Apareceu uma base de dados com 5 milhões de logins e palavras-passe que, ao que parece, são de contas do serviço de mail da Google, o Gmail. Estes dados foram mostrados num fórum de segurança russo.
Além desta informação referente às contas do Gmail, apareceram ainda dados de acesso a outros serviços populares da Rússia.
Será que os seus dados estão lá referenciados?
O ficheiro de texto que alegadamente contém os dados que comprometem as contas foi publicado na passada terça feita no serviço Bitcoin Security. Estão listadas 4,93 milhões de entradas, embora os administradores do fórum tenha omitido as senhas mas deixado os nomes de utilizador.
As contas são principalmente de utilizadores do Google e dão acesso ao Gmail, Google Plus e outros produtos da gigante das pesquisas. O utilizador que publicou esta informação no fórum, de nick “tvskit”, afirmou que 60% das palavras passe eram válidas e mais tarde alguns utilizadores confirmaram estar os seus dados ali nessa lista, como relatou a CNews, um popular site de notícias de TI russa.
A Google Rússia reagiu com cautela mas afirmou estarem já a investigar esta suposta e grave fuga de dados, acrescentando que aconselha os seus utilizadores a usar senhas fortes e activarem a verificação de segurança no login em 2 passos para proteger suas contas.
Esta fuga de informação chega poucos dias depois de algo semelhante ter afectado os serviços de mail Mail.ru e Yandex, ambos serviços populares de correio electrónico na Rússia. Nessa altura foram também colocadas online credenciais e acesso de 4,66 e 1,26 milhões de contas, respectivamente.
Ambas as empresas disseram que a esmagadora maioria das contas listadas eram obsoletas, suspensas por comportamento suspeito ou inexistentes. Disseram mesmo que as suas base de dados não haviam sido comprometidas e apontaram o conteúdo destas listas como sendo obra de quem foi “coleccionando” estes dados ao longo dos anos, recorrendo a phishing e outras formas de ataques de hackers sobre os utilizadores e não dentro das infra-estruturas dos fornecedores do serviço.
A Rússia tem estado no centro de muitos problemas de segurança, haverá motivo para se esperar um comportamento mais gravoso para todos nós?