelho says:

          Há formas que são consideradas ergonómicas e por essa razão não podem ser patenteadas, segundo os parametros das normas internacionais ISO. No entanto, quer a forma do iPad, quer a forma do Air se enquadram nesses parametros, mas mesmo assim a Apple conseguiu a patente. E o que a Apple patenteou não foi um design, foi uma forma, que é algo diferente. De qualquer maneira, será facil fazer cair essa patente, pois como o pedido foi apenas efectuado no ano passado e como as patentes não têm retroactividade à data do pedido, já nessa data havia vários portáteis que tinham essa forma e já agora até o design, o que constitui uma violação de “prior art”.
          Sobre as patentes em geral, eu não me oponho às patentes de design (a minha área de formação é design), mas oponho-me quando esse suposto design é sobre uma forma genérica, isso é que limita a criatividade. Inovar em design é a partir de uma mesma forma se criar designs diferentes, se bloqueamos a forma acaba a inovação.

          Fiquem bem.
          Pedro Coelho

      • Rui says:

        PS: chuta essa coisa do fanboy para um canto que já está mais que gasta

        • Vítor M. says:

          Novamente uma bofetada de luva branca… com estilo. Muito bem.

          • cc says:

            LOL. A partir do momento em que sei que o que falo é verdade mais que provada, não me parece que quem leve bofetadas de luva branca seja eu…

          • Rui says:

            cc

            ainda bem que sabes que o que dizes é verdade e tudo o resto são opiniões falsas.

            LOL, tá certo 🙂

        • Nuno Sousa says:

          Na verdade uma grande parte das patentes são ridículas, esta incluída.
          A Apple, tal como a Samsung entre outros adoram esta guerra, que de maneira nenhuma induz inovação e a evidencia é o permanente bloqueio de produtos de ambas as marcas, fazendo com que o produto não chegue às lojas. E quem paga isto?!? Creio que todos sabem.
          Infelizmente existem patentes tal como o “Buy with one click” que nunca deveriam ter sido aprovadas. Enfim, é mais um motivo para guerras judiciais. Eu em particular gostei muito da guerra dos tablets, que terminou de forma ridícula para as marcas, que afinal a ideia não foi de nenhuma delas mas sim de Kubrik (2001 A SPACE ODYSSEY).

          • Rui says:

            Engraçado, por muito que se veja guerras de patentes, nao vi marcas acusadas a contestar a forma como são atribuídas essas mesmas patentes

            Se calhar porque tb as tem, e porque lhes interessam, sejam a Apple, Samsung, Asuns, Ferrari, Lamborguini, etcccccc

        • cc says:

          Ok, então temos que arranjar um novo nickname para o fanatismo descontrolado. 🙂

    • UrNightmare says:

      Só vejo uma conclusão do comentário do CC: Ele(a) tem razão, mas as pessoas (moderadores incluídos) deste blog não têm capacidade para aceitar tal facto pois, como é dito, têm uma mente fechada. O termo é narrow-minded people.

      Estas patentes são um BLOQUEIO ao avanço tecnológico e ergonómico.

      Tudo o resto é bullshit. E não me venham com argumentos, pois contra factos eles não existem.

  4. Bruno Coimbra says:

    Só uma correcção nos automóveis a maioria das patentes é partilhada, existe a marca q desenvolve q tem todo o crédito pelo seu trabalho mas as outras marcas podem em mts casos usar, no caso da apple geralmente acontece ninguém pode sequer chegar perto daquele design q é plagio.

    N estou a tomar partido nenhum simplesmente nao concordo com a politica actual das patentes, n culpo a apple por isso eles so usam as regras a seu favor (como qualquer empresa)

    Abraços

    • Rui says:

      O formato/design do Porshe 911, caso nao saibas, está patenteado.

      Será que foi para nao ser copiado?????

      • xana says:

        Já estou farta de ler sobre o 911. Não estamos a falar de um design específico de um chassis mais ou menos arredondado, com um rasgão de lado e uma curva à frente, ou uma saliência no sítio X. Estamos a falar de um formato GENÉRICO de um portátil, que NÃO PODE ser mais fino à frente e mais grosso atrás, porque senão, está a plagiar a “gota”. Poupem-me com essas retóricas da treta sff.

        • João says:

          Finalmente um comentário superior. Ao correr todos os comentários parecia que estava a ler um disco riscado. Obrigado!

        • Rui says:

          Lê o documento da patente antes de escreveres. São só 12 páginas

          Depois podes comparar com outras patentes identicas de outras marcas, como a porsche, asus, samsung, etc

          A Apple, por incrivel que pareça, não está a fazer nada de diferente das outras.

