Pplware

Amazon leva a tribunal avaliadores falsos de produtos

São mais de 1000 as pessoas envolvidas no processo de avaliações fraudulentas a produtos à venda na Amazon, que a empresa leva a tribunal.

A Amazon alega a perda de reputação dos negócios efectuados através do site para o desencadear deste processo, onde os vendedores pagam a avaliadores falsos para classificarem os seus produtos.

Segundo a Amazon, são 1114 réus, denominados simbolicamente de “John Does”, que oferecem serviços de avaliações falsas por 5 dólares. Um negócio que pode ser encontrado no site Fiverr.com. Por este baixo preço, as empresas que vendem através da Amazon pagam por avaliações de 5 estrelas aos seus produtos com o objectivo de aumentar a confiança junto dos compradores.

“Apesar de serem em pequeno número, estas avaliações podem prejudicar significativamente a confiança que os consumidores e a grande maioria dos fabricantes têm sobre a Amazon, prejudicando a imagem da Amazon”, refere a empresa na denúncia feita.

Estes utilizadores que deixam avaliações falsas nos produtos tentam esconder a sua identidade através da criação de várias contas a partir de IP únicos.

A Fiverr já declarou que está a trabalhar com a Amazon para ajudar a encontrar os culpados neste caso.

Na verdade, qualquer pessoa pode fazer avaliações no site mesmo que não tenha efectuado qualquer compra, contudo, o que a Amazon proíbe é que sejam feitos pagamentos para obtenção de avaliações falsas.

Fonte: BBC

Exit mobile version