PplWare Mobile

Amazon devolve dinheiro a utilizador que não quis Windows

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Miguel Fermaco says:

    ehehehe

    Quem é que lê um EULA dum sistema operativo?

  2. A friend says:

    Era bom que a moda pegasse…

    Não contra o Windows, mas já paguei a vontade umas 8 copias do Windows sem necessitar do mesmo, já que as cópias compradas anteriormente serviam para instalar num novo PC…

  3. José Xavier says:

    É a noticia mais “estúpida”(desculpem a utilização desta palavra) que vi aqui neste blog, esta noticia não mesmo a qualidade de que estou habituado com visito este blog. É que noticias destas já correm blogs à anos e eu pensava que toda a gente sabia que podia reclamar e pedir o dinheiro do Windows. Isto tem algumas consequências e uma delas é a perda de garantia pois a maior parte dos fabricantes nesta situação diz que passa a não responsabilizar-se.

    • CientistaMaluco says:

      Depende. Quando eu comprei o meu Toshiba, vinha com o Windows e eu tinha conhecimento dessa Eula, no entanto sei que a toshiba não faz reembolsos do Windows mesmo a quem não aceita o contracto do Windows.

      Em Portugal, que eu saiba, as marcas nunca devolveram o dinheiro dos computadores que vinham com Windows mesmo sem a Eula ter sido aceite.

      Não acho esta notícia descabida, até a acho muito importante, pois há muita gente que não sabe que pode pedir o reembolso dos Windows se não aceitar a Eula, de acordo com a licença legal do mesmo, e este post veio informar as pessoas (de algo que aconteceu no amazon) que o podem fazer.
      Apesar da intransigência, agora, das marcas, se cada vez mais pessoas reclamarem, haverá uma altura em que elas (marcas) terão de mudar a sua posição.
      Porque não é justo eu querer comprar um portátil de uma marca e ter de levar (e pagar) com o Windows mesmo sem o querer.

      Cumprimentos

    • Biclas says:

      Se calhar nem toda a gente sabe.. há que ter alguma flexibilidade com os incultos/ignorantes.. Não vejo o que tem de tão estúpida esta notícia. Pelo contrário, julgo que é informação importante e pertinente.

      Bom fim-de-semana

    • curioso says:

      Exacto, isto é mais que banal, todas as pessoas podem reaver o dinheiro pago pelo Windows, mas a verdade é que muitas vezes se gasta mais a tentar reaver o dinheiro do que o que temos de retorno.

      A questão da garantia também é verdade, em muitos PCs apenas é valida a garantia para quem adquirio o producto por completo (com o windows), de outra forma não existe garantia para ninguem.

      Mais uma coisa, mesmo que se tenha pago pelo windows, mas depois limpa-se o disco e mete-se por exemplo um sistema Linux, se o PC for enviado para a garantia com outro sistema que não o windows (por exmplo o Linux), muitos fabricantes nem lhe tocam, os PCs têm que levar o Windows.

      Já perdi algum tempo a ler contractos de PCs e garanto que podem-se encontrar coisas mesmo estranhas 😉

    • NT says:

      Perder a garantia?

      Não pode, só se o fabricante cobrir erros de sistema, más instalações e/ou vírus, de outra forma não vejo como é que o PC perde a garantia.
      O que está na garantia é o Hardware e não o Software pelo que podes enviar o computador com o disco completamente limpo para a garantia. Portanto a garantia continua, não se podem negar a dar garantia se o computador não levar nenhum sistema operativo.
      Existe porém maneira de fazer overclock por software e se isso for feito, aí sim, a garantia não pega, mas isso foi por má utilização e não pelo sistema operativo em si.

      @Zé Xavier
      Ou rapazito, pelo que vejo nem tu sabes muito bem do que falas, diz-me alguém que o computador tenha perdido a garantia porque mudou de Sistema Operativo? Ou que casa/loja/marca é que se recusou a dar garantia porque a máquina não tinha Windows?
      No máximo podem recusar o suporte(drivers) que é bem diferente, mas se tiveres uma peça avariada, a garantia serve é para isso.
      Quanto à estupidez, se calhar não é estúpida a noticia, visto que muitas vezes o pessoal não consegue devolver a dita licença porque a loja empurra para o fabricante, o fabricante para a loja ou para a microsoft e o pessoal desiste da dita devolução.

      Bem haja ao pplware
      Continuem com o bom trabalho!

