Android 2.2 – O Fim do Reinado do iPhone OS
A Google anunciou ontem a mais recente iteração do Android. O Android Froyo (designação de sobremesa gelada à base de iogurte), dá um passo bastante importante na maturação da plataforma móvel da Google. Poderá esperar melhorias entre 2 e 5 vezes mais na velocidade, melhor autonomia da bateria e novas funcionalidades que até seriam bastante úteis ao próprio iPhone OS se viessem de origem. Acompanhe-nos na nossa apresentação de algumas das principais novas funcionalidades do Android.
A primeira modificação que irá notar é a barra de navegação. Além do botão central para navegar fácilmente pelos ecrãs do Android, foram adicionados dois atalhos, um para efectuar chamadas e outro para acesso directo ao browser. O widget de pesquisa do Google também foi alvo de modificações. A partir de agora além de poder realizar uma pesquisa, por aplicações, Web, ou contactos numa única pesquisa, pode escolher o que pretende pesquisar destes itens separadamente. É uma forma mais organizada, de modo a ter acesso mais eficaz e rápido apenas à categoria de dados que procura.
Portable Wi-Fi hotspot
Esta era daquelas funcionalidades muito requisitadas pelos utilizadores. Basicamente, o utilizador ao ligar esta opção no ecrã de configurações, torna o android num spot Wifi sempre à mão, que dá muito jeito para ter acesso à internet em portáteis, quando por exemplo o plano de dados 3g do seu telemóvel é a única ligação que tem à net. Já era possível fazê-lo em versões anteriores do Android com previlégios de root. Aliás existiam Rom’s “cozinhadas” de Android disponíveis nos sítios do costume, que já traziam esta funcionalidade. É bom saber que o Android optou por uma funcionalidade que o diferencia do iPhone OS.
Pequenas adições e alterações
O Android, traz agora suporte nativo de Microsoft Exchange. Uma boa parte dos fabricantes como a HTC e até o nosso modelo nacional A1 da TMN/Huwaei, já traziam esse suporte instalado, mas era de facto um opcional que a partir de agora irá estar disponível em Smartphones com a versão 2.2 ou superiores do sistema operativo open source.
O Android traz um gestor de processos, para que o utilizador facilmente possa remover as aplicações a correr em fundo, da memória
O software da câmara traz uma interface com ligeiras modificações e nos benchmarchs desenvolvidos, a Google garante que as optimizações feitas ao Android, permitem que as aplicações agora possam ser executadas entre 2 a 5 vezes mais rápido.
Browser móvel mais rápido do mundo?
Não sabemos se de facto é marketing, mas a Google conseguiu importar o seu motor de javascript V8 presente no Chrome, para o Browser móvel do Android. O que isso significa é que segundo a empresa, este o browser móvel mais rápido da actualidade, garantindo velocidades entre 2 e 3 vezes mais que em anteriores versões do sistema operativo móvel. Actualmente não temos mais que apenas a palavra da Google e o seguinte gráfico:
Nos próximos tempos, não faltarão utilizadores disponíveis a fazer "benchmarchs" entre o browser do Android 2.2 e o Safari do iPhoneOS, pelo que veremos como se comporta na prática.
Armazenamento externo para as aplicações e auto-update
Até as versões anteriores, as aplicações do Android apenas podiam ser instaladas na memória interna do smartphone, podendo no entanto armazenar os seus dados no cartão de memória. Agora a instalação de aplicações passa a ser menos independente da memória do dispositivo e com uma elevada “portabilidade”, permitindo a total independência das aplicações no que toca a limitações de memória interna do Android. O espaço do seu cartão microSD é o limite para a quantidade de aplicações que pode ter instaladas. O utilizador terá agora ao dispor uma opção de auto actualização das aplicações de modo a ficar a par das últimas correcções de segurança das suas aplicações favoritas
Flash player 10.1
A Apple rejeita a presença do flash player no iPhone, o Android abraça a tecnologia de braços abertos. Aliás esta é uma das bandeiras do novo Android, suporte “out-of-the-box” da tecnologia da Adobe. O Android será ainda compatível com a tecnlogia Adobe Air. Embora nas primeiras impressões no que se refere ao Adobe Flash Player não será propriamente um campeão da velocidade, mas segundo as primeiras críticas tem um desempenho bastante aceitável para uma beta.
Marketplace e sincronização de músicas entre PC e Android
O Marketplace foi alvo de um "upgrade" discreto mas muito útil. Poderá adquirir músicas deste repositório outrora reservado a aplicações. Mas uma daquelas “killer features”, é se tiver o seu Android e o seu PC a partilharem uma mesma rede sem fios, pode descarregar uma aplicação para android no seu PC, e com um simples “click” automaticamente a instalação irá começar no seu Android, sendo a ligação entre PC e Smartphone apenas realizada “pelo ar”. As capacidades do Android ao nível multimédia também receberam um bom upgrade. Agora adquirir uma música no marketplace, no seu PC esta será sincronizada com o seu telemóvel Android da mesma forma que o processo anterior das aplicações.
A Google tirou em particular um coelho inesperado da cartola para o Android. Fruto do gigante ter comprado a SimplyMedia qualquer utilizador da plataforma, poderá fazer stream directo de todo o seu conteúdo no PC, gerido pelo iTunes, iPhoto, Windows Media Player e outros reprodutores suportados. Pessoalmente esta é a minha funcionalidade favorita.
Veja em resumo as principais novidades do Froyo, na apresentação oficial do Android
São estas para já as funcionalidades principais da nova iteração do Android. É certo que apesar de uma ou duas novas funcionalidades as novidades não são se calhar tantas como se poderia esperar. Mas o Android enfrenta um maior desafio nesta sua nova fase, combater a fragmentação que foi alvo pela quantidade de versões que foram saindo nos últimos anos.
Isto chega para começar a aumentar a pressão sobre a Apple e o iPhone OS?
Talvez, há funcionalidades interessantes e se o incremento de velocidade do browser for verificado, temos Android. Mas claro que não vemos para já uma mudança significativa no mercado, agora certamente a Apple não vai dormir em serviço. E o Android irá sim como competidor, obrigar a Apple a acelerar a inovação para manterem a sua vantagem. E aí todos ganharemos.
