Deveria a Apple ou a Google considerar a compra da Tesla?
O mundo da tecnologia está em constante mudança, com novas propostas a surgir e com as empresas a comprarem a tecnologia que precisam para os seus serviços e produtos avançarem na direção certa.
A Tesla tem passado por momentos menos bons, principalmente porque o seu CEO e co-fundador quer libertar-se das imposições que a sua estrutura criou. Neste cenário esta era a altura certa para a Apple ou a Google darem um salto para o futuro, comprando a Tesla e assumindo a sua gestão.
Elon Musk quer reassumir o controlo da Tesla
A forma que Elon Musk parece ter encontrado para trazer de volta a Tesla aos seus dias de glória passa pela privatização da empresa, com a compra das ações que estão em bolsa.
Para isso, e segundo o que tem anunciado no Twitter, irá recorrer a investimento privado, oriundo da Arábia Saudita.
Financiamento da Arábia Saudita torna-se um problema
Se esta poderá parecer a forma mais simples e direta de conseguir os seus intentos, a verdade é que poderá também ser um passo em falso e que poderá acabar por atrasar a Tesla face à sua possível concorrência.
Am considering taking Tesla private at $420. Funding secured.
— Elon Musk (@elonmusk) August 7, 2018
É mais que sabido que o negócio principal de países como a Arábia Saudita é o petróleo, uma fonte de energia que a Tesla dispensa.
Ao investir numa empresa como a Tesla acabaria por estar a diversificar os investimentos, mas provavelmente só dentro de alguns anos se veria a atenção necessária e que a faria evoluir.
Por outro lado, dado o protecionismo Americano às suas empresas, que se reforçou com a chegada ao poder do presidente Trump, dificilmente será aceite que a Tesla passe para as mãos dos Sauditas. Este seria mais um problema para o avançar dos investimentos estrangeiros numa das mais emblemáticas empresas de tecnologia norte-americana.
Duas propostas que poderiam ser tomadas em conta
É neste cenário que muitos analistas vêem com bons olhos 2 soluções que para além de materializáveis, seriam confortáveis para todas as partes.
Tanto a Apple como a Google, cada uma com as suas razões, podem ser a opção mais simples para desbloquear as intenções de Elon Musk para o crescimento da Tesla.
O que a Apple teria a ganhar com a compra Tesla
No caso da Apple, esta compra seria a forma mais simples de materializar um desejo antigo de Steve Jobs, a construção de um carro elétrico, dentro dos padrões que a Apple se rege.
Para além disso, seria também a forma da Apple ter acesso a muita tecnologia em áreas que precisa crescer. Falamos de baterias ou de software de controlo de equipamentos.
Google liberta-se da dependência dos fabricantes automóveis
A opção Google seria também interessante e importante. A gigante das pesquisas é uma das maiores empresas no ramo da condução autónoma, mas falta-lhe o elemento mais básico para aplicar a sua tecnologia. Falamos naturalmente do carro.
Qualquer uma destas empresas tem o capital necessário para avançar rumo à Tesla e torná-lo um ativo seu.
Esta seria uma solução vantajosa para a Tesla
A somar a isso, qualquer uma destas 2 empresas tem toda a maquinaria necessária para promover, comercializar e até desenvolver os novos Tesla.
No meio de todas estas possibilidades reais, sobra apenas uma, e que seria determinante para a concretização deste negócio. Qual seria o papel de Elon Musk nesta Tesla pós privatização.
Mas e o que iria Elon Musk fazer depois da Tesla?
É sabido que o proprietário da Tesla gosta de puxar a si toda a gestão e está presente em todos os momentos de decisão, algo que provavelmente não poderia acontecer num cenário de gestão Apple ou Google.
Mas, olhando ao passado, o homem que criou o PayPal e que o vendeu depois, poderia simplesmente abandonar a Tesla e focar-se na Space X e na The Boring Company.
Este artigo tem mais de um ano
Não me parece que o Musk queira trabalhar com a Apple (ou vender à Apple) se existir outra opção. A Google já tem participação na SpaceX e é um grande aliado dele.
“Tesla aos seus dias de glória passa pela privatização da empresa”
Tornar uma empresa “private” não é privatiza-la é fechar o capital ao público. Não existe termo em português. Privada já a empresa é ao não ser pública. Os termos correctos de tradução livre minha são:
Public – Capital aberto
Private – Capital fechado
Government – Pública
obvio que NAO. é só prejuizo.
as marcas europeis vao comer a tesla viva.
