ANACOM aperta CTT e define novos indicadores de qualidade
Há quem diga que os serviços prestados pelos CTT - Correios de Portugal (CTT) têm vindo a perder qualidade ao longo dos anos. Nesse sentido a ANACOM aprovou indicadores de qualidade de serviço que os CTT terão de cumprir em 2019 e 2020, enquanto prestador do serviço postal universal.
Os novos indicadores visam introduzir um maior nível de exigência face aos que estão atualmente em vigor.
A ANACOM quer que os CTT prestem um melhor serviço embora sem colocar em causa a respetiva sustentabilidade e viabilidade económico-financeira. Segundo a ANACOM, o correio tem dado, e deve continuar a dar, um contributo relevante à melhoria da qualidade de vida das populações, à coesão do território, à inversão do isolamento de estratos da população, ao combate à desertificação das zonas remotas e ao crescimento das atividades económicas em todos os sectores e regiões. Estes objetivos requerem a existência de um serviço de comunicações postais de elevada qualidade, a que acresce o suporte essencial que o correio passou a dar ao desenvolvimento do comércio eletrónico, que se encontra em expansão acelerada.
Novos indicadores de qualidade de serviço
Com as novas metas estabelecidas, 99,9% do tráfego de correio azul, de correio registado e de jornais diários e semanais tem que ser entregue no prazo máximo de 3 dias úteis dentro do Continente e de 4 dias úteis quando destinados às ou com origem nas Regiões Autónomas e 99,7% do tráfego de correio normal, de encomendas e de jornais mensais e quinzenais no prazo de 5 dias úteis. Mas há mais...
Tempo em fila de espera no atendimento nas estações e postos dos CTT
A ANACOM definiu igualmente novos indicadores relativamente ao tempo em fila de espera no atendimento nas estações e postos dos CTT. Aquele tempo deverá ser inferior a 10 minutos em 90% dos casos e não poderá ultrapassar os 30 minutos em 99,5% dos casos. Pretende-se desta forma melhorar a qualidade do serviço prestado aos clientes dos CTT e corrigir uma situação atualmente geradora de um grande e crescente volume de reclamações.
Correio não entregue até x dias úteis (por cada mil cartas)
CTT cai 1,96 em bolsa
Após o anúncio da ANACOM, os CTT começaram a perder terreno na Bolsa de Lisboa tendo já caído (até à data da escrita deste artigo) 1,96%. A cotação das ações da empresa está agora nos 2,8980 €.
Acha que atualmente os CTT prestam um mau serviço?
Via ANACOM
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Este artigo tem mais de um ano
Os CTT não prestam um mau serviço mas sim um péssimo serviço. Recebo encomendas todas as semanas e as que vêm via CTT ou falham os prazos de entrega, ou não tocam à campainha, ou dizem que a morada está incompleta… Uma infinidade de desculpas e atropelos no próprio trabalho. Vai-se ao posto dos CTT e são eternidades nas filas e com funcionários que parece que estão a fazer um frete.
olhar para o teu comentário és daqueles que tens medode usar o livro de reclamações. não tens coragem de escrever porque borras todo
E tu deves ter medo das aulas de português e educação.
oserrosdãomaisatenção
Certo oh juve Leo dos teclados.
What?
o problema de nem sequer tocarem às campainhas e enviarem emails a dizer que não estava ninguém na morada de entrega, obrigando a que se agende uma recolha num dos centros deles ou num pickup point, é comum também com muitas transportadoras.
em determinada altura pensei que o problema era com duas ou três transportadoras específicas mas falando com outras pessoas percebi que é praticamente geral.
penso que varia muito em função do funcionário que faz a entrega e do congestionamento/atraso do dia
Isso é bem verdade. CTT, DHL e SEUR são grandes nessas práticas.
Os únicos que não me dão problemas são a UPS e a MWR.
Isso é um problema que é geral e vai começar a ser cada vez mais comum devido a gestores “brilhantes” que impõem objectivos impossíveis de cumprir ou até pagam à base de comissões. Como os funcionários não têm mãos a medir para fazer todas as entregas mentem e dizem que não estava ninguém em casa, preferem ir para zonas onde consigam fazer mais entregas na menor quantidade de tempo possível
também me parece que sim
Os CTT apostam forte no banco, não no setor postal.
até aí têm muito que pedalar…. além do mais a banca, peo menos tal como a conhecemos, vai com os pitos!
privado é que é bom, não é?