Este artigo tem mais de um ano
que pena que ãinda não posso por isto no meu samsung h1.
Esta versão ainda não, mas já existem alguns sites onde 1 individuo pôs o android no H1…
Deixa o H1 e o M1 serem mais conhecidos e vai-se ver as potencialidades desses equipamentos 🙂
a sorte é que são clones do meu i8910 🙂 era bem bom ter o Android 2.2 a bombar 🙂
Há-de chegar o dia…estes aparelhos têm muito para oferecer…basta que alguem pegue nisto
é possivel por android num i8910HD??
Este artigo está (muito) incompleto.
Pelo menos pessoalmente acho as duas maiores chaves do Froyo:
1) Velocidade: O Just In Time Compiler do dalvik vm parece ser alguma coisa estupidamente revolucionária. TODAS as aplicações beneficiam disto e ficam 2x a 5x mais rápidas!
2) A confirmação que o flash É fluido, É funcional e os testes que fizeram são em sites full 3D
2.1) … e como isso é uma completa vergonha e um completo arrasar a todas as mesquenhiçes da Apple e Iphone. ahah
3) Está disponivel já, a todos, dentro de algumas semanas.
Leste o artigo depois da frase em cima: Leia a notícia completa »?
Tens de fazer isso, porque se reparares, além de estar muito completo e muito bem explicado, ainda te dá a possibilidade de veres o vídeo que, complementa de sobremaneira o excelente post do Rui.
Mas eu sei que de manhã é complicado 😉
Só acho graça, mais uma x, falarem do iPhone no artigo. Ainda por cima para fazerem uma comparação de um OS muito mais recente em comparação com o do iPhone.
Tirando isso, acho que é bastante promissor a evolução que a google está a ter e espero que continue assim, se a Apple quiser continuar a vender como tem vendido, só tem que fazer melhor.
Actualmente se tivesse que comprar um smartphone comprava um que tivesse Android (talvez o HTC Desire).
No entanto fica aqui a pergunta, alguém sabe se o OS pode ser actualizado (sem as rom’s cozinhadas)? Por exemplo, eu agora tinha um HTC Desire com o android 2.1, seria possivel actualizar para o android 2.2 (sem os cozinhados) ?
Estará disponivel para o HTC Desire caso a HTC se decida a disponibilizar a ROM com o Froyo para o terminal deles. É o caso do meu Magic que ainda espero pela 2.1 que eles tão a desenvolver 🙂
De resto, os google phone, caso do G1 ou nexus one, é que poderão receber de imediato tal actualização. Se bem que o G1 não sei se terá (mas segundo o que li, tem capacidades para receber o 2.2).
Eu meti uma ROM Myhero Android 2.1 no meu Magic.. estas ROMS não oficiais estão muito boas, se tiveres paciência para aguentar alguns bugs de qd em vez. Mas posso-te adiantar que o 2.1 está mesmo muito bom, o Magic fica pelo menos 2x mais rápido. Agora fico a babar pelo 2.2 :p
Sera que estará disponível para os HTC Tatoo da Vodafone?
Era mesmo bom!
Para quando no HERO?, alguém sabe?
nunca. ainda ontem ou antes de ontem saiu o 2.1 para o hero
Vai ao restaurante XDA e sê feliz. Isto tudo de borla!
Estás equivocado, saiu para o Sprint Hero e não o HTC Hero.
Tens, como já te disseram, o XDA para veres a luz, já ando com a 2.1 há um tempito…sim, num Hero!
É desta que me irei converter num Android!!
Android 2.2 – O Fim do Reinado do iPhone OS
Dispensa-se é títulos destes, como se fosse possível instalar o iPhone noutros telemoveis que não sejam iPhone, grow up.
mas é possivel o contrario.
assim ja tens flash! LOL
Acho que não se dispensa. As pessoas são “alertadas” para uma concorrência salutar, benéfica e acima de tudo legitima dentro da maior área de crescimento tecnológico.
Esse benefício ao consumidor está sempre posto em causa quando não tentamos ou quando essas marcas do mercado, não tentam ir além do melhor do mercado.
Assim vemos a Nokia, a Rim… entre outras que apenas quiseram ficar pelo patamar mediano deste mercado.
Já a Google e muito bem, ataca o topo e nunca o fez como desta vez.
Depois de uma derrota assolapada do Nexus, num mercado que nem a Google ainda consegue lá chegar, virou-se para o sistema operativo e aí sim, dependendo do “casqueiro” da máquina que o suportar, será ou não o melhor do mercado.
Temos de louvar a viva concorrência.
Alguém me sabe dizer se posso instalar o android no HTC HD?
Louvar a viva concorrência, acho bem! Ganhamos todos…
so acho piada que para ter notoriedade terá sempre de ser comparado ao iphone os…
interessante… parece que é o iphone os a definir o patamar das coisas…
e depois dizem que somos nós os fans apple…
deviam dizer: um novo SO para smartphones…
senao, tinham de dizer, um SO que supera iphone OS, symbian OS, palm Os, etc etc etc…
lamento isto, mas é o que há!…
quanto ao OS, é assim mesmo, cada vez tem de sair algo melhor, pois é isso que ajuda a vender… e ajuda a concorrencia a melhorar! e sair agora, 2 meses antes do iphone OS 4.0 é bom, pois assim podemos incluir algumas dessas novidades! 😛
“pior que o cego é aquele que não quer ver”
é claro que comparam ao ipho os. o iphone sempre foi o smartphone ideal e se alguem o quer ultrpassar tem de se comparar a ele e ser melhor, coisa que os android estao a fazer.
se é verdade que o iphone ja é mt mais velho? é verdade sim, mas o que é que isso interessa? eu prefiro a liberdade que o android dá e o facto de ser open source dá posibilidades que o iphone nunca irá dar.
fica lá feliz e contente com o teu iphone se achas que sao assim superiores pq te das ao trabalho de ler noticias do android?
Concordo plenamente!!!!
Acho, sinceramente, que títulos destes são apenas sensacionalistas e não retratam a realidade!!!
Como se o Android fosse o fim do iPhone OS!
Interessante seria imaginar se o iPhone OS pudesse ser instalado em outro qualquer smartphone…
Bem mas de qualquer maneira e mesmo sendo Android fan, acho que títulos como este dispensam-se…
Quantos iPhone Killers lançou o mercado?
