PplWare Mobile

Amanhã poderemos ficar a saber se existe uma “Segunda Terra”

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. RF says:

    Quase que aposto que… vão desmentir a existência deste planeta, ou então que afinal não está na zona propícia para a existência de vida! Afinal de contas nós somos únicos no universo…. looooool!!
    Talvez daqui a 100 Anos deixem de ter tabus com o terror que seria haver extraterrestres, e admitam que o que não falta são planetas tipo Terra!

    • Marco B. says:

      Concordo.
      As pessoas que dizem que não existe provas de haver vida alem da que ha na terra, eu devolvo a mesma pergunta, existe prova que somos os únicos? Para não falar que a matematica e outras ciencias ja mostraram grandes probabilidades de nao estamos sós. Mas vai haver sempre argumentos contra.. Ainda hoje há pessoal que não acredita que o o homem foi a lua. XD

    • David Guerreiro says:

      Até podemos não ser os únicos no Universo, no entanto há limites para aquilo que conseguimos observar. Em primeiro lugar, para nós existe apenas o “Universo Observável”, ou seja, pode existir (e deverá) existir mais universo que não conseguimos observar. Depois nada disso tem relevância, se nem podemos sequer passar do nosso grupo Local. Por mais tecnologia de propulsão que tenhamos, não podemos sair do grupo local. Podem haver extra-terrestres no grupo Maffei, mas nunca conseguiríamos lá chegar.

    • João says:

      +1. As evidências de visitas extraterrestres são empíricas (factuais em termos científicos), tendo a CIA já desclassificado documentação oficial no site oficial da mesma sobre esta matéria.

  2. joe says:

    Ou seja, ou eles são mais avançados tecnologicamente e conseguem vir visitar-nos ou então talvez daqui a 200 ou 300 anos consigamos ir lá nós

  3. Hermenegildo says:

    Para nós existe além do planeta , mas coisas que ainda não conseguimos descobrirmos… portanto só quem fez o mundo sabe porque estudamos tanto ,mas, dia pós dia há sempre Novidades …

  4. Machado says:

    O impossível é uma questão de tempo!

    • Sergio J says:

      Não sei se o trocadilho foi intencional mas está brilhante.

    • David says:

      A noção do tempo cria impossibilidades, temos que destruir a actual noção do tempo e perceber o que é realmente o tempo, talvez apenas materia energia e movimento, precisamos de enviar uma nave recicladora de vida para sobreviver à viagem espacial durante milhoes de anos enquanto os passageiros vivem em capsulas ligados a uma matrix incorporada na nave tendo vidas “normais” na terra, os corpos serão reciclados para formar seres novos até alcançarmos o planeta mais proximo. Nada me garante que isso não esteja já a acontecer, existem teorias que alegam que a humanidade está ligada a uma simulação e eu acrescendo que estamos a viajar no espaço ao mesmo tempo, ou não!

  5. eu says:

    Ser semelhante à Terra não prova a existência de vida, teríamos que encontrar um alien (não o do filme 😛 ). Até lá, haverá sempre dúvidas e aquela pergunta: Estaremos sós no Universo?

  6. George Orwell says:

    Ainda que hoje munido de potentes telescópios, espaciais e terrestres, o ser humano não consegue enxergar mais de 4% do número previsível de astros num universo que ainda se encontra em expansão.
    O que se passa com os restantes 96% ? Ninguém pôde ainda verificar. Aliás, o ser humano não conhece todas as formas de vida terrestres nas profundezas das fossas abissais oceânicas e algumas à superfície ( Nova Guiné, Bornéu Amazonas etc) .

    Mas é estimado que pelo menos 70% do universo seja constituído de energia escura, o maior dos conteúdos do universo.

    Se neste “pálido ponto azul” existe vida, tal vida começa por ser uma miraculosa excepção ao invés de tantos astros ao alcance dos telescópios, onde até agora não se detectou um qualquer vislumbre ou sinal de vida, pese embora a atraente possibilidade assente num princípio de fecundidade dando azo a que todos os mundos sejam possíveis. Já nos 70% de matéria escura do universo é difícil acalentar qualquer esperança de encontrar vida, no mínimo comparável connosco, em função do valor das respectivas forças gravitacionais.