          Aqui o escandalo é ser a Apple a fazer uma patente, a proteger o seu trabalho.

          Pergunto-me, porque é que agora surgiram tantos ultrabooks ?????

          • RaCcOn says:

            Não perguntes isso Rui, sabes que se fosse a Samsung a patentear isto não haveria qualquer problema…
            Como foi a Apple, a coisa já é diferente…

            O que é certo é que a Apple ao longo de todos estes anos tem contribuído para a inovação e evolução destes dispositivos no mercado…não fui só eu que o disse foram muitas outras pessoas bem como CEO’s de outras grandes empresas tais como a Microsoft, Google, Facebook etc etc etc etc…

            É certo e sabido que se não fosse a Apple a tecnologia hoje em dia não era como é actualmente…só alguém com uma mente muito fechada é que não o consegue ver…

            Daqui a algum tempo possivelmente vamos ter outra empresa exemplo para seguir…outra que vai inovar, fazer algo diferente e que vai mudar tudo novamente tal como a Microsoft fez em tempos…até lá…temos a Apple…

      • Bruno Coimbra says:

        eu disse uma grande parte ou n sabes ler?! E fiz este comentario para n se cair no erro e comparar o q se passa no mundo das patentes automoveis e o q se passa no mundo dos gadgets q é completamente diferente é uma selvajaria, pq se assim fosse n tinhas airbags em todos os veiculos cinto de segurança abs esp parabrisas espelhos retrovisores farois …you get the idea!

        • Rui says:

          Achas mesmo que é diferente?
          A ford teve que pagar uma pipa de massa a um fulano que inventou o limpa parabrisas intermitente… E hoje em dia, todos temos isso nos carros.
          Existem 2 coisas a retirar das patentes
          – durante um periodo de tempo, quem quizer utilizar algo patenteado, tem de pagar por isso.
          – Após esse periodo, a patente “termina” e qq um a pode utilizar
          Sabes se os airbags, abs, esp não tem nenhuma patente? É melhor confirmares 😉

          • Diogo Ramalho says:

            Ele fulano não inventou o limpa-vidros! Inventou o limpa-vidros como o conheces hoje.

            Antigamente eles funcionavam sempre, não havia o “temporizador”.
            E o que acontecia é que trabalhavam de uma forma continua e acabavam por limpar os vidros já secos.

            Ele inventou uma forma de resolver o problema.

            Patentear um revolucionário limpa-vidros é diferente de patentear uma forma.

          • Serva says:

            Rui , que sabes tu dos limpa vidros intermitentes ?.. nada pelo que leio , o problema que descreves não se passou dessa forma , a FORD Americana a época aceitou receber um prototipo desenvolvido por uma empresa externa aonde existia um inventor e um relações publicas,após algumas reuniões e uma demonstração nas instalações da Ford este prototipo foi colocado a prova num dos modelos FORD ,a companhia incentivou o seu amadurecimento sendo que os criadores continuaram a desenvolver e quando o projecto já estava maduro a Ford abruptamente acabou por declinar esta invenção e depois lançaram este invento no modelo da FORD que saiu logo a seguir , aqui trata-se de usurpação e é claramente um caso de policia e foi nos tribunais que este inventor contra a poderosa Ford lutou contra tudo e contra todos e após largos anos de processos em tribunal e toda a sua vida se desagregar acabou por ganhar em tribunal a causa ,portanto não são coisas comparáveis meu caro .

            Cumprimentos

            Serva

          • Rui says:

            Serva, pelos vistos sei mais do limpa parabrisas intermitente do que tu.
            1º, eu nem sequer descrevi qq problema a não ser o seu veredicto. Como é que podes dizer se eu sei ou não deste assunto?
            2º, o Robert William Kearns não era funcionario duma empresa externa em que ele era imventor. Ele proprio fez a invenção, assim como mais outras que estão patenteadas.
            3º, a ford ficou com o prototipo e passou a utiliza-lo nos seu carros.
            Repara bem no contexto da minha resposta e vais ver que se enquadra bastante bem.
            Relativamente ao artigo em si, volto a repetir, não vejo qual é o drama na patente da Apple, fazem disto um bicho de 7 cabeças quando na realidade, as outras empresas fazem exactamente o mesmo! Seja Samsungs, Apples, HTC, Ferraris, Porsche, etccc
            O drama aqui e sempre, é ser a apple a patentear algo que limita os outros a copiar.
            Façam diferente! Se imaginarem algo diferente se calhar até surpreendem o mundo e roubam o mercado que é apple!
            Saudações

  5. invision says:

    A apple é mesmo merdosa…lol patentear o design dum portatil assim..enfim, cada vez mais tristes.Mostra mesmo como são inseguros(não sei porque, tendo em conta o volume de vendas que tem)

    • RaCcOn says:

      Pela tua ordem de ideias todas as empresas que patenteiem algo que tenham feito/desenhado são inseguras então?