Quantos killers de facto “killaram” o iPhone 😉
HTC Desire apenas o melhor do mercado
Tanta m**** com a m**** dos títulos. Mas vocês são analfabetos? Não sabem ler as notícias por completo? Alguém vos obriga a ler o pplware? O títulos são títulos servem para chamar a atenção. Nunca serão completos, senão não eram títulos, eram a notícia em si. “Grow up”
Nem sem porque o Victor ainda perde tempo com estes comentários, já cheira mal a conversa dos títulos, sensacionalistas ou não…..
Por talvez as pessoas gostarem do pplware é q se dão ao “trabalho” de chamar a atenção e apontar o q acham mal.
Pq se p elas o pplware é mais que um site de noticias do mundo digital acho q tem direito a serem ouvidas.
Alias, o facto de mais q 1 utilizador ter referido o sensacionalismo do titulo demonstra que talvez seja algo q deva ser tido em consideração pela administração.
Eu pessoalmente tb n gostei e chamo a atenção p isso, agora isso vos garanto, se fosse outro site qq ao qual n tivesse qq afinidade, nem me dava ao trabalho, fechava e siga.
Sim mas não exagerem sff.
Podem criticar, podem sugerir mas não sejamos exagerados por causa de um título que, por acaso fui eu quem o escolheu e que faz todo o sentido. Se repararem nos vídeos do evento, verão que o hype deste sistema operativo só tem um alvo: bater o iPhone.
é legitima essa pretensão, é natural quererem bater o melhor.
Vamos imaginar o seguinte título:
Android 2.2 – O Fim do Reinado do Xperia na Ásia
Acham que esse titulo fazia sentido se a Google quer é o topo? Quer o topo da qualidade, quer o topo do hype.
Vá, abram os olhos se fazem o favor, é estúpido competir para o segundo lugar, se vais competir é sempre para ganhar.
Bom fim de semana caríssimos. 😀
A única coisa que eu posso acrescentar é que é muito bom saber que temos no mercado 2 tipos de smartphones fantásticos, o iPhone e o smartphone que use o android 2.2!
Excelente comentário.
2x
o fixe era k desse po nokia 5800 loool
com aquele ecra e que ficava um bocado rasca XD
Provavelmente, esta é uma pergunta básica, mas eu não sei a resposta: detentor de um telemóvel com uma versão anterior do Android (por exemplo, O Sony Xperia X10, que vem com o Android OS v1.6) pode, mais tarde, actualizar a versão do SO para a versão 2.2 (e posteriores)? Ou fica “amarrado” à versão que o telemóvel traz de origem?
Depende do modelo. Com o nexus one, que é o modelo que a Google trabalha, tens a actualizacao pouco depois de a google lancar o froyo para a rua.
Com um sony ericsson ficas dependente da sony ericsson, ou de alguem que faca o rom pela mesma.
Oficialmente anunciado pela Sony: “Em Setembro (2010 Q4) vão fazer o update para o Android 2.1”, agora para o Android 2.2, não existe nenhuma novidade, para um telemóvel com um processador e uma RAM muito boa, preferia o Update para o Android 2.2 mas enfim.
Eu adoro o meu 3Gs, mas não sou nenhum fanboy. Boas notícias sem dúvida.
Tens só a melhor máquina do mercado. O registo mais ambicionado em termos de desempenho, hype e qualidade de construção.
Obviamente que as outras marcas não estão a dormir e será sempre o iPhone o líder no segmento e será sempre o iPhone o alvo a abater. Mas ainda bem que assim é.
A Google está mais aguerrida, já critica, é de “homem” 😉
Vitor, concordo a 100% contigo!
É que disseste tudo.
De acordo!
Meus caros,
Adquiri recentemente um SE Xperia X10 e só tenho a dizer bem dele e do SO. Impecável! Fico obviamente à espera da actualização.
Mais, antes tinha adquirido um SE Satio, e devolvi porque o SO não era nem de perto nem de longe funcional (também que raio de ideia meter nokia dentro de um SE). Parabéns à Sony Ericsson e ao SO Android.
Abraço
Symbian, é o nome correcto do sistema. Nokia é um erro que é cometido diversas vezes, tal como chamar de “Internet” ao “Interner Explorer”.
O Symbian não é mau para o mercado do Satio, mas até vir o ^4 a coisa vai estar preta…
Posso dizer que já tive com um Satio na mão e não achei muito mau há primeira vista, e realmente parecia muito fluido quando comecei a mexer nele, mas a limitação em termos de hardware torna o telemóvel muito pesado com muitas aplicações a correr, por isso também estou prestes a adquirir o meu X10, se tudo correr bem, só não estou com pressa de comprar até sair o update para o Android 2.1 (Ainda na esperança de ouvir o anuncio para o 2.2).
Abraços e bom Post
Vocês parece que tão se eskecendo do iPhone OS 4.0, que vai sair dia 7 de junho.
E parece que já nao ha ai betas, que só fazem rir com o pseudo mega controlado multitasking lol…
Bem dizes tu, BETA.
Até à versao final, ainda falta muito… e a versão para o novo smartphone tu nao o vês em lado nenhum!
E o OS só traz de novo o multi-tasking?
E se é BETA por alguma coisa é, por isso não critiques antes de sair o resultado final.
Tomara os outros terem esse multitasking controlado.
Um breve exemplo. Se tens uma app em background para ouvir musica, porque é que vais usar os recursos da App inteira, se podes usar apenas o API do som?…
Sabes o que isso significa? Menos exigencia de processamento, mantem a fluidez do sistema e por sua vez poupa mais bateria. Este “pseudo multitasking” como lhe chamas, só dá beneficios ao sistema e ao utilizador.
O unico SO de smartphone que tinha 100% multitasking, retirou-o (Windows Mobile) … adivinha lá porquê… (Depois desta explicação deverá ser fácil a resposta)
Admiro bastante as suas respostas, e como sempre mais uma bem respondida, sigo sempre atentamente o forum, e vou sempre aprendendo coisas novas,
Mas relativamente a sua resposta ao Senhor acima, concordo plenamente, eu acho que o software do iPhone sempre foi bastante fluido, já experimentei e realmente, e um sistema operativo impressionante,
E custa dizer isto mas quem realmente não tem dinheiro para um aparelho destes e que sente um pouco de inveja, eu por exemplo nunca foi a questão do telemóvel em si mas uma questão de gostar de uma marca de telemóveis que não me tem desiludido, a Sony Ericsson, por isso nunca adquiri um iPhone mas não e por isso que não deixo de admirar aquela App Store e o Software muito bem construido.