Ahah nem mais
La, la ,la ,la .
https://www.youtube.com/watch?v=t6eXQ9ZsUu4
Tenho encomendas que demoraram 11 dias a chegar a Portugal vindos da China. E estão paradas há 30 dias à espera de serem entregues…
O maior problema nem é esse a meu ver… o problema agora é que nem chegas a receber nada… simplesmente desaparecem depois de chegar a Portugal!
Acho incrível que não se perca nada até Portugal e de Portugal para a frente tudo se perde. São os serviços que temos, infelizmente. O que vale é que há a proteção de compra.
tenho várias encomendas que lhes aconteceu isso, simplesmente evaporam-se.
mando mail ao CTT a perguntar pela encomenda, ao que me respondem que nunca deu entrada em Portugal. mas usando o number tracking é possível saber, que, ao contrário do que dizem os CTT, as encomendas de facto, chegam a Portugal.
Isso a culpa é da alfândega não dos CTT
Os CTT nos últimos anos piorou imenso o seu padrão de serviço, bastou ter sido privatizado…
Comprei uma MI Band 3 que chegou a Portugal no dia 03/07, saiu de Singapura a 27/06 e “caiu” na Alfândega. No dia 05/07 pelo tracking vi que estavam a pedir documentação, contactei-os nesse mesmo dia e enviei o print screen da transação do AliExpress, a carta que me enviaram chegou no dia 16/07, e finalmente a Alfândega libertou a encomenda no dia 13/07 ás 9:58 da manhã, desde essa hora que não há informação adicional. Hoje liguei para a linha de atendimento, disseram que o objeto ainda não está em distribuição mas informaram-me logo que tenho 20€ a pagar, numa encomenda que paguei 30€ não sei qual a taxa aplicada, e pediram para ligar amanhã a reclamar se entretanto não receber a encomenda.
Na prática a encomenda demorou 7 dias a chegar de Singapura a Lisboa e neste momento já leva 16 dias em Lisboa e ainda não a recebi, estou a menos de 1 KM de Lisboa, da Alfândega Posta aqui, em linha reta, não são certamente 5 KM, é vergonhoso.
É o custo do imposto mais custos alfandegários.
É o problema de algumas encomendas fora da UE. Recorro sempre que possível a métodos de envio que evitem alfândega mas também já me calhou e demorou cerca de um mês desde que chegou a Portugal até a entregarem.
Eu sei, mas na altura não encontrei, nem na Gearbest, opção de comprar “sem alfandega” e arrisquei no Ali, eu pensava que abaixo dos 50€ estaria a salvo da marabunta dos serviço aduaneiro.
Entretanto já lhes mandei um mail a chamar tudo menos pai.
Ali passa SEMPRE, SEMPRE pela alfandega. e esse limite não é de 50€ mas sim 23€. se o armazem do Ali nao for na europa é pa esquecer.. ou mesmo com alfandega o preço ser melhor na mesma..
se pedisses ao chinês para aldrabar a descrição do produto e o preço…
eles fazem isso. basta deixar em comentário
os 20€ que vais pagar são calculados assim: 30€ x 0.23 + 12€
Nem quando os CTT eram do estado conseguiam cumprir esses objectivos quanto mais agora!
Então, qual é o valor que irão ter de pagar em 2020 pelo óbvio falhanço de objetivos que vais acontecer?
vá lá, o track number já está a funcionar em pleno
Péssimo serviço em todos os aspectos
Só quiseram um BANCO que ha-de ser mais um “buraco”
Um péssimo serviço.
Neste momento eu diria que não prestam qualquer serviço, pois as encomendas não são entregues.
De há uns anos/meses para cá tem-se vindo a degradar cada vez. neste momento acho que bateram no fundo.
Vamos lá ser imparciais e correctos. Eles estão definitivamente a entregar encomendas.
Ainda ontem recebi uma encomenda feita na Segunda-Feira.
É verdade, é arbitrário. Uns correm bem, outros mal ouros muito mal.
O problema maior que agravou tudo isto foi a privatização que fez com que meia dúzia de agiotas gananciosos que só querem é dinheiro, não se preocupem com a queda e degradação da qualidade de serviço para as populações….só veem o € e não ralam com o resto.
Bem podemos agradecer ao palhaço do Passos Coelho que nos levou a esta situação porque os CTT sempre deram lucro e prestavam um serviço embora não ideal, mas bem melhor do que aquele que presta agora.
