PplWare Mobile

Alerta: Fuja dos sites de torrents se não quer ser infectado

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Mylittlelife says:

    O ideal é ter uma mini Virtual Machine (VM) para essas coisas.

  2. Fábio says:

    Me corrijam se estiver errado, para ser infectada, a pessoa tem que concordar com a instalação de algum programa espião, tal qual o truque que falta um plugin de vídeo ou algo do gênero, correto?

    • nuno_p says:

      Não tem que concordar nada.

      • rjSampaio says:

        sim, é por magia

        • Balmer says:

          Isso, continua a pensar assim. 😀 Há pessoas que agradecem (Nomeadamente os donos dos sites e os técnicos de manutenção nas lojas de informática)

        • Abilio Matos says:

          Imagina que vais sacar um ficheiro que precisas mas aquele ficheiro específico foi alterado e tem no seu código, o código do malware. Suponhamos que vais sacar uma música. Quando a executares foste infectado e nem concordaste com nada.

          • Fábio says:

            Seguindo essa lógica você nunca irá executar nada no computador, vez que até aquele documento de texto poderia conter um código malicioso. Eu por exemplo abro centenas de arquivos de texto aqui por conta de meu trabalho. Estou sendo mais específico, pelo que entendo, de alguma forma o usuário terá que instalar algo em seu computador, não basta abrir um arquivo pdf por exemplo. Em outras palavras, pelo que entendo sem executar e instalar o programa, o que é mais que lógico, não há perigo. Nesse sentido, se for executar uma música, de alguma forma tenho que concordar com a instalação de algo para ser infectado, só play não é suficiente. Estou errado?

          • Fábio says:

            Uma prevenção que sempre uso é deixar em exibição as extensões, nunca um texto poderia ser .exe .cmd .bat .scr .ws ou .vbs, salvo se for de fonte confiável como da Adobe baixada do próprio site.

          • Miguel Ferreria says:

            executar musica? apenas executas o player que abre o ficheiro de musica

        • Mota says:

          LOL @rjSampaio
          +1

          O utilizador é a melhor proteção para isto. Não se pode instalar nada de sitios marados, claro que os sites insistem mas a decisão final é sempre dos utilizadores

    • pfbatista says:

      Há regras muito básicas, se seguidas, impedem qualquer um de ser infectado.

      Dou um pequeno exemplo, se sacas um torrent relativo a um filme, se esse torrent tiver um ficheiro executavel na lista de ficheiros, é obvio que não vem algo de bom. Isto é um exemplo.

      Um pouco de “cultura geral” salva qualquer incauto, não é necessário ser utilizador avançado para perceber isto, muita gente é infectada porque simplesmente não quer “aprender” certas regras básicas

    • JJ says:

      Tem de haver sempre alguma confirmação por parte do utilizador… ou então vir junto dos ficheiros descarregados pelo torrent. Mesmo assim é preciso que o utilizador abre algum ficheiro infectado.

      • Zaark says:

        Não é obrigatório abrir nenhum ficheiro em certos malwares online.

        • JJ says:

          Mas será sempre preciso alguma intervenção por parte do utilizador.

          • rly says:

            depende apenas da vulnerabilidade, flash, java , via browser..etc….
            Nao precisa de interacção do user, basta ir a um site que verifique se a maquina é “expoitable” , e muitos loaders são já file less.

          • Zaark says:

            Entrar num site infectado sem saber que está infectado… há consentimento neste caso? Quanto muito há a infelicidade do azar. E aqueles users que não sabem distinguir sites claramente duvidosos também consentiram? Claro que não, apenas são vítimas da sua própria ignorância (palavra não usada no sentido pejorativo).

    • João Terra says:

      Ataques de phishing podem ocorrer, talvez eles até te instalam um software em 2º plano sem tu saberes

  3. Paulo says:

    Alguém que disponibilize uma lista de sites de torrents seguros sff!!

    • rand says:

      Desde que uses um adblocker e o noscript duvido que apanhes alguma coisa qualquer que seja o site.

      Ter um sistema anti malware e/ou anit phishing que actue em tempo real juntamente com UAC ou não usar uma conta com acesso administrativo também ajuda a evitar muita coisa.

