Android 3.1 e Ice Cream Sandwich apresentados no Google I/O
A Google iniciou hoje a sua reunião anual. O Google I/O é o local por excelência para serem apresentadas todas as novidades sonantes que a empresa de Mountain View tem para dar a conhecer ao mundo.
Este ano não foi diferente e, pelo menos no primeiro dia, já vieram a público três novidades, que apesar de uma delas ser esperada, traziam a todos muita curiosidade e expectativa. Veio finalmente a público a tão falada loja de música da Google e foi apresentada a próxima versão do Android, a 3.1, e também a versão Ice Cream Sandwich.
A próxima versão do Android, a Ice Cream Sandwich, promete muito e será uma verdadeira revolução. Promete ser a versão que vai unificar este sistema operativo em todos os sistemas operativos que o suportam. Desde os telefones, passando pelos tablets e até a Google TV terá a capacidade de correr este novo sistema operativo.
Os clientes norte-americanos da Verizon que tenham o Xoom, vão poder já ter acesso à versão 3.1 do Android. Durante os próximos meses esta versão será alargada aos restantes equipamentos. Depois disso serão os clientes que tenham a Google TV a ter acesso durante o verão. A disseminação e disposição do Android Ice Cream Sandwich será feita durante o último trimestre deste ano.
As novidades que foram apresentadas não se limitam ao sistema operativo da Google, mas também a algo que a Google chamou de Open Accessory API. Esta API vai permitir que os utilizadores liguem dispositivos USB ao seu equipamento com Android, e que este aja como um HUB USB. Vão poder ser ligados ratos, teclados ou câmaras fotográficas.
As restantes novidades que o Android 3.1 traz são associadas à sua interface, que foi polida e optimizada. Passa a ser possível ter widgets que podem ser expandidos e redimensionados ao gosto do utilizador. Esta novidade pode ser aplicada em qualquer actual widget com uma alteração mínima do seu código.
Outra das novidades apresentada, está relacionada com a capacidade de focar o utilizador que está a falar numa videochamada em que estejam vários participantes num único equipamento.
Para além das novidades sonantes que a Google apresentou no primeiro dia do I/O, foram trazidas a público outras novidades que prometem mudar um pouco a forma como os equipamentos à nossa volta interagem com o Android. Foi apresentado um standard, de nome Android Open Accessory, que é uma base de hardware que permitirá interagir com uma API específica e assim comunicar com o Android.
A Google disponibilizou inclusive uma plataforma de referência, de nome ADK, e que tem por base o Arduino. Vai ser possível ligar qualquer equipamento ao Android, sendo que para já está limitado a ligações USB, estando no entanto para breve a disponibilização de ligação via Bluetooth.
Uma outra novidade divulgada foi um acordo entre a Google e um conjunto de fabricantes de telefones e operadores, por forma a garantir que estes disponibilizem actualizações de Android para os seus equipamentos. A janela de tempo que foi falada referia que estes teriam actualizações garantidas durante 18 meses.
Naturalmente que estas actualizações estão limitadas à capacidade do hardware de cada equipamento. Com esta medida a Google garante que sejam atenuadas as queixas dos utilizadores sobre as actualizações do SO nos seus equipamentos.
A Google I/O continua amanhã e são também esperadas para este dia muitas novidades. A título de curiosidade fiquem a saber que cada um dos 5 mil participantes neste evento vai trazer para casa um Samsung Galaxy Tab 10.1, com Android 3.0. Espera-se para as próximas semanas a disponibilização da versão 3.1 para estes equipamentos.
Actualização: O texto do artigo foi alterado pois a informação que constava não estava completamente correcta. A versão 3.1 do Android será disponibilizada em breve e não como nome Ice Cream Sandwich. ESta é uma nova versão e terá outro número de versão.
Homepage: Android 3.1
Homepage: Google I/O
Este artigo tem mais de um ano
Ora, ai está uma grande notícia…
Cumprimentos
Notícia de valor, das primeiras notícias a ir para a internet sobre isto, bom trabalho e obrigado por toda a informação.
Excelente noticia, especialmente com as novidades que traz…
Espero especialmente que a parte do google TV melhore mesmo. Já ando a tentar trabalhar com uma STB com android 2.2, e é um verdadeiro berbicacho, muito mau mesmo…
Já agora se colocassem uma listagem com o resumo das novidades era óptimo 🙂
Continuem com o excelente trabalho 🙂
Porque nao tem a opçcao de twittar a noticia? Seria interessante.
http://twitter.com/googleio
http://www.google.com/profiles/googleio
Vê no site do Google I/O estão lá os links para o twitter e buzz.
Android o sistema que evolui mais rápidamente do que os fabricantes dos dispositivos conseguem acompanhar…
E para quando a analise ao galaxy ace? =)
Está para muito breve, não desesperes! Deixa testar como deve ser para não deixar escapar nada.
É que ja encomendei um. Queria ler a analise antes de o ir buscar 🙂
a versao android 3.1 nao e a ice cream.
a versao 3.0 vai ter o update mas continua com o mesmo nome
3.1 Honeycomb
depois no Q4 de 2011 vai entao sair Ice Cream sandwich
Correcto!!!
mas o texto diz “foi apresentada a próxima versão do Android, a 3.1, e também a versão Ice Cream Sandwich”, logo indica que são duas diferentes.
Vi a apresentação toda e fiquei muito surpreendido com o que foi apresentado…
A Google está a preparar muita coisa boa para todos…
Vamos ver o que eles vão apresentar amanhã…
Quem quiser assistir ligue-se ao site da I/O às 17horas(hora de Lisboa) 9horas em S.Francisco
gostava de saber se aqueles mac´s que eles usam estao a correr o SO da google 😀
Impecavel!