    • reimor says:

      estupidos sao alguns comentarios.
      esta noticia é fundamentada e sempre actual.

    • CarlosMC says:

      Na realidade, e dados os “conhecimentos” dos direitos dos cosumidores que existem, é talvez a notícia mais útil que jamais foi dada neste sítio.

      A garantia é para o material, é incondicional e é obrigatória, por lei – mesmo em segunda-mão (se for comprado a um vendedor profissional); a assistência, é que é para o SO e programas – não tem nada a ver, e se tens problemas, ASAE ou DG do Consumidor…

  4. kendimen says:

    Parece-me muito bem! Não faria sentido ter de pagar por algo que não iria utilizar!
    Gostava de saber qual a versão do Windows em questão! Parece-me muito interessante ter a noção de quanto se paga realmente pela versão RTM (ou OEM? ainda me confundo) do SO! Muitas vezes fala-se do preço do Windows, olhando para o preço da versão que se vê na prateleira da loja!

  5. João José says:

    Agora falta os fabricantes não tirarem a garantia nestes casos.

    • Nuno says:

      Ora ai esta mais um aspecto curioso deste debate. tendo em atencao os abusos que ocorrem quando alguem deixa os seus ficheiros e dados privados na maquina quando a manda para arranjar, que legitimidade tera o fabricante para recusar reparacao se eu enviar o PC sem o disco rigido la dentro?

      • CarlosMC says:

        Sem o disco(?) – é só apagar ou codificar os ficheiros!
        Se o disco veio com o pc e não foi acrescentado por ti, faz parte do pc e deve ir junto, claro.

  6. Canelas says:

    Mt bem feito. O utilizador deve ter a oportunidade de escolher o SO.

  7. Aptenodytes Tuxus says:

    O problema é que na Eula está lá escrito “,se aplicável” a seguir ao “deve contactar o Fabricante para receber instruções sobre a devolução de produtos” (e acho que não está lá fabricante mas sim fornecedor).
    Ou seja, eles só reembolsam se assim o entenderem.

    • aver says:

      A EULA diz que é o fabricante (“Manufacturer”) do computador que, se tiver essa política, procederá ao reembolso. Ou seja, a Asus e não a Amazon.
      Para apreciar esta história ficava mais à vontade se o sujeito já tivesse, de facto, recebido as £40 – da Amazon ou da Asus. Na verdade o que o sujeito recebeu foi um email de um empregado da Amazon, com quem tinha falado ao telefone, a dizer que já tinha pedido que lhe enviassem esse dinheiro.
      http://www.theopensourcerer.com/wp-content/uploads/2009/07/xp-eula.png (clic para zoom)

  8. MrTEK says:

    isto é a chamada Empresa Séria de negócios hehehe

    ——————
    http://www.win7.com.pt

  9. Isto não acontece em todos os sítios, como disse o Aptenodytes Tuxus (wtf?), depende do fornecedor…

    Por exemplo, já fiz a questão em várias lojas em Portugal (online e “offline” :D) e dizem que não devolvem qualquer dinheiro do portátil se eu não quiser o Windows, mesmo que eu aceite ficar sem garantia a nível de software (nunca a nível de hardware!!!).

    Devia haver legislação para eu poder escolher o que quero ou não instalado num pc que compre.

    • jmtdstoc says:

      Na realidade é possível, ou era até há bem pouco tempo, comprar um Desktop ou portétil SEM sistema operativo.

      Uma das empresas que vende somente o hardware é http://www.mbit.pt .Claro que estou a falar de hardware montado por eles, não estou a falar de PC’s de marcas como Acer, HP, etc.

      Dessa forma, o cliente mantém a garantia do Hardware e instala o SO da sua escolha.

  10. Rui Oliveira says:

    Caros!

    Claro que isto já acontece e è assim há muitos anos. Mas a notícia dá como enfoque um grande retalhista de venda a Amazon que segundo sei deve ter sido a primeira vez que isto aconteceu sem este sequer dar Luta.

    Pedir o reembolso até me parece uma boa ideia para quem sabe o que quer ou pelo menos o que não quer (Uma licença Windows).

    Eu como sou utilizador intensivo de Linux embora use ocasionalmente
    o Windows, não me dá jeito estar a comprar um portátil com uma licença que adquiro gratuitamente na minha Universidade. Como eu há muitos casos.

    Ainda há algum tempo andei à procura de um modelo razoável na cidade onde eu vivo e simplesmente não havia boas alternativas sem sistema operativo windows.