      E claro evitar os “porn_video.avi.exe” ou “latest_hit_song.mp3exe”

    • Tito Cadavez says:

      Disponibilizo-te algo melhor, descarrega apenas ficheiros suja extensão é “.torrent”.
      Qualquer outro tipo de extensão não é um torrent.
      É claro que mesmo assim não estás seguro porque o que descarregas via torrent pode também ser Malware, por isso convém sempre efectuar um scan aos conteúdos descarregados antes de descompactar ou executar.

      • TePai says:

        lol oh tito quase nenhum site decente de torrent’s permite descarregar o ficheiro .torrent muitos dizem que prmitem e só te rediresionam para sites infectados lolol no geral nos sites decentes e publicos de torrent so podes descarregar o link magnético pois se tentares descarregar o ficheiro .torrent es redimensionado para sites com malware e ya faz lá o scan ao teus torrent’s descarregados lol se descarregares uma aplicaçao pirateada o mais provavel é o teu scan remover o patch ou crack 😉

  4. Manuel Silva says:

    E nos sites de porno?… Xiii…. Todo o cuidado é pouco… 😉

  5. Pirata says:

    Se nao os conseguem parar, metam-lhes medo.

  6. Toderici says:

    Isto eh tudo so para diminuir a pirataria, so para assustar as pessoas

  7. rui says:

    Ponham um antivírus de jeito na vossa máquina que já ajuda alguma coisa. Não é uma barreira 100% impermeável mas é muito melhor do que não ter, como aquelas pessoas que usam a desculpa de que perdem performance nos jogos se tiverem antivírus instalado. Ou então aquelas pessoas tipo um colega meu que saca ccleaner e outros programas gratuitos num site de torrents em vez de ir aos sites oficiais (a preguiça é muita). Depois alguns trazem brinde.

  8. nobody says:

    nada que o malwarebytes nao resolva

  9. Ricardo Costa says:

    noscript, ublock origin, disconnect e senso comum

  10. Miguel l. says:

    ir ao cinema…

  11. António Sousa says:

    A forma mais vulgar de propagar os malwares certamente será por email, recorrendo a spam e afins!

  12. Diogo says:

    Então e que tal ter um antivirus bacano tipo Eset smart Security não? Virus e malware ha muitos e em todo o lado. Navego na internet desde 2004 e utilizo emule e torrents desde então e nunca tive grandes chatices… isso é so para assustar a maltas

    • Zaark says:

      Digo mais uma vez: há malware invisível.

      • TePai says:

        Zaark por isso e que existem complementos para os anti-virus como o malwarebytes se for a versão premium excelente, SuperAntiSpyware se for a versão professional excelente e ainda o complemento gratuitio adwcleaner 🙂 claro que nao é 100% eficaz mas e meio caminho para tal 😉

  13. Xico Fininho says:

    Duvida: isso também se aplica a filmes e séries? É que se for na instalação de jogos eu até compreendo que eles consigam instalar. O que li da notícia deu-me a entender que isso só acontece quando se clica naquelas propagandas ou falsos botões que dizem download

    • Hugo says:

      Há uma regra muito simples… se for executável não executes a não ser que tenhas a certeza absoluta de que não é malware. No caso das séries ou filmes, se há um executável então muito provavelmente é malware.

    • Zaark says:

      Há ficheiros infectados que não são executáveis. Por exemplo, documentos Word.

      • Spysky says:

        Isso se executares uma macro por exemplo, e nesse caso o próprio Word notifica o utilizador.

        Ficheiros MP3, AVI,etc… o máximo que pode acontecer e indicar que necessita fazer download de algum codec, e ao instalar esse codec conter o virus.

        Posso estar errado, mas a menos que sejam programas…e seguro.

        • Zaark says:

          Estás errado. Não precisa de ser um programa. Muitos malwares aproveitam-se de falhas no software que temos instalado para se infiltrar no sistema. Por exemplo, uma falha na gestão de memória do Word pode levar a que um malware encaputado no meio do ficheiro doc se infiltre sem a execução de macros. Este género de entrada no sistema, sendo apenas um deles, já foi descrito inclusive em avisos de falhas de segurança aqui no Pplware.