Não sei se repararam, mas cada vez mais o android se parece com um sistema operativo para computadores.
Cheira-me que um dia este será o veradeiro Google Chrome OS!
É apenas um facto que não deixa certamente de ser interessante!
Chuta Google!
Fazer um Chrome OS é fácil. É só pegar num Ubuntu e mandar fora a maioria dos pacotes. 😉
…Nem mais… Já tinha reparado nisso!…
prometem estas novidades vamos esperar para ver mas a nova versao do droid deixou me com agua na boca. Ecom os tlm a subirem cada vez mais na escada do poder de processamento isto pode dar algo de realmente bom
Como faço para colocar o BlackTrack 5 em português.
Agradeço.
Acho que não tem nem o BT4 em português.. quem dirá o 5.. 😛
“Uma outra novidade divulgada foi um acordo entre a Google e um conjunto de fabricantes de telefones e operadores, por forma a garantir que estes disponibilizem actualizações de Android para os seus equipamentos. Naturalmente que estas actualizações estão limitadas à capacidade do hardware de cada equipamento.”
Já estou mesmo a ver as operadoras a usarem como desculpa o “o seu hardware não é capaz de correr as novas actualizações e, assim, não nos é possível lançar actualizações para o dispositivo em causa”. Talvez ate esteja enganado, mas não me admirava que assim acontecesse. Vamos esperar para ver.
por acaso, ainda hoje não percebo o motivo das operadoras fazerem isso, tipo a vodafone, irrita-me que cada telemóvel venha com a treta do OS alterado para a vodafone, apesar de ficar horrível depois dão a desculpa de não haver actualizações.
E depois a treta de vir bloqueado, há países em que até oferecem o telemóvel, e apenas pagamos a chamada, com os respectivos carregamentos, claro, aqui em Portugal é tudo rico, e comprasse muitos telemóveis acima de 500€, felizmente isso está a desaparecer.
Bom trabalho do Pplware , em primeira mão , são excelentes noticias para o Mundo Open source .
Também me pareçe que será a partir destas novas versões que sairá o futuro Chrome OS .
Bom trabalho , sempre na crista da onda
Cumprimentos sinceros
Serva
Só para questoes de esclarecimento:
Android 3.x -> Tablet OS
Android 2.x -> Phone OS
A Google I/O continua amanhã e são também esperadas para este dia muitas novidades. A título de curiosidade fiquem a saber que cada um dos 5 mil participantes neste evento vai trazer para casa um Samsung Galaxy Tab 10.1, com Android 3.0. Espera-se para as próximas semanas a disponibilização da versão 3.1 para estes equipamentos.
Também quero ir! Onde se assina?
Pois… Depois de ter dado tantos tiros no pé, a Google vai ter de se fazer à vida!…
Já sei que aquilo que disse atrás vai dar polémica… Mas reparem:
>Abandono do Firefox para criar um browser próprio: Nenhum dos 2 pode agora tornar-se líder incontestado do mercado!
>Perda da PALM para a HP.
>Perda da NOKIA para a MS.
>Perda do SKYPE para a MS.
>Android com problemas de actualização em diversos dispositivos e operadoras.
>Dependência da ADOBE para o flash no Youtube: Se a MS comprar a ADOBE… E é bem capaz disso…
…São boas notícias… Claro que sim… Mas vão ter de se fazer à vida!… Esperemos que resulte!…
Palm está num estado quase defunto. A Nokia para lá caminha. O Skype, isso aí sim é um gigante de peso com perspectiva de futuro, mas não é uma luta impossível.
A dependência da Adobe está com os dias contados, o Youtube já deu largos passos para dar o passo em frente para o HTML5, e com vídeo embebido e o browser a reproduzi-lo nativamente: R.I.P. (finnaly) flash… no one will miss you!
Cada vez se parece mais com um comum SO. A MS e a APPLE que se cuidem porque qualquer dia aparecem por ai os Google PC’s !!
…Sim… E não!… Eu explico: Por um lado smartphones e tablets são cada vez mais parecidos com vulgares computadores, senão mesmo seus substitutos em algumas ocasiões… Mas para o Desktop puro e duro a Google tem um grande desafio pela frente: Os acordos de distribuição “exclusiva” que a MS tem com as marcas de PC… O que é que eu quero dizer com isto?… Ou a Google cria a sua própria marca de PC com um modelo de negócios mais ou menos tipo Apple (o que tem custos elevadíssimos) ou então terá de arranjar algum bom parceiro na área da hardware ou electrónica de consumo que possa montar-lhe os componentes… E as opções não devem ser muitas… IBM?… Duvido!… Comprar a Oracle?… Caro e não garante resultados!… Samsung?… Tem uma linha de PC’s e portáteis com acordos com a MS!… LG?… Não chegará para as expectativas da Google!… Philips?… Seria uma boa escolha, mas será que estão interessados?… E a Sony?… Parece-me fora de questão!…
Sim… De uma forma ou de outra a MS está a perder a hegemonia de outrora… Mas o caminho é estreito e eles não vão facilitar!…
E o que é que o Chrome OS tem a mais em relação às restantes distribuições de Linux?
sim… concordo… apenas poderá trazer dinheiro e publicidade ao sistema… já temos muito boas distro de linux para desktop e afins….
Agora noutro ponto de vista poderá trazer “excitação” aos produtores de aplicações, coisa que não existe actualmente para o mercado desktop linux… e ai poderemos ver produtoras de software a dar mais atenção ao mercado linux..