Na Europa, a Itália já proibiu a utilização do ChatGPT devido ao não cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) da União Europeia. Mas, afinal, que dados recolhe o ChatGPT e como é que os trata?
O ChatGPT é um sistema de inteligência artificial que melhora com toda a informação que lhe é entregue, por isso, se um utilizador o alimenta com informações durante as conversas, essas poderão ser-lhe bastante úteis, para futuras respostas.
Na página dedicada às questões frequentes relacionadas com o ChatGPT existe uma informação desde logo importante: “Quem pode ver as minhas conversas?”.
Se considerava que as suas conversas seriam privadas… então saiba que, segundo a OpenAI, as conversas são revistas para “melhorar os sistemas e garantir que o conteúdo está em conformidade com as suas políticas e requisitos de segurança”.
Mas vai mais além, ao explicar claramente que as conversas são usadas para ensinar o sistema.
As suas conversas podem ser revistas pelos nossos treinadores de IA para melhorar os nossos sistemas.
Que informação pessoal é recolhida pelo ChatGPT?
Segundo a política de privacidade do OpenAI, revista a 14 de março de 2023, estas são algumas informações recolhidas pelo sistema:
- Nomes
- Dados de contacto
- Credenciais da conta
- Informação se utiliza o serviço pago
- Histórico de transações
- Upload de ficheiros
- IP
- Tipo e configurações do navegador
- Data e hora de solicitações
- Forma de interação com sites da OpenAI
- Sistema operativo
- E tipo de dispositivo
Estas informações podem ser usadas pela OpenAI para melhorar os seus serviços. No entanto, no próprio site é indicado que os dados podem ser cedidos a vendedores e provedores de serviços, podem ser usados para transferências comerciais, em casos de incumprimento da lei, a OpenAI pode ceder estas informações às autoridades.
Portanto, se preserva a sua segurança e a dos seus dados, mantenha-se, para já, afastado do ChatGPT.