    • Serva says:

      Rui não te consigo responder porque não tenho o local para o fazer , quando disse externo era a referir-me a FORD e claro que foi ele quem inventou , isso está bem escrito no meu post , se ainda consegues ver pontos contíguos para sustentares o teu exemplo isso é contigo .

      Cumprimentos

      Serva

  6. fabio says:

    só tenho uma coisa a dizer sobre isto, PALHAÇADA!
    Daqui a pouco andamos como eles querem, a samsung não pode fazer um botão quadrado que pode adaptar.se a maioria dos users porque a apple nao deixa. Enfim

  7. Rúben Duarte says:

    A patente é do primeiro a patentea-la e não do criador, e mais uma vez a Apple mostra que as patentes não servem de protecção à investigação e criação, mas sim de protecção ao seu dinheiro e como forma de travar os avanços tecnológicos! A Apple não inventou esta forma nem pouco mais ou menos. Antes do lançamento do Air, já haviam pelo menos dois modelos exactamente iguais.

    Uma falta de respeito da Apple, e mais uma chapada de luva branca, como sempre, apoiada pela Ceita da Maça…

  8. BIG LOL…
    Aqui se vê quem faz de tudo para conquistar mercado à força….
    Imaginem lá se alguém se tivesse lembrado de patentear a forma dos LCD no tempo dos CRT, rectangulares e finos?
    Hoje em dia era rico…..

    • xana says:

      É só estarmos atentos aos filmes de sci-fi… Afinal de contas, é assim que eles patenteiam certas coisas, não é? Inventar?? Não. Patenteia-se mesmo que não exista. Assim, quando alguém se lembrar de inventar, processa-se. Muito mais simples.

  9. Mike says:

    Gosto muito da Apple, acho que sabe inovar e empurrar a tecnologia nos sítios certos. No entanto, não vejo onde isto poderá ser o caso. Um ultrabook não pode ter outro formato, a margem de manobra é minúscula. Em que estão eles a pensar? -.-‘

    • xana says:

      Não concordo quando dizes que a apple sabe empurrar a tecnologia. Eles só “empurram” o suficiente para se demarcarem. Depois acabou. Acho que aem o contráio, no sentido em que em vez de tentarem criar sempre mais e melhor, tentam é impedir os outros seja por que meios for, de “crescer” também. Dou-te um exemplo. O “slide to unlock” do iphone, ou a utilização de 2 dedos no touch screen. Temos dedos limitados… Se a apple fica com 2, a nokia escolhe 3, a samsung 4… Quando dermos por ela temos de usar os pés… Isto é impedir os outros de inventarem novas formas de usar o écran táctil… E estas guerras de patentes são uma forma de atrasar o desenvolvimento em vários anos. Não tenhas dúvidas disso.

      • Mike says:

        Se calhar empurrar é um termo forte. Mas se não fossem eles, leitores de MP3, smartphones e tablets não eram o que são hoje, é um facto.

        No entanto, continuo a dizer que esta patente, a ser como diz a notícia, é um bocadinho ridícula. Quem autorizou isto?!

      • NazgulTuga says:

        Concordo contigo!
        Lembro-me de terem patenteado um motor a vapor, uma engrenagem, e o pobre coitado que estava a inventar algo melhor, teve de criar uma engrenagem nova.
        Escusado será dizer que ele podia ter ido mais longe se os conhecimentos tivessem sido partilhados.
        Hoje em dia já teríamos máquinas melhores.

        Não fossem os cientistas de Hitler a trabalhar pela guerra, e ainda estaríamos a sonhar em ir à lua ou com robôs.

      • Serva says:

        Curto e grosso , cumprimentos XANA .

        Serva

  10. L. Mata says:

    Esta patente tem apenas um objectivo. Travar a enchente de ultrabooks que andam a aparecer para windows, que com o lançamento do windows 8 têm entusiasmado o mercado. A Asus, a Toshiba, a Samsung, a HP, a leonovo, etc andam a lançar ultrabooks que rivalizam em quase tudo com o mac book air. Mais memoria, mais processador, mais leves em alguns casos e com touch. Este movimento a Apple é simplesmente para travar o impeto do windows 8 que está a mecher mais com os fabricantes do que se poderia pensar.