    Uma boa alternativa seria mandar vir de fora, mas só o trabalho… acaba por não compensar. Para todos que estão na mesma situação que eu esta pode ser uma boa notícia.

    O problema é que muitos fabricantes OEM fazem “orelhas moucas” e como não lhes interessa tentam dificultar esta tarefa de reembolso. É por isso de salientar e saudar a atitude da Amazon em cumprir a EULA e assegurar os direitos dos seus clientes.

  11. neon says:

    Microsoft Windows 7 Ultimate 7600 16385 RTM x64 Final Retail (Português PT-PT)

    http://www.sapotuga.com/?p=17794

  12. Joel says:

    Estas são daquelas notícias que só servem para encher páginas… Entendam isto… Não estou a falar mal deste blog…

    Que grande quantidade de dinheiro… 47 euros!!

    Abraços
    http://do-nariz-a-boca.blogspot.com/

    • Shogun says:

      Tenho que concordar contigo, quando dás 1200€ no minimo por um portatil em condicoes, porque senao mais vale comprares um netbook, axo k esses 47€ n tem importancia nenhuma, sinceramente parece-me mais uma atitude de meninos embirrantes e super fas do open source mas que mt provavelmente sao os que mais usam software pirata.

      Tambem achei a noticia totalmente desnecessaria, ou pelo menos n encontro a relevancia, so me leva a intensificar cada vez mais a opiniao que tenho dos meninos do open source e do linux, que não deixam de meninos mimados e embirrantes que sao contra tudo e mais alguma coisa que tenham que pagar, não tem dinheiro para comprar tem 3 opcoes, vao trabalhar para o ganharem, facam voces mesmos, ou n usem.Mas não critiquem produtos que tem qualidade e esse e um facto, os produtos microsoft tem qualidade.

      • Se não te fazem falta os €47, dá a quem precisa, acredita que fazem falta a muita gente, agora não minimizes o acto porque a TI não te fazem falta.

        A qualidade é relativa, e de que adianta ser de suposta qualidade quando eu não o vou usar? Pois…

      • Aptenodytes Tuxus says:

        Ena, tal não é o ódio que vai por aí 😀

        Esta aqui então partiu-me todo:
        “super fas do open source mas que mt provavelmente sao os que mais usam software pirata.”
        Se são fãs (aliás, super fãs) de Opensource, porque é que haveriam de ser os que mais pirateiam software? Não me digas que o software Opensource pode ser pirateado! 😀

        E que eu saiba aqui está-se a criticar o facto de alguns fornecedores obrigarem a que compremos um hardware já com SO incluído, e não criticar o teu precioso produto de eleição.

        E se para ti 47€ não é nada bem que me podias pagar um jantarinho com lagosta 😉

        Bom fim de semana!

        • Shogun says:

          1 – Sabes a definicao de open source?

          2 – Ser super fa de open source n significa que n se use software pirata.

          3 – Não é uma questao de fazer falta ou não, apenas n me parece relevante 47€ em 1200€

          4 – Jantar com lagosta? hmm n me parece mas um sushi era a maneira.

          • t0ny says:

            1 – Sabes a definicao de open source?

            Sei, mas acho que o termo “software livre” se adapta melhor ao GNU/Linux…

            2 – Ser super fa de open source n significa que n se use software pirata.

            Se se é fanático por alguma coisa, acredita que não usam nenhum software pirata, só mesmo em casos excepcionais.

            3 – Não é uma questao de fazer falta ou não, apenas n me parece relevante 47€ em 1200€

            E a mim também não me parece relevante comprar um computador e ser obrigado a pagar por um sistema desactualizado (no caso dos netbooks)…

          • Aptenodytes Tuxus says:

            1 – Sim, sei.
            2 – Claro que não, mas daí a dizer que são os que usam mais pirataria vai um bom bocado. Acho muitíssimo mais provável o utilizador comum recorrer à pirataria do que um utilizador que em príncipio recorre ao software livre.
            3 – Dinheiro é sempre dinheiro, e para quê desperdiçá-lo quando se podia não o fazer?
            4 – Epa peixe cru não, isso é muita mau 😛

      • CarlosMC says:

        Ao “ofendido” nº xpt0…:

        “1200€ no mínimo, por um portátil em condicoes” LOL o único “menino” aqui, pareces ser tu!