  14. Nuno says:

    Kiding lol , são infectados porque nao sabem ir ao sitio correcto e ver bem se realmente é infectado , sempre uso o TPB e nunca tive problemas , claro vejam os comentarios do torrent , e se possivel criem um netbook stadalone com bitorrent remote … é um dica que vos dou por experiencia …. podes estar no cafe e descarregar em casa 😛

    • Tiago Vieira says:

      o TPB é um dos casos de suspeita de malware que muita gente fala porque muitos torrents são falsos por exemplo filmes que não sairam e que metem lá e episódios de séries que se tem depois de fazer outra coisa para sacar o torrent o lugar correcto para mim é o btnext

      • Zaark says:

        Os moderadores eliminam em tempo útil os falsos torrents e só cai na vigarice de ser preciso mais X e Y para os conteúdos funcionarem quem não tem dois dedos de testa ou é mesmo verde nestas andanças. Além disso, sempre que possível, preferir os torrents de Trusted’s, VIP’s e Mod’s.

  15. Mylittlelife says:

    Eu já há anos que uso o ESET NOD32 AV (7, 8 e agora 9) + Windows (7,8 e agora 10) e até hoje os azares foram (até ver) detectados e impedidos de fazer o que quer que seja. Isto inclui websites que tentavam descarregar ficheiros Apps “Trial” ou “Freeware” que paralelamente à instalacao tentavam instalar outras apps ou direccionar para webs com código malicioso, etc.

    Até agora esta solucao está impecável, e mesmo em CPUs fraquinhos, o Windows + ESET NOD32 tem-se portado lindamente. Para já estou descansado e nao tenho razao para desconfiar.

  16. irlm says:

    keygen, crack ficheiros .exe modificados.

  17. Carlos Duarte says:

    Não percebo muito bem a polémica em torno de este assunto, eu tenho sempre visto filmes em formato .exe, aquilo instala um player e corre os filmes sem problemas..

  18. Luis says:

    Aposto que foi a Netflix a mandar escrever este artigo.
    PS: excluí o presidente francês porque já sabemos que cede facilmente a assuntos começados por Tor…

  19. rly says:

    este artigo pode-se aplicar ao kat que esteve pelo menos durante um dia a servir um flash-ad que redirecionava o trafego para uma landing page que verificava se a maquina seria passivel de ser comprometida.
    conseguir introduzir um ficheiro flash maléfico numa ad network fiável é tecnica usada á muito tempo para ter um grande numero de maquinas comprometidas num curto espaço de tempo.

  20. Xiano says:

    Qubes 3.0 , no malware can hurt you!

  21. João says:

    Eu uso o motor de busca Torrentz. É fidedigno e acessível. Melhor é impossivel. Eu uso e recomendo e nunca tive problemas de malware

  22. Tiago says:

    Isto aplica-se a ficheiros que sejam fidedignos ou legítimos de usar? por exemplo, eu saco um programa, posso explorar o seu conteúdo, ou analisar via anti-vírus, contudo por enquanto parece estar bem, e tenho confiança e arranco o programa, aí ele trabalha às mil maravilhas. Este tipo de coisas também podem ter malware?

  23. Mário says:

    Isso pode acontecer de diversas maneiras mesmo fora dos sites de torrents e também através de link direto pode vir malware entre outros, não só para roubar as informações mas também para poder danificar o PC, mas para evitar isso a que ter sempre a proteção básica sempre actualizada que é o caso da firewall e do antivírus que nos ajudam sempre nesse aspeto

  24. Jorge Cardoso says:

    Na internet ninguem ta 100 por cento seguro por isso……….
    A nao ser que seja utilizador experiente

  25. Tiago Vieira says:

    Eu saco tudo do btnext e nunca tive problemas nenhuns

  26. Jorge says:

    Conteúdos de vídeo vejo no sembilhete.tv
    O resto é no Empornium, quero dizer IPtorrents….

  27. AFPB says:

    Kodi+spotify/Meo music?

  28. Joe Fagundes says:

    Fuja do FUD!

  29. Carlos Duarte says:

    exacto, eu ainda ontem também saquei um filme “matrix-totally_not_a_virus_fulldl_1080p.exe” e correu tudo tranquilo, exceto os 300 programas que instalaram sem eu pedir, mas pelos vistos são “melhoradores de performance do meu pc” e “100%free fulldl movies.bat”

  30. tiago says:

    Não sou mais que ninguem e todos estamos sujeitos a isso… mas á anos que uso torrents e nc fui infectado com malwares e afins… basta abrir um pouco os olhos e não tirar o primeiro ficheiro que aparece… 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.