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Apple domina o mercado mundial de produtos vestíveis graças ao Apple Watch e AirPods

A Apple, nos últimos anos, perdeu força no mercado dos smartphones e atualmente o iPhone luta com uma fortíssima concorrência. No entanto, a empresa “moldou-se” a um segmento com pouca oferta de gama alta. Falamos nos mercados dos smartwatches e dos auscultadores sem fios. Aqui quer o Apple Watch, quer os AirPods, estão a dar cartas.

Apesar de não serem comparáveis, as smartbands foram um sucesso, aí a Xiaomi domina. A Samsung e Huawei estão também no pódio neste gigante mercado dos “vestíveis”.


Apple Watch e AirPods dominam estes segmentos

As estimativas da empresa de análise de mercado IDC colocam a Apple muito à frente no jogo de dispositivos “vestíveis”. A empresa de Cupertino domina nos relógios e auscultadores com uma participação maciça de 35% do mercado mundial.

Segundo o relatório do terceiro trimestre de 2019 da IDC, Apple terá vendido 29,5 milhões de unidades de um combinado de Apple Watch, AirPods e auscultadores Beats. Assim, este número aumentou 195,5% face aos 10 milhões de unidades vendidas no mesmo trimestre do ano passado, onde se vê igualmente um aumento este ano em relação à participação no mercado, que era de 23%.

A empresa de análise atribui o sucesso da Apple em parte aos chamados “hearables“. A linha Beats e os AirPods são responsáveis por impulsionar os negócios de produtos áudio da Apple. Para esse sucesso contou igualmente o lançamento recente dos Beats Solo Pro e AirPods Pro.

 

Dispositivos “vestíveis” estão a moldar o mercado

A aposta neste tipo de produtos faz-se notar nas tecnologias oferecidas. Por exemplo, o Apple Watch, com os seus sensores dedicados à saúde e bem-estar, têm captado uma enorme franja de mercado. Já os AirPods, com a fiabilidade, qualidade de som e, mais recentemente, com cancelamento ativo de ruído, procuram o utilizador mais exigente. Até porque os preços são altos para cada um destes “gadgets”.

Em segundo lugar no terceiro trimestre ficou Xiaomi. A empresa chinesa colocou 12,4 milhões de unidades para captar uma fatia de 14,6% do mercado. O desempenho foi de 66,1% contra 7,4 milhões de unidades em 2018. A Xiaomi deve o seu sucesso a uma linha, a série Mi Band. Este dispositivo é responsável por mais de 10 milhões de unidades colocadas durante o período de três meses que terminou em setembro.

Terceiro e quarto lugares Samsung e Huawei também experimentaram um rápido crescimento no segmento em expansão. Assim, estas obtiveram um respetivo 156,4% e 202,6% de crescimento 2018 vs 2019 no terceiro trimestre. A Samsung colocou 8,3 milhões de unidades para uma quota de 9,8% do mercado, enquanto a Huawei atingiu 7,1 milhões de colocações de dispositivos para uma quota de mercado de 8,4%.

 

A Fitbit da Google também está nas contas

A Fitbit, agora uma empresa do Google, gerou 3,5 milhões de colocações para uma participação de 4,1% no mercado global. A empresa de wearables, que num determinado momento desafiou a Apple pela supremacia do smartwatch, cresceu apenas 0,5% em relação à mesma época do ano passado.

Em suma, os auscultadores ousaram ter um crescimento explosivo com uma estimativa de 40,7 milhões de unidades enviadas para responder por 48,1% do mercado mundial de wearables, de acordo com a IDC. Este número representa um aumento de 242,4% em relação ao ano anterior. Os dispositivos de estilo pulseira registaram 19,2 milhões de colocações e smartwatches, com 17,6 milhões de unidades, 48,6% e 48%, respetivamente.

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