56 mil milhoes de investimento e 800 volts! a tesla tem os dias contados.
É so as marcas alemas e francesas comecarem a investir em carros eletricos que a Tesla e as americanas vao todas de carrinho…..ninguem faz melhor carros nem tem melhor tecnologia que a Europa! Por isso os americanos passam a vida a enviar refugiados para ca causando disturbios nos seus paises na tentativa de enfraquecer a Europa! Mas lixaram-se que a primeira central de energia de fusao do mundo será no sul de franca logo europeia!!
Eu gostaria ainda de saber o que o r.a.b.o. tem a ver com as calças… Há cada um…
A europa desestabiliza-se a si própria, nao por culpa de factores externos, mas peças opiniões de algumas abéculas sobre esses factores externos.
Era como dizer que Portugal se desestabiliza sempre e depois enche os outros países de imigras, para os desestabilizar…
A invasão a certos países árabes serviram(e não só) para destabilizar a Europa
Carlos Pereira ,
Concordo plenamente com o teu comentário
Tanta palermice num só comentário…
“É mais que sabido que o negócio principal de países como a Arábia Saudita é o petróleo, uma fonte de energia que a Tesla dispensa.”
Curiosamente são os paises arabes dos que mais investem em energia renovavel
Não, nao é!
Antes de mais, mete as fontes do qual escreves essas informações.
Aqui tens uma lista REAL dos paises:
https://www.weforum.org/agenda/2018/02/countries-behind-global-renewable-energy-growth/
Não estou a dizer que não investem em renovável mas dizeres que são os que mais o fazem, é pura mentira!
Mas também é verdade que o maior projeto de energia solar do mundo vai nascer na Arábia Saudita
Fontes, meus amigos…. Fontes. Onde leste isso?
Isso a mim não me diz nada.
Se não as metes, é como se nada dissesses….
Celso mas a tua fonte também está a fazer futurologia , o ano 2022 ainda está muito longe e muita tinta vai correr até lá, mas é óbvio que a China e Índia precisam de energia limpa , é que os níveis actuais de poluição destes 2 Países são gigantescas e a qualidade do ar começa a não ser respirável, quanto aos USA não acredito , enquanto estiver lá este presidente não me cheira, os Lobbys que o apoiaram e apoiam são mais os das energias fosseis , como o carvão .
eu compreendo … es jovem inconsciente … nao deves ter muito que fazer … a tua ideia do mundo resume-se a internet e as “fontes” e tens uma capacidade de analise muito reduzida. Como pareces ser uma boa pessoa apesar de tudo eu explico a minha ideia … mas so se prometeres que vais tentar deixar de ser um hater …
o que quis dizer foi que apesar de serem paises com economias baseadas no petroleo, preparam desde ha muito tempo o fim da era do petroleo. usam os recursos economicos do petroleo para garantir futuro energetico de amanha. Nao sao como outros paises que pura e simplesmente pensam que o petroleo dura para sempre e nao pensam no dia da amanha. Quanto as tuas fontes, nao pensem so com um neuronio. tenta fazer a tua analise. concordas ?
Para os controlar (retardar) em favor do petroleo.
A Tesla fez tudo ao contrário.
Tem um líder que é sem dúvida carismático e com visão, mas….. criou uma ideia (Tesla X, S…….), o que deveria fazer era escolher uma marca de qualidade de construção garantida, com fábricas espalhadas pelo mundo inteiro e que já produz carros à décadas ou mesmo à mais de 100 anos!
Porque se o Musk fosse um bocado mais inteligente, negociava com várias marcas qual o melhor negócio, porque na altura o sector automóvel passava pelas ruas da amargura e tinham excesso de capacidade instalada (precisamente o que o Musk precisava).
Mas não, sem perceber patavina do sector, quis criar do zero uma linha de montagem e esperava ele que essa linha de montagem ganhasse em qualidade e quantidade o que fazem marcas como a BMW, Mercedes, Toyota, Ford……..
O resultado está à vista, cada carro vendido trás um prejuízo de 11.000 euros!!!!! http://www.aquelamaquina.pt/noticias/actualidade/detalhe/nao-vai-acreditar-quanto-a-ferrari-ganha-com-cada-carro-vendido.html
Com os péssimos resultados financeiros apresentados pela Tesla, não sei se há mais milionários interessados em derreter dinheiro como os que já lá estão enterrados em dívidas!
A título de exemplo, se eu criar um computador espectacular, não vou eu criar uma linha de montagem nova para o fazer……. escolho uma empresa que tenha essa linha de montagem subaproveitada!