    Em suma… a apple em vez de investir em criar produtos mais acessíveis, não quer abrir mão dos lucros quase imorais que tem sobre o seu hardware, e por isso patenteia este design para criar um real bloqueio aos outros fabricantes de poder concorrer com a apple e de oferecer aos consumidores material muito mais barato e que nem é assim de tão má qualidade.

    Em suma, a Apple no seu melhor.

    Têm direito de o fazer? Claro. Se é por motivos de inovação? Não brinquem. É apenas e só para tentar meter os fabricantes em sentido e colocar a concorrência em cheque.

    • Vítor M. says:

      É por isso que os portáteis estão a ficar todos Apple like?

      Não brinques 😉 Sei que podes ir mais longe que isso a avaliar este motivo… enfim!!!

      • cc says:

        Todos apple like? Mas há um portátil apple like? LOLOLOLOLOL. O formato é todo o mesmo. Ecrã, teclas, touchpad, dobrável. Portáteis apple like… ok, then.

        • Tiago Dias says:

          Isso não é ser cego… é não querer ver.

          Volta uns anos atrás.. não é preciso serem muitos, 2 chegam, e imagina o aspecto de um corredor de portáteis numa Fnac, por exemplo. Vias algum que se assemelhasse ao Macbook Air?

          Agora olha hoje para um corredor de portáteis à venda na Fnac. O Macbook Air, continua com a forma do Macbook Air. Os computadores das outras marcas… bem… têm a forma do Air.

          Não há algo de estranho nisso? Eles não tinham já todos “Ecrã, teclas, touchpad, dobrável.” antes, como dizes? Porque é que passaram a ser parecidos com o Air?

          Só a partir do lançamento do Air é que os computadores portáteis passaram a ter que ter aquele design? Se sim, então como conseguiam fazer portáteis antes? É que antes do Air não me lembro de ver nenhum com aquela forma..

          Não estou a defender a Apple nem as suas patentes. Isto das patentes tem muito que se lhe diga, e prefiro não defender ou atacar o que não domino. Mas é impossível negar a clara tendência que está a haver em aproximar os designs de portáteis em geral ao design dos Macbooks. E não só o Air, a a HP também tem uns modelos muito Macbook Pro-like.

          • Joaquim Bernardo says:

            Aparentemente esta patente não devia ter sido aceite pelo USPTO visto que existem evidências de “prior art”, nomeadamente o portátil VAIO X505 de 2004 (quando ainda não existiam Airs)

  11. NazgulTuga says:

    Eu vi um documentário sobre isto à coisa de um ano, antes de os portáteis começarem a aparecer com este aspecto, e a ideia não tinha sido desenvolvida pela Apple mas por uma empresa chinesa ou japonesa ao tentar criar algo que parecesse fino, ou mais fino que o normal.

    Por um lado é uma maneira de as empresas inovarem, mas um buraco enorme por onde as tecnologias não poderão avançar nem inovar.

  12. CPereira says:

    Criem também uma patente a dizer que os touchpads se encontram por baixo da barras de espaços dos teclado.

  13. fredzzzz says:

    eu só sei que eu agarro no dinheiro que custa um mac, e compro um topo de gama doutra marca qualquer, tenho mais potencia, e ainda me sobra dinheiro pra ir jantar fora. n é tão bonito, mas tb n costumo andar com ele em passagens de modelos :>

    • darth says:

      mas nao tem o OSX, que é um sistema operativo a milhas do Windows, seja em fiabilidade ou desempenho. so quem nunca o usou é que não perecebe tal, e acha que as diferenças só são cosmeticas, o que nao poderia estar mais longe da verdade.

      facto é que, a nivel de trabalho, ja fiquei pendurado vezes sem conta nos windows (drivers, incompatibilidades, softwares e outra imbecilidades do windows), enquanto que no osx ja o meti debaixo de stress em edição+conversão+gravação+rendering (ao mesmo tempo) durante/até 11 dias seguidos em trabalhos que tive, e nunca, mas nunca, me falhou uma unica vez.

      os ~30-40% extra que pagas por um mac de trabalho, em minha opinião são mais do que justificados, pelo desempenho e fiabilidade que todo o conjunto te da. so nao entende isso que nunca trabalhou num mac ou quem nunca realmente precisou de fiabilidade, e so precisa de um computador para jogar ou ir a net. ai sim, pc windows é o mais indicado.

      de que te serve ter toda a potencia do mundo, se depois ele nao funciona ou levanta mais problemas que os que resolve.

      afimro isto de experiencia, o mesmo ja muitos por aqui nao poderão dizer

      • Bruno Jesus says:

        Contra isso só digo uma coisa… Linux… Não me venhas dizer que o OSX é melhor.