Lá está o pessoal outra vez a jogar a cartada do Flash. Lembrem-se que o Flash 10.1 ainda está em BETA, nem sequer é versão final! No entanto todos criticam a Apple por não o utilizar. Veja este review feito a esta nova versão do Android e ao uso do flash. Não se esqueçam que o dispositivo usado é o Nexus One que tem um processador muito mais avançado que o do iPhone 3G.
http://www.phonescoop.com/articles/article.php?a=371
Depois que tiver Android com Flash que coloque aqui um vídeo a jogar um jogo “pesadito” tipo FarmVile no telefone, e aí vamos ver se o Flash é ou não “eficiente” numa plataforma móvel.
Cumprimentos
Agora estás a entender!!!
Este telemovel tem melhor processador, melhor ecrã e uma carrada de outras a adições e..
….mais barato que o iphone 3gs (e possivelmente mais barato que o futuro 4g tb lol)
Pois, mas eu não compro um equipamento só pelo hardware. O software também é fundamental. É a mesma coisa que comprar um carro potentíssimo, mas para o poder conduzir ter de ir a fazer o pino. Não faz sentido uma coisa sem a outra. O iPhone é caro, não tem um hardware tão potente como o Nexus, mas dá mais prazer a utilizar.
Já usaste Android 2.1 ou 2.2?
Bem me pareceu.
Quando saiu o iPhone 3.0 qual era a versão do Android? Pois…e agora vai sair a versão 4 muito mais sofisticada. Depois vemos qual é superior. Aliás se for hoje comprar um Nexus One também não vem com esta versão do Android.
Mas a questão que coloquei foi relativamente ao Flash! Só agora esta a sair uma versão final e já andam à pelo menos um ano a criticar a Apple por não suportar Flash no iPhone.
Cumprimentos
o 2.2 está na rua já dentro de semanas. Falas do iphoneos 4 como se fosse ser grande coisa mas lembra-te, já há beta a circular.
Quando é que alguma vez viste esta atitude da apple? É tar a ser apertada que nem espera pela versão final para se manter competitiva no mercado.
Eu pergunto-te o mesmo:
sendo esperado o 2.2 final, com flash 100% funcional e rápido.
“Besides video, I also tested Flash-based games. These performed incredibly well. The colors, graphics, and overall performance of the Flash-games that work with the Android browser get no complaints from me.”
Seja ele uma versão preliminar ou não, nem dás por isso sequer. 🙂
Viste bem o jogo que utilizou na demonstração? A qualidade do gráficos era fantástica e o jogo pesadíssimo, não achas? 🙂
Gostava de ver ele a tentar aquilo com um jogo tipo farmvile. Depois aí vemos se ele se “mexe” bem.
Mexendo muito ou pouco, mexe. E tens a possibilidade de ir lá mexer.
Já com o iphoneos… nao mexes pq nao te deixam mexer. ahah
Desculpa mas estás errado. Se quiser Flash faço jailbreak e já consigo mexer. Mas não me interessa, pois gosto do software como está. Funciona, não dá problemas, não tenho de andar com cracks, etc. Se achas que o Android é melhor, é a tua opinião. Nunca usei esta versão do Android, mas já usei outras, e digo que apesar de estar anos luz à frente do WinMobile ainda não está comparável ao iPhone, mas essa é a minha opinião. Quanto ao flash ser lento, mas funcionar, essa desculpa mas comigo não pega. Não me digas que também fostes daqueles que usou o Vista só porque era mais bonito e teve de aturar a lentidão e aviso do o WAC sempre a aparecer.
“Se quiser Flash faço jailbreak” aka violar a garantia? :-p
“Quanto ao flash ser lento, mas funcionar, essa desculpa mas comigo não pega.” a única coisa que há é de versoes de desenvolvimento. A mim não me pareceu mesmo nada nada mau. Prognosticos só agora com o lançamento mesmo do 2.2. E sim, escolher entre ter e nao ter? Escolho ter. Nem que seja para um desenrasque ou assim. bem melhor que ser obrigado a nao ter :-p
Não me preocupa a garantia, posso sempre repor o original através de um backup.
Mais uma vez é uma questão de opinião. A mim o Flash não faz falta, mas faz a outros.
Eu prefiro que daqui a um ano o Flash esteja rápido e a bombar e a Apple recue na decisão, do que ter problemas agora com versões beta.
Boas
Gostaria só de saber se o A1 da TMN também vai ja ter o Android 2.2? Se sim para quando posso ir a TMN para o actualizar? ou Posso fazer isso em casa?
Abraços
não vamos falar do que não sabemos. De momento os topos com android irão estar com vantagem, são muito completos e rápidos. Claro está que o iPhone 4G vai provavelmente ter câmara e ecrã HD, cpu A4 1Ghz e um SO novo. Quando saírem veremos o que nos trazem. Em todo o caso o iPhone OS costuma ser muito limitado e daí preferir Android.
Vamos é la ver se o Android/fabricantes não vão pelo caminho Nokia: tens o que compras, a partir daí logo se vê, e o mais certo é não haver suporte oficial.
Isto para uma parte não é um problema de maior que há quem faça as ROMs, agora para o utilizador comum…
Para o utilizador comum é isso mesmo que quer: não ter que andar atrás de actualizacoes.
Compras por exemplo um telemovel com o 2.1. Tens a certeza que para aquele modelo foram feitos todos os testes de qualidade e uma garantia alta que funciona perfeitamente.
Foi o que compraste. Não podes exigir que, para um modelo com X, Y e Z caracteristicas te sejam depois adicionadas mais. O que tens é o que compraste e é unicamente obrigação do fabricante em garantir o que quer que tenhas comprado que funcione.
A Microsoft faz isso com os PCs. Cabe depois ao fabricantes evoluir os drivers necessários para o bom funcionamento do equipamento. Se a Microsoft consegue, e as várias distribuições de Linux também, o Android também devia de conseguir. E acho que consegue, apenas o fabricantes são preguiçosos e não querem evoluir os produtos. Ganha-se mais se o cliente vier comprar um telefone novo!
