Praticamente todos os dias surgem descobertas sobre o nosso Universo. Umas mais fascinantes que outras mas, esta última, poderá mudar, de forma drástica, toda a nossa maneira de viver e percepcionar o Universo.
Suspeita-se que exista um exoplaneta com muitas semelhanças ao Planeta Terra. O dia de amanhã poderá ser de confirmação, ou não, e o mundo espera ansioso para saber se existe, de facto, uma “Segunda Terra”.
Amanhã, quarta-feira, poderá tornar-se num dia de grandes emoções para todos os fanáticos pelo Universo, e não só… será o dia em que os cientistas provavelmente vão confirmar se realmente foi, ou não, encontrado um exoplaneta muito semelhante ao nosso planeta Terra.
Esta pode ser, sem dúvida, uma das mais importantes descobertas espaciais pois, a ser verdade, poderão daqui advir inúmeras possibilidades de novas descobertas como, por exemplo, a existência ou não de vida extraterrestre.
Desde o início do mês de Agosto que os cientistas suspeitam ter descoberto uma nova Terra, fora do nosso sistema solar. A notícia foi entretanto avançada pelo jornal alemão Der Spiegel.
Este exoplaneta, que se encontra em órbita na estrela Proxima Centauri, pertencente ao sistema da estrela Alpha Centauri, ainda não tem, para já, um nome.
The still nameless planet is believed to be Earth-like and orbits at a distance to Proxima Centauri that could allow it to have liquid water on its surface—an important requirement for the emergence of life. Never before have scientists discovered a second Earth that is so close by.
Der Spiegel
A responsabilidade desta descoberta recai sobre o Observatório Europeu do Sul (ESO) que entretanto ainda não teceu comentários, talvez por ainda não haver uma confirmação oficial. Contudo, a organização convocou uma conferência de imprensa para esta quarta-feira e, tudo leva a crer que o tema central seja a confirmação ou não da existência deste exoplaneta.