Até a toda poderosa Apple faz isso, deixa para os outros aquilo que fazem melhor que ela (processadores, memória, etc…..)
É tudo uma questão de bom senso!
Tenho a certeza de que mesmo agora, se fizesse uma proposta à VW, esta aceitava sem pestanejar produzir Teslas muito mais baratos!!!!! Até a Autoeuropa agradecia esse aumento de produção.
É uma treta esse estudo onde diz que a Tesla perde 11 mil euros por cada carro vendido. Ainda há pouco foi apresentado uma analise exaustiva ao Model 3 por a empresa com maior reputação do mundo a Munro onde diz que é o mais lucrativo modelo de todos os eléctricos produzidos. https://www.youtube.com/watch?v=pAS-yjWj9DY
rui não me levas a mal mas acho a tua analise completamente ao lado do que se passa na TESLA.
Primeiro: Ele não está a procura de se ligar a uma marca de automóveis ( ele quer redefinir as coisas e não é se juntando a uma delas que isso irá acontecer.
Segundo: Já percebi que não estás por dentro do que é uma empresa, investidores e resultados. Não faz mal porque ninguém nasce ensinado ou tem de saber acerca de tudo. Lá por perder 11 mil euros por carro vendido ou por exemplo apresentar resultados negativos signifique que não seja atractiva para os investidores. dou 2 exemplos: Bugattu Veyron perdia 2 milhões de euros por cada carro vendido (rumores dizem que eram mais) e a VW continuou com a marca e tens exemplo da UBER que perde 1 Bilhião ano e ainda tem muitos investidores a querer entrar.
Cultura start up. Procura do El dorado
A VW não procura so, dinheiro, procura estatuto
Pedro F, por saber Gestão é que afirmo o que escrevi em cima. Não tem nada a ver a VW, como um dos maiores fabricantes mundiais (estava em 2º nas vendas de Janeiro a Junho deste ano com 5,5 milhões de carros), pode dar-se ao luxo de perder dinheiro num carro. Vou mais longe, engoliu o prejuízo de 20 mil milhões de euros com o caso dieselgate e mesmo assim dá lucro!!!!!
A Tesla não produz nenhum carro a ganhar dinheiro.
E o desespero de Musk (confessado por ele próprio, quando refere que é o seu pior ano), é que está a ser esmagado pelas críticas dos investidores e casas de investimento, por esse motivo é que ele quer tirar a empresa da bolsa (e poder tomar as rédeas da empresa sem prestar “contas” a mais ninguém).
No entanto o falhanço dele é que não há dinheiro para tirar a Tesla da bolsa.
Se queres saber um bocado mais sobre dumping, que é o que a Tesla está a fazer neste momento (vender a baixo do preço de custo): https://pt.wikipedia.org/wiki/Dumping
O problema é que ele está a fazer isso com o dinheiro dos outros.
O ego de Musk e a Tesla não combinam bem, ou separam-se e salvam-se ou afundam-se os 2!
Vamos ver os próximos episódios.
Já que sabes tanto de gestão, uma dica (break-even point)……..
Imagina a aumento estratosferico das vendas para deixar de ter estas perdas ou o aumento brutal do preço dos Tesla (que já não são nada baratos).
Musk está a ser criticado por uma minoria insignificante dos acionistas (chamar de “investidores” a short-sellers” é um pouco ignorância, no mínimo… eu chamo pelo que são: parasitas que não contribuem com valor algum, antes pelo contrário destroem valor). E isso sim cansa, ter constantemente o sensacionalismo dos media a dar importância a acionistas que representam menos de 0.01% a dizerem que “os acionistas querem tirar Musk da administração”. Ainda a assembleia acionista não tinha esfriado com a proposta que haviam aprovado por maioria absoluta (de dar o maior prémio caso Musk conseguisse levar a bom porto a Tesla, com projecto a vários anos) e já essa minoria que nem a 1% do capital chega estava a conseguir “falar mais alto” do que a maioria que aprovou o plano… é esse o motivo pelo qual Musk pretende fechar o capital da Tesla, “matar” a parasitagem dos short-sellers e a parasitagem dos fundos de investimento com pequena exposição ao capital da Tesla que procuram capitalização rápida mas de pouca dura (para somente venderem a posição que têm, em alta, não tendo o mínimo interesse num plano estratégico para a empresa).