        • RaCcOn says:

          Mesmo Linux não é tão fiável quanto MacOS.
          Lembra-te que linux é feito para todos, MacOS é feito para um determinado hardware…

          Isto já para não falar de que o hardware utilizado nos Mac é sempre optimizado para trabalhar em conjunto.

          • Serva says:

            Então deve ser por isso que existem tantos problemas nas actualizações do OSX , não o podes negar o Lion foi tal desgraça que se pode quase comparar a hecatombe do Windows Vista e não vale a pena negar , por isso se apressaram rapidamente a lançar o Lion Mountain que vai ficar de fora de muitas maquinas novas porque não é compatível , para o que afirmas se transformasse em verdade estas actualizações teriam de ser imaculadas , visto como disseste e bem o hardware é proprietário e o software também , mas como podes verificar por essa blogosfera fora a muita gente desiludida com os produtos Apple que cada vez mais parecem ver a luz do dia em versoẽs Alpha .

            O Linux tem esse handicap de ter de correr em centenas e centenas de configurações de hardware e embora não estando isento de problemas mas os resultados são extremamente positivos .

            Cumprimentos

            Serva

          • Tiago Dias says:

            Serva, outra vez a história das actualizações?

            Sinceramente não percebo a razão dessa fixação por problemas nas actualizações no iOS e Mac OS X. Uso ambos, completamente actualizados, e problemas = 0. Tal como a maioria dos utilizadores (curiosamente são os not users que se queixam mais dos problemas nos sistemas que não usam).

            Mas já que falamos em actualizações, já tens o ICS oficial no SII? 🙂 Há por aí muito boa gente que ainda não conseguiu.

            Um abraço

          • RaCcOn says:

            Serva,

            Quantos problemas de atualizações tiveste com o MacOS?

            Eu até agora nunca tive, quanto ao moutain lion, estou a correr uma versão preview numa máquina de 2009 😉

            Para poderes criticar tens de usar, se não arriscas-te a cair no ridículo dizendo barbaridades como acabas-te de dizer.

          • Serva says:

            Tiago ,

            Boa tarde , em consciência és de me dizer que não existiram problemas com as actualizações do LION e com as instalações de raiz , se o fizeres sobre a tua palavra de honra , eu depois sou capaz de ter de ir buscar depoimentos deste blog acerca dessas anomalias , mas como é evidente vou-te inundar com outros links e todos os que conseguir encontrar com relevo e que sejam fontes credíveis , não vale a pena negar , desde que Steve Jobs abandonou o reino dos vivos que esta Apple está irreconhecível essa é que é a verdade , o rigor passou a ser muito amador até demais , os utilizadores de Apple na maior parte das vezes por orgulho até têm dificuldade em dizer que o seu dispositivo tem problemas porque como é que se pode dizer mal da Ferrari .

            Um abraço

            Serva

          • RaCcOn says:

            Serva,

            Gostei da parte do pessoal ter problemas e não dizer LOL

            Meu caro, essa mentalidade não existe…essa mentalidade foi criada na cabeça dos Apple Haters que querem a todo o custo dizer que existem problemas atrás de problemas.

            Como utilizador Apple, digo que efectivamente existem problemas com os Macbook, Macbook Pro, iMac e Mac Pro bem como nos iPhones, iPad e iPod…
            Mas, alguém disse que os produtos eram infalíveis e perfeitos?
            São é mais fiáveis que a maioria, para além dessa fiabilidade tem um nível de qualidade muito alto a qual é a principal responsável pela fiabilidade.

            Eu pessoalmente nunca tive problemas com as actualizações do Lion, é certo que o sistema operativo é pesado, algo a qual a Apple nunca nos habituou…talvez sejamos mesmo nós utilizadores que estamos mal habituados…
            Agora, com o Mountain Lion quer parecer-me que esse problema está corrigido…estou a correr o sistema numa máquina de 2009, bem rápido para uma versão beta e inacabada.

            O problema de tudo isto não são os utilizadores que seguem a marca, porque estão satisfeitos etc etc etc…
            São aqueles que teimam em ser Haters a todo o custo como tu, não conhecem, nunca usaram mas conseguem saber mais que os utilizadores e possivelmente até mais que a própria Apple.

            Vivam a vida, isto são só 2 dias e não é so Apple, Microsoft e Linux…
            Aprendam principalmente a conseguir ver mais além e a conseguir aproveitar ao máximo o que cada uma destas empresas tem para vos dar…

            Ass:
            Utilizador & Dev iPhone
            Utilizador & Dev iPad
            Utilizador & Dev Macbook Pro
            Utilizador & Dev Android Device
            Utilizador & Dev Linux
            Utilizador & Dev Windows
            Utilizador de DataCenter Linux & Windows
            Utilizador de Servidor MacOS Server

            Cada um á sua maneira, dá-me um jeito que nem sequer imaginam…
            Virtudes e defeitos todos têm.