    A pergunta impõe-se. A quem devemos a vida neste pálido ponto azul e qual a finalidade?
    Se não a devêssemos a nada ou alguém nem houvesse finalidade então não existiria uma prévia essência mas tão só uma contingente existência ainda assim tão milagrosa quanto o nascimento de um só ser humano dotado que é de uma identidade específica atestada pelos cerca de mil genes activos, cada um deles com duas variantes de alelos o que faz com que o número de identidades geneticamente individualizáveis seja pelo menos de dois elevado trigésima milionésima potência o que equivale ao NÚMERO UM SEGUIDO DE DEZ MIL ZEROS, este o número de humanos possíveis pela estrutura do DNA, dos quais apenas quarenta biliões ( estima-se) já preencheram a sua posição, uma infinitésima fracção deste número
    Será a existência de vida na Terra uma qualquer peça de humor do tipo “non sense” ou um imperativo lógico de bondade criadora ?
    E o teatro do universo será apenas uma “bolha inflaccionada” finita e contigente sem necessidade de uma infinitude criadora ? Um finito não pressupõe o seu contraponto dialéctico , o infinito ?

    Serve isto para dizer que, caso venha a descobrir-se mais um planeta “habitável”, o mais aliciante que tal planeta nos poderia dar era o acesso a vida com conhecimento superior e capacidade de comunicação a tempo de evitar a eminente extinção do ser humano em função dos arsenais atómicos e destruição dos “habitats”, o que faz com que o simbólico ponteiro do tempo constante da Universidade de Chicago se encontre a cinco minutos da meia-noite, o FIM, o que seria um tragédia “sense” enxertada no final de uma peça de humor “non sense” ou uma suprema ingratidão para um infinito e bondoso Criador. Estou mais inclinado para esta última.

    • Joaquim says:

      George, agradeço a tua contribuição. Partilhamos pensamentos semelhantes.

    • David Guerreiro says:

      Não esquecer das explosões de raios gama, geradas por supernovas, que arrasam tudo no seu caminho. Uma das teorias que pode explicar o facto de não existirem outros planetas com vida, é porque os que existiam foram destruídos por explosões de raios gama. Mesmo a Terra pode ser destruída por uma dessas explosões a qualquer momento, sem sabermos, porque como viajam à velocidade da luz, até podem ter sucedido há milhares ou milhões de anos atrás.

  7. David says:

    Atenção que ao sabermos que não somos os unicos no universo os United States vão tomar medidas para se protejer, ou seja misseis nucleares apontados ao céu mas no fundo é uma desculpa para mais tecnologia que protege o imperio do lado negro que é o Americano contra o resto do mundo e no fim da historia afinal não passou de uma historia pare este efeito independentemente se existe ou nao vida pelo universo fora. Se for descoberta vida complexa e inteligente no universo será um caso abafado para manter a psique social a pensar em Deus e trabalho que a verdade não é para o povo saber porque o põe perto da liberdade.

    • JVC says:

      LOL o mundo não começa e acaba nos EUA. Há mais paises quer com capacidade nuclear, quer com capacidade de observação do universo. A revelação de vida extra terrestre não depende de um governo, mas das Nações Unidas.

      • David says:

        “Há mais paises…com capacidade de observação do universo.” que serão sabotados pelos estados unidos ou desmentidos como propaganda politica para instigar o medo etc, truques não faltam e nem uma gota de verdade vais beber!

  8. Jo says:

    Se houver outro, ou outros planetas habitáveis, Deus livre esses planetas, que nós os humanos Terrestres, algum dia consigamos lá chegar. E porquê? Porque nós os humanes Terrestres, só conseguimos destruir tudo em que consigamos por mão. A minha opinião muito pessoal, é que devemos ser únicos no Universo, sei que é um grande desperdício de espaço, mas como, sou católico, penso que somos obra de Deus.

    • Flavio says:

      E mesmo se formos obra de deus, porque é que achas que deus só criou vida num planeta?

    • Mario garrido says:

      Eu partilho da mesma fisolofia Eu acredito que somos filhos de Deus. Todavia se existise um outro planeta semelhante ao nosso seja com seres vivos estavamos a por em causa a obra deDeus. Nos humanos somos a unica criacao de deus.Nos somos descendentes de Adao e eva, nao dos macacos por que se asim fosse ja nao existiriam macacos.

      • nelsontb says:

        Felinos tens desde os gatos, tigres, leões, leopardos, etc. todos têm um ancestral comum.
        Os cães são descendentes de lobos e ainda existem lobos.
        Da mesma forma que o meu cão vê-me a “criar” luz, comida, agua, etc diariamente em casa, sem explicação aparente, um “milagre” acontece à vista do animal que me adora por causa disso. Até que ponto por os humanos primitivos por não conseguirem entender o mundo à volta deles e terem criado justificações para os “milagres” vamos nos continuar a matar por esse mundo fora enquanto discutimos qual dos contos de fadas é o correcto?