LOL, sabes o que é utopia? NUNCA mas mesmo NUNCA nenhuma empresa lançou uma aplicaçao sem erros, problemas ou incompatibilidades. Ainda mais estando a falar de Sistemas Operativos e essa de “se vem com 2.1 é porque foi testado, bla-bla” é uma irrealidade. A realidade é que todos os SO vêm com defeitos, problemas e actualizar dentro do A.x (x = variável) é uma exigência que toda a gente deve e tem que fazer. A partir do momento em que uma empresa lança um telemóvel com o 2.1 e há melhorias até o 2.9.999999999 deve actualizar se o hardware o permitir. SE nao o faz é fácil, muda-se de empresa.
A NOKIA e a APPLE (no iPhone) sao excelentes exemplos para a indústria com updates mais que imensos com correçoes, melhorias, etc mesmo para modelos com 2-3 anos. Isso é um exemplo de serviço e qualidade porque para telemóveis “defeituosos” chegam os de 50€. Nao dou 500€ para ficar a ver navios.
É possível instalar esta actualização no HTC Tattoo? Se sim, como o faço? Obrigado pela ajuda!
Boas a todos. Como possuidor de um iPhone 3G e de um HTC Desire, posso dizer que, em termos de software, prefiro o Android. Sempre optei por produtos da maçã até há muito pouco tempo. No PC estou a mudar para Linux, e no móvel, para o Android. Acho que a Apple tem todo o mérito no que consta a políticas de marketing, ou seja, sabem vender. Mas o que eu quero é ter a possibilidade de mexer, alterar, fazer, etc… A Apple está a ficar muito “fechada”.
De resto, e a fazer comparações mais técnicas de desempenho “e tal”, acho que é preciso fazer testes em equipamentos equiparáveis.
Boas a todos. Continuem com o bom espírito do costume….
Boas ppl, sou novo ao Android, tenho um Samsung Galaxy Spica com a versão 2.1, alguem sabe me dizer como são feitos updates do SO, é automatico?
Eu encontrei duas grandes falhas no 2.1, não se pode definir proxies e para desligar a APN é um trabalhão do caraças.
Usa um programa apnpt que está no market.
vou experimentar
porque nao usas uma app para desligar e ligar APNs/Proxys/etc com um so clicq?
As actualizacoes podem ser ou não OTA. Depende do teu operador
bem eu ja n sei se é outro bug ou não mas…. ja usei, uns trb outros nao, dps ha akels q trabalham mas após activar e desactiver duas ou 3 vezes, na proxima vez aparece sim o simbolo a dizer que tens a ligação feita mas na realidade não tenho net e pra voltar a ter tenho que desligar ligar o tlm outravez
pplware.com/android
Bom artigo e boa evolução da Google mas quantos iPhoneOS killers já vimos por aí a acabarem eles próprios assassinados? A lista é gigantesca…a Apple vai continuar a dominar e o Flash vai continuar a afundar-se (se não fizerem nada rapidamente).
P.S. – O iPhone OS 4.0 não está para sair agora em Junho?
IPhone e o unico smartphone que existe, só quem na tem é que na sabe, o resto é tudo pda’s wannabe smartphone.
Troll alert
Respeita a opinião do homem. Cada um tem direito a opinar, mesmo que não esteja de acordo com a nossa opinião. 🙂
Tens razão, e quem na quer, na lê e na sabe.
A questão é que a Apple está mais fechada e arrogante a cada dia que passa. Eu simpatizava com a marca, mas de há uns tempos para cá, apple é sinónimo de “não, obrigado”.
A política da Apple faz todo o sentido em termos comerciais. Eles ganham em tudo após comprares o produto. Hardware, aplicações, conteúdos… tudo é proprietário e nem uma bateria podes mudar sem ser debaixo da tutela deles… Até aí, tudo bem. Quem não gosta, não come. Mas, quando começam a dizer-me o que posso ver e de que forma o posso fazer, a história é outra. Não preciso de ninguém – nem quero ninguém – a supervisionar os conteúdos que me interessam.
E por fim, e isto é conhecimento popular e milenar. Toda a gente sabe o que aconteceu quando estava o Adão no paraíso com o seu HTC Desire quando apareceu a Eva com o seu telefone da maçã… 😀
o problema é que ele em parte tem razao…
e por mais que eu queria um 2o telemovel alternativo ao iphone, nao consigo… o android ainda nao me convence… logico, o hardware tambem nao ajuda… 😐
Nuno, isso não é de todo verdade. Aliás, o iPhone tem um segmento muito próprio o que liberta grande margem a todo um vasto leque de equipamentos.
No mundo somente 20% do mercado de dispositivos móveis de comunicação são smartphones e dessa percentagem, mais de metade não são iPhones.
E ainda bem que assim é 😀 digo eu.
Tens razão Vitor, mas tb não queiras comparar o numero de smartphones que a google tem com o OS Android e qts é que o iPhone tem! Qdo falo de Android, falo de outros tb.
Mas sim, concordo com o “ainda bem”.
Amigos,
Tenho o HTC Hero e gostava de actualizar o firmware… Neste momento tenho o 1.5… Alguem sabe como faze-lo?
Um abraço
Oficialmente: http://www.htc.com e procuras lá por uma actualização de ROM.
Sei que a HTC estava a desenvolver ROM com o 2.1 para Hero, Magic e outros. É aguardar mais uns meses 🙂
Obrigado Cisco
Pesquisa por beHero+ actualização oficial ainda não há mas deve estar para rebentar. Contudo a beHero+ é uma ROM cozinhada, com Android 2.1 e muito muito boa!
já esta disponível para download?
só da parte de manhã encherem este tópico de comentários, lol é o froyo
Android vs iPhoneOS… Bom… o iphone e o tal da moda. Parece que o Android e o tal que o pessoal com gosto por tecnologia gosta mais disto. Pessoalmente ja usei os dois. Acho o Android mais aberto uma vez que e open source. O iPhone vem por ai com algumas novidades. Talvez naquela de querer fazer os criticos contentes. O tal multi tasking que eles falam afinal nao e tao multi mas enfim e o que se pode. A Nokia ja tem isso ha uns anos e funciona perfeitamente. Gosto dos telefones Nokia pela robustez mas o Symbian precisa de um bom abanao. Realmente entre eles todos se pudesse comprar um smartphone novo compraria um com Android. Acho que a Nokia nao perderia nada se opta-se por usa-lo. A menos que surjam com algo interessante.
