Andy Rubin: fundador do Android sai mas fica na Google
Foi o próprio Larry Page, CEO do Google, que anunciou aquilo a que se pode chamar de uma grande mudança na divisão Android da Google. Foi então comunicado que Andy Rubin vai ser substituído por Sundar Pichai.
Apesar desta saída, Andy Rubin não deixa de pertencer à Google, tendo para já deixado aquela que é uma das principais divisões da empresa no que toca a sistemas operativos móveis.
Para quem não conhece, Andy Rubin fundou a Android Inc. antes desta ser adquirida pela Google em 2005. Esta mudança pode apresentar um grande significado visto Sundar Pichai ter na sua responsabilidade produtos do Google como o Google Chrome e Chrome OS.
"O ritmo de inovação nunca foi tão grande, e o Android é o sistema operativo mais usado no mundo móvel: temos uma parceria global com mais de 60 fabricantes, mais de 750 milhões de dispositivos foram activados no mundo e 25 mil milhões de aplicativos já foram descarregados da Google Play ", disse Larry Page, em comunicado. O número 25 mil milhões de apps descarregadas não é novo - tendi sido ultrapassado pela Google Play no passado Setembro de 2012 - mas 750 milhões de dispositivos parece ser um grande número, tão grande que foi escolhido como sendo o dia ideal para a saída de Andy Rubin.
Quanto ao destino de Andy, ainda não se sabe exactamente qual será a futura posição dentro do Google, contudo Larry Page dificulta mais ainda afirmando "Tendo ultrapassado as loucas e ambiciosas metas que sonhou para o Android e com uma equipa de liderança muito forte no local, o Andy decidiu que é hora de meter as mão nas rédeas e começar um novo capítulo no Google. Andy, mais fotos da lua por favor!". Quiçá uma posição de liderança no Google Glass ou até no Google X Lab? O futuro o dirá...
Quanto a Sundar Pichai, na foto acima, o novo senhor Android, é provável que de futuro passemos a ver uma aproximação entre o Android e o Chrome, ou pelo menos este parece o homem certo para o trabalho. A verdade é que parece que num curto espaço de tempo iremos assistir algumas mudanças, positivas, e que certamente contribuíram para um aproximar de diferentes tecnologias e um alargar de horizontes associados ao Android.
Este artigo tem mais de um ano