        • darth says:

          optimização entre hardware+sistema operativo OSX é sem comparação. está muito bem feito, e um grande trunfo. e sim, afimro sem duvida que OSX é melhor que Linux, imo.

          mais uma vez, falo por experiência, visto o meu pc de casa para net e apoio ter linux. mais uma vez falo de experiencia. e tu, podes dizer o mesmo?

          • Serva says:

            Boa tarde ,

            A única experiência que tenho de Mac é virtualizada , por isso não te vou dizer que essa seja a melhor opção para se testar um SO , quanto as características do mesmo não encontro nada que não exista em Linux , benchmarks não posso fazer nem quero agora em termos de fiabilidade duvido sinceramente que o OSX seja mais robusto que o Linux , não esquecer de um factor MUITO IMPORTANTE NESTAS COMPARAÇÕES , em Mac praticamente vives dentro de um ecossistema que garante de facto um controle mais apertado , mas eu não me revejo nesse ecossistema prefiro ter as opções todas em aberto e é isso que tenho em Linux , sabes quantas distros tenho no meu pc actual 8 , e 4 HDDs , ou seja 2 por cada HDD de 2 TB e sabes uma coisa ainda tenho o Ubuntu 10,04.3 ao qual fiz as maiores atrocidades e já vai para 3 anos e ainda está para as curvas , o Linux não tenhas dúvida é o SO que salva os utilizadores de Windows mas também de Mac com os seus SO Live , mais de 90% de todos os servidores da grande blogosfera correm Linux .

            Agora provavelmente que usa o OSX que está feito para ser muito fácil de usar note diferenças quando usa Linux , mas isso não quer dizer que Linux seja menos fiável , pelo contrario significa é que tens de saber um pouco mais da história do Linux das suas distribuições dos formatos dos pacotes que cada uma delas usa etc , para não se fazer asneira , uma vez integrado nesta mecânica este SO dá cartas , amanhã vou ter de comprar outro HDD interno provavelmente de 2 TB este do qual estou a escrever está só com 300 GB disponíveis .

            Não sei se te respondi mas eu só uso Linux e sim uso de uma forma intensiva .

            Cumprimentos

            Serva

      • Serva says:

        Darth ,

        Por acaso nunca já sabes o que é o UNIX certo , olha que faço tudo o que tu dizes e mais umas botas com Linux e sabes uma coisa posso comprar uma maquina construída por mim literalmente , compro tudo em peças e depois monto e voilá tudo é gratuito em Linux , até consegues por hoje o Linux bem bonitinho , só não tens o símbolo da mação , tens alguma dúvida que a Apple só pensa em USD e na sua cotação bolsista , depois o acessório é criarem produtos com um look and feel que nalguns casos é discutível mas noutros são sem dúvida uma referencia , o que digo é que a qualidade ds seus produtos deveria ser razão suficiente para o seu sucesso , mas de facto isso não se verifica , existe uma politica obscura de eliminar a concorrência custe o que custar , nem que tenham de vender a alma ao DIABO .

        Cumprimentos

        Serva

        • darth says:

          nao tendo grande vontade em continuar com esta conversa, visto se estar a discutir o “sexo dos anjos”, so te tenho a lembrar que cada caso é um caso. para mim, o linux e windows não são opção para computador de trabalho, visto nao ter a integração, fiabilidade e desempenho pretendido. claro que, para as tuas necessidades, e sabendo tu algo de informatica, metes um linux e toca a andar (o que a maioria nao sabe fazer). se a ti basta, força. mas a mim, pelas razoes ja enumeradas, nao é opção. quanto ao publico sem experiência na infomatica (a esmagadora maioria; o mercado de massas), ha muitos que preferem um sistema integrado, que tenha um bom desempenho, que nao tenha problemas de virus e que seja intuitivo e fácil de utilizar, vai e compra um mac, preferindo pagar mais 30% para ter paz de espirito. e se for bonito de se ver e nao destoar numa sala ou escritorio, melhor ainda. e qual é o problema de algo ter um design apelativo? quem diz que isso não é importante. prefiro olhar para algo bonito do que um mono pc feio? isso também se paga.qual o mal nisso!? ha cada argumento…

          ja agora, ja que estas numa troca de ideias num blog de informatica, faz um esforço e não te metas a debitar romances de cordel e teorias da conspiração. se nao fosse o tal ganancia bolsista das empresas informatica, do capitalismo, estarias a escrever estes teus mails em computadores da era sovietica, com poucos Mhz.Ou achas que sem o lado comercial/capitalista, esta industria teria chegado onde esta? porque sim, a Microsoft é uma santa. e no que toca ao linux, mal seria se so existisse o linux. menos…

          • Serva says:

            Não sabes nada sobre Linux , deu para ver , e quanto ao Neo Liberalismo que falas e especulação bolsista deu no que deu Milhões de desempregados em todo O mundo e outros Milhões a morrer de fome

            Passa um bom dia .

