Android TV da Google aparece na Internet
Depois dos smartphones e tablet, a Google prepara-se para “atacar” no segmento das TV, mais concretamente nas set-top-box, com a sua plataforma móvel Android.
De acordo com a informação exclusiva divulgada pelo site “The Verge”, a Google estará prestes a lançar o sucessor do projecto Google TV (que foi um fracasso por completo), o Android TV, que consiste numa set-top-box idêntica à Apple TV, com uma interface muito minimalista, aplicações nativas e comandos por voz.
Ao contrário dos planos iniciais, a informação agora divulgada pelo site “The Verge” refere que a Google pretende lançar um concorrente às set-top-box Apple TV, Roku e até mesmo à recente FireTV da Amazon. Segundo refere a Google, o Android TV é uma interface de entretenimento e não uma plataforma para computação. O sistema terá também um comando com suporte para as funções básicas.
Desta vez a Google está menos ambiciosa e mais minimalista (tendo em conta a interface e todo o projecto) e está já a pedir aos programadores para criarem aplicações igualmente minimalistas. O Android TV terá também suporte para notificações e poderá ser controlado através de comandos de voz.
De acordo com os Screenshots obtidos, podem ver-se já algumas aplicações para reprodução de videos, como é o caso do YouTube, e Hangouts; mas também existem outras aplicações como é o caso da Vevo, Netflix, Hulu, Pandora e vários jogos.
Tendo em conta esta revelações, há perguntas que ficam no ar…Então o que acontecerá com o ChromeCast? Será este um projecto para competir com os próprios parceiros (LG, Samsung ou Sony)?
Este artigo tem mais de um ano
Chromecast é uma coisa diferente… este será um dispositivo stand-alone. Com o firmware original, nada de jeito, mas depois, alterado e compativel com xbmc’s e afins vai ser muito interessante com certeza!
É ver se da para instalar apps da store…
Para isso compra-se uma pen ou box Android que já traz Play Store e faz-se tudo o que se quer (TV online, apps, jogos, etc) e tem-se a liberdade que se quer.
Não vejo qual é a vantagem de ter isto. Sobretudo por cá.
Eu tenho uma Minix NeoG4 com Android 4.2 ligado à TV que custou cerca de 60 euros e tenho acesso a tudo o que quero.
Apps instaladas na TV é ao “pontapé”.
Neste tipo de dispositivos a google não me apanha mais.
São direccionados apenas para os serviços que lhes interessam (Netflix, Hulu e afins) e barrando as restantes potencialidades dos dispositivos.
Estão a aperceber-se que o próximo “boom” será o dos Mini PC’s,que estão em franca expansão, e cada vez mais gente já não vai na onda de gastar rios de dinheiro numa smart tv quando por 60 ou 70 euros pode ter ainda melhor na sua TV;)
Copycat…
….aparece….. Assim está bem!!!