Mas acho que o android e coisa que nao se deve desprezar uma vez que a margem e bem maior do que o iPhone por ser utilizado por varios fabricantes.
O algo interessante eles já o teem: Maemo e agora MeeGo, que a Intel fez questão (acho que foi assim :S ) do n900 já o levar quando o mesmo estiver pronto (lembrar que isto é um pouco estranho visto que a ARM não é da Intel, anyway…).
Está a ficar excelente o Android. Até já permite, pelos vistos, “Tethering” com o computador.
Bom só falta referir que o Android 3.0 ”Gingerbread” saí no fim deste ano. ^^
Cupcake, Donut, Eclair, Froyo and now Gingerbread. Google sure can cook.
http://www.tomsguide.com/us/google-android-gingerbread-froyo-webm,news-6865.html
Nenhum dispositivo tem o hardware do IPhone, ja experimentei muitos e o unico multitouch a serio e o IPhone o resto tem tudo canetinha e tal ou seja PDA’s nao smartphones.
Alguem bloquei este troll pf
Sun.. 😀 deixa o homem opinar. Eu, que tenho um iPhone 3GS de 32GB, um Omnia I e uma “mina” de Nokias, na empresa um Magic (comunitário) não consigo dizer o contrário. Quem tem um iPhone se o comprou e sabia o queria de um iPhone, tem a melhor máquina de há 3 anos para cá.
Aconselho a saíres do casulo e a vivenciar realidades que desconheces…
Não negues à partida o que desconheces pois o que dizes é mesmo por desconhecimento!
Sim o pessoal tem razão qdo diz para saires de casa. Mas o Nuno tb tem uma certa razão, até agora não vi um touch tão bem conseguido qto o do iPhone. Sim, não experimentei tds os smartphones, mas os q experimentei o iPhone está uns niveis a cima.
Sem dúvida que sim. Vou só retficar para quem não percebeu.
O iPhone não tem o melhor hardware (camera, cpu..) de todos, mas é o que tira melhor proveito do mesmo, com um sistema rápido e fluido, e um multi-touch de luxo que até agora nenhum outro ainda conseguiu alcançar.
Um iPhone com o sistema que tem, com apenas 600mhz consegue dar ratada a muitos outros sistemas com um CPU com o dobro do clock.
Por isso é como digo sempre, o segredo não está na massa, está no recheio! 😉
“e um multi-touch de luxo que até agora nenhum outro ainda conseguiu alcançar.”
ena, já usaste este android 2.2?
uauuuuuuu………..
Eu não… tu já?
Até agora isto é o que eu sei.
iPad
https://www.youtube.com/watch?v=za8V2IiGCfY
Nexus One
https://www.youtube.com/watch?v=dsSUqkh8pcI
Comparativo de testes Robot ao Touch dos smartphones
https://www.youtube.com/watch?v=xoG-v_39PdI
Tecnologia da Apple em termos de ecrã capacitivo ainda é de longe superior.
pois. mas ha quem diga que o 2.2 resolve isso, o que aponta para um problema de software ***
O a Friend® cala muita gente.
Oh Chavinhas, não sejas hater, só tens a perder.
Hater do android?
Deixem-se de discutir o sexo dos anjos… aproveitam tudo que é artigo para meter Apple.vs.Googe, Apple.vs.Microsoft…
Deixem-se de fanatismos e reconheçam que está aqui um SO fantástico! É lógico que a concorrência não dorme, mas terão de fazer bem mais que limar arestas. O Android, a meu ver, é o único SO que tem crescido efectivamente, os outros têm sofrido apenas pequenas actualizações. Oxalá mude com Symbian 4, com novo iPhone OS 4.0, o BADA, WinPhone… e a luta que não se limite aos produtos, mas sim ao preço dos mesmos; já era altura de termos smartphones bem mais acessíveis.
Google sempre um passo à frente!
Gostava era de ver um tablet destes senhores, tenho a certeza que todos estes lançamentos nos últimos meses vão coincidir num aparelho móvel. Reparem que são tudo aplicações mais do que válidas para o tablet.
Matem-se, esfolem-se, mas não se aleijem 😀
O que a malta quer é ver luta que só traz vantagens ao utilizador e mais nada 🙂
Todos os modelos HTC de 2010 vão ter uma actualização para o 2.2 na segunda metade de 2010. Confirmado pela HTC.
Source: http://androidcommunity.com/android-2-2-for-nexus-one-in-next-few-weeks-htc-update-in-2h-2010-20100521/
Como o android está abraçando a tecnologia flash/air talvez em proximas versões haja melhor proveito ou melhor rendimento quando executado no android talvez a adobe melhore seus produtos para não consumir muita bateria… isso seria um grande passo rumo ao aposto do que o “lendário” “principe” Jobs falou..
OBS: “” == sarcasmo!! 😛
Eu estou á espera dum “Samsung Galaxy S” da HTC com o Android 2.2 😀 Talvez para o Natal 😉 AMOLED + 8MP com LED/Xenon + Saída HDMI + gravação em 720p é que tem que ter (ao meu i8910 só lhe falta o HDMI e o Android)
O HTC EVO 4G será o teu “Samsung Galaxy”. Com o “apenas” de ser um bocadinho mais caro. 2x 500€ chegam?
É sempre bom ver o Android a crescer e fazer a concorrência puxar os cordelinhos para fazer frente a essa concorrência, e nesse caminho o Android está a ir bem…
Agora, quando ao flash… bem.. é isto que chamam QUALIDADE num Smartphone?
https://www.youtube.com/watch?v=-zZLp1e2FiQ
Só podem estar a brincar comigo… Há quem lhe chame “Flash no Smartphone”… eu chamo Frustração num Smartphone. Ver paginas e andar ali a arrastar vezes sem conta para poder ver algo de jeito.
A Google está a errar muito nesse passo, porque ao suportar o flash só está a atrasar a transição do Flash para o HTML5, em especial os videos!