      • Pedro says:

        Alguém referiu no passado que os macacos são o contrário da evolução do homem. Só que em termos científicos isto contrapõe a teoria da Darwin

  9. Sergio J says:

    Deus? Namek

  10. alien says:

    tudo o que vão achar e um nada, zero, somos os únicos no universo.

  11. Pedro says:

    A vida sempre existiu noutros planetas, aliás, todos os planetas têm vida, por muito que não sejam a que estamos habituados a ver. Acredita-se que a maioria dos planetas do nosso sistema solar são habitados mas por seres dimensionais que não são visíveis a olho pelo ser humano, muito provavelmente seres etérios, sem corpo fisico. Não se esqueçam, e isto é muito importante que somos apenas seres tridimensionais. E atualmente a raça humana esta na sua 5a gestação (Ária) e na 7subraca (portanto a última). Adivinha-se um novo cataclismo tal como aconteceu com os gigantes da Raça atlante.. A bíblia fala neles.. Alias na concepção da consciência humana não é de todo lógico dizer que Adão será hermafrodita e possuía ambos os sexos..

  12. Machado says:

    Durante meia dúzia de anos estudei se havia vida depois da morte, noutros planetas, blablabla.. E questionei me o porque de nao sermos visitados por “homens do futuro”
    Resposta obtida: Se reencarnanos, nao podemos estar (ou a nossas alma, melhor dizendo) em dois locais ao mesmo tempo (eu neste momento enqt machado nao posso vir a este planeta no ano 2256, por exemplo).
    E, sendo E=mc^2, se “desacelerarmos” a energia, obtemos massa *m=E/(c^2), daí os espíritos “materializarem se”…?
    Hummmm, da que pensar.
    Acredito que haja planetas com vida mt maus evoluída que a nossa.. E outros inferiores.
    😀

  13. Eric says:

    uma ideia interessante que proponho.

    imaginem que efectivamente encontramos vida inteligente mais avançada ou não mas não conseguimos la chegar, (estão demasiado longe etc) mesmo assim podíamos comunicar com eles!

    eu nunca fui a china mas no entanto na posso falar com chineses a qualquer momento!

    so o facto de podermos comunicar com uma “raça” de outro planeta seria de um valor impressionante! claro que provavelmente seria uma conversa por “turnos” novamente pela distancia cada resposta demoraria 1 ano se calhar mas podíamos trocar descobertas cientificas e afins.

    é só para recordar que não temos que estar presentes para comunicar ou usufruir de uma nova inteligência no universo!

    • PeterPan says:

      Bom isso pode acontecer já à algum tempo, desde que começaram as emissões de rádio e Tv que as nossas comunicações involuntariamente, e algums voluntárias, andam a viajar pelo espaço e teoricamente podem ser interceptadas, o inverso também é possível é claro e se tivermos sorte podemos interceptar alguma comunicação voluntária ou involuntária feita por uma civilização alien, que pode ainda estar por cá ou já ter desaparecido à muito. Mas para mim falas num ponto muito importante, caso exista vida inteligente e avançada o suficiente para comunicar deve estar muito longe por isso durante muitos séculos o contacto seria feito através de troce de “cartas” celestiais.

    • David Guerreiro says:

      Não compares comunicação com a China, e com outras estrelas e galáxias. Se enviares uma comunicação para a galáxia de Andromeda, a mesma emissão à velocidade da luz levaria 2,537 milhões de anos a lá chegar…

      • PeterPan says:

        Bolas David, também não precisas exagerar. Existem estrelas na nossa galáxia bem mais próximas desde 4 a 100 anos luz, isso já permite algum tipo de comunicação razoável entre espécies, agora não sei é se o programa SETI já varreu essa áreas e pode garantir que não existe vida com tecnologia avançada por esses lados, assim claro que o que eu disse não faz sentido, não sou nenhum especialista na área. É claro que se descobrissem um sinal de “aliens” e conseguissem localizar a origem na galáxia de Andrómeda, o mais provável era que essa civilização já nem existisse, nem valia apenas tentar comunicar, apenas tentar decifrar e ober informação do próprio sinal. Assim como uma espécie de fantasma ao estilo de algumas estrelas que vimos no céu mas já não estão lá porque desapareceram à muito mas a luz da sua juventude ainda brilha no céu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.