            Serva

    • Vítor M. says:

      Parece-te 😉 da-lhe um anito e arrependes-te amargamente… acredita no que te digo 😉

  14. darth says:

    uma coisa é tentar evitar que outras marcas copiem o design caracteristico de um macbook (combinação de cores, look, feeling,..) que é da autoria da Apple, e outra coisa é simplesmente chamar para si a autoria do desenho de qualquer portátil, metendo todo o mercado numa camisa de forças, para assim extorquir dos outros fabricantes dinheiro. espero que esta patente so sirva para o primeiro ponto.

    • Vítor M. says:

      A estrutura, o aspecto do molde, o posicionamento das teclas e dos dissipadores de calor… coisas que a Apple pagou para serem estudadas e estão cada vez mais a ser copiadas. Pensa nosso dessa forma.

  15. m33 says:

    chega a um ponto que não se pode fazer nada por causa da apple 😀

  16. JN says:

    Gostaria de deixar uma ideia/pensamento no ar…

    Ao ver comentários a dizer que não há nada para fazer e que já está tudo estudado e por aí além portanto a Apple (ou qualquer empresa que faça algo deste género) está a cortar as pernas do resto do mundo.. eu penso/pergunto: porque estamos sempre a usar o termo “inovar”?

    Aparentemente temos aqui imensos sábios, designers e criativos a dizer que já não há nada para fazer a um formato de computador. Porquê? ou estão a dizer o que dizem apenas porque já têm a mente limitada e formatada para pensar que um computador tem o formato actual e apenas esse.

    volto ao início.. inovar.

    João

    • RaCcOn says:

      Melhor resposta que vi por aqui!

      Sem margem para dúvidas!:))

      Parabéns 🙂

    • Serva says:

      Boa tarde ,

      A inovação vai passar certamente por dispositivos com base no acrílico estou perfeitamente ciente disso , temos de virar a página e como cada vez mais é possível construir com tecnologias de menores dimensões penso que já estamos abaixo dos 12 Nm é previsível que essa tecnologia possa estar acessível dentro de pouco tempo , já existem até protótipos , se repararem tudo está a convergir para uma dependência de conectividade em qualquer parte e estes dispositivos pelas suas dimensões e facilidade de transportar e de comunicarem com os nosso dispositivos a nossa volta quer em casa quer no carro que na rua este será sem dúvida o caminho .

      Cumprimentos

      Serva

  17. Pirika says:

    Palhaçada autentica…
    Esta patente não tem jeito nenhum…nem esta nem maior parte delas!
    Estar a dar pontos de vista ja nem vale a pena pois o fanboys não aceitam nada e só o que a apple inventa é que é bom..pode ser igual mas como é apple é melhor :S

    Tenho mac ox no meu pt de 500€ com a mesma fiabilidade e muito melhor hardware do que macbooks pro.(uso e abuso e não tenho problemas nenhuns).

    • RaCcOn says:

      Não sabes mesmo do que falas…
      Nunca tiveste um Macbook para poderes comparar certamente…

      É muito mas muito diferente acredita.

      • pirika says:

        Pois não…tinha os dois!!
        Super fiáveis, tanto o original como o pt do windows!!
        Único defeito era a optimização de bateria que só durava duas/três horas com o mac e 7 no windows…
        Ate o serato corre bem no pt com mac, coisa que o windows se engasga!!
        Eu falo por experiência própria e se n fosse os jogos só usava macox

  18. bintoito says:

    não digo isto por ter sido a apple a ter conseguido a patente, diria para qualquer outra marca: ao olhar para aqueles blueprints, é notória a intenção de ter patenteado aquele design: ganhar royalties com os ultrabooks e/ou qqr outro portátil fino e leve..

    no fim da história quem vai pagar? O Zé, como de costume…

  19. Tiago Dias says:

    Mas Serva, eu acho que ainda não percebeste o que a ideia que te quero transmitir..

