Alterações na Wikipedia desmascaradas
Um estudante americano criou uma forma de identificar a origem das alterações que são feitas na enciclopédia aberta.
O próprio sistema da Wikipedia leva a que qualquer pessoa possa corrigir qualquer informação publicada on-line. Dessa forma, não será de estranhar que empresas ou mesmo particulares que não estejam contentes com informações aí publicadas, acedam ao site para as alterar.
Agora Virgil Griffith, um estudante norte-americano, descobriu uma forma de identificar o computador que tiver feito a alteração, segundo o The Times. Com o WikiScanner, Virgil descobriu que a CIA, a cadeia de supermercados Wal-Mart, o Partido Trabalhista britânico ou o Vaticano, entre outros, terão editado os respectivos conteúdos publicados na Wikipedia, de modo a ocultar informações menos positivas.
Por exemplo, alguém da Dow Chemical apagou uma passagem sobre um acidente na Índia, em 1984, quando foi libertado um gás venenoso, numa fábrica da Union Carbide, empresa que agora é da Dow Chemical. Ou quando alguém do Vatican, alterou as informações sobre Gerry Adams, o presidente do Sinn Féin, alegando agora que ele seria suspeito de homicídio. E para finalizar, quando alguém da CIA tentou ridicularizar uma passagem sobre Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irão.
Fonte: Exame Informática
Este artigo tem mais de um ano
Porreiro !!! 🙂 🙂 🙂 🙂
Pelo menos com esses já não temos de nos preocupar …. tanto 😀
que vândalos deviam ser presos ahah 😛
Agora vão vir à Pplware apagar este post 🙂
Nós vivemos num mundo criado pela propaganda.
Mas que eu saiba isso sempre foi possível. Quando alguém não registado altera alguma coisa na wiki aparece o IP. Como qualquer IP, é possível, analisando a gama de a que pertence, saber a região onde se encontra, há um monte de sites que fazem isso. Ou sou só eu que reparei nisso ou alguma coisa me escapou…
Cumps a todos
O @ Miguel Jeri tem razão, é através do IP.
Só que eu estava habituado ao meu IP que, tal como ele diz, os sites que se dedicam a isso, além de identificarem o ISP, costumam localizá-lo numa região e em diferentes localidades, desviadas uns quilómetros da verdadeira. Basta pesquisar por show my IP e fazer a experiência.
Pelos vistos há IPs institucionais que são mais precisos. Se forem ao site Wikiscanner criado pelo Virgil Griffith http://wikiscanner.virgil.gr/ , além dos links hello para os sites que falam dele, permite fazer pesquisas. Por exemplo, em “Organization” pesquisando por Vatican, vai-se dar a IPs que clicando neles, o site Domain Tools identifica de forma bastante precisa, por exemplo, como sendo a Radio Vaticano.
Segundo percebi o que o Virgil fez foi o download da Wikipedia em html e comparou os IPs que havia, de quem tinha alterado entradas sem estar registado, com esses IPs institucionais. Descobriu coisas interessantes pelos vistos. Isto vai dar um filme.
Há sempre formas de mascarar o ip (tor por ex).
http://dn.sapo.pt/2007/08/17/media/governo_mudou_perfil_online_socrates.html
😉
Só para dizer que as funcionalidades que a notícia do Diário de Notícias (link do @ JFF) atribui ao site wikiscanner (link do meu comentário anterior) correspondem ao que eu também tinha confirmado.
Ou seja, entre outras pesquisas, conhecido o IP, o site (que tem por detrás um programa do tipo motor de busca), identifica entradas da wikipedia que foram alteradas a partir desse IP. Através do histórico fica-se com informação do que terá sido alterado.
Por alguma razão o site, tal como agora, não está acessível, mas o link está certo.
Além disso a identificação do IP fica mais fácil quando se trata de entidades como empresas, organizações governamentais e não governamentais que usam IP fixo. Como na notícia mencionada, o IP 193.47.185.124 pertence ao CEGER e a mais ninguém pois é um IP estático. Quando o IP é dinâmico o máximo que se pode conseguir (sem mandato) é a localização da sua áera geográfica.
Cumps a todos
É a censura !!!
E falam em liberdade de expressão …
É também o problema da Wikipédia estar nos moldes em que está …
“um estudante norte-americano”.. No Sol dizem que foram “investigadores do EUA”… O homem é hacker e pronto :p
Isto tem dado muito q falar, já foram descobertas muitas mais alterações feitas em computadores da CIA e do FBI.
Estive experimentar com mais atenção, o site, http://wikiscanner.virgil.gr/
Concluí que não se pode estabelecer sempre uma relação directa do tipo:
A alteração da Wikipédia partiu de um computador que tem o IP da empresa (ou organização) X, logo foi a empresa/organização X que mandou fazer a alteração, para servir os seus interesses.
Experimentei uma ou duas empresas portuguesas, fui às páginas da wikipédia alteradas e claramente os temas alterados não interessavam nada à empresa. Qual é a empresa que manda alterar a Wikipedia sobre temas espirituais e esotéricos ? Ou seja, o IP é da empresa, mas de certeza a alteração foi feito por um empregado, por sua iniciativa, digamos que na hora de almoço.
Por acaso isto pode levar-nos um pouco mais longe: se trabalho numa empresa que está a ser “denegrida” na Wikipedia, ou há um artigo que não é favorável ao meu bem-amado líder, não posso ser eu (empregado) a alterar a Wikipedia sem ninguém me mandar ?
Com todos os defeitos que possa ter a Wikipédia continua a ser muito útil. Quanto a biografias e notícias é que me parece suscitar mais algumas reservas, pode ter mãozinha do interessado, a partir de agora usando o tor como lembrou o @ Anibal Ferreira, ou outros meios, como fazer a alteração a partir de casa.
Cumps