Já nem falo as questões técnicas sobre bateria e possiveis falhas de segurança, desconheço, não comento.
Agora, performance… por favor… não recuem no tempo.
Apesar de ser offtopic vou dar a minha experiencia com o N900.
Numa animação flash, para testes, o Nexus One consegue 20 fps enquanto que no N900 apenas consigo 6 fps. Logo por aí vemos que no N900 existe certas animações que correm porcamente. Verdade, mas se o Android for igual ao Maemo, o que vai acontecer é uma isolação do flash do browser para garantir que a tua experiencia Web não é afectada. Logo o Flash, no Maemo, não pode usar os recursos todos do dispositivo, e talvez por isso a performance neste teste do n900 sejá tão má comparando com o Nexus.
Aonde é que quero chegar?
1- No mesmo teste o HTML5 corre bem pior que o Flash, tanto em desktops como em smartphones. É obvio que o html5 ainda agora começou mas, ainda estou duvidoso sobre as “maravilhas” do HTML5 face ao Flash. Até agora apenas ouvir, ver que é bom nada.
2- Flash: Vou dar um exemplo prático que tenho do n900:
-(video em breve) Consigo por, nas calmas, o browser (Firefox 3.5, adaptado sobre o nome de MicroB) a reproduzir um video, ir ao menu, abrir o Media Player, nisto tudo o som nunca falhou, colocar uma musica (*.mp3 a 190kb/s) a reproduzir. Neste momento, o sistema, inteligentemente desligou o som do video (flash) e ao retomar ao video, não tive lags em lado nenhum. O video (320p) a ser reproduzido perfeitamente.
Então qual é o stress? O stress é que o flash não está adptado para dispositivos moveis, logo nem optimizado, nem ajustado para tal. Ou seja seria possivel ter controlos mais “user-friendly” e menos consumo de bateria. E agora, o HTML5 consegue dar-me a mesma performance? Ate agora nada!
HTML5 tens a vantagem dos videos abrirem directamente no player do smartphone. Tal como acontece com o iPhone. Aparece um video do Youtube, como esse video está na fonte em Mp4, ele abre no Youtube Player sem problemas alguns, performance excelente e sem atrasos alguns.
Controlar esse video? É o player, não há cá botões pequenos! Optimização especial para smartphones? Não precisa.
É essa a vantagem do HTML5 em videos pelo menos. Quanto ao Flash em si (como jogos, etc…) isso só com o tempo é que se pode confirmar que contornos irá ter o HTML5/Canvas.
Mas fazendo prognosticos… deverá ser mais vantajoso, isto porque o Flash usa o plugin para renderizar, ou seja, “Flash(SWF) -> Browser -> Plugin -> CPU/GPU
“Canvas -> Browser -> CPU/GPU”
Ou seja, requer menos recursos para completar a acção, logo à partida irá ser mais leve para todos os computadores, em especial Smartphones.
E em páginas com vários SWF, o plugin simplesmente rebenta com os recursos quase todos do CPU… e isso nos smartphones e netbooks é o que se vê… acho que quem tem sabe o que estou a falar.
LOLOLOL ó A friend
Chama-se poder escolher ter o flash ligado ou nao
E para um caso que seja realmente indespensavel, ele estar lá.
É o poder da escolha ao utilizador. Se é lento, mto bem, desligo.
Caso precise mesmo, não ficar descalso
Não está em questão o poder de escolha, mas o flash já provou mais que uma vez que não funciona bem em netbooks e muito menos em Smartphones. Ao anos que a Adobe anda a tenta-lo por a funcionar, inventa, reinventa, diz que o 10.1 seria a revolução (e eu sei bem disso porque acompanhei desde inicio e até eu andava entusiasmado com isso e criticava a Apple) e depois resultado, ainda é esta bela tanga que se vê.
O que é que acontece darem suporte a uma tecnologia que tem estes resultados? Vão fazer com que a nível mundial os webdesigners se relaxam na adopção e evolução do HTML5… este é o GRANDE problema. O que a Apple fez, foi radical eu sei, mas repara que com o iPad a quantidade e aliados a Apple ganhou para impulsinoar o HTML5…
( http://www.apple.com/ipad/ready-for-ipad/ )
Estamos a falar de grandes sites mesmo. E o que o flash está a fazer? Promove sites “optimizados para mobile” que nem esses correm bem, como se confirma não só neste video, como outros já espalhados pela web. Chamo a isto, vender gato por lebre. “Nos temos.. não funciona bem, mas temos… Apple is evil… we are good…” 😉
Quero o flash funcione mal ou não, certamente poderei escolher desliga-lo.
Vou-te dar o melhor de todos os exemplos.
Tu com iphone e eu com o froyo.
Precisamos de saber o metro em lisboa!
http://www.metrolisboa.pt/Default.aspx?tabid=79
Ora, tu ficas literalmente arder.
Eu, mais devagar ou mais rapido, consulto a informacao que quero.
A isto chama-se poder de escolha e nao ter um Americano armado em meu patrao que me diz que, mesmo lentamente, nao posso ver ou usar flash.
Tens Apps na Store do Metro, de toda a parte do mundo até.
E online, no site que deste:
http://img59.imageshack.us/img59/1372/metrok.jpg
prontoo agora expande o exemplo que te dei a casos que nao tenhas a app…
entendes agora?
1- Uma APP para 1 imagem?
Less is more:
http://tomch.com/wp/?p=144
Afinal tinham razão…
Entendo. O patrão americano preocupa-se em que as Apps e a qualidade que chega ao iPhone seja boa, de forma a manter um produto de qualidade e não aldrabado. Isto para não falar que buracos o Flash poderá abrir em termos de segurança de futuro. (sim, tanto Windows como Mac foram na sua maioria explorados via falhas do plugin flash)
Também queriam a Store do Android livre a aberta, porque a da Apple era uma tanga… resultado?
http://obamapacman.com/2010/01/banking-scam-app-android-market-approved-not-on-iphone-app-store/
Lá está.. a tal liberdade tem um preço e o Android já começam a surgir companhias de antivirus… é o preço da liberdade.
No iPhone, nada disso acontece ao utilizador comum, vem protegido de raiz. Caso eu arrisque o Jailbreak é pura responsabilidade minha, mas o que interessa é que ele de fabrica, para o utilizador comum vem em condições e o utilizador não se preocupa de fazer nada para garantir o seu bom funcionamento. Já no Android, o utilizador comum que não liga pévia ao open… paga o preço de quem liga.