    (respondo aqui para facilitar)

    O que eu te ando a tentar dizer desde que te saiste com essa crítica das actualizações não é que não há problema nas actualizações da Apple. O que eu digo é que TODOS os sistemas, sem excepção, passam por problemas em fase de actualizações. Claro que quem não tem problemas, não vai procurar ajuda. Procura ajuda quem encontra esses problemas, como é normal.

    O que mais me fez continuar a discussão das actualizações foi o facto de tu criticares as actualizações no iOS, o sistema móvel mais bem actualizado de todos (a par com o WP7, vá). O sistema que tem mais actualizações, durante um periodo de tempo maior. O sistema que dá menos problemas nas actualizações.

    Para piorar o teu argumento, comparas as actualizações do iOS com o Android, situação que todos nós conhecemos muito bem.

    E mais ainda, dizes num artigo que noticia o lançamento da actualização para ICS para o SGSII que tens a certeza ABSOLUTA que essa actualização iria proceder-se sem problemas. Nesse mesmo artigo (note-se que já era 6 meses depois do ICS ter sido lançado oficialmente), disseste já tinhas a actualização disponível para o teu SGSII. Poucas horas depois dizes que já actualizaste, mas que afinal não era uma actualização para o Android 4, mas sim para uma versão 2.x.x. Repara nisto, num mesmo artigo em que criticas profundamente as actualizações da Apple (que a mim nunca me deram problemas) confirmas que no teu smartphone de topo, 6 meses depois de ter lançada a versão mais recente do Android, ainda estavas a receber actualizações da versão antiga. Repara bem.. 6 MESES! Não são 6 dias. E depois a Apple é que falha nas actualizações.

    E ainda mais… Nesse mesmo artigo há diversos utilizadores Android a queixarem-se de problemas a actualizar os seus smartphones (por sinal topos de gama). Entre esses problemas é falado até no Nexus S, Android puro da Google, supostamente o equiparável ao iPhone, pois recebe actualizações directas, sem atrasos. Sim, supostamente, porque, e embora eu não estivesse a par de tal situação, afinal havia um problema com a actualização do Nexus S, e no fim de contas havia na altura muitos utilizadores, 6 meses depois do lançamento do ICS, ainda sem direito à actualização, mesmo tendo comprado um Google phone. Nota que ignoraste tudo isto, apenas viste os problemas da Apple (eram tão mais graves..ui).

    Serva, queres que relembre mais algum dos teus argumentos que são facilmente deitados abaixo?

    Como eu já te disse, não duvido que saibas muito de Linux, de Windows, de Android. Não duvido mesmo, e acredito que, se nos conhecêssemos, eu teria muito a aprender contigo. Mas no que toca a falar sobre produtos Apple (principalmente esta história das actualizações, que não percebo como insistes nisso), tens falado, infelizmente, um pouco por falar, sem conhecimento de causa.

    Um abraço 😉

    • Vítor M. says:

      São simples de anular (os argumentos do Serva) porque ele num lado diz uma coisa e a seguir diz logo o contrario. E mais grave ou bizarro que isso é ele falar sem saber! Ele ora diz a um user com opinião diferente da dele que não percebe nada de Linux, se for num post que fale sobre o Windows, todos os que são contra a sua posição ele diz que não dominam, se for contra a posição dele sobre Android são funboys e chega ao ponto de confundir (porque o user tem uma opinião diferente da dele) o Francisco Franco (que é developer power user e especialista em Android) com um visitante de nome Francisco Pinto. Tudo porque uma altura, quando o Francisco Franco passou a ser utilizador de um iPad, teve uma opinião sincera e pessoal, mas como era favorável ao iOS e contra os conceitos radicais que o Serva nutre…. imagina o que ele foi buscar 😀

      Enfim, é um discurso porreiro o do Serva, tipo, assim um misto entre Ana Drago e António Filipe… 😀

  20. Pedro says:

    Já existem ultrabooks, alguém vai tomar a ideia como sua quando existem outros fabricantes no mercado? Se fosse inovador sim, e essa sempre foi para mim a base da patente, agora é assim?

  21. Alex says:

    Apple Suckers…

  22. Viva,
    Depois de ler estes comentarios, a minha opinião é simples: Esta patente é simplesmente estupida e absurda. Eu tenho um asus que já é ligeiramente mais estreito na frente que a traz e é anterior a esta patente.

    Agora uma pergunta ao pessoal que gosta dos productos da Apple. Se os computadores Apple são tão seguros, tão eficientes, tão confiaveis, porque razão não são usados em sistemas criticos como servidores, etc… E não me venham com a resposta que não é o mercado da Apple porque a Apple tem um sistema servidor a venda. Custa 25 dolares mas nem isso vale…

    Bom fim de semana,
    AndroidFunCup.com
    Android Gamming Community

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.