Para quem diz saber de gestão pareces saber muito pouco…
Tu que és um guru de gestão, lê lá o que os americanos dizem do buraco da Tesla (e nota que as notícias são de Agosto, fresquinhas). E conto obviamente que saibas ler perfeitamente inglês, o que é o pão-nosso de cada gestor:
https://www.cnbc.com/2018/08/16/musk-take-private-tesla-nightmare-for-advisors.html
https://www.gurufocus.com/news/725592/teslas-board-has-woken-up-to-a-nightmare
https://www.businessinsider.com/how-much-money-tesla-short-sellers-made-after-elon-musk-interview-2018-8/
https://seekingalpha.com/article/4200688-post-musk-tesla-restructuring-may-bring-pain-shareholders
Resumindo, tudo boas notícias, não é verdade?
“Os Americanos”, e com aspas. És tipo o PCP e “o povo”.
Tudos os links que colocaste só confirmam o que eu escrevi, mas tu é que és “esperto”… “gestão” (com aspas). Coitado de quem te contrate.
Não tires as palas.
A Tesla está melhor que nunca, apesar de em tantos anos nunca ter tido lucro, corre tudo sobre rodas! Desgraçada da empresa que anda 8 anos a dar prejuízo!
Mas tu é que és o doutorado em Gestão!!!!!
https://jalopnik.com/elon-musk-is-being-sued-by-shareholders-for-tweeting-ab-1828276703
Tanta Raiva por uma marca… tanta raiva por uma pessoa…
Basta falar em Tesla, e ai vem um(vários) comentario cheio de raiva.
“o que deveria fazer era…” serio? não pode ser “Se fosse eu faria…”
“se o Musk fosse um bocado mais inteligente” Não sei qual é nivel de QI do Elon, assumo que o teu seja extremamente alto, ou pelo menos acima do QI do Elon.
Resultados Financeiros são negativos e extremamente altos. Mesmo assim houve arabes a comprarem 2.000 milhoes de dolares em ações(benificiencia?)
“se fizesse uma proposta à VW, esta aceitava sem pestanejar produzir Teslas muito mais baratos” oi?
Relativamente a VW, já percebi que “engraças” com a marca.
Ao que parece avalias a qualidade de um carro pela “estabilidade” financeira de uma empresa. A VW é gerida para ter lucro. Fazem carros banais, com qualidade mediana, preços altos. As pessoas gostam muito, compra muito, optimo para todos. A tesla tenta fazer os carros mais evoluidos tecnologicamente avançados do mercado e consegue. Claro, com o custo dos maus resultados financeiros. Se o Elon Musk tentasse ser apenas mais uma VW, não podia fazer carros tão bons, até podia ter resultados bons e a tesla era apenas mais uma marcazinha que iria ser comprada por uma gigante. Felizmente ele é estupido e pouco inteligente e conseguiu enganar muitos investidores. Desta forma temos os carros com melhor performance electricos, com mais autonomia, com features de condução autonoma acima da media entre muitas outras features tecnologicamente, anos À frente das restantes marcas. Só desta forma conseguiu abanar o mercado e por os restantes a tentar imitar.
Dumping… diz que é vender em paises diferentes em preços mais baixos para ganhar mercado….
Telsa vende ao mesmo preço em todos os paises…
Dumping é utilizado o termo, quando uma loja vende a preços mais baixos que o preço de venda do fornecedor…
Aqui estamos a falar do fornecedor… ninguem sabe quanto custa realmente o carro…
Mas o custo é relativo… custo das peças até pode ser quase fixo, mas os restantes custos são diluidas pelo numero de vendas.
https://www.motor24.pt/sites/turbo/top-dos-carros-que-deram-prejuizo-as-marcas/
Será que a Audi ao vender o A2 estava a fazer dumping? ou simplesmente não conseguiram fazer o numero de vendas necessárias para dar lucro?
Se uma padaria vender 10 pães por dia a 1€ cada, está a fazer dumping?
Break-even? não é para acontecer… à parte disso… forum de tecnologia. Discutir tecnologia. Num forum de tecnologia, mas só discutir a componente de gestão da empresa???
preço brutal? são pouco mais caros que os mais parecidos(bmw i3, jaguar i-pace), mas são muito melhores…. por isso….uma VW se não faz um Golf com bateria de 60-70 ou 100KWh, e com 400-600cv, porque depois tinha de vender a mais de 250k€…. agora custa 40k€(a partir de) com bateria de 35KWh e potencia de 136cv. Menos eficiente em tudo….pouca autonomia, pouca potencia, pouca inovação, muito caro…
Ó Nuno? Tu partes-me todo quando dizes que a VW faz carros banais!!!!!