Por isso é como digo, cabe a cada um escolher o modelo que mais se adequa. Eu, na minha opinião quero algo funcional e com qualidade, daí a minha escolha ser apple. Quem não se importa com a qualidade, compra um Android. Temos mercado para toda a gente 😉
Agora disse asneira :S
Baseie-me nos dois comentarios e foi no que deu. Mas mesmo assim mantenho o que digo, na APP Store ha-de ter variadissimas aplicações do genero em que muitas são apenas uma imagem:
http://www.appstorehq.com/metrolisboa-iphone-91118/app
E depois deve de haver, Metro de Madrid, Metro de Barcelona, de Roterdão, de Paris ou inves de ter como em Symbian (ou outro OS) que junta logo tudo isso e que já não necessita desta trapalhada toda.
E com esta já vão duas:
http://www.appstorehq.com/metroporto-iphone-164970/app
Se isto fosse futebol, diria para teres vergonha na cara (iPhone » Apple » Markting » Aldrabice » FC Porto)
viperbruno
Estas enganado. A app não é para apenas uma imagem.
Aparece o mapa, recursos de GPS a indicar onde estamos, qual a estação mais proxima, devidos horarios, etc..etc..etc.. de forma bem mais rápida e simples do que ir ao site. E até há outras bem mais completas que indicam informação complementar.
@viperbruno
Não culpes a store, culpa quem faz as Apps, que as podia ter unificado.
Nos exemplos lá de fora, como UK, entre outros, os autores das Apps têm tudo junto. E alias, até há Apps lá de fora para turistas que incluem tudo isto numa só App.
Há uma App feita no exterior, sobre Portugal, que inclui: Metros, Restaurantes, Aeroportos, Comboios, Barcos, etc…. um tudo em um espetacular que encosta a App oficial do Metro a um canto.
Por isso, quem as faz é que tem que aprender com os melhores. A Apple só as disponibiliza.
” Quem não se importa com a qualidade, compra um Android”
lololol adoro a insinuação que quem compra android nao compra qualidade.
@chavinhas
Não penses que estou a ensinuar que o Android é uma porcaria, porque não estou.
Mas a qualidade dele é comprometida por vários factores. Uma delas é ter que suportar vários modelos, actuais, futuros e descontinuados, e isso para os developers é uma dor de cabeça. Outro factor é a abertura excessiva que está a ter, de um ponto da balança é bom, mas essa abertura tem um mau karma associado, tal como entra coisas boas, entra coisas muito más. É o preço da suposta liberdade e que muitos consumidores não está disposto a correr. Qualquer pessoa quando usa uma TV ou um DVD, sabe que é ligar, e pronto a usar, sem preocupações. O iPhone é assim. O Android seguindo este caminho, vai cair nas malhas e erros passados do Windows Mobile, que não impunha meio termo entre qualidade e oferta. Mas também não me espanta, o engenheiro VP “Vic Gundotra” que é quem está por trás do Android, veio directamente da Microsoft.
E onde tá o mau disso?
As boas aplicações tens SEMPRE.
tens adicao de ter aplicacoes mais caseiras, a gosto caso queiras.
Quao espetacular é isso. Eu fazer uma micro app para me dizer a ementa da universidade que posso distribuir? YEAH!
Posso estar muito enganado, mas acho que o futuro dos telemóveis, vai passar por comprar o telemóvel e optar pelo sistema operativo… digo eu, mas isto pode nem acontecer, mas parece-me um futuro bem provável.
Eu preferi muito mais o método do iPhone. Desculpem lá mas ver um vídeo com aquela qualidade??? Por favor, sejamos rasuráveis sff.
😀 mas pelo menos ainda é uma beta 😉
@offtopic
Vitor, desculpa por te contactar desta forma mas queria saber qual a possibilidade do pplware estar interessado em apoiar uma plataforma de identificação de codigos de barras, pelo menos a nível nacional, pois o que existe, pelo menos do meu conhecimento é fraco.
Caso queiras responder por email estas a vontade.
Cumprimentos,
Bruno
Sim via mail.
Cooooooooooooooooool
Enquanto não houverem telemóveis dual sim com Android, tudo isto me passa ao lado…
Será que é algo assim tão complicado de se fazer? Mesmo o windows mobile, que já cá anda há mais tempo, não apareceu ainda em nenhum telemóvel dual-sim (excepto o acer dx900 que francamente, não merece o título de teleMOVEL)… Não percebo…
Este post mostra os aspectos mais importantes da nova versão do Android, para quem quiser realmente ver o que foi dito sobre a versão 2.2 na Google I/O fica aqui o link para o vídeo, 45 minutos e com legendagem também em português: https://www.youtube.com/watch?v=IY3U2GXhz44&playnext_from=TL&videos=Mz8pFV2MNmU.
a atualizacao do android 2.1 para celulat htc magic e oficial?
Boa noite,
Estou a pensar adquirir um TMN A1, esta versão do SO Android (2.2), será compativel com o TMN A1?
Cumprimentos.
Boas pessoal,
Eu tenho o A1 da TMN que tem o 2.1 (se não me engano.
É possível instalar 2.2 é compatível ?
onde posso ir buscar e a forma de actualizar o equipamento é a mesma que foi com a 2.1 ?
Abraços e desde já o meu obrigado
Já há actualizações para Boston? se sim, onde? tenho o 2.1
Boas noites a todos !!!
Agradecia a ajuda dos + experientes e kem saiba mesmo pk é q ontem tinha o meu H1 a bombar com a versão android – i8320_no_sd_13Jan_Call bind_with_TC_240dpi
e fikei sem (no service) do operador q é a vodafone e ja tive hoje o dia todo a bombar recebi chamadas enviei sms tudo na boa (5 estrelas)sem problemas e á uns minutos atrás voltou a fikar em (no service)não reconhece o operador !! ??mto estranho pk já tudo funcionou em pleno e á pouco quando tentei efectuar uma chamada ainda com rede mas ouvi ruido a outra pessoa atendeu a chamada tb só ouviu ruido e depois ficou em (NO SERVICE )
Alguem me pode ajudar ?! obrigado .