Apple e Samsung querem livrar-se do cartão SIM tradicional
Concorrentes em alguns segmentos mas muito unidas em algumas áreas! Segundo o Financial Times, a Apple e a Samsung estão a trabalhar com a GSMA (representante das operadoras móveis) com o objectivo de lançar um E-SIM (embedded SIM) card.
O objectivo é que um utilizador possa mudar de operadora de forma instantânea.
De acordo com a Apple e a Samsung os cartões SIM tradicionais não são flexíveis. Com os novos cartões E-SIM, os consumidores terão a liberdade de escolher instantaneamente, sem complicações, qual a operadora que pretendem.
A juntar às empresas tecnologias estão também já várias operadoras como a AT&T, Deutsche Telekom, Etisalat, Hutchison Whampoa, Orange, Telefónica e Vodafone que se dizem prontas para adoptar o E-SIM.
Tendo em conta todas as alterações que este novo "sistema" possa implicar, é expectável que só em 2016 hajam novidades relativamente a este cenário. De acordo com a presidente executiva da GSMA, Anne Bouvert, nesta fase é fundamental finalizar todas as especificações técnicas que serão depois implementadas durante o desenvolvimento destes novos cartões direccionados para os consumidores.
Via Financial Times
Este artigo tem mais de um ano
Like!
Apple e Samsung a criarem algo juntas e os fanboys a ”matarem-se” a defender uma dessas… Isto será muito bom mas já estou a ver as operadoras a pôr contractos como existem nos serviços de internet/tv/telefone em casa.
ai nao.. a samsung sozinha ja sabe que nao vende
Óptimo. Vai dificultar o roubo.
Será mesmo que vai dificultar o roubo ou até poderá mesmo ser mais fácil??
A ideia deles é standarizar isto, e depois acabar com os cartões SIM externos, e passar a um minúsculo chip interno…
A ideia deles é standarizar isto, e depois acabar com os cartões SIM externos, e passar a um minúsculo chip interno…
Vai dificultar. Por exemplo a Apple pode impor que para mudar de titular,conta,etc seja necessário a pass do Apple id associado ao iPhone como,faz par se poder “formatar” o iPhone.
o SIM tradicional é relativo à tecnologia e não ao tamanho do cartão 😉
Clap Clap Clap.
Concordo perfeitamente.
Em vez dum pedaço de plástico com um chip, fazer um “login” parece realmente mais prático. Será isso?
Não sei…. Agora basta trocar o SIM e tens outro tarifário ou outro operador, depois já não será assim tão facil… alem disso quem tiver um telefone para usar normalmente e outro para as saídas Outdoor como vai controlar isso? A qualquer momento podemos por o nosso numero a funcionar em qualquer telemóvel e com estas tecnologia? Vamos ver o que nos reserva mas parece.me que estão a “vender a coisa” como maior simplicidade mas parece.me que em algumas situações só vai complicar…. Se não estou enganado no inicio dos telemóveis era o próprio telemóvel que estava agarrado a rede, depois com o GSM veio o SIM para ser mais prático a troca de operador, se esta tecnologia não for bem pensada vamos voltar para traz, voltamos a ter o telemóvel agarrado a rede; claro que muita coisa mudou e agora são smartphones e temos as appstores mas nas situações temporárias e que de certa maneira mais ou menos vezes todos recorremos parece.me que só vem complicar… Vamos ver o que ai vem….
Luís, ao que me parece, para isto acontecer, o que teremos é informação que o utilizador pode descarregar no cartão virtual. Assim, o que vai acontecer é que será tudo muito mais fácil.
“O objectivo é que um utilizador possa mudar de operadora de forma instantânea.” … se pensarmos para pt, mudar de rede n é assim tao complicado nem mto moroso, o k é mal é k os tlms tao bloqueados a alguma operadora.
Estão bloqueados se os comprarmos bloqueados.