É triste assistir a tudo isto…
Não fale assim agora tem um banco antes não tinha .
Antes da privatização uma boa parte do financiamento dos CTT vinha do Estado. A cada ano que passava esse financiamento era maior porque as receitas dos seus negócios caiam à pico. Foi por esse motivo o governo de Passos Coelho entendeu que a privatização daquele serviço iria trazer uma lufada de ar fresco às contas do Estado acreditando que uma boa gestão privada, mais rigorosa, aumentaria os padrões de exigência daquele serviço e assim todos seriam beneficiados. Bem a primeira parte o governo acertou, pois já não teria a obrigação de financiar os CTT e assim podia alocar o dinheiro noutras necessidades. Em relação a gestão dos CTT pelo privado, eu pessoalmente acho que o serviço de correio está pior, não souberam acompanhar as tendências do mercado a tempo, não souberam inovar. A criação do banco até é bem vista, porque dessa forma vão obtendo receitas que servirão como financiamento para sua sua actividade principal. Quem sabe se com isso não melhoram? – Esperemos. Espero também que consigam a distribuição de produtos da Amazon em Portugal, pois como cliente da Amazon é sempre bom ter várias alternativas de serviços de entrega.
É só a minha opinião.
Obrigado.
a gestão privada não é mais ou menos rigorosa do que a gestão pública. os princípios de gestão são basicamente idênticos e os objetivos são idênticos. a única coisa que podes dizer é que para os privados a “lei” é esmifrar tudo o que houver para dar enquanto no público o gestor pode apontar para mais próximo do brake even (e até já nem é bem assim).
ao contrário do mito, apontar para o break even só melhora as possibilidades de gestão e a vida dos geridos.
o que varia e pode fazer toda a diferença (para melhor ou para pior) é a qualidade dos gestores e as intromissões políticas.
a solução não passa necessariamente pela privatização. a solução é gerir bem
Boa Tarde
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É possível?
Muito Obrigado
SS
Muitos falam mal e alguns bem, os que falam bem só mesmo por não usarem ou terem lá alguém a trabalhar…. os CTT de hoje em dia não são maus, nem péssimos são piores que isso… aumentaram os preços diminuíram os efectivos, fecharam estações etc etc etc…. o pessoal fala só de encomendas, mas é mau em tudo, faço colecção de postais escritos e selados faz mais de 11 anos e nunca assisti a tamanha incompetência, já para não falar ads dezenas que simplesmente desaparecem (acho que tem carteiros que fazem colecção também), dos que aparecem estragados, sem falar dos que demoram meses a chegar…. enfim vai de mal a pior…
Faça há vários anos encomendas online e até há uns 6 meses atrás sempre recebi as encomendas, umas a demorar mais tempo que outras.
Nos últimos 6 meses em cerca de 15 encomendas que fiz 5 nunca chegaram.
Comentei esta situação com amigos e também lhes tem acontecido o mesmo.
Cheira-me que anda aí uma rede de desvio de encomendas a “trabalhar” dentro dos CTT, é que o padrão são emcomendas de baixo valor e com entrega pelos CTT.
Não me parece que haja uma rede que ande a desviar, no meu caso não me entregaram umas 5 encomendas de sementes, com o valor aproximado de 0,50€ cada … aquilo deve estar é uma grande desorganização e deve haver quem queira voltar a ter as regalias que tinha quando era uma empresa do estado
Na alfândega tratam nossa encomenda como lixo! Fui levantar 2 livros e caixa esta além de colada com fita cola os livros molharam-se e secaram dentro da caixa. Quando fui reclamar disseram que não foi eles e que como o livro está poderia ser usado na mesma! LIvro de reclamações e pedido de reembolso e nada…
Com toda a certeza o Sr. Paulo Teles deve ter algum familiar direito a trabalhar nos CTT.
Ler os comentários a esta notícia (e outras do género) é o melhor serviço às compras presenciais em lojas portuguesas. Obrigado por ajudarem a defender empregos em Portugal 🙂 Não vem molhado, partido, não fica retido, não desaparece.
Na Madeira chegamos a estar mais de uma hora em filas de espera. Os CTT além de fecharem estações reduziram o horário dos restantes postos. Antes havia dois locais abertos ao sábado, tal não existe agora só nos supermercados que não prestam todos os serviços . O Estado nunca deveria ter privatizado um serviço tão necessário ao país. Os CTT não prestam!!!