Adesivo baseado em nanotubos…
mais poderoso que as patas das osgas! Cientistas norte-americanos basearam-se no estudo das patas das osgas, que permitem a estes répteis andarem em tectos e paredes verticais, para criarem um adesivo seco que utiliza nanotubos de carbono e é três vezes mais poderoso que os desenvolvidos até agora.
A extremidade das patas das osgas possui milhões de pêlos microscópicos elásticos, chamados sétulas, dispostos numa determinada ordem.
Os investigadores reproduziram esta estrutura com um alinhamento vertical de nanotubos de carbono rígidos cobertos por uma camada de nanotubos entrecruzados, informa a Lusa.
A força de compressão produzida por este sistema permite-lhe aderir a uma superfície lisa vertical e é dez vezes superior à das patas destes lagartos.
A física quântica explica este fenómeno através da teoria das forças de van der Waals, que consiste numa interacção eléctrica de fraca intensidade entre átomos, moléculas, ou entre uma molécula e um cristal.
«A resistência da força de compressão manteve o adesivo de nanotubos agarrado com grande força a uma superfície vertical, mas foi possível despega-lo facilmente ao ser puxado numa certa direcção», explicou Liming Dai, presidente da Escola de Engenharia da Universidade de Dayton.
O estudo foi publicado esta sexta-feira na revista Science. Ciberia
Este artigo tem mais de um ano
Duvido que isto venha a ser usado em post-its, senão depois ninguém os consegue descolar quando já não forem necessários. 😛
Acho que vou usar esse adesivo para andar pelas paredes á noite ir ir espreitar as minhas vizinhas no quarto delas. Tenho que ter é cuidado apra não levar uma vassourada. 🙂
A Osga está contente! 😀
Pode vir a dar jeito.
lol
_________________
http://htcportugal.blogspot.com/
O problema é sempre os pelos que ficam presos no processo….
—————–
http://www.sounatural.com
@Ui, o que eu não fazia com isso! 😀
Os ladrões andam sempre um passo à frente do inventor.
Possìvelmente aquele que trepou à Judiciária já conhecia o produto.
Os ladrões andam sempre um passo à frente dos inventores.
POSSÌVELMENTE aquele que trepou à Judiciária já conhecia o produto !
@Ferreira
Não leste bem se puxares numa direção arranca-se facilmente o mesmo acontece com as osgas que aplicando uma força numa determinada direcção, a interacção eléctrica de fraca intensidade entre átomos deixa de existir
@t@ndre
Por isso andré, não vêm pelos atrás opis deixa de “agarrar” o adesivo.
Engraçado, vi recentemente uma conferência sobre isto na UC.
Isto terá aplicações fundamentalmente ao nível da medicina, indo substituir os tradicionais pontos e agrafos. Penso que ainda estão em fase de estudo e pesquisa para tornar o sistema completamente bio degradavel, mas tenho a sensação que estará para breve.
Que horror
As osgas são do pior que há.
E as baratas também.
Secalhar é isto que o Spiderman usa para trepar edificios xD
@Nuno José
Obrigado pela dica… mas só “acredito” experimentanto 😛
@Joao,
Excelente observaçao sem duvida kekekekekeke “A Osga esta contente” kekekeke
Bom trabalho desta gente, se não estivesse a ser estudado à mais tempo por outra gente. Ver: http://www.iop.org/EJ/article/0953-8984/19/39/395001/cm7_39_395001.pdf?request-id=92df958a-9b58-4e4d-bf90-28ef885be8ac
Fogo, já stresso com os pelos da cara (Barba), agora mais um pelo para cortar se me dedicar aos assaltos..
hehehhe
Venha o homem aranha!
Já tinha visto isto num documentário qualquer, está muito fixe mas …. se isto vai parar às mãos dos amigos do alheio vai ser um degredo …. ainda pior que agora.
@AmdM
???
se nao fossem as osgas em mtos hoteis de paises tropicais não dormias com a bixarada dentro do quarto.
são animais espetaculares, não entendi o teu preciosismo.
O Joao disse que a osga se tava a rir! lol Realmente parece um riso à Simpson! 😀
Os nano materiais acumulam-se na matéria gorda dos animais da mesma maneira que os PCB – a juntar ao seu potencial alergogénico e à ganância cega, estamos bem encaminhados, outra vez…
…antes fosse, é *alergénico*, desculpem… 😛