        “super fas do open source mas que mt provavelmente sao os que mais usam software pirata” LOL seus piratinhas (“meninos”) do soft livre, é por vossa causa que ninguém consegue vender soft gratuito, ouviram, seus maus?… 😀 😀 😀

        Volta lá para o teu patrocinador, seu triste…

    • jmtdstoc says:

      Pessoalmente, acho importante este tipo de notícias.
      Servem para explicar às pessoas que existem alternativas aos produtos que nos querem “impingir”.
      Por outro lado também nos alerta para o facto de ser muito importante lermos muito bem os contratos que “assinamos” (ao clicar em SIM na EULA estamos a “assinar” um contrato).

    • PJviana says:

      Não é por ser 47 euros que vale a pena! Nem que fosse 20 euros! Acho que o software devia ser separado do hardware ou então existir a opção com ou sem Software incluído! Não devíamos ser obrigados a aceitar um S.O., anti-virus ou jogo de computador!
      Só falta os MAC também não virem com S.O.! 😉

  13. EacHTimE says:

    Era óptimo se isto se tornasse banal pois também não necessito de comprar licenças windows e tenho que andar a pagar por elas…

  14. Ezequiel (Brasil) says:

    No Brasil, por força da lei, é proibido vender produtos casados, como o hardware e o software. Neste caso, pode-se devolver o Windows e receber o dinheiro de volta (também por aqui é muito pouco $$$ …).

  15. Alexx says:

    Não sei se alguns dos leitores e colaboradores do Pleopleware tem experiência de “solicitar” o retorno do valor de um SO não utilizado como o do caso aqui descrito. Já abordei mais do que uma vez diversos retalhistas sobre o assunto e o desenvolvimento da questão é, no minimo, uma decepção. Problemas atrás de questões que me levaram a comprar o computador, chegar a casa e arrumar o XP a um cantinho do disco em dual boot com uma distro linux. O que não me parece muito saudável é vermos a garantia do hardware ser posta em causa como me aconteceu com um Asus e uma série de visitas à FNAC para saber do estado meu computador cuja placa wireless não funcionava. É preciso por a defesa do consumidor ao barulho …

  16. Carlos says:

    No nosso País o monopólio da Micro$ deve ter mais peso… Ou, pelo menos, ainda não encontrei um PC de marca em que fosse possível adquiri-lo sem o SO, ou sem perder a garantia caso apagado. Nem é que os 47€ possam ou não fazer tanta diferença. Trata-se sim, da liberdade de escolha posta em causa.
    Mas neste caso, e tratando-se dum netbook, sim que os 47€ ja fazem diferença, oxalá não se arrependa em perder a garantia por isso…

  17. neon says:

    Ainda hoje assisti na Fnac um senhor a comprar um Netbook (acer neste caso). Modelo com XP 279 Euros e com Linux 199 Euros, ao que o cliente respondeu: “levo o do Windows se faz favor”, sem mais qualquer questão. E está tudo dito.

  18. undefined says:

    Até hoje só li dois “readme´s”, o do av kis e do norton 360..

    E chega.. Normalmente tb faço o que foi escrito acima, “~seguinte, seguite, concordo seguinte e tal….”

  19. 3biz says:

    Nao é por nada, mas 47 euros pelo sistema operativo é bem barato!

  20. Ricardo says:

    Se tornarem a devolução desse dinheiro simples e banal, 80% ou 90% dos utilizadores particulares vão pedir devolução e instalar uma versão pirata! e ate aperece anuncio nos jornais meto-lhe o windows por 15 ou 20 euros! As vezes as coisas estão mal e são injustas, mas muitas vezes estão assim para proteger os milhares de familias e pessoas que trabalham para fabricar um software!

  21. Rip_heart says:

    Estes abusos sempre aconteceram em Portugal, nas empresas de imformática. quem não se lembra de comprar desktops que perderiam a garantia se tirasse-mos o autocolanta dos parafusos para abrir a caixa? isto era uma forma encapuzada de muitas pessoas menos honestas venderem gato por lebre, nao tendo exatamente dentro da caixa os componetes que vinham na factura. eu como sou do contra, nunca fui nisso e ainda bem, porque quando comprei o meu amd 1000 o k vinha la era um processador em overclock…vigaristas 🙂

  22. softclean says:

    Eu tentei procurar, mas acho que o pessoal se esqueceu de um link de uma campanha importante que explica em detalhe o que se deve fazer nessas situações:

    http://nao.quero.imposto.ms/

  23. AlexPB says:

    It’s cool to hate Microsoft.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.