Não falei o nome VW por acaso, sabes que marcas comercializa a VW? Eu ajudo-te:
– Audi (marca banal?);
– Bentley (marca banal?);
– Bugatti (marca banal só se for para milionários);
– Lamborghini (também é banal?);
– MAN (pesados);
– Porsche (também é banal);
– Scania (pesados);
– Seat (esta até podes considerar banal);
– Skoda (também podes considerar banal);
– Volkswagen (esta também dou de desbarato pela banalidade).
Vais dizer-me agora que os Tesla são melhores que os Bugatti, Bentley, Porsche……..
Tanta banalidade!
Já agora, sabes por exemplo como é que a VW (nunca tive nenhum carro do grupo), produz os carros nas suas fábricas? Lança um concurso entre as mais de 60 fábricas do grupo espalhadas pelo mundo, a que oferecer melhores condições para a empresa mãe, ganha o concurso!
Penso que querias dizer 1 milhar de milhão (1*10^9) em vez de 1 bilião (1*10^12)
Tanta disparate junto… infelizmente é assim que o povinho menos instruído pensa… assim não vamos longe!
Também sabes teclar?
Tanta burrice junta até assusta…
Viva
Estive a ler o livro da biografia do Elon Musk, segundo o livro a Tesla não criou uma linha de montagem de raiz, mas comprou a preço de saldo uma fabrica com linha de montagem que se encontrava em falência (que salvo erro era duma parceria entre a Toyota e outra que não me lembro (GM?)). Acabaram por salvar cerca de 5000 mil postos de trabalho. O que a Tesla fez de raiz foi todo o desenvolvimento inicial dos prototipos.
Para os que dizem mal do carro… Deviam coduzi-lo antes de criticar… Tenho um 3 RWD LR e é absolutamente fabuloso…
E quanto é que custou o teu carro?
É caro… 49k USD. Pensei num golf GTI, 14k menos, mas com muito mais manutenção. Ao fim de 5 anos fica mais barato. Eu no meu comentário não disse que era barato e não é para todos, é complicado para quem não tem garagem, mas qqr carro deste valor não é para deixar na rua.
Realmente é puxado.
Boa sorte com a máquina 😉
bem, se a apple comprasse a tesla, rapidamente tínhamos testas mais caros que bugatti 🙂
errata: testas = teslas
e era o carro na foto acima, mais caros, underpowered e autonomia curtíssima.. tudo minimalista como faz nos seus produtos e quintuplicam o preço
basicamente o segmento de um nissan leaf.. uma treta.
Para uma empresa considerar adquirir uma participação maioritária, ou pelo menos significativa, de outra empresa, tem apenas, e inicialmente, de considerar apenas 2 factores: 1-Pode fazê-lo?; 2-É um investimento interessante? A resposta a 1 é claramente positiva para a Apple ou a Google. A resposta a 2 está longe de ser óbvia, e segundo todos os indicadores não parace ser um investimento atractivo, independentemente da “qualidade” do produto.
a apple nao tem dinheiro para isso…
A Apple “só” tem dinheiro para umas 20 Teslas e mais algumas…
A Apple agora é que vai querer essa sucata? AHHAHAHAHAHAHHS
A Tesla e o carros elétricos não tem futuro.
É tudo muito romântico…
O futuro são os hybridos, sem duvida nenhuma.
Os 100% elétricos vão ser sempre um nicho de mercado.
O problema de carregamento das baterias e os km reais que se conseguem fazer com as mesmas vão ser sempre um grande entrave para as massas.
Tenho a certeza absoluta que se a Tesla criar um verdadeiro carro hybrido, começa a ameaçar a indústria.
O ‘eletrico’ é uma fantasia. Não há futuro para a tecnologia. Não é praticável. “andar a ligar o carro à ficha” ?? MAs tá tudo maluco ? E quando o mercado for “massificado” como nos querem fazer crer, como será ? Fica tudo na fila para ligar o carro à ficha ? Ou criam-se kilómetros de tomadas pelas estradas ? Tá tudo doido. Fantasia pura e dura ! Há alternativas muito melhores, como o hidrogénio.
Carros movidos a Hidrogenio também são eléctricos, só que não utilizam baterias para armazenar toda a energia, apenas umas baterias muito pequenas, semelhantes às dos Híbridos normais para criar uma pequena reserva entre o conversor Hidrogenio->Electricidade e os motores, para momentos de pico de consumo.
Mas de resto concordo com toda a restante opinião.