Eu decidi que o telemóvel desbloqueado valia o dinheiro “extra” em relação ao bloqueado. Se quiser mudar, não tenho 1) de passar pelo processo de desbloqueio e pagar por ele, e 2) levar com o bloatware – tenho um Nokia que desbloqueei, tem um número Meo e apps Vodafone que não consigo retirar. Muito útil… (not).
É uma questão de cultura – o pessoal habituou-se desde o século passado a comprar nas lojas das operadoras, e ainda temos o reforço de serem mais baratos.
Isso duvido muito que venha a ser implementado cá em Portugal. E a explicação é simples: não convém às operadoras aqui. Assim com isto, se não querem perder clientes não podem continuar a roubalheira do costume.
Claro, porque “lá fora” as operadoras não procuram todas o mesmo. LUCRO.
Será tão fácil ou difícil ser implementado em Portugal como em qualquer outro lugar do mundo.
Portugal não é pior do que outro país qualquer, só quem tem mentalidade fechada é que pode achar isso.
Como se já não tivessem acesso a informação que chegue… 🙂
vai deixar de haver o ,empresta ai o teu telemovel para por o meu cartao para telefonar que fiquei sem bateria… lol. quando isto chegar a portugal ja passaram anos depois de estar implementado la fora,a unica maneira que vejo isto ser implemnetado de forma rapida,é se for os telemoveis de topo trouxerem todos este SIM,ai as operadoras nao vao deixar de vender topos de gama so porque nao lhes apetece implementar essa tecnologia.
SE isto for aprovado os 1º iphone e os top de gama da Samsung que vierem a seguir já viram com isto implementado!!! Não tenho duvidas que as operadoras iriam implementar isso rapidamente!
A questao e que os telemoveis ja teem esse chip faz muitos anos. (vai para mais de uma decada q qualquer smart phone o faz uma chamada sem sim card).
A unica utilidade que foi dada ate hoje a esse chip foi fazer chamadas de emergencia.
Ou seja e uma questao de autenticacao na rede das operadora,s q estao obrigas a autenticar qualquer chamada de emergencia.
Agora quere mexer com o negocio deles e q vai ser complicado.
Empresas de software, destribuidoras de simms, fabricas de plastico, lojas de simms, o consumidor ser controlado pelo fabricante na vez das operadorasetc etc.
Ou seja nao inventaram nada juntaram foram forcas para tentar tomar esses nichos de negocio e terem mais controlo e rendimentos
Tem pai que e cego.
“O objectivo é que um utilizador possa mudar de operadora de forma instantânea.”
Isto é de rir. Por um lado, fidelizações de 2 anos, por outro instantânea deve ser é as confusões.
Terminem é com as fidelizações de uma vez por todas!!!
Claro que não é. A apple está há anos a tentar acabar com o cartão. Eles querem que sejam um chip que não tenha necessidade de se trocar pois assim é menos uma coisa que têm a ocupar espaço extra no telemovel. Quando queres telemoveis finais tudo o que seja removivel se puder desaparecer ajuda. Isto de ajudar o consumidor é puro markting. Até pode facilitar mas nunca será o maior motivo por de trás destes esforços.
A apple por exemplo pode usar o espaço/chip que usa para o touchid para enfiar o “cartão sim” e com os processadores a ficarem cada x mais pequenso vai sobrar espaço em x de uma socket extra cabe bem um chip destes.
lol só há fidelização de comprar um telemóvel com contrato
o login em4g 3G ……
sim para que? killl sim cards.
How reinventaram o CDMA
Com a tecnologia actual ainda é possível trocar de cartão pré pago para fazer umas chamadas anônimas pensando erradamente que será impossível ser rastreado.
Então e a chave de Cifra? vai ser possível de escrever uma chave nova nesse chip interno cada vez que quiser mudar de operadora? vai ser giro.. se é possível.. mais tarde ou mais cedo vão começar a aparecer esquemas para copiar as chaves uns dos outros. Não é que não seja possível agora… mas vamos facilitar?
Btw.. alguém sabe como funciona isso em 4G? já que o gsm tem data de “morte” anunciada